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Planejamento Organizacional : A complexidade e a instabilidade observadas na sociedade contemporânea exigem das empresas a busca da excelência em seus.

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1 Planejamento Organizacional : A complexidade e a instabilidade observadas na sociedade contemporânea exigem das empresas a busca da excelência em seus sistemas de planejamento. Qualquer erro neste aspecto pode levar uma companhia, por mais sólida que seja, à falência.

2 Planejamento Organizacional : Definição : Planejar é, portanto, saber onde queremos chegar e prever as providencias que precisam ser tomadas para garantir uma “viagem” segura e bem sucedida.Definição : Planejar é, portanto, saber onde queremos chegar e prever as providencias que precisam ser tomadas para garantir uma “viagem” segura e bem sucedida.

3 Planejamento Organizacional : Divisão : »Nível estratégico »Nível tático »Nível operacional

4 Níveis de Planejamento Organizacional : Nível estratégico :é o nível que engloba as ações de impacto mais amplo, profundo e duradouro sobre a organização. Visa o longo prazo. Representam definições primordiais e, básicas, sobre as quais estarão as decisões a serem tomadas nos demais níveis.Nível estratégico : é o nível que engloba as ações de impacto mais amplo, profundo e duradouro sobre a organização. Visa o longo prazo. Representam definições primordiais e, básicas, sobre as quais estarão as decisões a serem tomadas nos demais níveis. O planejamento estratégico define o comportamento que a organização irá adotar diante dos desafios encontrados na sociedade na qual está inserida. Relacionamento empresa – meio ambiente externo. Capta na sociedade demandas e oportunidades e as traduz em decisões que favoreçam uma ação mais efetiva por parte da empresaO planejamento estratégico define o comportamento que a organização irá adotar diante dos desafios encontrados na sociedade na qual está inserida. Relacionamento empresa – meio ambiente externo. Capta na sociedade demandas e oportunidades e as traduz em decisões que favoreçam uma ação mais efetiva por parte da empresa

5 Níveis de Planejamento Organizacional : Exemplos :  Missão  Visão  Clientes  Negócios  Macroestratégia  Estratégias básicas  Objetivos permanentes  Objetivos a longo prazo

6 Níveis de Planejamento Organizacional : Nível tático :traduz as decisões estratégicas em ações a serem empreendidas pelos diversos setores da organização. Foco mais restrito. Enfrenta menor nível de incerteza. Decisões a médio prazo. Maior facilidade de revisão.Nível tático : traduz as decisões estratégicas em ações a serem empreendidas pelos diversos setores da organização. Foco mais restrito. Enfrenta menor nível de incerteza. Decisões a médio prazo. Maior facilidade de revisão. Exemplo :  Política de desenvolvimento de pessoal

7 Níveis de Planejamento Organizacional : Nível operacional : planeja os esforços a serem empreendidos em cada atividade ou projeto da organização. Abrange setor em específico. Impacto limitado. Decisões a curto prazo. Fácil revisão periódica.Nível operacional : planeja os esforços a serem empreendidos em cada atividade ou projeto da organização. Abrange setor em específico. Impacto limitado. Decisões a curto prazo. Fácil revisão periódica. É a manifestação concreta do processo de planejamento, o grau de incerteza é pequeno tendo em vista a pouca interação direta das demandas externas.É a manifestação concreta do processo de planejamento, o grau de incerteza é pequeno tendo em vista a pouca interação direta das demandas externas. Exemplo :  Curso elaborado por analista de treinamento

8 Planejamento Organizacional : A quem compete planejar ? Numa visão tradicional, costumava- se atribuir a alta gerência a responsabilidade pela tomada de decisões estratégicas, ficando a média gerência responsável pelo nível tático e os técnicos supervisores de primeira linha pelo operacional. Atualmente busca-se maior participação dos diversos níveis hierárquicos em cada nível de planejamento, lógico que se respeitando as concentrações de cada parte, porém com participação interativa nas outras. Uma nova postura que tem se difundido a partir do sucesso do modelo japonês de gestão e das propostas de gestão participativa, tendo como vantagem a redução das diferenças que podem ocorrer entre as intenções manifestadas no nível estratégico e a concretização destas no operacional, além de ampliar a visão estratégica de todos os membros da empresa.

9 Planejamento Organizacional : Definindo Macroestratégia : AMBIENTE INTERNO AMBIENTE EXTERNO PONTOS FRACOS PONTOS FORTES AMEAÇAS SOBREVIVÊNCIAMANUTENÇÃO OPORTUNIDA DESCRESCIMENTODESENVOLVIMENTO

10 Desdobramento da macroestratégia : (estratégias básicas) Sobrevivência :Sobrevivência :  Redução de custos  Desinvestimento  Desmobilização Manutenção :Manutenção :  Estabilidade  Nicho de mercado  Especialização

11 Desdobramento da macroestratégia : (estratégias básicas) Crescimento :Crescimento :  Inovação  Internacionalização  Associação  Expansão Desenvolvimento :Desenvolvimento :  Desenvolvimento ou diversificação :  De mercado  De produtos  Funcional

12 Planejamento com foco no cliente – metodologia QDF : Atualmente um crescente número de organizações tem se despertado para a satisfação plena de seus clientes externos e internos.Atualmente um crescente número de organizações tem se despertado para a satisfação plena de seus clientes externos e internos. Definição :Definição : A sigla QDF ( Quality Function Deployment ) significa, em livre tradução, desdobramento da função qualidade. Surgiu no Japão na década de 60. E foi adaptada por Ivan Daibert Jr. Para utilização em trabalhos em consultoria.

13 MATRIZ DE ATRIBUTOS ORGANIZAÇÃO: LANCHONETE PUBLICO: CLIENTES PERIODO: 4 ANOS FATORES CRITICOS DE SUCESSO SELE ÇÃO DE FORNECEDORES TREINAMENTO DE FUNCIONARIOS CONTROLE DO PROCESSO DE PREPARO COMPRA DE EQUIPAMENTOS COZINHA SATISFAÇÃO (%) REQUISITOS BASICOSDEZ 2009 DEZ 2010 DEZ 2011 DEZ 2012 COMIDA SABOROSA 67758090 BOM ATENDIMENTO 799095 LIMPEZA 5890100 RAPIDEZ 829095 PREÇO BAIXO 778085

14 Roteiro simplificado para aplicação da metodologia adaptada :  Identificação dos principais públicos (quem somos? Pra quem trabalhamos?)  Levantamento dos requisitos da qualidade de cada público (o que querem?)  Levantamento do grau de satisfação com os requisitos (onde estamos hoje?)  Definição de metas para o desempenho futuro ( para onde vamos?)  Definição dos fatores críticos de sucesso (FCS) (quem são as pessoas e fatores envolvidos?)  Planejamento das ações (o que faremos para chegar lá?) * ver matriz de atributos do QFD livro pag. 47

15 Detalhando o planejamento – elaboração de projetos : Conforme vimos o planejamento deve partir de definições mais amplas, de caráter estratégico, que vão direcionar as ações organizacionais, de modo a compatibilizá-las com os requisitos do ambiente externo e as características do ambiente interno. As estratégias precisam ser desdobradas em decisões táticas e detalhadas, a seguir, em projetos, para que possam ser levados a cabo, que alcancem efeito prático.

16 Detalhando o planejamento – elaboração de projetos : Fases:  Justificativa : determinação do problema  Objetivo : definir meta  Etapas : determinação das fases  Recursos necessários: determinação dos recursos envolvidos (materiais e humanos)  Cronograma : instrumento de controle (PCP) - *livro pag 122

17 AÇÕESMES123456789 Construir fundação Construir colunas e vigas Construir telhado Levantar paredes Sist. Eletrico e hidraulico Acab. Paredes Pisos / portas / janelas Pintura Limpeza / acabamento

18 FIM DESTE CAPÍTULO ATIVIDADE SEGUINTE: ESTUDO DE CASO


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