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PublicouMaria de Belem Terra Varejão Alterado mais de 8 anos atrás
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Gestão Estratégica da Informação Encontro Anual de Administração UNIP – Universidade Paulista 15/09/2010 Prof. Rosalvo Ermes Streit rosalvo.streit@gmail.com
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Organizações orientadas por funções Organogramas tradicionais e visão parcial Cliente, produtos, fluxos de trabalho (?) Herança da revolução industrial Exagero na divisão de tarefas (hiper-especialização) Vários níveis hierárquicos Responsabilidade pelo desempenho total na cúpula Organizações: Visão Funcional e Processual GONÇALVES, J. E. L. Processo, que processo? Revista de Administração de Empresas, v.40, n.4, 2000.
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Organizações orientadas por funções Vantagens Máximo desenvolvimento de habilidades especializadas Especialização do trabalho Divisão efetiva do trabalho em termos de custos Organizações: Visão Funcional e Processual
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Adaptado da apresentação Estrutura Organizacional, LGTI, UFSC. Organizações: Visão Funcional e Processual
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Organizações orientadas por processos Contempla cliente, produto e fluxo de trabalho Mostra relacionamentos internos entre cliente- fornecedor Mostra processos e fronteiras (interfaces funcionais) GONÇALVES, J. E. L. Processo, que processo? Revista de Administração de Empresas, v.40, n.4, 2000. Organizações: Visão Funcional e Processual
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Adaptado da apresentação Processos, LGTI, UFSC. Organizações orientadas por processos Organizações: Visão Funcional e Processual
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Laudon, Kenneth & Laudon, Jane. Sistemas de Informações Gerenciais. Organizações: Visão Funcional e Processual
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Processos e fluxo informacional Os fluxos de informações podem ser estudados como processos que agregam valor à informação Gestão da informação deve ser adequada às necessidades de negócio da organização Deve permitir a definição, avaliação e tratamento de dados e informações, de forma a subsidiar os gestores nos processos de tomadas de decisão Organizações: Visão Funcional e Processual
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Dados Inteligência Conhecimento Informação Processamento Análise Síntese Experiência Aprendizado Elaboração Níveis Hierárquicos da Informação
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Conjunto estruturado de atividades que espelha a forma pela qual uma organização captura, distribui, e usa informação e conhecimento (Davenport, 1997) Aplicação de princípios administrativos à aquisição, organização, controle, disseminação e uso da informação para a operacionalização efetiva de organizações de todos os tipos( Wilson, 1997) “Gerenciamento de todo o ambiente informacional de uma organização” (Davenport, 1994) Gestão da Informação DAVENPORT, Thomas H. Information Ecology. Oxford: Oxford University Press, 1997 Wilson, T. D. Information management. In: International Encyclopedia of Information and Library Science. London: Routledge, 1997 DAVENPORT, Thomas H. Reengenharia de processos. Rio de Janeiro: Campus, 1994
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Dados Informações quando por quem para quem como Gestão da Informação
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Processo de gestão da informação Determinação das exigências de informação Obtenção de informações Distribuição Uso da informação CHOO, C. W. Information management for the intelligent organization: The art of scanning the environment. 2.ed. Medford, N. J.: Information Today, 1998. (ASIS monograph series). Produtos e serviços de informação Distribuição da informação Organização e armazenamento da informação Uso da informação Comportamento adaptado Aquisição da informação Necessidade de informação Gestão da Informação
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“Existem dados, mas faltam informações” (Goldratt, 1985)
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Características que definem a utilidade da informação Qualidade da informação Acurácia (confiabilidade): representação do que se supõe que represente Precisão: nível de detalhe suficiente para o uso a que se destina Completeza: adequação para a realização da tarefa Idade: tempo decorrido desde a sua produção Temporalidade: idade adequada para a necessidade Fonte: definição de quem produziu (empresa, pessoa,...) Acessibilidade da informação Disponibilidade: existência e acesso efetivo pelo usuário Restrições de acesso: condições específicas para seu uso Apresentação da informação Formato: organização e aparência apresentada para o usuário Nível de sumarização: comparação entre o número de itens no dado original e número de itens disponibilizados ALTER, S. Information Systems: a management perspective.2.ed. Menlo Park. CA: Benjamin e Cummings, 1996. Gestão da Informação
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Base de Dados processo 1 processo n processo 2 processo 3processo 4 Gestão da Informação
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Equilíbrio entre informação e tecnologia é fundamental Permite a manipulação, recuperação e uso da informação Organiza, representa e visualiza a informação Obtenção de informações Combate ao excesso de informação Adaptado de GOUVEIA, L. B. Gestão da informação: Oportunidade ou necessidade? Apresentação no IESF, 2006. ponto de equilíbrio tecnologia informação
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Gestão da Informação Excesso de informação A visualização de dados ajuda a lidar com o excesso de informações Many Eyes: projeto de visualização de informações da IBM http://manyeyes.alphaworks.ibm.com/manyeyes/visu alizations/bovespa-2009-3 Todas as companhias listadas na Bovespa em Novembro de 2009. O tamanho de cada retangulo se refere ao valor de mercado de cada companhia. A cor se refere à valorização nos ultimos 12 meses tecnologia informação
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Gestão da Informação Exemplo Projeto Many Eyes
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Gestão da Informação Exemplo Projeto Many Eyes
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Informação e Estratégia Contexto estratégico da economia da informação Informação será cada vez mais a base para o sucesso frente à concorrência Necessidade de definição clara do papel da informação em cada empresa Percentual significativo do orçamento alocado em recursos para gerenciamento da informação Investimento ou custo X valor da informação Informação como ferramenta estratégica A informação é insumo básico do processo decisório, constante nas organizações O valor da informação está associado ao seu papel no processo de tomada de decisão
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Novas alternativas de posicionamento/escopo Pluralismo de mercado: massa ao nicho Eliminação de barreiras de entrada Criação de barreiras de entrada Informação e Estratégia
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Novas alternativas de estrutura / gestão Proposição de novas hierarquias organizacionais Alianças, parcerias e joint-venture Trabalho colaborativo à distância Informação e Estratégia
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Novas competências Informação como vantagem competitiva Produtos/serviços informacionais Comercialização de informações Informação e Estratégia
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Sistema Conjunto de elementos que interagem entre si e com o meio ambiente para atingir um objetivo comum Ex.: automóvel (objetivo: transportar passageiros e carga - subsistemas: motor, caixa de marchas, suspensão); computador (armazenar e processar dados – subsistemas: teclado, vídeo, CPU,...) A TI é um componente dos sistemas de informação Sistemas
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Conceito É uma série de elementos ou componentes inter- relacionados que coletam, manipulam e armazenam, disseminam os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback EntradaProcessamentoSaída Feedback STAIR, Ralph. Princípios de Sistemas de Informação, uma abordagem gerencial, Livros Técnicos e Científicos S/A, Rio de Janeiro, 1998. Sistemas de Informação
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ADMINISTRAÇÃO ORGANIZAÇÕES TECNOLOGIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Laudon, Kenneth & Laudon, Jane. Sistemas de Informações Gerenciais.
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Sistemas de Informação
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Fonte: Anthony (1965); Turban, McLean e Wetherbe (2002); Laurindo (2008). Níveis de Decisão Sistemas de Informação
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Processos Adaptado de Helmut Schindlwick, http://schindlwick.com, 2009. Arquitetura Corporativa
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Processos Organizações Adaptado de Helmut Schindlwick, http://schindlwick.com, 2009. Arquitetura Corporativa
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Processos Organizações Localizações Adaptado de Helmut Schindlwick, http://schindlwick.com, 2009. Arquitetura Corporativa
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Processos Organizações Localizações Dados Adaptado de Helmut Schindlwick, http://schindlwick.com, 2009. Arquitetura Corporativa
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Processos Organizações Localizações Dados Aplicações Adaptado de Helmut Schindlwick, http://schindlwick.com, 2009. Arquitetura Corporativa
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Processos Organizações Localizações Dados Aplicações Tecnologia Adaptado de Helmut Schindlwick, http://schindlwick.com, 2009. Arquitetura Corporativa
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Processos Organizações Localizações Dados Aplicações Tecnologia Definições de Usuários Adaptado de Helmut Schindlwick, http://schindlwick.com, 2009. Arquitetura Corporativa
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Obrigado!rosalvo@ucb.br Gestão Estratégica da Informação
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