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“VIDA NO TRANSITO” Oficinas para Jornalistas ANDI + OPAS

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Apresentação em tema: "“VIDA NO TRANSITO” Oficinas para Jornalistas ANDI + OPAS"— Transcrição da apresentação:

1 “VIDA NO TRANSITO” Oficinas para Jornalistas ANDI + OPAS
______________________________ ANDI + OPAS Seminário Nacional sobre Advocacy para ONGs com foco em Segurança no Trânsito Brasília, 13 de Agosto de 2013

2 ANDI – Missão A ANDI – Comunicação e Direitos é uma organização da sociedade civil. Fundada em 1993, em Brasília, é reconhecida internacionalmente como um centro de referência em comunicação para os direitos e o desenvolvimento humano e social.

3 ANDI – Missão A missão da ANDI é contribuir para uma cultura de promoção dos direitos da infância e da juventude, dos direitos humanos, da inclusão social, da democracia participativa e do desenvolvimento sustentável a partir de ações no âmbito do jornalismo, da disseminação da informação, do entretenimento e da publicidade em quaisquer das plataformas midiáticas e também no campo das políticas públicas de comunicação.

4 Mídia e Desenvolvimento
Mídia para o Desenvolvimento: ações e programas nos quais a utilização das ferramentas de comunicação de massa procura incidir no processo de desenvolvimento sustentável das sociedades. Desenvolvimento da Mídia: ações e programas nos quais se procura fortalecer o ecossistema midiático, garantindo o direito à informação e à comunicação como elementos fundamentais para as democracias.

5 Comunicação em 3D: Direitos, Democracia e Desenvolvimento
Sobre o que estamos falando? Informação como ferramenta de transformação. Informação como fator crucial para os processos de tomada de decisões. Informação como elemento chave para o debate democrático. Deficit de informação de qualidade = deficit democrático.

6 Comunicação em 3D: Direitos, Democracia e Desenvolvimento
Sobre o que estamos falando? Informação como um “bem público”. Informação como um “serviço público”. Informação como poder. Desafio: reduzir a assimetria de informação que caracteriza as sociedades contemporâneas.

7 Áreas de Atuação da ANDI
Infância e Juventude Inclusão e Sustentabilidade Políticas de Comunicação

8 Estratégias da ANDI Mobilização Monitoramento Qualificação
Incidência (Advocacy) Reaplicabilidade

9 Rede ANDI Brasil (10 estados)

10 Red ANDI América Latina (12 países)

11 Papéis do jornalismo Oferecer informação confiável e contextualizada, para que os cidadãos e as cidadãs possam participar ativamente da vida política, fiscalizando e cobrando a promoção de seus direitos.

12 Papéis do jornalismo Ser pluralista na construção de uma agenda de debates, contribuindo para que temas relevantes para o desenvolvimento humano alimentem a esfera pública de discussões a partir do posicionamento – e da legitimação – de um maior número de atores (Teoria de Agenda Setting / Função de Gatekeeper).

13 Papéis do jornalismo Exercer accountability em relação ao Estado e às políticas públicas, de forma a colaborar para que os governantes – além do setor privado e da sociedade civil – sejam mais responsáveis em relação aos processos de formulação, execução e avaliação de ações e programas (Função de Watchdog).

14 Estratégias para o diálogo com a mídia
Para estimular avanços concretos no âmbito da cobertura jornalística não faz sentido pensar apenas em ações pontuais. É fundamental ter a mídia entre seus principais stakeholders e envolvê-la em um processo sustentado de trabalho.

15 Estratégias para o diálogo com a mídia
Ponto de partida: a não ser em casos muitos específicos, as redações não tem restrições a cobrir com mais profundidade um determinado tema – o que existe é falta de informação sobre o assunto. O problema inicia na faculdade de jornalismo – currículo não costuma contemplar os temas da agenda socioambiental. Em alguns veículos, vinculações político-partidárias podem interferir na investigação da pauta (cobertura das políticas públicas).

16 Estratégias para o diálogo com a mídia
Mobilização/sensibilização das redações e dos proprietários da mídia, por meio de visitas e pelo envio sistemático de sugestões de pautas que ajudem a diversificar/qualificar a abordagem cotidiana. A criação de prêmios jornalísticos vinculados ao tema é outra ferramenta eficiente, da mesma forma que o atendimento direto aos jornalistas (help desk).

17 Estratégias para o diálogo com a mídia
Monitoramento de mídia, não apenas para identificar avanços e retrocessos no processo de construção da notícia. Ferramentas quanti-qualitativas (análise de conteúdo) garantem um diálogo baseado em dados científicos e não em impressões acerca de casos esporádicos – o que facilita o processo de reflexão por parte das redações.

18 Estratégias para o diálogo com a mídia
Capacitação dos profissionais do jornalismo para a cobertura de assuntos relacionados à temática em foco por meio de: Seminários Oficinas Programas de estágio Bolsas para TCCs Disciplinas em cursos de jornalismo Guias / manuais Cursos à distância

19 Outras estratégias da ANDI
Incidência (Advocacy) Geração de conhecimento sobre marcos regulatórios democráticos e Políticas Públicas de Comunicação (PPCom). Participação em fóruns de discussão. Liderança ou contribuição em ações de promoção de PPCom. Reaplicabilidade Repasse das tecnologias sociais desenvolvidas pela ANDI para outras entidades da sociedade civil (Brasil e América Latina)

20 Outras estratégias da ANDI
Publicações Guias para jornalistas e fontes de informação Análises da cobertura jornalística com foco na agenda socioambiental Livros temáticos sobre mídia e desenvolvimento Pesquisas sobre marco legal da comunicação Ferramentas on line Portal e Hot sites Boletins eletrônicos Facebook Twitter

21 Direitos da Infância: avanços quantitativos
Número de notícias sobre temáticas da Infância e Adolescência: jornais diários – * *Em 2008, a pesquisa Infância na Mídia não foi realizada. Os dados referentes ao período ainda estão em fase de análise e serão publicados posteriormente.

22 As políticas públicas estão em pauta?
Posição Pesquisa (*) Período Textos enquadrados como Políticas Públicas 1 Educação 2004 66,0% 2 Transgênicos 63,9% 3 Educação Infantil 2000 58,0% 4 Direitos Humanos 54,1% 5 Desenvolvimento Humano e Social 2001/2002 52,2% 6 Saúde da Criança 2002 47,0% 7 Trabalho Infantil 40,2% 8 Conselhos 2003 36,0% 9 P. Públicas de Comunicação 2003/2005 32,7% 10 Saúde do Adolescente 2001 30,0% 11 Tabaco e Álcool 28,9% 12 Deficiência 26,3% 13 Drogas 2002/2003 26,2% 14 Mudanças Climáticas 2007 24,2% 15 Tecnologias Sociais 21,0% 16 Exploração & Abuso Sexual 2000/2001 9,9% 17 Violência 4,8% Média - 36,55%

23 Oficinas para Jornalistas “VIDA NO TRANSITO”

24 Pressupostos Para responder, com a devida eficiência, aos desafios que se colocam para a qualificação e ampliação do debate sobre a agenda da Segurança no Transito na mídia brasileira... É preciso desenvolver uma abordagem sistêmica, orientada tecnicamente e sustentada no tempo. É importante fundamentar as ações a partir de uma abordagem colaborativa para com a mídia.

25 Pressupostos Deve-se orientar as ações a partir de diagnósticos quanti-qualitativos com foco na cobertura jornalística sobre os diversos temas da agenda da Segurança no Trânsito. Diagnóstico pragmático: precisão acadêmica, mas orientada para responder à lógica de operação das redações. Diagnóstico isento: sem um viés que possa ser acusado de “militante” (reconhecimento tanto dos limites quanto de méritos da cobertura).

26 Monitoramento da cobertura
Foco central nas políticas públicas: leitura crítica da cobertura acontece a partir da investigação sobre a atuação dos diversos setores (Estado, empresariado, cooperação internacional, OSCs). Diversidade regional: análise deve focar para além dos veículos de abrangência nacional. Co-responsabilização na construção da notícia: identificação de eventuais falhas e/ou avanços tanto por parte dos jornalistas quanto de suas fontes de informação (atores sociais da área).

27 Oficinas para jornalistas – Vida no Trânsito
Objetivo – colaborar para que os jornalistas aprimorem, dentre outros aspectos, a compreensão da legislação e da segurança no trânsito sob a ótica da saúde pública. Metodologia – Encontros nas redações entre 2 a 3 horas de duração (eventualmente, encontro externo às redações, reunindo jornalistas e fontes de informação, com 6 horas de duração). Atividades têm como subsídio a análise de mídia sobre o tema; apresentação de especialista em segurança no trânsito; e discussão de pautas.

28 Oficinas para jornalistas em 2012
Palmas 11/12 - Organização Jaime Câmara 12/12 - RedeSat Campo Grande 15/12 – Encontro de Jornalistas e Fontes de Informação Belo Horizonte 18/12 - O Estado de Minas 19/12 – Hoje em Dia

29 Público das oficinas Chefias nos veículos de comunicação, (editores, chefes de redação..) Repórteres que se destacam na cobertura tema Repórteres inexperientes em editorias que cobrem o assunto Repórteres fotográficos 73 participantes nos cinco encontros, 8 deles entre os que mais publicaram matérias sobre trânsito no período de dez/2012 e jan/2013.

30 Avaliação das oficinas
100% dos participantes afirmaram que as informações compartilhadas e discutidas na oficina seriam úteis para aprimorar a cobertura do tema.

31 49 questionários respondidos
“A oficina amplia as possibilidades de enxergar a pauta, ser responsável com a cobertura, ajudar na conscientização e mostrar a realidade do trânsito” Valquíria Moreira Lopes, repórter do Estado de Minas

32 49 questionários respondidos
“Hoje eu fui revisar uma matéria e lembrei sobre o que conversamos na oficina. É incrível como muda o nosso olhar.” Paula Bittencourt, coordenadora de Telejornalismo da RedeSat /

33 “Este é um debate feito de maneira informal, mas que levanta casos relevantes e contribui para a produção de matérias.” Silvia Frias, do G1MS e da TV Morena

34 “A oficina amplia as possibilidades de enxergar a pauta, ser responsável com a cobertura, ajudar na conscientização e mostrar a realidade do trânsito” - Valquíria Moreira Lopes, repórter do Estado de Minas veet, não apaga. Quero ver se consigo uma matéria com o Eduardo pra colocar aqui amanhã

35 Oficinas para jornalistas em 2013
5 capitais Curitiba, Teresina, Palmas, Belo Horizonte e Campo Grande 8 oficinas Duas abordagens: oficina introdutória e oficinas temáticas Redações Levantamento do perfil dos veículos Acompanhamento e avaliação Entrevista com 15 jornalistas participantes

36 Desafios Capacidade de adaptar o conteúdo da oficina para o tempo que a redação dispõe. Disponibilizar dados estatísticos locais e regionais. Priorizar os temas mais relevantes e adaptá-los às necessidades deste público. Agilidade nos processos de avaliação e aprimoramento.

37 Análise: mídia e segurança no trânsito
11 diários brasileiros 6 meses de monitoramento (dez/2011 a maio/2012) 596 notícias relacionadas ao tema trânsito

38 Jornais pesquisados Jornais regionais N % Hoje em Dia/MG 146 24,5
Estado de Minas/MG 61 10,2 O Tempo/MG 51 8,6 Correio do Estado/MS 66 11,1 O Progresso/MS 16 2,7 Jornal do Tocantins/TO 27 4,5 O Girassol/TO 21 3,5 Jornais de circulação nacional O Globo 38 6,4 Folha de S.Paulo 31 5,2 O Estado de S.Paulo 49 8,2 Correio Braziliense 90 15,1 TOTAL 596 100

39 Tipo de texto Textos Jornais Regionais Nacionais TOTAL Reportagem 94,6% 85,1% 91,3% Editorial 2,3% 2,9% 2,5% Artigo assinados 1,5% 3,8% Coluna ou notas de colunas assinadas 0,8% 2,4% 1,3% Carta de leitores 0,0% Entrevista 1,9% 1,2% Enquete 100% Não tem presença forte nos chamados espaços opinativos (editoriais, artigos, entrevistas e colunas

40 Nível de abrangência informativa da cobertura
Nível de abrangência Jornais Regionais Nacionais TOTAL Factual 33,2% 18,3% 28,0% Contextual 50,5% 54,8% 52,0% Contextual explicativa 7,0% 15,9% 10,1% Avaliativa 6,7% 9,6% 7,7% Propositiva 2,6% 1,4% 2,2% 100% Positivo identificar que a maior parte dessa cobertura foi contextual Falta avançar para um debate de maior teor reflexivo ou propositivo.

41 Como se deu a inclusão da pauta sobre trânsito
Inclusão da pauta Jornais Regionais Nacionais TOTAL Cobertura de acidentes de trânsito em geral 56,4% 39,9% 50,7% Repercussão de novas medidas relacionadas à segurança no trânsito 7,7% 11,5% 9,1% Cobertura de acidentes envolvendo uso de bebida alcoólica e/ou velocidade 5,7% 8,7% 6,7% Repercussão/balanço de ações de fiscalização no trânsito contra o uso de bebidas alcoólicas (blitz da "Lei seca") 4,6% Divulgação/repercussão de resultados de pesquisas/levantamentos de dados sobre segurança no trânsito 4,4% 5,2% Por iniciativa da própria imprensa 4,9% 5,3% 5,0% Balanço do número de acidentes durante feriados prolongados/festas 3,4%

42 Divulgação/repercussão de campanhas de segurança no trânsito em geral
3,9% 1,9% 3,2% Anúncio oficial de novas medidas relacionadas à segurança no trânsito 2,6% 2,9% 2,7% Repercussão de resultados de medidas sobre segurança no trânsito que já vinham sendo implementadas 1,0% 4,3% 2,2% Repercussão/balanço de ações de fiscalização no trânsito (blitz em geral) 1,8% 1,4% 1,7% Divulgação/repercussão de campanhas sobre a "Lei seca" 0,8% Demandas sociais 0,5% Cobertura de eventos relativos à segurança no trânsito 1,3% 0% Repercussão de histórias individuais 0,7% Divulgação/repercussão de descobertas científicas/tecnológicas sobre segurança no trânsito 0,2% Cobertura de boas práticas/bons exemplos no trânsito Anúncio oficial de resultados de medidas sobre segurança no trânsito que já vinham sendo implementadas Cobertura de denúncias de irregularidades na execução de políticas públicas de trânsito Data comemorativa/especiais Outros Não foi possível fazer a aferição TOTAL 100%

43 Menciona casos concretos de acidentes de trânsito
Acidentes dominam a cobertura

44 Categorias de transporte mencionadas em casos concretos de acidentes*/**
Categorias de transporte Jornais Regionais Nacionais TOTAL Carro particular 64,9% 60,7% 63,5% Caminhão/cegonha/carreta 39,1% 17,8% 32,1% Ônibus/transporte coletivo 23,2% 22,2% 22,9% Pedestre 16,7% 20,0% Motocicleta 18,8% 8,9% 15,6% Bicicleta 5,4% 8,8% Van 2,5% 3,0% 2,7% Micro-ônibus 0,4% 1,5% 0,7% Mototaxi 0% 0,2% Outros 1,4% 1,0% Não menciona 4,3% 11,9% 6,8% * Questão permite marcação múltipla, donde o resultado final pode ser superior a 100%. ** Dados relativos ao conjunto de textos que mencionam casos concretos de acidentes (69,7% do universo total).

45 Condutores e tipos de veículo envolvidos
em acidentes

46 Menção ao sexo das vítimas*

47 Condutores e tipos de veículo envolvidos em acidentes*/**
Veículos Jornais Regionais Nacionais TOTAL Carro particular 60,9% 52,1% 58,4% Motocicleta 24,5% 9,9% 20,4% Caminhão/cegonha/carreta 21,2% 18,0% Bicicleta 7,1% 25,4% 12,2% Ônibus/transporte coletivo 11,4% 11,3% Van 1,6% 1,4% Micro-ônibus 0,5% 0% 0,4% Mototáxi Outros 1,1% 0,8% Não foi possível identificar 4,2% 2,4% * Questão permite marcação múltipla, donde o resultado final pode ser superior a 100%. ** Dados relativos ao conjunto de textos que mencionam casos concretos de acidentes (69,7% do universo total).

48 Menção à faixa etária das vítimas*/**
Idade vítimas Jornais Regionais Nacionais TOTAL 0 a 4 anos 5,3% 7,6% 6,1% 5 a 8 anos 5,9% 9 a 11 anos 4,6% 12 a 18 anos 14,5% 10,7% 13,2% 19 a 24 anos 16,0% 15,3% 15,8% 25 a 29 anos 16,8% 30 a 34 anos 12,6% 19,8% 15,0% 35 a 39 anos 8,0% 9,2% 8,4% 40 a 44 anos 8,8% 7,9% 45 a 49 anos 6,9% 50 a 59 anos 11,5% 9,7% 60 anos ou mais 9,9% 10,4% Não menciona 38,5% 37,4% 38,2% * Questão permite marcação múltipla, donde o resultado final pode ser superior a 100%. ** Dados relativos ao conjunto de textos que mencionam casos concretos de acidentes (69,7% do universo total).

49 Fatores de risco relacionados aos condutores envolvidos em acidentes*/**
Fatores de risco Jornais Regionais Nacionais TOTAL Sob efeito de álcool 13,8% 14,1% 13,9% Em alta/incompatível/excessiva velocidade 8,0% 17,0% 10,9% Em estado de fadiga ou cansaço 2,9% 1,5% 2,4% Sob efeito de fármacos ou outras substâncias psicoativas 0,4% 3,0% 1,2% Dirigindo por um longo período ou por um período superior ao recomendado por lei 0,7% Utilizando o celular (ou realizando outra atividade enquanto dirigia) 0% Não menciona 77,5% 73,3% 76,2% * Questão permite marcação múltipla, donde o resultado final pode ser superior a 100%. ** Dados relativos ao conjunto de textos que mencionam casos concretos de acidentes (69,7% do universo total).

50 Uso do cinto de segurança por condutores e passageiros em acidentes*
Cinto de segurança Jornais Regionais Nacionais TOTAL Não estava sendo utilizado 1,1% 3,7% 1,9% Estava sendo utilizado 0,7% 2,2% 1,2% Estava sendo utilizado de forma adequada 0% Estava sendo utilizado de forma inadequada Não menciona 98,2% 94,1% 96,8% 100% * Dados relativos ao conjunto de textos que mencionam casos concretos de acidentes (69,7% do universo total).

51 Uso do mecanismo de retenção para criança (“cadeirinha”) em acidentes*
“Cadeirinha” Jornais Regionais Nacionais TOTAL Estava sendo utilizada 0,4% 0,7% 0,5% Estava sendo utilizada de forma adequada 0% 0,2% Estava sendo utilizada de forma inadequada Não estava sendo utilizada Não menciona 99,3% 98,5% 99,0% 100% Capacete Jornais Estava sendo utilizado Estava sendo utilizado de forma adequada Estava sendo utilizado de forma inadequada Não estava sendo utilizado 99,8% * Dados relativos ao conjunto de textos que mencionam casos concretos de acidentes (69,7% do universo total).

52 Causas do acidente* Fatores externos Jornais Regionais Nacionais TOTAL Condições físicas da via 3,3% 8,9% 5,1% Condições climáticas 3,6% 5,2% 4,1% Condições do veículo 1,8% 5,9% 3,2% Condições de visibilidade (aspectos circunstanciais) 0% 3,0% 1,0% Não menciona 93,1% 79,3% 88,6% 100% * Dados relativos ao conjunto de textos que mencionam casos concretos de acidentes (69,7% do universo total). Apenas 2,9% mencionam as características dos veículos envolvidos no acidente

53 Características dos veículos envolvidos no acidente*/**
Características Jornais Regionais Nacionais TOTAL Os veículos eram velhos, em más condições de uso 0,7% 3,0% 1,5% Os veículos eram equipados com airbag 2,2% 1,2% Menciona o tempo de uso do veículo 0% 0,2% Os veículos eram novos, seminovos, em boas condições de uso Os veículos não eram equipados com airbag Os veículos não eram equipados com encosto de cabeça nos bancos Os veículos eram equipados com encosto de cabeça nos bancos Não menciona 98,6% 94,1% 97,1% * Questão permite marcação múltipla, donde o resultado final pode ser superior a 100%. ** Dados relativos ao conjunto de textos que mencionam casos concretos de acidentes (69,7% do universo total).

54 Ótica Investigativa: denúncias e soluções
Ótica investigativa Jornais Regionais Nacionais TOTAL A matéria apresenta denúncia (contextualizando amplamente o problema) 5,9% 8,7% 6,9% A matéria discute soluções (implica em uma denúncia também ser tratada amplamente no texto) 2,6% 7,6% 4,3% Não apresenta denúncia ou solução 91,5% 83,7% 88,8% 100%

55 Álcool e velocidade como causas de acidentes

56 Apresentação de soluções - sem contextualização de denúncias
Soluções Jornais Regionais Nacionais TOTAL Sim 17,3% 22,1% 19,0% Não 82,7% 77,9% 81,0% 100%

57 Soluções mencionadas*/**
Soluções Jornais Regionais Nacionais TOTAL Elaboração de leis mais rígidas 22,4% 39,1% 29,2% Maior fiscalização (maior efetivo) 28,4% 23,9% 26,5% Disseminação de informação, comunicação, campanhas educativas 26,9% 17,4% 23,0% Mudança de hábitos/educação no trânsito 8,7% 19,5% Melhoria na infraestrutura de mobilidade urbana 16,4% 15,2% 15,9% Fiscalização mais rígida 9,0% 21,7% 14,2% Investimento em novas políticas de trânsito 13,0% 10,6% Investimento em ações de educação no trânsito nas escolas 11,9% 6,5% 9,7% Incentivo à utilização de transportes alternativos/diminuição do volume de veículos motorizados nas vias públicas 4,5% 5,3% Redução dos limites de velocidade estabelecidos pela legislação 1,5% 4,4% Integração das ações governamentais/melhor gestão de políticas públicas existentes 3,0% 4,3% 3,5% Melhoria na qualidade do transporte público 6,0% 0% Outras 2,2%

58 Custos sociais decorrentes dos acidentes de trânsito
Custos sociais Tipo de Jornal Regionais Nacionais TOTAL Sim 1,3% 3,8% 2,2% Não 98,7% 96,2% 97,8% Sim, com valores específicos 1,0% 4,3% Sim, sem valores específicos 0,5% 2,4% 1,2% Não menciona 98,5% 93,3% 96,6% 100%

59 Consequências para a família
Consequências família Jornais Regionais Nacionais TOTAL Sim 1,3% 2,4% 1,7% Não 98,7% 97,6% 98,3% 100% Consequências indivíduo Jornais 1,8% 2,9% 2,2% 98,2% 97,1% 97,8%

60 A notícia menciona legislação?
Legislação Jornais Regionais Nacionais TOTAL Sim 20,4% 30,3% 23,8% Não 79,6% 69,7% 76,2% 100%

61 Menção à “Lei Seca”* Menção à “Lei Seca” Jornais Regionais Nacionais
TOTAL Sim 21,3% 31,8% 26,4% Não 78,7% 68,2% 73,6% 100% * Dados relativos ao conjunto de textos que mencionam leis e normativas (23,8% do universo total).

62 Uso de indicadores estatísticos
Estatísticas Jornais Regionais Nacionais TOTAL Sim 15,5% 23,6% 18,3% Não 84,5% 76,4% 81,7% 100%

63 A notícia ouve mais de uma fonte de informação?*
Mais de uma fonte Jornais Regionais Nacionais TOTAL Sim 40,1% 61,9% 47,3% Não 59,9% 38,1% 52,7% 100% * Dados relativos ao conjunto de textos que consultam fontes (85,1% do universo total

64 Menção a políticas públicas, projetos ou programas

65 Menção a orçamento público

66 Obrigado! SDS Ed. Boulevard Center, Bl. A, Sl Brasília - DF - Brasil Tel: (+55 61) 66


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