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Sejam bem vindos Que bom estar aqui com vocês para iniciarmos esta caminhada juntos. Workshop Gestão para Excelência Critério 4 – Sociedade Juiz de Fora,

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1 Sejam bem vindos Que bom estar aqui com vocês para iniciarmos esta caminhada juntos. Workshop Gestão para Excelência Critério 4 – Sociedade Juiz de Fora, 12 de junho de 2013

2 Introdução Modelo de Excelência da Gestão Critério 4 – Sociedade

3 Vamos rever algumas estatísticas mundiais e brasileira
50 milhões de brasileiros com renda inferior a R$ 80,00 (29,3% da população) Apenas 1,7 bilhões de habitantes conseguem consumir além de suas necessidades básicas Enquanto isso 65% dos americanos são obesos O Brasil é oitavo pais em desigualdade de renda no mundo depois da Guatemala, Suazilândia, Republica Centro Africana, Serra Leoa, Butsuana, Lesota e Namíbia Qual é o nosso papel diante destas questões? Fonte: APOENA 2010 – Órgão de Defesa ao Meio Ambiente.

4 Fonte: APOENA 2010 – Órgão de Defesa ao Meio Ambiente.
Cada dia são descartados dois milhões de toneladas de lixo domiciliar no mundo. Equivale a dez montanhas como o Pão de Açúcar Por ano são devastadas 140 mil km2 de floresta tropical no mundo e 30% que restam estão degradas ou fragmentadas A falta de água limpa e saneamento mata quase 1,7 milhões de pessoas por ano Fonte: APOENA 2010 – Órgão de Defesa ao Meio Ambiente.

5 Mais dados estatísticos:
Educação básica para todos* US$ 6 Bilhões Cosméticos nos EUA US$ 8 Bilhões Água e saneamento básico para todos* US$ 9 Bilhões Sorvete na Europa US$ 11 Bilhões Saúde básica e nutrição para todos* US$ 13 Bilhões Cigarros na Europa US$ 50 Bilhões Bebidas alcoólicas na Europa US$ 105 Bilhões Despesas militares no mundo US$ 780 Bilhões *Estimativa adicional para atingir acesso universal a Serviços Sociais Básicos em todos os países em desenvolvimento . Fonte: Human Devolopment Report 1998

6 Imagine se o mundo fosse uma aldeia com 100 moradores:
57 seriam asiático , 21 europeus, 14 ocidental e 8 africanos 51 seriam mulheres e 49 homens 70 seriam não branco 70 seriam não cristãos 50 % de toda a riqueza estaria nas mãos de 6 pessoas , todas dos EUA 80 habitantes não teriam moradia digna 70 seriam analfabetos 66 habitantes não teriam acesso à água potável 50 habitantes estariam subnutridos 1 pessoa teria segundo grau completo Nenhuma pessoa teria computador Fonte: BT (British Telecommunications)

7 O Problema? Profundas desigualdades entre regiões e nações;
Desigualdade de oportunidades; Modelo de desenvolvimento não sustentável; Degradação do meio ambiente; Problemas localizados não cuidados afetarão a TODOS. QUAL É NOSSO PAPEL DIANTE DESTAS QUESTÕES?

8 Critérios de Excelência
É um caminho conhecido para gerenciar as questões relacionadas a sociedade.

9 Processos Gerenciais Transformam informações em decisões gerenciais

10 Fundamentos da Excelência
Pensamento Sistêmico Aprendizado organizacional Cultura de inovação Liderança e constância de propósitos Orientação por processos e informações Visão de futuro Geração de valor Este slide apresenta os onze Fundamentos da Excelência, identificados nas organizações que serviram de base para o MEG. O Instrutor deve citar que os fundamento já foram tratados em outros encontros e focalizar no fundamento: Orientação por processos e informações – os processos da organização conduzem aos produtos e serviços que vão atender as necessidades e expectativas das partes interessadas. O gerenciamento das informações geradas na organização assegura o controle dos seus processos e dos seus resultados. Recomendar aos participantes o estudo dos Fundamentos da Excelência. Observar que não é propósito desse treinamento esgotar esse assunto na apresentação desse slide. Valorização das pessoas Conhecimento sobre o cliente e o mercado Desenvolvimento de parcerias Responsabilidade social

11 Mas o que é Responsabilidade Social?
Responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que: contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e bem-estar da sociedade; leve em consideração as expectativas das partes interessadas; esteja em conformidade com a legislação aplicável e seja consistente com as normas internacionais de comportamento ; e esteja integrada em toda a organização e seja praticada em suas relações. NOTA 1: Atividades incluem produtos, serviços e processos. NOTA 2: Relações referem-se às atividades da organização dentro de sua esfera de influência . Fonte: ISO 26000

12 Modelo de Excelência da Gestão®
Critérios de Excelência

13 Fundamentos X Critérios de Excelência
Este slide encerra a primeira parte da apresentação dos Critérios do Compromisso com a Excelência,e mostra a correlação entre os Critérios e os Fundamentos da Excelência. O Critério Liderança está correlacionado com o Fundamento “Liderança e constância de propósitos”. O Critério Estratégias e planos está correlacionado com o Fundamento “Visão de Futuro”. O Critério Clientes está correlacionado com o Fundamento “Conhecimento do cliente e do mercado”. O Critério Sociedade está correlacionado com o Fundamento “Responsabilidade social”. O Critério Informações e conhecimento está correlacionado com o Fundamento “Orientação por processos e informações”. O Critério Pessoas está correlacionado com o Fundamento “Valorização das pessoas”. O Critério Processos está correlacionado com o Fundamento “Orientação por processos e informações”. O Critério Resultados está correlacionado com o Fundamento “Geração de valor”. A análise crítica, cuidadosa e objetiva de cada Critério permite ao examinador do PRQ avaliar a aderência da gestão, ou do sistema de gestão, da Candidata ao fundamento correlacionado com o Critério em estudo. Com base em uma visão sistêmica da organização, existem quatro Fundamentos que não tem correlação direta com os Critérios do modelo: Pensamento sistêmico, Desenvolvimento de parcerias, Aprendizado organizacional e Cultura da inovação. Estes fundamentos são transversais na organização e sua percepção e entendimento são sistêmicos. Sua avaliação é feita sistemicamente, considerando o conjunto de todos os oito critérios e suas interações.

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15 Apresentar a finalidade do critério

16 Critério 4 - Sociedade Compromisso com a Excelência: Rumo à Excelência
Tratamento dos impactos sociais e ambientais Requisitos legais e regulamentares Recursos renováveis e não renováveis Projetos sociais Rumo à Excelência Tratamento dos impactos sociais e ambientais Comunicação dos impactos sociais e ambientais Requisitos legais e regulamentares Desenvolvimento sustentável Identificação das necessidades e expectativas da sociedade Fortalecimento da sociedade

17 Toda organização deve atuar com base em:
Relacionamento ético e transparente com todas as partes interessadas Explicação de alguns conceitos relacionados aos dois itens. Desenvolvimento Sustentável

18 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às próprias necessidades. A convergência entre os propósitos econômicos, ecológicos e sociais que privilegiam a conservação e perenidade dos mesmos constituem a base do desenvolvimento sustentável.

19 exemplos: controle de água, luz, tratamento do lixo......
CRITÉRIO: O QUE A ORGANIZAÇÃO ESTÁ FAZENDO PARA RETRIBUIR A PERMISSÃO PARA FUNCIONAMENTO DADA PELA SOCIEDADE EXEMPLOS DE COMO TRABALHAR O CRITÉRIO SOCIEDADE meio ambiente: exemplos: controle de água, luz, tratamento do lixo...... consciência cidadã: exemplos: trabalho voluntário, participação em campanhas......

20 Proatividade no atendimento das necessidades da sociedade
Não basta atender aos requisitos legais e regulamentares SUPERAR

21 Item 4.1 – Responsabilidade socioambiental
Este item aborda a implementação de processos gerenciais que contribuam diretamente para a geração de produtos, processos e instalações seguras aos usuários, à população e ao meio ambiente, promovendo o desenvolvimento social Apresentar sumariamente cada requisito da questão. a) Como são identificadas as necessidades de informações para apoiar as operações diárias e a tomada de decisão em todos os níveis e áreas da organização? Definir os métodos para identificar e organizar as informações sistematizadas. Assegurar a utilização das informações nas operações diárias em todos os níveis e áreas da organização. Assegurar a utilização das informações nas tomadas de decisão em todos os níveis e áreas da organização. Precisão: A informação não contém erro. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo; Completa: A informação contém todos os fatos importantes; Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável a informação; Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões; Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta; Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos usuários autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo; Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos usuários autorizados (conceito detalhado no marcador “c” desse item). b) Como são definidos os sistemas de informação visando a atender as necessidades identificadas? ƒ. Citar os principais sistemas de informação em uso e sua finalidade.

22 4.1 – Responsabilidade socioambiental
a) Como são identificados os aspectos e tratados os impactos sociais e ambientais negativos de seus produtos, processos e instalações? Apresentar sumariamente cada requisito da questão. a) Como são identificadas as necessidades de informações para apoiar as operações diárias e a tomada de decisão em todos os níveis e áreas da organização? Definir os métodos para identificar e organizar as informações sistematizadas. Assegurar a utilização das informações nas operações diárias em todos os níveis e áreas da organização. Assegurar a utilização das informações nas tomadas de decisão em todos os níveis e áreas da organização. Precisão: A informação não contém erro. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo; Completa: A informação contém todos os fatos importantes; Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável a informação; Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões; Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta; Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos usuários autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo; Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos usuários autorizados (conceito detalhado no marcador “c” desse item). b) Como são definidos os sistemas de informação visando a atender as necessidades identificadas? ƒ. Citar os principais sistemas de informação em uso e sua finalidade.

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24 Ações apropriadas devem ser estabelecidas de forma a eliminar ou minimizar os impactos sociais e ambientais considerados relevantes. Estas ações podem incluir: • Treinamento da força de trabalho; • Programa de coleta seletiva do lixo; • Gerenciamento de resíduos, com a contratação de empresas especializadas e licenciadas para transporte e descarte de resíduos perigosos; • Instalação de filtros e monitoramento da emissão de gases; • Substituição de máquinas e equipamentos; • Recirculação da água industrial; • Programas de profissionalização de pessoas da comunidade; • Dar preferência de contratação às pessoas da região.

25 4.1 – Responsabilidade socioambiental
b) Como os impactos sociais e ambientais dos produtos, processos e instalações e outras informações relativas à responsabilidade socioambiental consideradas relevantes são comunicadas à sociedade, incluindo as comunidades potencialmente impactadas? Apresentar sumariamente cada requisito da questão. a) Como são identificadas as necessidades de informações para apoiar as operações diárias e a tomada de decisão em todos os níveis e áreas da organização? Definir os métodos para identificar e organizar as informações sistematizadas. Assegurar a utilização das informações nas operações diárias em todos os níveis e áreas da organização. Assegurar a utilização das informações nas tomadas de decisão em todos os níveis e áreas da organização. Precisão: A informação não contém erro. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo; Completa: A informação contém todos os fatos importantes; Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável a informação; Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões; Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta; Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos usuários autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo; Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos usuários autorizados (conceito detalhado no marcador “c” desse item). b) Como são definidos os sistemas de informação visando a atender as necessidades identificadas? ƒ. Citar os principais sistemas de informação em uso e sua finalidade.

26 Meios de comunicação Interna: intranet, comunicação interna (CI), informativos internos, murais, caixa de sugestões, mala direta eletrônica Externa: Internet, palestras, seminários, publicações, campanhas ambientais.

27 4.1 – Responsabilidade socioambiental
c) Como são identificados e analisados os requisitos legais, regulamentares e contratuais aplicáveis à organização e implementadas ações de melhoria visando ao seu pleno atendimento ? Destacar de que forma são tratadas as pendências ou eventuais sanções. Apresentar sumariamente cada requisito da questão. a) Como são identificadas as necessidades de informações para apoiar as operações diárias e a tomada de decisão em todos os níveis e áreas da organização? Definir os métodos para identificar e organizar as informações sistematizadas. Assegurar a utilização das informações nas operações diárias em todos os níveis e áreas da organização. Assegurar a utilização das informações nas tomadas de decisão em todos os níveis e áreas da organização. Precisão: A informação não contém erro. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo; Completa: A informação contém todos os fatos importantes; Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável a informação; Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões; Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta; Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos usuários autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo; Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos usuários autorizados (conceito detalhado no marcador “c” desse item). b) Como são definidos os sistemas de informação visando a atender as necessidades identificadas? ƒ. Citar os principais sistemas de informação em uso e sua finalidade.

28 POSSO IGNORAR A LEI? “Nenimem ignorantia legis excusat”
A ignorância da lei não escusa ninguém. “Nemo potest ignorare leges” A ninguém é dado alegar a ignorancia da lei. Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro (Decreto-Lei 4657/1942): Art. 3o Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece. Art. 1o Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada”.

29 Requisitos legais e regulamentares
Legislação municipal, estadual e federal; Legislação internacional; Acordos com autoridades públicas; Normas Regulamentadoras (NR); Normas técnicas (Ex. ABNT), facultativas ou obrigatórias; Contratos ou acordos com partes interessada (clientes, força de trabalho, comunidade); Requisitos coorporativos ou da matriz da organização; Compromissos públicos ou assumidos voluntariamente pela organização.

30 O direito não socorre os que dormem

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32 4.1 – Responsabilidade socioambiental
d) Como a organização seleciona e promove de forma voluntária ações com vistas ao desenvolvimento sustentável? Citar as principais ações promovidas. Destacar de que forma as pessoas da força de trabalho são conscientizadas e envolvidas nas questões relativas à responsabilidade socioambiental. Apresentar sumariamente cada requisito da questão. a) Como são identificadas as necessidades de informações para apoiar as operações diárias e a tomada de decisão em todos os níveis e áreas da organização? Definir os métodos para identificar e organizar as informações sistematizadas. Assegurar a utilização das informações nas operações diárias em todos os níveis e áreas da organização. Assegurar a utilização das informações nas tomadas de decisão em todos os níveis e áreas da organização. Precisão: A informação não contém erro. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo; Completa: A informação contém todos os fatos importantes; Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável a informação; Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões; Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta; Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos usuários autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo; Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos usuários autorizados (conceito detalhado no marcador “c” desse item). b) Como são definidos os sistemas de informação visando a atender as necessidades identificadas? ƒ. Citar os principais sistemas de informação em uso e sua finalidade.

33 Alguns exemplos de ações de preservação dos ecossistemas podem ser:
Campanhas de conscientização ambiental, extensivas à comunidade; Apoio a projetos ambientais desenvolvidos por organizações não governamentais; Programa de melhoria e recuperação do meio ambiente das comunidades próximas à organização; Priorização da contratação de fornecedores que tenham boa conduta ambiental, comprovadas por meio de certificações ISO e FSC (certificação florestal); Adoção de áreas de preservação ambiental.

34 Realização de campanhas internas de educação para o consumo consciente e a reciclagem de materiais;
Estímulo ao voluntariado; Participação da força de trabalho nas atividades de identificação das necessidades da comunidade; Cessão de horas dos funcionários e equipamentos para o desenvolvimento de projetos e atividades da comunidade. Desenvolvimento de atividades de educação para a cidadania.

35 Item 4.2 – Desenvolvimento Social
Este item aborda a implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para estimular o desenvolvimento social e para promover uma linguagem favorável da organização perante a sociedade, incluindo, eventualmente, comunidades vizinhas às instalações da organização. Apresentar sumariamente cada requisito da questão. a) Como são identificadas as necessidades de informações para apoiar as operações diárias e a tomada de decisão em todos os níveis e áreas da organização? Definir os métodos para identificar e organizar as informações sistematizadas. Assegurar a utilização das informações nas operações diárias em todos os níveis e áreas da organização. Assegurar a utilização das informações nas tomadas de decisão em todos os níveis e áreas da organização. Precisão: A informação não contém erro. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo; Completa: A informação contém todos os fatos importantes; Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável a informação; Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões; Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta; Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos usuários autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo; Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos usuários autorizados (conceito detalhado no marcador “c” desse item). b) Como são definidos os sistemas de informação visando a atender as necessidades identificadas? ƒ. Citar os principais sistemas de informação em uso e sua finalidade.

36 4.2 – Desenvolvimento Social
a) Como as necessidades e expectativas de desenvolvimento da sociedade, incluindo comunidades vizinhas às instalações da organização, são identificadas, analisadas e utilizadas para a definição de melhoria da sua ação social? Apresentar sumariamente cada requisito da questão. a) Como são identificadas as necessidades de informações para apoiar as operações diárias e a tomada de decisão em todos os níveis e áreas da organização? Definir os métodos para identificar e organizar as informações sistematizadas. Assegurar a utilização das informações nas operações diárias em todos os níveis e áreas da organização. Assegurar a utilização das informações nas tomadas de decisão em todos os níveis e áreas da organização. Precisão: A informação não contém erro. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo; Completa: A informação contém todos os fatos importantes; Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável a informação; Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões; Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta; Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos usuários autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo; Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos usuários autorizados (conceito detalhado no marcador “c” desse item). b) Como são definidos os sistemas de informação visando a atender as necessidades identificadas? ƒ. Citar os principais sistemas de informação em uso e sua finalidade.

37 Fases do projeto de pesquisa
Planejamento da pesquisa Estruturação da coleta de dados Coleta de dados Processamento de dados Análise dos dados Implementação das ações de melhorias

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39 Item 4.2 – Desenvolvimento Social
b) Como a organização direciona esforços para o fortalecimento da sociedade, incluindo as comunidades vizinhas, executando ou apoiando projetos voltados para o desenvolvimento nacional, regional, local ou setorial? Citar os principais projetos implementados ou apoiados. Destacar de que forma a organização estimula e envolve a força de trabalho e seus parceiros na implementação e apoio aos seus projetos sociais. Apresentar sumariamente cada requisito da questão. a) Como são identificadas as necessidades de informações para apoiar as operações diárias e a tomada de decisão em todos os níveis e áreas da organização? Definir os métodos para identificar e organizar as informações sistematizadas. Assegurar a utilização das informações nas operações diárias em todos os níveis e áreas da organização. Assegurar a utilização das informações nas tomadas de decisão em todos os níveis e áreas da organização. Precisão: A informação não contém erro. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo; Completa: A informação contém todos os fatos importantes; Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável a informação; Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões; Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta; Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos usuários autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo; Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos usuários autorizados (conceito detalhado no marcador “c” desse item). b) Como são definidos os sistemas de informação visando a atender as necessidades identificadas? ƒ. Citar os principais sistemas de informação em uso e sua finalidade.

40 O incentivo à participação da força de trabalho e parceiros pode ocorrer por meio de:
Campanhas de conscientização sobre responsabilidade social; Programa de treinamento de voluntários; Divulgação interna dos projetos apoiados e desenvolvidos pela organização e geração de oportunidades de trabalho voluntário; Autorização de uso de horas de trabalho para a realização de trabalho voluntário; Desenvolvimento de projetos alinhados com as competências técnicas da força de trabalho; Envolvimento das lideranças na execução de ações sociais.

41 VÍDEO

42 "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."

43 Obrigado! Ronaldo Ricardo Fernandes Consultor em Gestão Organizacional
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