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Cidades Sustentáveis Por um mundo melhor Por Floriano Pesaro

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Apresentação em tema: "Cidades Sustentáveis Por um mundo melhor Por Floriano Pesaro"— Transcrição da apresentação:

1 Cidades Sustentáveis Por um mundo melhor Por Floriano Pesaro
Vereador, líder da bancada do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo. Floriano é sociólogo formado pela USP, com especialização em Processo Legislativo e Relações Executivo/ Legislativo pela UNB. Fez curso de Extensão na Escola de Governo de São Paulo. Foi Secretário Nacional do Bolsa Escola, Secretário da Casa Civil do Estado de São Paulo e Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Cidades Sustentáveis Por um mundo melhor

2 Cidades Sustentáveis por um mundo melhor
O modo como vivemos (consumimos) nas cidades tem impactado o equilíbrio global do planeta: Entre 1950 e 2005 a população urbana mais que quadriplicou; Mais de 50% da população mundial vive em zonas urbanas. O estilo de vida urbano corresponde a aumentos drásticos do consumo per capita de combustíveis fósseis, metais, madeira, alimento e produtos industriais. Fonte: Worldwatch Institute As Cidades no Centro dos Desafios da Sustentabilidade As cidades estão na origem de progresso e crescimento econômico, gerando economias de aglomeração para consumidores e produtores mas, simultaneamente, são geradoras de grandes externalidades negativas. Ao longo dos tempos, a evolução da humanidade e o seu progresso têm sido largamente condicionados pelo desenvolvimento urbano. Contudo, a situação atual não tem paralelo noutra época na História. Pela primeira vez, face ao rápido crescimento da urbanização registrado globalmente, as cidades e seus subúrbios tornaram-se o principal habitat da humanidade, sendo a principal fonte de empregos e progresso económico e social. Segundo as Nações Unidas, entre 1950 e 2005 a população urbana mais do que quadruplicou. Em 2005, uma parcela de cerca de 49% da população mundial vivia em zonas urbanas, ultrapassando os 50% no decurso de 2008. Nos últimos anos, tem sido na Ásia (particularmente na China) e em África que as cidades têm crescido mais rapidamente, esperando-se que a população urbana nestas zonas duplique até Estando inexoravelmente ligadas ao crescimento econômico e progresso social, paradoxalmente, dada a sua recente evolução, as cidades tornaram-se a principal fonte de degradação ambiental. A dimensão das cidades, em termos do espaço físico por elas ocupado e da população que concentram, atingiu uma escala inédita: não só se verificou uma explosão da população urbana, como se multiplicou o número de cidades com mais de um milhão de habitantes e de megacidades. Fonte: The Economist.

3 Crescimento desordenado X Adensamento planejado
Cidades Sustentáveis por um mundo melhor Impactos causados pelas Grandes cidades Crescimento desordenado X Adensamento planejado Citar a falta de destinação correta para a alta quantidade de resíduos produzidos, a falta de oferta de moradias adequadas a todos, o saneamento básico ainda inócuo afetando a saúde pública, os problemas de mobilidade urbana. Todas essas questões se tornam latentes quando o crescimento é desordenado. Pensar em formas de promover o adensamento planejado é fundamental para a promoção de uma cidade sustentável.

4 Brasil 7a Economia do mundo 10º País mais desigual
Os que mais têm a ganhar com o desenvolvimento da infraestrutura são os pobres. Investimento em infra-estrutura é frequentemente citado como uma das ferramentas mais eficientes no combate à pobreza. Acesso à infra-estrutura é essencial para aumentar as oportunidades econômicas e diminuir a desigualdade. Por exemplo, sistemas de transporte adequados, nos países em desenvolvimento, poderiam proporcionar aos pobres melhor acesso às escolas, hospitais e centros comerciais, o que, por sua vez, melhoraria a educação, saúde e oportunidades de negócios, que fortalecem o potencial econômico de um país. Foto de Luiz Arthur Leirão Vieira (Tuca Vieira) - Paraisópolis

5 3,4 milhões de pessoas pobres (até ½ SM por pessoa da família)
Cidades Sustentáveis por um mundo melhor São Paulo: maior concentração de pobreza das Américas 3,4 milhões de pessoas pobres (até ½ SM por pessoa da família) As Cidades no Centro dos Desafios da Sustentabilidade As cidades estão na origem de progresso e crescimento econômico, gerando economias de aglomeração para consumidores e produtores mas, simultaneamente, são geradoras de grandes externalidades negativas. Ao longo dos tempos, a evolução da humanidade e o seu progresso têm sido largamente condicionados pelo desenvolvimento urbano. Contudo, a situação atual não tem paralelo noutra época na História. As cidades e seus subúrbios tornaram-se o principal habitat da humanidade: entre 1950 e 2005 a população urbana mais do que quadruplicou. No Brasil, 85% da população vive em cidades. Paradoxo: Cidades são fonte de crescimento econômico e progresso social, mas também tornaram-se a principal fonte de degradação ambiental.

6 Mapa do IPVS – Índice Paulista de Vulnerabilidade Social
Pobreza é uma combinação de fatores que produz a deterioração do nível de bem-estar das famílias. SP é a 5ª maior cidade do Planeta. (Atrás de Tóquio, Nova Iorque, Cidade do México e Bombaim). São 177 mil vias públicas. km lineares de vias. IPVS: Componentes da Vulnerabilidade: Nível de Instrução Família Monoparental Renda Número de filhos Acesso a serviços básicos (saúde, educação, registro de nascimento) Fonte: Fundação SEADE, 2004.

7 Acesso a serviços básicos: Água, esgoto e coleta de lixo
Mapa da Inclusão e Exclusão Social: Acesso a equipamentos públicos básicos Acesso à Saúde Acesso à Educação Acesso a serviços básicos: Água, esgoto e coleta de lixo A globalização, o crescimento populacional e a urbanização estão causando significativas dificuldades à infraestrutura em todo o mundo. Economias industriais avançadas como a dos Estados Unidos e a da Europa Ocidental estão focadas em consertar e substituir suas envelhecidas infraestruturas.  O mundo em desenvolvimento, porém, enfrenta uma tarefa ainda mais desanimadora: criar novas redes de transportes, comunicações, abastecimento de água e energia para promover o crescimento econômico, melhorar os sistemas públicos de saúde e reduzir a pobreza. O desenvolvimento social da população de um país e, consequentemente, a qualidade de seu capital humano, depende crucialmente de uma rede de infra-estrutura de apoio às necessidades da vida. De acordo com o Banco Mundial, uma em cada seis pessoas em todo o mundo, principalmente dentre os pobres, tem acesso inadequado à água, muito mais devido ao acesso limitado à infra-estrutura do que devido à escassez de água. Melhor infra-estrutura é um dos motivos pelos quais a China atraiu quase quatro vezes mais FDI (investidores internacionais) em 2006 ($78 bilhões) do que a Índia ($19,7 bilhões). Fonte: Fundação SEADE, 2004.

8 Desenvolvimento Sócio - Econômico - Ambiental
Cidades Sustentáveis por um mundo melhor Social Ambiental Consumo Individual Consumo Coletivo Econômico Desenvolvimento Sócio - Econômico - Ambiental

9 SUSTENTABILIDADE? Mas o que é Cidades Sustentáveis por um mundo melhor
Vídeo Cidades Sustentáveis Fonte:

10 EIXOS DA SUSTENTABILIDADE
Cidades Sustentáveis por um mundo melhor EIXOS DA SUSTENTABILIDADE Planejamento Boa Gestão Consciência Política e Participação Economia Responsável Compromisso com os valores humanos Repensar o espaço urbano As principais características da cidade compacta são: ◆ Densidade que garanta a viabilidade de transportes públicos frequentes e acessíveis e de serviços e comércio de proximidade; ◆ Continuidade, com uma estrutura monocêntrica ou policêntrica em função da dimensão da população; ◆ Multifuncionalidade no uso dos solos e diversidade. Mobilidade Urbana: 70% dos brasileiros que não usam transporte público o fariam se houvesse melhorias na rapidez e disponibilidade . A inspeção realizadas em veículos a diesel resultou em uma redução de 7% na poluição da capital e poupou 250 vidas, aponta pesquisa da USP. Cidade compacta A persistência desta urbanização extensiva depende da utilização do automóvel particular e, simultaneamente, perpetua-a. Face aos elevados consumos energéticos que geram, os ambientes urbanos baseados em núcleos ultra-densos (desenvolvidos em altura) e na dispersão suburbana não são sustentáveis. As críticas ao tipo de urbanização extensiva assentam no facto de ser um modelo que gera: Consumo excessivo do solo e consequente perca de solo produtivo; Congestionamento de tráfego; Elevados consumos energéticos; Aumento da poluição atmosférica; Elevados custos em infra-estruturas e ineficiência no fornecimento de serviços e infra-estruturas pelas autoridades locais; Custos para a actividade económica associados ao esvaziamento dos centros urbanos; Segregação socioeconómica, perca de sentido de comunidade, exclusão social. Um modelo oposto baseia-se na concentração, conectividade e multifuncionalidade, caracterizado por uma geometria focada nas conexões humanas dentro do núcleo urbano: cidades compactas com uma menor dimensão e densidade intermédia, geometricamente integrada. Saneamento básico: Menos de 60% dos domicílios brasileiros têm saneamento. Cuidado com a natureza e as pessoas

11 PLANEJAMENTO É... Orçamento Plano Plurianual (PPA) Operações Urbanas
Cidades Sustentáveis por um mundo melhor PLANEJAMENTO É... Orçamento Plano Plurianual (PPA) Operações Urbanas Equipamentos Públicos adequados à população Lei de zoneamento

12 BOA GESTÃO É... Missão/Visão/Valores Boa Governança
Cidades Sustentáveis por um mundo melhor BOA GESTÃO É... Missão/Visão/Valores Boa Governança Transparência e controle social Lei de Responsabilidade Fiscal Ficha Limpa e Meritocracia Dados e contas abertas

13 CONSCIÊNCIA POLITÍCA É...
Cidades Sustentáveis por um mundo melhor CONSCIÊNCIA POLITÍCA É... Participação em conselhos temáticos, como Conseg Associações de Bairro Trabalho Voluntário Até a reunião de condomínio... “Seja você mesmo a mudança que deseja ver no mundo” Mahatma Gandhi

14 ECONOMIA RESPONSÁVEL É...
Cidades Sustentáveis por um mundo melhor ECONOMIA RESPONSÁVEL É... Comércio Justo e Solidário Cadeia Produtiva Sustentável Práticas responsáveis na produção e comercialização Rede de Comércio Solidário – São Paulo

15 COMPROMISSO COM OS VALORES HUMANOS É...
Cidades Sustentáveis por um mundo melhor COMPROMISSO COM OS VALORES HUMANOS É... Agir de acordo com os princípios constitucionais Equidade Inclusão Justiça Social Educação e Saúde de qualidade e Habitabilidade

16 CUIDADO COM A NATUREZA E COM AS PESSOAS É...
Cidades Sustentáveis por um mundo melhor CUIDADO COM A NATUREZA E COM AS PESSOAS É... Combate à poluição: Sonora Visual Águas Ar Saneamento Universal Desenvolvimento Regional Mobilidade Humana Menos de 60% dos domicílios brasileiros têm saneamento. Mais de 8 bilhões de litros de esgoto são despejados nas nossas fontes de água. A China tem cerca de 50% de rios insalubres e lá estão 16 cidades dentre as 20 mais poluídas. Em SP: São 177 mil vias públicas. km lineares de vias. 17 mil toneladas de resíduos sólidos sendo coletados diariamente. Deste total: 10 mil toneladas de resíduo domiciliar; 5 mil toneladas oriundos da construção civil 100 toneladas de serviços de saúde (Lixo Branco)

17 EXCESSIVA DEMANDA POR ESPAÇO
Cidades Sustentáveis por um mundo melhor MOBILIDADE HUMANA EXCESSIVA DEMANDA POR ESPAÇO Seriam necessárias 125 novas Avenidas Paulistas para dar conta do volume de tráfego atual Nos últimos 40 anos, a frota de veículos da capital cresceu em progressão geométrica, enquanto a malha viária cresceu em progressão aritmética. 73% da frota de veículos é composta por carros de passeio. Estima-se que até 2014 a frota ultrapasse os 8 milhões. 250 novos carros são colocados todos os dias em circulação na capital. 125 Avenidas Paulistas precisariam ser construídas para suprir essa demanda. Proporção carro x população na cidade: 630 carros para cada mil habitantes. (EUA: 478 para cada mil habitantes/ Japão: 395 carros para cada mil habitantes). Infra-estrutura inadequada de transporte também é um dos principais fatores por trás daquela  considerada uma das maiores crises na saúde pública do mundo—mortes no trânsito. Mundialmente, acidente de trânsito é a principal causa de morte de pessoas entre 10 e 24 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Oitenta e cinco por cento dos acidentes de trânsito com vítimas ocorrem nos países em desenvolvimento, onde a infra-estrutura de transporte é mal mantida ou inexistente. Nos países em desenvolvimento, crianças, pedestres e ciclistas representam a vasta maioria dessas vítimas. A OMS estima que até o ano de 2020 os acidentes de trânsito poderão ser a terceira principal causa de morte e incapacidade física no mundo, à frente de outros problemas de saúde como a malária, tuberculose e HIV/AIDS Em 1970, havia 14 mil km de vias e 965 mil veículos circulando, numa proporção de 68 veículos distribuídos a cada km. Hoje, são cerca de 7 milhões de veículos e 17 mil km de vias. Proporção de 411 veículos por km.

18 3,6 milhões de pessoas são transportadas por dia no metrô de São Paulo.
O metrô de SP está entre os mais lotados do mundo. Pela média mundial, o nível de conforto dentro do trem deveria ser de até 6 usuários por m2. Em SP, nos horários de pico, esse número chega a 11 usuários/m2.

19 Agir Localmente Pensar globalmente
Cidades Sustentáveis por um mundo melhor Ser sustentável é... Agir Localmente Pensar globalmente

20 Mas que compromissos assumir para chegarmos a uma
Cidades Sustentáveis por um mundo melhor Mas que compromissos assumir para chegarmos a uma Cidade Sustentável?

21 COMPROMISSOS COM A SUSTENTABILIDADE
Cidades Sustentáveis por um mundo melhor COMPROMISSOS COM A SUSTENTABILIDADE Ampliação das áreas verdes Erradicação da miséria e da pobreza Despoluição dos rios Garantia de creches e escolas para crianças e jovens A ideia de fomentar políticas públicas sustentáveis é fundamental para que uma Cidade Sustentável possa, de fato, existir. A prestação de contas das políticas implementadas deve ser feita com base nos indicadores “Compromissos com a sustentabilidade”. Evolução da coleta seletiva de lixo Redução da Poluição do ar Implantação de ciclovias Priorização dos transportes públicos

22 Se a cidade não for para todos, não será para ninguém.
Cidades Sustentáveis por um mundo melhor Se a cidade não for para todos, não será para ninguém. Floriano Pesaro Classe Média

23 Ivan Amorim e Elaine Favero - USP
Cidades Sustentáveis por um mundo melhor UM DIA COM O VEREADOR “Foi uma experiência muito diferente. Ainda há um estereótipo de que o político é o que há de ruim e atrasado. Nem todos são assim. Posso dizer que ouvi ideias muito boas e vi políticos muito sérios.” Dany Simon - FGV Venha participar! Você gosta de política? Se interessa pelas questões da cidade? Você pode passar um dia com o vereador e acompanhar e participar de toda minha rotina. Plenários, comissões, reuniões, visita às bases... Para se inscrever: Ivan Amorim e Elaine Favero - USP

24 Classe Média Cidades Sustentáveis por um mundo melhor OBRIGADO!
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