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BENVINDOS BENVINDOS.

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Apresentação em tema: "BENVINDOS BENVINDOS."— Transcrição da apresentação:

1 BENVINDOS BENVINDOS

2 EDUCAÇÃO PARA A COMPAIXÃO
Em direção a redescoberta da identidade carismática da pedagogia de S. Aníbal

3 Uma pequena história…

4 “repetita iuvant” PREMISSA “Le cose ripetute giovano”
“Coisas repetidas ajudam”

5 O Evangelho do Rogate 35 Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades.   36 Vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. 37Então disse a seus discípulos: “A messe é realmente grande, mas os operarios são poucos!  38 Rogai, pois, ao Senhor da messe que mande operarios para a sua messe!" (Mt 9, 35-38)

6 identidade rogacionista
Compaixão do Jesus: fonte de nossa identidade rogacionista

7 Voltar à fonte = duplo reinício
PREMISSA Voltar à fonte = duplo reinício Reiniciar desde Cristo (do Rogate) Reiniciar desde P. Aníbal (de Avinhão)

8 PREMISSA … encontro com um Evento … encontro com uma Pessoa
Reiniciar desde Cristo (do Rogate) … encontro com um Evento … encontro com uma Pessoa

9 PREMISSA Conhecer Jesus = Alegria Seguir Jesus = Graça
Reiniciar desde Cristo (do Rogate) (Aparecida, 18) Conhecer Jesus = Alegria Seguir Jesus = Graça Compartilhar Jesus = Compromisso

10 PREMISSA Reiniciar desde Cristo (do Rogate)
Urgência nos chama… (messe abandonada) Dar uma resposta específica (identidade carismática)

11 PREMISSA Reiniciar desde Cristo Precisa de:
compreensão renovada da vocação reconhecimento da missão específica compromisso de viver a missão

12 PREMISSA Reiniciar desde S. Aníbal S. Aníbal: primeiro
destinatário do carisma do Rogate, para… encontrar os elementos essenciais de nossa missão compreendê-la de maneira mais profunda implementá-la com coragem e criatividade

13 PREMISSA Reiniciar desde P. Aníbal Em Avinhão … encontramos S. Aníbal que vê, sente, anuncia, ora, e trabalha.

14 Contexto atual da Congregação:
Nosso “Avinhão” hoje… Contexto atual da Congregação: Presença nos ambientes geográficos e culturais diferentes Vários membros da idade, origem, cultura e sensibilidade

15 PREMISSA Precisa fazer uma reflexão para:
verificar a conformidade do ideal carismático e sua implementação discernir os caminhos para avançar

16 PREMISSA Modo de expressões carismáticas significado de nossa presença
qualidade e eficiência do nosso apostolado, preparação e formação pessoal, oportunidade para reequilibrar as obras, Capacidade de compartilhamento e colaboração

17 PREMISSA Voltar à fonte para: saciar a nossa sede com a sua frescura
redescobrir a novidade encontrar um significado mais amplo a nosso vocabulário

18 PREMISSA As palavras-chave: VER SENTIR ORAR ENVIAR

19 EDUCAÇÃO PARA A COMPAIXÃO
Parte Segunda

20 O Evangelho do Rogate 35 Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades.   36 Vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. 37Então disse a seus discípulos: “A messe é realmente grande, mas os operarios são poucos!  38 Rogai, pois, ao Senhor da messe que mande operarios para a sua messe!" (Mt 9, 35-38)

21 O Evangelho do Rogate As palavras-chave: VER SENTIR ORAR ENVIAR

22 “VER” OLHAR EDUCAR PARA VER

23 “VER” - Como Jesus 35 Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades.   36 Vendo as multidões …

24 “VER” - Como Jesus Com uma visão verdadeira e profunda conhecimento da
condição das pessoas contato direto e pessoal

25 “VEDERE” - Come Gesù Com uma visão verdadeira e profunda “ver”
= várias formas de ver = aspectos específicos Na passagem do Rogate “ver” avaliação do estado moral das multidões observação sobre as profundas aspirações

26 “VER” - Como Jesus “as multidões” habitantes reais das cidades
e aldeias desprovido de qualquer vitalidade isolado em sua solidão e miséria objeto do Ministério de Jesus beneficiários (usuários) na necessidade de Jesus e os discípulos

27 “VER” - Como Jesus Com uma visão dinâmica e ativa: ensinando
nas sinagogas anunciando o Evangelho curando todas as doenças e enfermidades

28 “VER” O ápice da condescendência divina O olhar de YHWH Israel
no Egito O olhar de JESUS as multidões abandonadas Sofrimento Plano de salvação Moisés discípulos

29 “VER” Jesus continuará a ter seu olhar compassivo às multidões através do ministério dos discípulos.

30 “VER” – Como P. Aníbal Similaridade: “percorria as cidades ”
encontrando as pessoas Particularidade: um jovem cego tem que mostrar a ele o âmbito da sua missão

31 “VER” – Como P. Aníbal Com um olhar de AMOR: “Amarei e respeitarei
Os pobres de Jesus Cristo… membros sofredores filhos do mesmo Pai como todos os seres humanos com a dignidade pessoal

32 “VER” – Como P. Aníbal Com um olhar de ESPERANÇA e abertura
o mundo inteiro A Igreja de Jesus Cristo é o campo grande cheio de messes.

33 “VER” – Como P. Aníbal Com um olhar da FÉ: «Em verdade vos digo
que, tudo que você tem fizestes a um destes meus irmãos menor, você fez isso comigo.» (Mt 25,40)

34 “VER” – Como P. Aníbal Com o olhar da fé, esperança e caridade
que se transforma em oração e ação.

35 “VER” - Como educador rog.
Com FÉ: SINAIS DOS TEMPOS uma leitura precisa das situações cenário complexo ser testemunhas eficazes encarnar na vida e na cultura atual aprender e compreender a linguagem, as diretrizes, as perguntas e as expectativas, as sombras e as luzes compreender os sinais que anunciam o futuro e incentivam a esperança

36 “VER” - Como educador rog.
Com FÉ: SINAIS DOS TEMPOS O educador rogacionista deve … ser uma “presença educativa” ser envolvido na vida do educando/usuário descobrir as suas qualidades conhecer as suas questões existenciais

37 “VER” - Como educador rog.
Com AMOR: NOVA ANTROPOLOGIA = o olhar para a humanidade como Família de Deus “A Igreja está a serviço de todos seres humanos, homens e mulheres, chamados à liberdade dos filhos de Deus, para a cheia realização de sua dignidade pessoal e fraternidade entre todos”. (Aparecida, 32.)

38 “VER” - Como educador rog.
Com AMOR: NOVA ANTROPOLOGIA

39 “VER” - Como educador rog.
Com AMOR: NOVA ANTROPOLOGIA Tarefa da educação é formar pessoa ... equilibrada e madura   aberta ao diálogo   aceitação e auto-estima e respeito pela diversidade   respeitador dos outros e da criação   capaz de inserir-se como protagonistas na sociedade como cidadão honesto e bom cristão   com uma boa formação humana, religiosa, cultural e profissional

40 “VER” - Como educador rog.
Com AMOR: NOVA ANTROPOLOGIA protagonismo e centralidade do educando / usuário como agente ou ator principal da sua vida

41 “VER” - Como educador rog.
Com ESPERANÇA O HOMEM, O PROJETO DE DEUS O objetivo final da pedagogia rogacionista : construir a identidade da pessoa descobrir e desenvolver seu potencial chegar à completa realização de si mesmo como o projeto de Deus

42 “VER” - Como educador rog.
Com ESPERANÇA O HOMEM, O PROJETO DE DEUS Novidade da visão de Aníbal Di Francia O homem como "vocação"

43 “VER” - Como educador rog.
Com ESPERANÇA O HOMEM, O PROJETO DE DEUS A metodologia rogacionista = não condição ou impõe, mas permite que o jovem: encontra o seu próprio eu identifica as suas próprias características e tendências faz suas próprias escolhas faz um planejamento da própria vida

44 “VER” - Como educador rog.
abre a porta para que o aluno possa entrar.

45 “SENTIR” COMPAIXÃO EDUCAR PARA ESCUTAR (COM O CORAÇÃO)

46 “SENTIR” - Como Jesus 36Vendo as multidões,
teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.

47 “SENTIR” - Como Jesus conhecimento e percepção interior
compaixão ternura de Deus sentidos externos audição e visão

48 Jesus envolve os discípulos, deixando um exemplo para os
Visão das multidões: "ovelhas sem pastor" JESUS  COMPAIXÃO  DISCÍPULOS MISSÃO participação / colaboração REAÇÃO Palavra e ação

49 “SENTIR” - Como Jesus A compaixão de Jesus é a origem
de cada ministério de compaixão de todos os discípulos às multidões de cada tempo e cada lugar.

50 “SENTIR” - Como P. Aníbal
" A caça dos Pobres " vocês nunca serão capazes de parar o sentimento de caridade “os pobres sempre estarão entre vocês”

51 “SENTIR” - Como P. Aníbal
“revela seu coração angélico e o seu amor aos pobres” “a expressão mais sincera e mais alta da caridade cristã” " A caça dos Pobres " “um grande apóstolo da caridade cristã”

52 “SENTIR” - Como P. Aníbal
A compaixão para os pequenos e os pobres é o caminho natural e instintivo de sua pessoa.

53 “SENTIR” - Como educador rog.
Elementos especificos: A paixão pela educação O meticuloso cuidado e atenção O estudo de aptidão de cada educando O monitoramento contínuo e silencioso A socialização = testemunha da vida A promoção da cultura O trabalho A oração Método de pedagogia rogacionista Amorevolezza

54 “SENTIR” - Como educador rog.
Relações = laboratório: reconhecimento de outro verdadeiro diálogo primazia da misericórdia prioridade (a sacralidade) de cada pessoa apreciacão de cada um aceitação do apelo, do dom, a chamada   de Deus Amorevolezza

55 “SENTIR” - Como educador rog.
estimulador (= facilita) o processo de auto-descoberta hermeneuta (= interpreta) capaz de perceber os sinais indicadores do plano de Deus acompanhador que direciona psicólogo que intui mestre que ensina guia à autodisciplina, testemunha de seu valor com a vida Papel do EDUCADOR

56 “SENTIR” - Como educador rog.
“Para ser um educador deve ser um filósofo, teólogo, grande especialista do coração humano e santo.” (ADIF)

57 De compaixão surge o Rogate: a oração e a caridade
37Então disse a seus discípulos: “A messe é realmente grande, mas os operários são poucos!  38 Rogai, pois, ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe!”

58 De compaixão surge o Rogate: a oração ea caridade
Uma relação de reciprocidade : MESSE = em quantidade = abundante OPERÁRIOS = número insuficiente Então, o problema real é a falta de operários!

59 De compaixão surge o Rogate: (oração e caridade)
JESUS vê a situação = “multidões abandonadas” sentiu compaixão = “ovelhas sem pastor” identificou o problema real = “messe abundante, operários são poucos” oferece uma dupla solução duas dimensões de uma mesma realidade dois lados da mesma moeda: a oração e a caridade!

60 “ORAR” ROGATE EDUCAR PARA SER “DISCÍPULOS”

61 “ORAR” A palavra rogate
= comando urgente de Jesus a rezar ao Senhor da messe = dirigido aos discípulos: disponibilidade com base na confiança ao Mestre não agem por sua própria iniciativa, mas por obediência prova de ser seus "discípulos"

62 “ORAR” O comando da oração lhes diz respeito como discípulos
Eles são os únicos a receber a ordem de Jesus. A oração para os “operários da messe" marca a distinção entre os discípulos e as multidões. Assim, é baseado na relação imediata com Cristo

63 “ORAR” Jesus não ordenou os discípulos a serem “operários de Deus",
mas para orar por os operários da messe. È a oração para os “operários da messe", com que eles se tornem discípulos.

64 “ORAR” “Jesus chamou os apóstolos para estar com ele
e para ser enviado.” (Mc 3,14) “Estar com ele”= sintonizar nossas vidas em que de Jesus (discipulado), para compartilhar e expressar hoje, com os mesmos sentimentos e atitudes, sua compaixão pelas multidões abandonadas (apostolado).

65 “ORAR” A compaixão [amorevolezza] é baseado sobre as relações…
“Aprendei de mim, porque sou manso [compassivo] do coração”! Para ser "discípulos" Rogacionistas temos que "estar com Cristo do Rogate", para aprender o verdadeiro amor, a verdadeira compaixão.

66 “ENVIAR” CARIDADE EDUCAR PARA SER BONS OPERÁRIOS/“MISSIONÁRIOS”

67 “ENVIAR” A missão está ligada à oração. A compaixão de Jesus
dá origem ao comando da oração dá à luz da missão dos discípulos.

68 “ENVIAR” Jesus disse aos seus discípulos: “Ide; eis que vos envio …
Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.”

69 A missão requer que os missionários estão conformados com Jesus.
“ENVIAR” A missão requer que os missionários estão conformados com Jesus. porque A eficácia da missão depende dos operários, que se tornaram como Jesus.

70 Concretamente com o empenho de:
“ENVIAR” A missão da Família do Rogate = Seja a encarnação do "Rogate" de Jesus = Estenda seus gestos de compaixão da salvação Concretamente com o empenho de: Rezar, Propagar , Ser

71 “ENVIAR” A educação da juventude
é a expressão máxima da nossa caridade para "a grande messe das gerações futuras”.

72 CONCLUSÃO O ser e o fazer são inseparáveis.
O testemunho de nossas vidas e as nossas obras apostólicas são igualmente necessárias.

73 Identidade rogacionista: ser e agir discípulos e missionários
CONCLUSÃO Identidade rogacionista: ser e agir discípulos e missionários oração e caridade “roga” – “ação”

74 CONCLUSÃO E os educandos / usuários ... onde estão?
Tudo o que faremos durante este simpósio será para eles. Tudo o que quereremos fazer depois do simpósio será em vista deles.

75 CONCLUSÃO Nossa ação sócio-educativa será eficaz quando…
tiramos inspiração e força na fonte do Rogate (coração compassivo de Jesus) somos capazes de viver plenamente a nossa vocação como "discípulos missionários“ do Rogate somos capazes de acompanhar o educando/usuário para descobrir e viver a sua identidade (especificamente rogacionista)

76 "discípulos-missionários" do Rogate na grande messe
CONCLUSÃO Nossa oração para os bons operários será realmente cumprida quando, como nós, nossos educandos / usuários vão ser "discípulos-missionários" do Rogate na grande messe no mundo.

77 Oração ao Senhor da Messe
Pai santo, Senhor da messe, Vós chamastes Santo Aníbal Maria a sentir a mesma compaixão do vosso Filho Jesus pelas multidões cansadas e abatidas como ovelhas sem pastor, e o inspiraste à oraçao incessantes pelos operários do evangelho e o amor preferencial aos pequenos e pobres. Por sua intercessão, enviai operários e operárias à vossa messe e concedei a nós que o veneramos como pai e fundador, compartilhar em plenitude de seu espírito de oração e sua grande caridade. Amém. ENVIAI, SENHOR…

78 “Tres cartas de Teddy”


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