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«Da mihi animas, cetera tolle» Atinjamos a experiência espiritual de Dom Bosco, para caminhar na santidade segundo a nossa específica vocação «A glória.

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4 «Da mihi animas, cetera tolle» Atinjamos a experiência espiritual de Dom Bosco, para caminhar na santidade segundo a nossa específica vocação «A glória de Deus e a salvação das almas»

5 Na base de tudo, qual fonte de fecundidade da sua ação e da sua atualidade, existe qualquer coisa que quase sempre foge também a nós, seus filhos e filhas: a profunda vida interior, aquela que se poderia chamar a sua familiaridade com Deus. Quem sabe que não seja próprio isto o melhor que dele temos para poder invocá-lo, imitar, seguir para encontrar o Cristo e fazê-lo encontrar ao jovens.

6 Conhecer a vida de Dom Bosco e a sua pedagogia não significa ainda compreender o segredo mais profundo e a razão última da sua surprendente atualidade. Não basta conhecer os aspectos da vida de Dom Bosco, das suas atividades e também do seu método educativo.

7 O santo é o homem no qual o natural ultrapassa o sobrenaral e o sobrenatural é presente em Dom Bosco em medida notável. Para nós não existem dúvidas: o verdadeiro santo da Itália moderna é Dom Bosco.

8 Cada cristão, na concretude da sua situação, é chamado a encarnar de modo próprio a universal figura de Jesus, sem obviamente desgastá-la. Os santos oferecem um caminho concreto e válido em direção a esta identificação com o Senhor Jesus.

9 A espiritualidade é um modo caraterístico de sentir a santidade cristã e de tender a essa; é a vivência cristã, uma ação conjunta com Deus que pressupõe a fé.

10 A espiritualidade salesiana consiste em vários elementos: é um estilo de vida, oração, trabalho, relações interpessoais; uma forma de vida comunitária; uma missão educativa pastoral sobre a base de um patrimônio pedagógico; uma metodologia formativa; um insieme de valores e atitudes caraterísticas; uma peculiar atenção à Igreja e a sociedade.

11 O ponto de partida da experiência espiritual de Dom Bosco é a glória de Deus e a salvação das almas; isto foi formulado por ele no seu programa de vida da mihi animas, caetera tolle.

12 Para atualizar a espiritualidade salesiana devemos re-partir de Dom Bosco, da sua experiência espiritual e do sistema preventivo. Os jovens tem necessidade de testemunhas. Nos querem homens espirituais", homens de fé, sensíveis as coisas de Deus e prontos a obediência religiosa na procura do melhor. Não é a novidade que nos torna livres, mas a verdade; a verdade não pode ser moda, superficialidade, improvisação: «veritas liberabit vos».

13 Uma expressão de São Francisco de Sales diz: A pessoa é a perfeição do universo; o amor é a perfeição da pessoa; a caridade e a perfeição do amor. É uma visão universal que coloca em escala ascendente quatro modos de existir: o ser, o ser pessoa, o amor como forma superior a qualquar outra expressão, a caridade como expressão máxima do amor.

14 A chama da caridade em nós é um mistério e uma graça; não provém da iniciativa humana, mas é participação na vida divina e efeito da presença do Espírito. Não poderíamos amar Deus se Ele não nos tivesse amado por primeiro, fazendo-nos sentir e dando- nos o gosto e o desejo, a inteligência e a vontade, para corresponder-vos. Não poderíamos nem mesmo amar o próximo e ver neste a imagem de Deus, se não tivéssemos a experiência pessoal do amor de Deus.

15 O elemento típico da caridade pastoral é o anúncio do Evangelho, A educação à fé, a formação da comunidade cristã, a fermentação evangélica do ambiente.

16 Se é verdade que a espiritualidade cristã tem elementos comuns e válidos para todas as vocações, é pura verdade que essa é vivida com diferenças peculiares e específicas segundo o próprio estado de vida: o ministério presbiteral, a vida consagrada, os fiéis leigos, a família, os jovens, os anciãos, … tem seu modo típico de viver a experiência espiritual. O mesmo vale para a espiritualidade salesiana.

17 Comunicar a espiritualidade salesiana aos leigos corresponsáveis conosco na ação educativa pastoral se torna um empenho fundamental.

18 Empenhemo-nos a aprofundar qual foi a experiência espiritual de Dom Bosco, o seu perfil espiritual, para descobrir o Dom Bosco místico; poderemos assim imitá-lo, vivendo uma experiência espiritual com identidade carismática.

19 Vivamos o centro e a síntese da E spiritualidade salesiana, que é a caridade pastoral. Essa foi vivida por Dom Bosco como busca da glória de Deus e salvação das almas e se é feita para ele oração e programa de vida no da mihi animas, caetera tolle.

20 A espiritualidade salesiana tem necessidade de ser vivida segundo a vocação que cada um recebeu de Deus.

21 Ofereçamos aos jovens que acompanhamos a espiritualidade juvenil salesiana. Proponhamos a espiritualidade salesiana aos leigos comprometidos a partilhar a missão de Dom Bosco.

22 Com atenção a pastoral familiar, indicamos às famílias uma espiritualidade adaptada a sua condição.

23 Em fim convidamos a fazer experiência espiritual também jovens, leigos e famílias das nossas comunidades educativas pastorais ou dos nossos grupos e associações que pertencem a outras religiões ou que se encontram em situações de indiferença diante de Deus;

24 A todos é possível a experiência espiritual como espaço para a interioridade, o silêncio, o diálogo com a própria consciência, a abertura ao trascendente.

25 Sr. Alba Vernazza fma


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