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Workshop: As redes sociais, e a internet nos negócios

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Apresentação em tema: "Workshop: As redes sociais, e a internet nos negócios"— Transcrição da apresentação:

1 Workshop: As redes sociais, e a internet nos negócios

2 A evolução da Internet A influência na vida dos brasileiros As redes sociais Uso pessoal e profissional Comércio eletrônico

3 Mundo virtual: Um caminho sem volta??? VÍDEO o crescimento do mkt digital

4 A INTERNET REVOLUCIONOU A VIDA DO HOMEM...

5 Em que você depende da internet?
E sua empresa???

6 No mundo dos negócios não é diferente; o uso de recursos e ferramentas online pode representar diversas vantagens competitivas para as empresas.

7 A Internet chegou no Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Rio de Janeiro UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica). 

8 A exploração comercial da Internet foi iniciada em dezembro/1994 a partir de um projeto piloto da Embratel, onde foram permitidos acesso à Internet inicialmente através de linhas discadas.

9 Tudo isto acontecendo. E Você está conectado
Tudo isto acontecendo... E Você está conectado? Sua empresa está conectada? 37,4 % dos brasileiros estão conectados. Segundo o Ibope, em janeiro de ,5 milhões de brasileiros foram usuários ativos da internet.

10 Somos mais de 190 milhões de brasileiros...
habitantes e 37,4% está conectado

11 Entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012, o número de usuários ativos domiciliares passou de 34,2 milhões para 39 milhões, informou o Ibope.

12 Entre os sites de maior acesso, a categoria com maior crescimento mensal trazia os endereços governamentais. A audiência desses sites passou de 22,3 milhões de usuários em dezembro para 25,3 milhões em janeiro. Segundo o Ibope, o crescimento está relacionado à busca de informações sobre assuntos como o Enem e o Prouni.

13 O Ibope mostrou que a publicidade na internet também começou 2012 em alta. “Em janeiro, foram veiculadas mais de 6 mil campanhas de diferentes anunciantes”, diz a entidade. O crescimento foi de 39% em comparação a janeiro de 2011.

14 Empresas do seu segmento, usam a internet? Você está informado?

15 O tempo para alcançar 50 milhões de usuários
Rádio 38 anos TV anos Internet 04 anos IPOD 03 anos FACEBOOK 09 meses = 100 milhões de usuários!!!

16 A internet Não é uma rede de computadores É UMA REDE DE PESSOAS.

17 Ferramentas de uso diário nas empresas
Skype Msn Prós e contras

18 A internet e os empregos
Critérios para seleção de candidatos A maioria das pessoas esquece que é um campo aberto, e fazem uso pessoal, não prestando muito atenção no que é postado. Twitter – colocam o que vem a cabeça no momento

19 Currículos com endereços de emails inadequados
Perfil no Orkut, Facebook sem cuidados com a imagem Postagens sobre o trabalho ou emprego anterior Comentários que se referem ao emprego ou à função que exerceu, entre outras.

20 Orientar Oriente seu colaborador a utilizar de forma correta as redes sociais. Saiba fazer uso do networking.

21 Perfil pessoal Cuidar com os posts Comentários Com quem adiciona
Com o que compartilha Os links que abre

22 Faça bom uso Da rede de contatos que pode ser positiva em algum momento Faça amigos Conheça diferentes públicos, gostos, marcas, ideias, conceitos, tendências Busque o que se identifica com você. Faça seu marketing pessoa, a oportunidade pode passar quando você menos esperar. PESSOAL É PESSOAL, PROFISSIONAL É PROFISSIONAL.

23 LINKEDIN Excelente oportunidade de postar atualizações profissionais e buscar oportunidades.

24 QUEM ESTAVA CONECTADO EM MAIO DE 2011? A MORTE DE OSAMA BIN LADEN
Mudou a rotina do mundo.

25 Outros momentos A morte de Michael Jackson
A repercussão da entrevista da Xuxa no Fantástico

26 Na internet velocidade de avaliação é cem vezes maior
índices de resposta são quinze vezes mais altos Vitrine infinita (Fenômeno da Cauda Longa).

27

28 produtos mais populares: o maior espaço na gôndola
pequenos nichos: vitrine sem fim Empresas conseguem faturar com o mercado de nichos, tanto quanto ou mais que os produtos tradicionais, graças a internet.

29 Se a loja é uma livraria, sabemos que a última aventura do Harry Potter vai vender tanto que representará uma parcela significativa do faturamento. Por este motivo a livraria acaba colocando em suas prateleiras aqueles títulos que têm mais chance de vender. Como o espaço físico de uma loja é limitado e tem um custo, só é possível disponibilizar uma quantidade limitada de títulos diferentes.

30 Na INTERNET isso tudo muda. A “prateleira” é infinita
Na INTERNET isso tudo muda. A “prateleira” é infinita. A limitação é a quantidade oferecida, não o espaço físico utilizado. Ex: uma livraria pode conter 100 mil livros. A AMAZON possui em sua venda virtual, 3,7 milhões de livros diferentes. Obs: por disponibilizar esta quantidade não quer dizer, necessariamente, ter isto em estoque.

31 Utilizando o mundo digital nos negócios
. As redes sociais . E-commerce vídeo

32 Velocidade da informação
consumidor cada vez mais aberto ao consumo. as marcas optam por entender as necessidades de cada consumidor de maneira única, seguindo perfis, comportamentos, tendências. Investir em novas tecnologias e profissionais qualificados pode gerar relacionamentos satisfatórios entre marcas e usuários.

33 Focar no consumidor por meio das redes sociais tem sido estratégia para envolver e estabelecer relacionamentos; O internauta ávido por novas experiências. Ele está sempre conectado, e buscando, conhecendo, descobrindo... A digitalização da informação proporciona novas atitudes e novas posturas de atuação mercadológica para as marcas que visam se relacionar de forma mais ativa.

34 Mundo digital O mundo digital é uma realidade e as empresas devem estar prontas para romper fronteiras em busca de posicionamento globalizado, interagindo e optando por uma convivência colaborativa com seus consumidores, oferecendo um ambiente virtual de conteúdo a baixo custo e ao mesmo tempo, um espaço para a livre troca de diálogos, troca de experiências e realizações pessoais.

35 O QUE MUDOU? As pessoas acessam a internet para: - se comunicar
- pesquisar - comparar - reclamar - comprar... - para conhecer tendências e diferentes tipos de produtos - para saber a opinião dos outros a respeito do que pretende comprar

36 Vídeo A evolução das mídias sociais

37 Utilizando as Redes Sociais
Utilizando as Redes Sociais... compartilhamento de informações, conhecimentos e interesses  

38 MÍDIA SOCIAL: espaço de exposição de uma informação, de um arquivo.
REDES SOCIAIS: espaço onde as pessoas interagem.

39 Redes de relacionamento: Facebook, Twitter, Orkut, etc.
Redes profissionais: Linkedin

40 Facebook: mais de 750 milhões de pessoas no mundo, no Brasil 30,9 milhões de usuários.
Twitter: 14, 2 milhões de usuários no Brasil. É uma ferramenta mais restrita, não é para postar imagens, etc. 142 caracteres. Em números o Orkut tem bastante perfis, porém menos ativos que o Facebook. O público feminino é o que mais acessa. De 24 a 34 anos a média que mais acessa.

41 Início das redes sociais...
Surgiram ainda na antiguidade, onde os homens sentavam ao redor da fogueira para compartilhar ideias, gostos, interesses gerais. AS REDES SOCIAIS surgiram justamente para fortalecer laços, compartilhar interesses e afinidades. As primeiras trocas vieram por s.(correio eletrônico).

42 As redes... São um canal de divulgação do produto, desde que se componha o briefing: - o que queremos e o que precisamos fazer? - o que esperamos que a pessoa faça depois de receber a informação? - que haja um histórico de comunicação, uma identidade visual e de acordo com a proposta da empresa.

43 É importante ressaltar que, as pessoas encontram-se distribuídas em grupos, por afinidade, por faixa etária, por gosto, por opções diversas, por costumes, profissão, etc. Não tem como ter assunto ou linguagem que atinja todo mundo, por isto é necessário nichar este público. Direcionada a quem. Quanto mais nichado for, maior será o engajamento.

44 ESTE É O FOCO NAS REDES SOCIAIS PARA OBTER RESULTADOS.
ENGAJAMENTO ESTE É O FOCO NAS REDES SOCIAIS PARA OBTER RESULTADOS.

45 NA INTERNET O QUE MANDA É O CONTEÚDO!!!

46 Por meio das redes sociais, é possível:
- saber o que o cliente quer, e o que ele pensa a respeito do que nos interessa - ouvir o que ele está dizendo, como está se comunicando, do que está reclamando ou o que está compartilhando com seus amigos. É uma oportunidade da empresa: - mostrar que entende o cliente e suas necessidades - escolher algo que as pessoas querem falar e falar sobre o assunto

47 A evolução... 2003 Linkedin (rede profissional) 2004 Orkut
2004 Facebook criado para estudandes de Harvard e se expandiu, a partir de 2006 qualquer pessoa a partir dos 13 anos poderia criar seu perfil. 2006 Twitter Hoje o Facebook já ultrapassou o Orkut. Até pode não ser nos números, mas o Orkut possui muitos perfis que não são atualizados, apenas existem.

48 Facebook Surgiu em 2004 e conta com mais de 750 milhões de usuários ativos no mundo. 30,9 milhões no Brasil A migração do Orkut para o Facebook se deu até porque ele oferece mais recursos

49 Dos 750 milhões de membros da rede social Facebook mais de 300 milhões fazem acessos diários, e o tempo médio gasto na rede está perto de uma hora por dia.

50 Mais de 3% do tráfego de sites de comércio eletrônico americano vieram do Facebook em 2010, e, nesse mesmo ano, as vendas de publicidade no Facebook já ultrapassaram as do Google. Entre “10 a 15% dos gastos dos consumidores nos países desenvolvidos será em sites como o Facebook em três a cinco anos”, segundo Mike Fauscette, analista da IDC.

51 Mesmo sem necessariamente realizar a transação no Facebook, as redes sociais podem ser uma boa tática para promover vendas. Iniciada pela Amazon, a ideia de incluir uma rede de amigos nas recomendações de produtos oferece uma efetiva forma de personalizar o site; ao conectar ao site Facebook, várias aplicações foram lançadas pela Amazon para, por exemplo, rastrear as atividades dos visitantes do site da Amazon (escolha de produtos, comentários, avaliações, etc.), lembrete de aniversários de seus amigos e, especialmente, a recomendação de produtos e ideias do presente de suas áreas de interesse, deduzida do seu perfil do Facebook.

52 Obviamente, este movimento é menos intenso no Brasil, mas o Facebook teve um enorme crescimento em nosso país, recentemente, e tudo indica que o E-Commerce siga as mesmas trilhas que o varejo eletrônico norte-americano.

53 AS REDES são utilizadas por internautas de diferentes idades, e estão sendo adotadas pelas empresas como uma importante ferramenta de divulgação e ampliação de negócios. AS REDES deixaram de ser um assunto passageiro, e se consolidam hoje, e são acessadas, e cada vez mais, pessoas conectadas.

54 AS REDES VIRARAM MODA?

55 É uma nova tendência que veio para ficar e evoluir sempre mais.
Não é moda... É uma nova tendência que veio para ficar e evoluir sempre mais.

56 INVESTIR NAS REDES SOCIAIS
Não significa ter um funcionário “postando” o tempo todo falando qualquer coisa para dizer que está “on line”... É necessário foco. Planejamento. Saber onde quer ir.

57 PLANEJAMENTO Para investir em uma rede social, é necessário saber para que público quero direcionar minha informação. Onde está este público, o que ele consome, o que ele diz, o que pensa a respeito dos produtos do segmento de minha empresa. De quem ele está comprando? Onde comprou? Quais as redes que acessa? Que tipo de informação ele recebe e compartilha?

58 Divulgando a empresa no Facebook
Por onde começar? CRIAR UMA PÁGINA DE FÃS Oferece diversos aplicativos Passo a passo como criar As pessoas que se tornarem fãs, receberão sempre todas as atualizações que forem postadas

59 Como anunciar no Facebook
1º ter o Fanpage Pode pagar por clique ou ainda por CPM(mil impressões) Tipos de anúncio: - promover um site - promover uma Fanpage

60 Promover a Fanpage Histórias patrocinadas: exibe o anúncio para pessoas que são amigas de pessoas que curtiram. Ex: João curtiu o site ou a fanpage Empreendedores de sucesso. Eu posso me interessar e também curtir o assunto.

61 Irá acionar a página de anúncios do Facebook. A partir daí segue o passo a passo para anunciar. Pode delimitar os espaços que quer anunciar, por território, perfil de públicos e diversas outras opções. (disponibilização de vídeo do passo a passo)

62 Fanpage Pode ser interligado ao Twitter, You tube e outras redes, e ser canalizado para a Fan Page. Vídeo disponível do passo a passo.

63 Importante Obs: o relacionamento pelas redes sociais não se criam em um mês e nem em algumas campanhas isoladas.

64 VENDAS PELA INTERNET, E-commerce, comércio eletrônico
Vídeo Jornal da Globo E-BUSINESS (diversas atividades organizacionais na internet) E- COMMERCE (venda pela internet) E- SERVICE (serviços on line)

65 VENDAS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO DO BRASIL

66 ANO FATURAMENTO   R$ 18,70 bilhões R$ 14,80 bilhões R$ 10,60 bilhões R$ 8.20 bilhões R$ 6.30 bilhões

67 Video mercado do ecommerce

68 Os novos meios de comunicação como as redes sociais são destaque, pois têm causado um efeito profundo sobre o comércio eletrônico. Estima-se que 90% de todas as compras estão sujeitas a influência social, porém o ganho com esse meio ainda é pequeno, mas gradual e consistente. Em 2012, novos modelos comerciais baseados em redes sociais (em fase de aperfeiçoamento) terão ainda mais relevância para os varejistas.

69 Vendas pelo Facebook www.facebook.com/facecommerce
video disponibilizado do passo a passo

70 Os avanços que facilitaram o crescimento das vendas pela internet
Velocidade da informações – aperfeiçoamento da Banda Larga Home banking Transações pelo celular Pagamento seguro O uso crescente dos cartões de crédito

71 Considerações básicas
PARA INGRESSAR AS VENDAS PELA INTERNET, alguns itens básicos necessitam ser obervados:

72 Planejamento da empresa para as vendas na internet
Qualidade do site Como serão gerenciados os pedidos? Qual a linha de produtos disponibilizada? Programação dos recursos Logística fornecedores

73 O comércio eletrônico compreende
Não só a venda pela internet A realização de orçamento on line Disponibiliza um catálogo eletrônico Gestão do tempo no estoque real Pagamento on line Acompanhar a entrega Serviço pós venda-ouvidoria

74 é indispensável que se trabalhe muito bem a descrição dos itens disponíveis na loja, buscando ampliar o interesse dos clientes pela negociação.

75 Magazine Luiza Pioneira no comércio eletrônico no Brasil (1999)
Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico B2C - pela e-bit em prol do comércio eletrônico brasileiro.  Avaliado por meio de quesitos como facilidade no ato da compra, preços, manuseio/entrega dos produtos, cumprimento do prazo de entrega, e informações dos produtos, o lidera o ranking das lojas brasileiras que garantem maior satisfação dos clientes.

76 Depoimento no site “Adorei a compra feita, site seguro e super rápido pra navegação, produto com caracteristicas fáceis de entendimento, fiz uma ótima compra, parabéns MAGAZINE LUIZA continue assim.” Fonte Assessoria de Imprensa do Magazine Luiza

77 O Dia das Mães foi responsável por grande movimentação no comércio eletrônico. Segundo a e-bit, empresa especializada em informações de e-commerce, a segunda maior data para o segmento alcançou um faturamento de R$ 918 milhões, o que representa um crescimento nominal de 22% em relação ao mesmo período em 2011, quando o valor faturado foi de R$ 760 milhões.

78 Foram feitos 2,7 milhões de pedidos via web e o valor do tíquete médio ficou em R$ 340. Os produtos mais vendidos foram os eletrodomésticos. A categoria já é a mais vendida normalmente. O IPI reduzido ainda contribuiu muito para o grande volume de vendas. Em segundo lugar ficou “Saúde, beleza e medicamentos”, o que é típico da data. “Informática” ocupou a terceira posição, seguida por “Moda e Acessórios” e “Casa e Decoração”, respectivamente.

79 Sites de compras coletivas
Estima-se que o Brasil tenha hoje sites de compras coletivas, mas para os especialistas, apenas aqueles que buscarem um nicho devem se destacar e se manter em meio aos gigantes do setor. 

80 Lançado no ano passado, ele é voltado exclusivamente para descontos em produtos e serviços cristãos. A ideia surgiu depois que os idealizadores observaram o crescimento expressivo no mercado de compra coletiva no Brasil e constataram que não havia nada similar voltado para o público cristão que hoje representa 40 milhões de pessoas e movimenta estimados R$ 12 bilhões por ano no Brasil, segundo estudos do IBGE.

81 Hoje são 35 parceiros que anunciam diferentes produtos e serviços constantemente no Clube Ovelhas.

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83 As redes sociais vieram para substituir os sites???

84 O site institucional É uma forma de apresentar uma empresa sem transações financeiras. No entanto, não deve ser um folder on line. Precisa ter foco no cliente Precisão, clareza Design

85 Como criar um site para minha empresa?
Empresas especializadas Faça seu próprio site

86 Loja virtual Empresas especializadas (agências digitais) ou
Aluguel de lojas prontas Sites prontos

87 O que contempla um site bem organizado
Informações corretas e precisas sobre o que o cliente pode estar buscando: 74% dos clientes em potencial desistem se tiverem de procurar demais pelas informações básicas Na HOMEPAGE : - logomarca e slogan da empresa - quem somos e o que fazemos - onde nos encontrar - fone de contato - fale conosco - imagens claras e de boa qualidade - textos curtos, porém consistentes. - atualização periódica

88 Se houver depoimentos, comentários, que não tenham a data ou que seja atualizado constantemente, que não haja a impressão de “abandono”. Que haja um canal de comunicação, e que funcione, ou seja, que o cliente tenha o retorno. Que seja de fácil navegação

89 Criando o próprio site www.webnode.com.br www.googlesites.com

90 - utilizar textos genuínos
- informações atualizadas e interessantes - tiver definido seu nicho de mercado e seu público - usar de textos pequenos e consistentes, juntamente com imagens, bonitas e atrativas.

91 Ter uma página na internet, pode realmente aumentar as vendas da minha empresa? Torná-la conhecida mundialmente? Resposta: obviamente que não.

92 O que a empresa precisa perceber é que, os mesmos cuidados que destina para a fachada ou vitrine de sua loja, deve dispender para seu site, que será uma ferramenta de venda, 24 horas por dia, 07 dias por semana!!! Importante buscar assessoria para colocar a empresa nos mecanismos de busca, através do uso correto de palavras chave e outros itens.

93 Email marketing Evite anexos
Utilize a cópia oculta quando for enviado pela empresa Utilize imagens de boa qualidade, claras e com pouco textos e objetivos. Procure auxilio de agência profissional quando se tratar de envio de quantidades, pois, dependendo da forma que é enviada, o cliente não recebe (SPAM).

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98 Blogs Permite colocação de artigos ou posts. Organizados em forma cronológica. Deve combinar imagens, artigos, links para outros blogs ou sites. A parte interessante também é outras pessoas postarem seus comentários acerca do que é postado. O ESSENCIAL DO BLOG É SEU CONTEÚDO.

99 www.blogspot.com crie um blog grátis

100 Aspatricias.uol.com.br/blog
Blog de moda do SUL.

101 Os 10 BLOGS MAIS ACESSADOS
1) kibeloco.com.br (humor) 2) blogdojuca.uol.com.br (esportes) 3)minilua.com (diversos) mais de 3 milhões de visitas mês 4)naosalvo.com.br (piadas) 5) naointendo.com.br (jogos da Nintendo) 6) gizmodo.com.br (tecnologia) 7) blogdocupom.com.br (tudo sobre compras coletivas)

102 8) ferramentasblog.com (ferramentas para blogueiros)
9) ahnegao.com.br (humor e informação) 10) tecnoblog.net (TI)

103 Vídeo final DESEJO MUITO SUCESSO! E BOAS IDEIAS SEMPRE! Obrigado pelas presenças!!! Cristiane Viel Conselho Assessoria (54)


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