A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segurança no Trabalho TGEI-IMEI Filipe Amaral 10ºH Nº14 Módulo 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segurança no Trabalho TGEI-IMEI Filipe Amaral 10ºH Nº14 Módulo 1."— Transcrição da apresentação:

1 Segurança no Trabalho TGEI-IMEI Filipe Amaral 10ºH Nº14 Módulo 1

2 O que é segurança no trabalho?
Segurança do trabalho, segurança laboral, é um conjunto de ciências e tecnologias que têm os objetivos de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes.

3 Visão e iluminação Muita luz pode gerar uma sensação de desconforto, além de causar problemas de visão; cores diferentes torna o ambiente de trabalho menos monótono, causando uma sensação de bem-estar; A luz natural da janela nunca deve refletir directamente no monitor do computador; A luz solar deve ser sempre aproveitada; Saiba mais… A iluminação é um factor que influencia diretamente o conforto, a produtividade e a saúde dos profissionais no ambiente de trabalho. Seguem alguns cuidados a ter sobre iluminação no local de trabalho.

4 Ruído, radiações, ambiente térmico, eletricidade e objetos cortantes
Evite bater com materiais durante o manuseamento e transporte; • Não fale alto; • Se detectar alguma situação anómala, comunique: Podem ser tomadas medidas para eliminar ou minimizar o ruído.

5 Ruído, radiações, ambiente térmico, eletricidade e objetos cortantes
A exposição da generalidade das pessoas aos campos electromagnéticos ocorre todos os dias e das formas mais variadas. Os equipamentos correntes – os electrodomésticos nas cozinhas, os microondas, os ecrãs dos computadores, os sistemas de segurança nas lojas, as redes de transporte de energia, as estações de rádio e de televisão, os seus respectivos aparelhos, os radares, entre outros, contribuem para uma exposição permanente aos CEM.

6 Ruído, radiações, ambiente térmico, eletricidade e objetos cortantes
Condições ambientais aconselhadas: A temperatura ideal situa-se entre 21ºC e 26 ºC;  A humidade relativa do ar deve estar entre 55% a 65%; A velocidade do ar deve ser cerca de 0,12 m/s. Os ambientes térmicos podem ser classificados como : Quentes (Fundições, Cerâmicas , Padarias); Frios (armazéns frigoríficos, actividades piscatórias); Neutros (escritórios). Logicamente que as situações mais preocupantes ocorrem em ambientes térmicos frios e quentes ou sobretudo quando as duas possibilidades existem na mesma empresa ou no mesmo posto de trabalho.

7 Ruído, radiações, ambiente térmico, eletricidade e objetos cortantes
Consequências de um choque eléctrico: Convulsão Paragem respiratória Asfixia Queimaduras Fibrilação Ventricular Electrocussão ATENÇÃO Em caso de acidente: Não toque na vítima Desligue a energia eléctrica no quadro mais próximo Peça socorro

8 Ruído, radiações, ambiente térmico, eletricidade e objetos cortantes
Objetos cortes Os objetos cortantes são um dos grandes causadores de acidentes no trabalho. Factores de Risco: Utilização de ferramentas cortantes Acumulação dos resíduos de materiais, aparas, etc. Medidas de Prevenção e/ou Proteção a adoptar: Correta arrumação das ferramentas e utilização de caixas de ferramentas portáteis. As ferramentas cortantes não utilizadas devem permanecer nas respectivas capas. Recolher os resíduos imediatamente após a sua geração e colocá-los em recipientes adequados. Utilizar os equipamentos de proteção individual apropriados.

9 Fadiga e postura Ergonimia A palavra “Ergonomia” surgiu da junção de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. A Ergonomia pode ser aplicada em vários sectores de actividade: ergonomia industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.. Em todos eles podem ocorrer intervenções ergonómicas para melhorar significativamente a eficiência, a produtividade, a segurança e saúde nos postos de trabalho. Ver Modelo Ergonómico Principais riscos de perturbações músculo-esqueléticas. Lesões lombares. Lesões do pescoço/ombro. Lesões do antebraço/pulso/mão.

10 Ferramentas utilizadas na manutenção de equipamentos informáticos
Exemplos: Chave de fendas philips; Chave Torx(portáteis) Pincel de fibra de vidro de limpeza; Pinça ou alicate de pontas. Pulseira Anti-estática.

11 Manuseamento correto das ferramentas de trabalho

12 Considerações gerais sobre segurança no trabalho


Carregar ppt "Segurança no Trabalho TGEI-IMEI Filipe Amaral 10ºH Nº14 Módulo 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google