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Conselhos para Utilizadores de Computadores DGRH – Gab. Técnico.

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Apresentação em tema: "Conselhos para Utilizadores de Computadores DGRH – Gab. Técnico."— Transcrição da apresentação:

1 Conselhos para Utilizadores de Computadores DGRH – Gab. Técnico

2 HABITUALMENTE PASSAMOS MUITAS HORAS EM FRENTE DE UM COMPUTADOR E EXISTEM RISCOS PARA A SAÚDE ASSOCIADOS AO NOSSO TIPO DE TRABALHO. ESTES PROBLEMAS RESULTAM, SOBRETUDO, DE MANTERMOS UMA POSTURA ESTÁTICA (NEM SEMPRE A MAIS CORRECTA) DURANTE LONGOS PERÍODOS DE TEMPO. OS PRIMEIROS SINAIS SÃO: TENSÃO NO PESCOÇO, DORES NO PUNHO, OMBROS E COLUNA. ESTES SINTOMAS, PODEM AGRAVAR-SE E TRANSFORMAREM-SE EM DOENÇAS CRÓNICAS. DE SEGUIDA, SÃO TRANSMITIDOS ALGUNS CONSELHOS PRÁTICOS QUE PODERÁ ADOPTAR PARA MINIMIZAR ESTES PROBLEMAS.

3 DGRH – Gab. Técnico A PRIMEIRA ABORDAGEM DEVE SER SOBRE O SEU POSTO DE TRABALHO. PEQUENAS MODIFICAÇÕES PODEM ALTERAR SIGNIFICATIVAMENTE O CONFORTO, A SEGURANÇA, A QUALIDADE E A EFICÁCIA DA SUA ACTIVIDADE PROFISSIONAL.

4 DGRH – Gab. Técnico Horrores no escritório… Costas não estão apoiadas no encosto da cadeira Os Pés não estão apoiados no chão O Rato está longe, provocando o aumento da força no ombro Teclado mal posicionado Monitor mal posicionado Candeeiro mal posicionado, deve-se eliminar os reflexos no ecrã Cactos crescem em ambientes secos e quentes! Pescoço virado para olhar para o monitor Almofadado a pressionar a zona inferior da coxa provoca dificuldades de circulação sanguínea

5 DGRH – Gab. Técnico Ambiente de trabalho ideal… Cabeça levantada Ombros relaxados Costas erectas e apoiadas Material de referência bem posicionado Monitor à altura dos olhos e braços distanciados Olhar em frente Mãos alinhadas com o antebraço Pressão moderada do almofadado da cadeira Pés apoiados, podendo ser usado um apoio

6 DGRH – Gab. Técnico …Ambiente de trabalho ideal… Elimine qualquer reflexo no seu monitor. Posicione os restantes equipamentos em locais acessíveis.

7 DGRH – Gab. Técnico DESPENDA, PELO MENOS, DE 5 MINUTOS POR HORA LONGE DO SEU COMPUTADOR APROVEITE OUTRAS TAREFAS PARA DESCANSAR E MOVIMENTAR-SE, COMO TIRAR FOTOCÓPIAS OU ARQUIVAR DOCUMENTOS. FAÇA EXERCÍCIOS LOCALIZADOS.

8 DGRH – Gab. Técnico Exercícios para punhos e braços EXECUTE EXERCÍCIOS OU MOVIMENTOS DE ALONGAMENTO PERIODICAMENTE Este slide mostra alguns de movimentos de alongamento que pode executar no escritório.

9 DGRH – Gab. Técnico Exercícios para as costas e ombros Levante-se, com as costas direitas, coloque a mão direita no seu ombro esquerdo e mova a cabeça para trás suavemente. Repita o exercício para o ombro direito

10 DGRH – Gab. Técnico Exercícios para a cabeça e o pescoço Movimente a cabeça da esquerda para a direita e novamente para a esquerda Movimente a cabeça de trás para a frente

11 DGRH – Gab. Técnico Alongamentos na cadeira … Exercite os alongamentos, conforme abaixo indicado, várias vezes ao dia e/ou sempre que se sinta cansado. Não se esqueça de se levantar de vez em quando e passear pelo escritório! Vai ver que se sentirá melhor! segundos 2 vezes segundos 8-10 segundos - Para cada lado segundos

12 DGRH – Gab. Técnico … Alongamentos na cadeira … 3-5 segundos 3 vezes segundos Cada braço 10 segundos

13 DGRH – Gab. Técnico … … Alongamentos na cadeira 8-10 segundos Cada lado 8-10 segundos Cada lado segundos 2 vezes 8-10 segundos Abane as mãos

14 Apresentação efectuada pelo Departamento de Gestão de Recursos Humanos Gabinete Técnico Caro Colega! Aproveite estes conselhos para melhorar a sua condição física e de trabalho. Bom Trabalho!


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