A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SANTOS JUNINOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SANTOS JUNINOS."— Transcrição da apresentação:

1 SANTOS JUNINOS

2 Chamamos no Brasil de Festa Junina, as festas que comemoramos no mês de junho em homenagem a três Santos Cristão: Santo Antonio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro(dia 29). A influência Portuguesa em nossa cultura é a razão pela qual comemoramos as datas desses santos.

3 Esse mês é marcado por festa típicas, comidas deliciosas e muita dança.
A comemoração apresentam diversas características de acordo com a região do país.

4 SANTO ANTONIO – 13 DE JUNHO
Festejado no dia 13 de junho, Santo Antônio é um dos santos de maior devoção popular tanto no Brasil como em Portugal. Fernando de Bulhões nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195 e faleceu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de Recebeu o nome de Antônio ao passar, em 1220, da Ordem de Santo Agostinho para a Ordem de São Francisco e é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou Santo Antônio de Pádua. Santo Antonio, considerado o 'Santo Casamenteiro' ajuda as mulheres e homens que estão "condenados" a ficar solteiros a realizar os tão sonhados casamentos.

5 Os devotos que perdem a paciência acrescentam algumas simpatias ao hábito de rezar por 13 noites. A principal delas é colocar a imagem de Santo Antonio de ponta-cabeça, mergulhada em um recipiente com água, até o dia do casamento.

6 SÃO JOÃO– 24 DE JUNHO 24 de junho, é feriado regional. Além das celebrações católicas, a data é comemorada a partir da noite do dia 23 com muitas festas animadas, com fogueira, fogos de artifício e forró e regadas a bebidas e comidas típicas, como bolos, doces, licores, milho (cozido e assado na fogueira), canjica e quentão. Na sua festa ele sempre está dormindo e as moças aproveitam disso para vestir roupas bonitas e saírem à procura de marido.

7 Os pais de São João eram Isabel e Joaquim e quando ele nasceu, a Virgem Maria foi visitá-lo sendo recebida por Isabel com os versos do "Magnificat" . João cresceu no deserto, pregando a vinda do Messias, seu primo Jesus, a quem batizou. Morreu decapitado por ordem de Herodes que assim agiu para agradar à filha de sua amante. Além desses fatos, o resto é lenda. Dizem que ele nasceu numa noite muito bonita e Isabel, para avisar Maria, mandou erguer um mastro em sua casa, acendendo uma fogueira para iluminar. Era o sinal combinado para a Virgem Maria visitá-la, levando uma capelinha, um feixe de palha seca e folhas perfumadas de manjericão. Por isso é que ainda hoje se levantam mastros e o povo fala das rosas, do cravo, da capelinha e do manjericão.

8 SÃO PEDRO DE JUNHO São Pedro, o santo chaveiro por quem todos deverão passar um dia, se abrir as portas do céu, fecha as folias do mês de junho, sendo comemorado no dia 29. A sua festa é menos importante para as moças, mas se a mulher é viúva, é dia de grande festa, São Pedro protege as viúvas, mas principalmente aquelas que não querem se casar de novo. São Pedro, o barqueiro, é no Brasil o padroeiro das vocações sacerdotais, como chefe da Igreja que foi. No seu dia, os pescadores brasileiros colorem os rios e o mar com suas embarcações enfeitadas para homenageá-lo. Como protetor das viúvas que ele é, neste dia em alguns lugares ainda se realizam a procissão das viúvas. Como por exemplo, no Alto e Médio São Francisco, com as viúvas subindo rio acima, em canoas, levando uma imagem do santo, para conseguir maior proteção.

9 Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no céu, é necessário que São Pedro abra as portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las dizendo: "É a barriga de São Pedro que está roncando" ou "ele está mudando os móveis de lugar". A festa de São Pedro: Em homenagem ao santo, acendem-se fogueiras, erguem-se mastros com sua bandeira e queimam-se fogos, porém não há na noite de 29 de junho a mesma empolgação presente na festa de São João.

10 SÃO MARCAL -30 DE JUNHO São Marçal foi bispo de Limoges, França, no século III da era cristã. Enviado à Gália pelo próprio São Pedro. Ali, ele teria evangelizado não apenas a província de Limoges, mas toda a Aquitânia. Ainda segundo as lendas, São Marçal fez muitos milagres, como o de trazer um morto de volta à vida ao tocá-lo com uma vara dado por São Pedro.

11 A Festa de São Marçal, com o tradicional encontro de bumba meu bois de matraca, no Bairro do João Paulo, comemora 84 anos de existência com apresentações genuinamente maranhenses. Grupos folclóricos entre matraca e orquestra, mais de 300 mil brincantes e admiradores, além de um grande aparato de segurança e médico para atender à população. O Grupo Ação Voluntária, um dos organizadores do evento, completa 26 anos à frente da manifestação cultural.

12

13 Atividades

14 1 – Quem é considerado o Santo Casamenteiro?
2 – Marque com o x o dia que comemoramos o dia de São João? 13 de junho 24 de junho 29 de junho 3 – Que tipo de festa acontece no bairro do João Paulo?

15 4 – Qual o nome dos pais de São João?
5 – Marque com o x o santo considerado o protetor das viúvas? Santo Antonio São João São Marçal

16


Carregar ppt "SANTOS JUNINOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google