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Gerenciamento de projetos com o Project 2013 Gerenciamento do tempo

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Apresentação em tema: "Gerenciamento de projetos com o Project 2013 Gerenciamento do tempo"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de projetos com o Project 2013 Gerenciamento do tempo
Heron Santos PMP, PMI-SP, MCTS

2 Quem sou eu Heron Fabio Santos Engenheiro Civil pela UFPe
Trabalhei com TI durante 10 anos, Trabalho com de Gerenciamento de projetos a mais de 11 anos. Possuo certificação PMP e PMI-SP. Certificado pela Microsoft como especialista em Gerenciamento de projetos com MS-Project. MBA em Gerenciamento de Projetos EVA é um método muito utilizado para medir performance. Em linhas gerais, ele compara o que foi realizado com o que foi gasto. A técnica integra dados de escopo, tempo e custo. Para realizar os cálculos de valor agregado é preciso determinar três medidas: PV – Planned Value, AC – Actual Cost e EV – Earned Value. O Planned Value(PV) / Valor planejado é o custo do trabalho que foi orçado para uma atividade durante um certo período, ou seja, ele indica quanto trabalho deveria ser feito. O Actual Cost(AC) / Valor real é o custo do trabalho até o momento, ou seja, quanto custou o trabalho que foi efetivamente realizado até o momento. O Earned Value(EV) / Valor agregado é a medida do progresso do projeto até o momento, o valor do trabalho realizado até o momento. Cost Variance(CV) / Variação dos custos - Esta medida nos diz se os custos estão mais altos(valor negativo) ou mais baixos(valor positivo) do que o que foi orçado. CV = EV – AC Schedule Variance(SV) / Variação de cronograma – Esta medida nos diz se o cronograma está adiantado ou atrasado com relação ao que foi planejado. SV = EV – PV

3 Porque Estamos Aqui? SE VOCÊ NÃO SABE PARA ONDE QUER IR, QUALQUER CAMINHO SERVE. EVA é um método muito utilizado para medir performance. Em linhas gerais, ele compara o que foi realizado com o que foi gasto. A técnica integra dados de escopo, tempo e custo. Para realizar os cálculos de valor agregado é preciso determinar três medidas: PV – Planned Value, AC – Actual Cost e EV – Earned Value. O Planned Value(PV) / Valor planejado é o custo do trabalho que foi orçado para uma atividade durante um certo período, ou seja, ele indica quanto trabalho deveria ser feito. O Actual Cost(AC) / Valor real é o custo do trabalho até o momento, ou seja, quanto custou o trabalho que foi efetivamente realizado até o momento. O Earned Value(EV) / Valor agregado é a medida do progresso do projeto até o momento, o valor do trabalho realizado até o momento. Cost Variance(CV) / Variação dos custos - Esta medida nos diz se os custos estão mais altos(valor negativo) ou mais baixos(valor positivo) do que o que foi orçado. CV = EV – AC Schedule Variance(SV) / Variação de cronograma – Esta medida nos diz se o cronograma está adiantado ou atrasado com relação ao que foi planejado. SV = EV – PV

4 Organização do curso O curso compreende uma parte inicial de conceitos básicos sobre projeto e gerenciamento de projetos. A segunda parte do curso é “fortemente” prática, porém novos conceitos sobre projetos e gerenciamento de projetos serão apresentados. Nestes casos é apresentada uma pequena parte teórica e depois como se trabalha o item com o MS-Project. Durante todo o curso serão feitos diversos exercícios. Alguns aproveitados entre diversos tópicos, outros específicos.

5 Material Didático Filmes sobre todos os assuntos de MS-Project abordados. Livros : Ricardo Viana Vargas Coleção de Rosaldo J. E. Necêra. Material complementar em

6 Conceitos Definição de PROJETO Segundo Ricardo Vianna Vargas:
UM EMPREENDIMENTO NÃO REPETITIVO, CARACTERIZADO POR UMA SEQUÊNCIA CLARA E LÓGICA DE EVENTOS, COM INÍCIO, MEIO E FIM, QUE SE DESTINA A ATINGIR UM OBJETIVO CLARO E DEFINIDO, SENDO CONDUZIDO POR PESSOAS DENTRO DE PARÂMETROS PRÉ-DEFINIDOS DE TEMPO, CUSTO, RECURSOS ENVOLVIDOS E QUALIDADE.

7 Conceitos Definição de PROJETO Empreendimento não repetitivo
Sequência clara e lógica de eventos Início e fim bem definidos Objetivo específico claro, único e bem definido Conduzido por pessoas Parâmetros pré-definidos tempo custo recursos envolvidos qualidade

8 Conceitos Mensurável: Permite análises baseadas em medições (tempo, custo, quantidade). Mutável: Sujeita-se a contratempos de performance, de custos e de recursos.

9 Conceitos Restrições de um projeto TEMPO CUSTO ESCOPO

10 Conceitos Restrições de um projeto - ESCOPO

11 Conceitos Restrições de um projeto - TEMPO

12 Conceitos Restrições de um projeto TEMPO CUSTO ESCOPO

13 Conceitos Projeto bem feito é aquele que atende ou supera as expectativas dos Stakeholders.

14 Conceitos O que é Gerenciamento de Projetos
“Aplicação de CONHECIMENTO, HABILIDADES, FERRAMENTAS E TÉCNICAS nas atividades de projetos de forma a atender ou superar as expectativas dos Stakeholders.”

15 Conceitos Objetivos do Gerenciamento de Projetos
Acompanhar a execução do projeto planejado. Municiar de informações o Gerente de Projetos. Permitir a tomada de medidas de contingência durante o acompanhamento. Manter o projeto sob controle tomando ações corretivas. Evitar surpresas e garantir que o projeto esteja sempre alinhado com os objetivos finais.

16 Conceitos Quem é o Gerente de Projeto ?
Profissional responsável pela determinação do plano de projeto, seu acompanhamento, revisão e divulgação. Busca a concretização do projeto dentro do prazo, custo, qualidade e requisitos planejados, garantindo a satisfação do cliente.

17 Conceitos Quem é o Gerente de Projeto ?
Tem como principais características: Saber exercer autoridade; Saber motivar; Saber se comunicar. Conhecimento Técnico

18 Conceitos O PMI - Project Management Institute -

19 Conceitos PMBOK Gerenciamento de integração entre os elementos do projeto; Gerenciamento de escopo de projeto; Gerenciamento de tempo do projeto; Gerenciamento do custo; Gerenciamento da qualidade; Gerenciamento de recursos humanos; Gerenciamento de comunicação; Gerenciamento de risco; Gerenciamento de Aquisições Gerenciamento das Partes Interessadas

20 Conceitos Como melhorar a garantia do sucesso de um projeto
Planejamento Definição clara do produto final (Escopo). Definição dos subprodutos a serem entregues. Definição das restrições e calendários. Estimar as atividades necessárias à entrega de cada subproduto. Estimar os tempos e custos envolvidos da forma mais precisa possível. Garantir que todos os envolvidos se comprometam com tudo que deve ser cumprido.

21 Conceitos Como melhorar a garantia do sucesso de um projeto
Acompanhamento/controle da execução Criar ações gerenciais para realizar medições periódicas e consistentes durante a execução do projeto, para determinar como o gerente de projeto deve atuar para garantir os comprometimentos definidos no planejamento em caso de desvios. Sempre ter em mente que, por melhor que seja o planejamento, nada garante o andamento do projeto conforme o planejado.

22 Conceitos O Microsoft Project 2013 de gerenciamento de projetos, que pode ser usado para planejar, gerenciar e trabalhar como uma valiosa fonte de informações para o projeto.

23 Conceitos Project Gerência de Projetos

24 Etapas do planejamento com o MS-Project
Configuração Inicial do Project Definição do Escopo Detalhamento do Escopo Definição das Atividades Duração das Atividades Sequenciamento das Atividades Planejamento dos Recursos Tipos de Atividade Cronograma do Projeto Estimativas dos custos Montagem da Equipe Controlar o Projeto Executar o Projeto Alocação dos Recursos Orçamento do Projeto

25 Trabalhando com o Project Iniciando o programa e área de trabalho

26 Trabalhando com o Project Iniciando o programa e área de trabalho
O Ms-Project e o Excel trabalham de formas muito parecidas. Colunas e Linhas

27 Trabalhando com o Project Configurações iniciais
Através da opção Arquivos/Opções, obtém-se o acesso à área de configuração do Project.

28 Trabalhando com o Project Calendário
O que é e para que serve um calendário ??

29 Trabalhando com o Project Calendário
No menu Projeto/Alterar Período de Trabalho acessa-se a tela de criação/alteração de calendários. Deverá existir um calendário para o projeto e opcionalmente um calendário para as tarefas e/ou recursos.

30 Trabalhando com o Project Informações sobre o projeto
Após a criação do projeto, já podem ser registradas algumas informações importantes do projetos ( Projeto/Informações do Projeto ), tais como: Data de início e término Data da medição realizada Calendário do projeto

31 Trabalhando com o Project Informações sobre o projeto

32 Trabalhando com o Project Relação de produtos/subprodutos (WBS ( EAP)– Work Breakdown Structure)
Antes da especificação das atividades necessárias para execução do projeto, devem ser bem definidos os produtos e subprodutos a serem entregues pelo projeto. A WBS ( EAP )é um documento que apresenta, de maneira organizada e hierárquica, todo o escopo de um projeto.

33 Levantamento Requisitos
Trabalhando com o Project Relação de produtos/subprodutos (WBS ( EAP)– Work Breakdown Structure) Fases de um Projeto Levantamento Requisitos Projetos Construção Entrega

34 Trabalhando com o Project Relação de produtos/subprodutos (WBS ( EAP)– Work Breakdown Structure)

35 Trabalhando com o Project Relação de produtos/subprodutos (WBS ( EAP)– Work Breakdown Structure)

36 Trabalhando com o Project Criando a relação de produtos/subprodutos

37 Trabalhando com o Project Comparativo EAP e EAC

38 Trabalhando com o Project Comparativo EAP e EAC
Reboco 4 lados (AxC) Janelas 32 Porta Varanda 8 EAP Térreo Reboco 4 lados (AxC) Janelas 8 Porta Varanda 2 1 Andar

39 Trabalhando com o Project Decompondo a WBS – Criando as atividades
Para execução de cada produto/subproduto devem ser especificadas as atividades necessárias para a sua entrega. Como as atividades vão estar relacionadas a um produto/subproduto a ser gerado, não há perigo de serem criadas atividades não relacionadas ao trabalho. O registro das atividades é feito através da inserção de linhas logo abaixo de cada produto/subproduto.

40 Trabalhando com o Project Decompondo a WBS – Criando as atividades
Pacotes de trabalho : O que temos que entregar. Atividades : Como vamos fazer.

41 Trabalhando com o Project Informações das atividades
Cada tarefa informada tem propriedades que podem ser alteradas acessando a opção “Projetos/Informações Sobre a Tarefa”, ou simplesmente clicando duas vezes em cima da tarefa.

42 Trabalhando com o Project Informações das atividades

43 Trabalhando com o Project Restrições das atividades
Atividades podem ter diversos tipos de restrição: Quanto ao tempo, custos, qualidade, etc. O Project disponibiliza o registro de diversos tipos de restrição relativo ao tempo para uma atividade. Porém tem a limitação de registrar uma única restrição por atividade. Para informar as restrições das atividades, utilizamos a guia “avançado” no item “informações sobre a tarefa”.

44 Trabalhando com o Project Registrando as restrições das atividades

45 Trabalhando com o Project Durações das atividades
Duração da atividade é diferente do número de dias, com relação ao calendário atualmente em uso, necessário a sua execução. Devemos ter em mente que o tempo total para entrega de um item da EAP não é necessariamente a soma de todos as duração das atividades

46 Trabalhando com o Project Registrando as durações das atividades

47 Trabalhando com o Project Relação das durações com Calendário
O MS-Project trabalha com as durações e os calendários para achar as datas de início de termino das atividades. Alterações em durações alteração as datas de inicio de termino, porem alterações nos calendários embora afetem as datas de inicio e termino não afetam as durações.

48 Trabalhando com o Project Relação das durações com Calendário

49 Trabalhando com o Project Alterando o calendário das atividades
Pode haver necessidade de se especificar um calendário próprio de determinada atividade, decorrente por exemplo de uma limitação no horário de execução. Ex : Só é possível a execução da atividade Fundação nas segundas, quartas e sextas-feiras. Para alterar o calendário de uma atividade, primeiro tem que se registrar o novo calendário no projeto e depois alterar a informação do calendário nas informações sobre a atividade. Atenção: Quando se altera o calendário de uma atividade, o cronograma do projeto também é alterado. Porém não se modifica a duração (tempo ) para execução das atividades.

50 Trabalhando com o Project Alterando o calendário das atividades.

51 Trabalhando com o Project Seqüenciamento das atividades
As atividades normalmente têm uma ordem para serem executadas. Por exemplo: Não podemos pintar uma parede sem que a mesma esteja rebocada. Existem três motivos de seqüenciamento: O exigido devido à ordem natural da execução (mandatárias). O escolhido devido às experiências passadas (discretas). Forçado devido a dependências externas

52 Trabalhando com o Project Sequenciamento das atividades
O MS-Project aceita quatro tipos de dependências: Para informar o seqüenciamento das atividades, pode ser utilizada a coluna “predecessoras” ou a guia “predecessoras” no item “informações sobre a tarefa”.

53 Trabalhando com o Project Sequenciamento das atividades
Término-Início: A anterior tem que terminar para a posterior iniciar. Atividade A Atividade B Exemplo : (Levantar a parede ) para (rebocar a parede )

54 Trabalhando com o Project Sequenciamento das atividades
Término-Início: A anterior tem que terminar para a posterior iniciar. Atividade A Atividade B Tempo de Retardo Exemplo : (Pintar o banco) para (Sentar no banco)

55 Trabalhando com o Project Sequenciamento das atividades
Término-Início: A anterior tem que terminar para a posterior iniciar. Atividade A Atividade B Tempo de Adiantamento Exemplo : (Correr) - (Tomar Agua)

56 Trabalhando com o Project Sequenciamento das atividades
Início-Início : A anterior tem que iniciar para a posterior iniciar. Atividade A Atividade B Exemplo : (Cavar Buraco) para (Remover a Terra)

57 Trabalhando com o Project Sequenciamento das atividades
Início-Início : A anterior tem que iniciar para a posterior iniciar. Atividade A Atividade B Tempo Exemplo : (Cavar Buraco) para (Remover a Terra)

58 Trabalhando com o Project Sequenciamento das atividades
Início-Início : A anterior tem que iniciar para a posterior iniciar. Atividade A Tempo Atividade B Exemplo : (Arrumar a Sala) - (Limpar a Sala)

59 Trabalhando com o Project Sequenciamento das atividades
Término-Término : A anterior tem que terminar para a posterior terminar. Atividade A Atividade B Exemplo : (Cavar Buraco) para (Remover a Terra)

60 Trabalhando com o Project Sequenciamento das atividades
Término-Término : A anterior tem que terminar para a posterior terminar. . Atividade A Atividade B Tempo Exemplo : (Cavar Buraco) para (Remover a Terra)

61 Trabalhando com o Project Sequenciamento das atividades
Término-Término : A anterior tem que terminar para a posterior terminar. Atividade A Tempo Atividade B Exemplo : (Arrumar a Sala) - (Limpar a Sala)

62 Trabalhando com o Project Sequenciamento das atividades
Início-Término : A anterior tem que iniciar para a posterior terminar. Atividade A Atividade B Exemplo : Comprar Tinta Nova Utilizar a Tinta Velha

63 Trabalhando com o Project Registrando o seqüenciamento das atividades

64 Trabalhando com o Project Verificando o cronograma / Gráfico de Gantt
Com o fornecimento das durações, restrições e predecessões, automaticamente, o Project constrói o cronograma do projeto.

65 Trabalhando com o Project Verificando o cronograma / Gráfico de Gantt

66 Trabalhando com o Project Caminho crítico / Gráfico de Gantt
Criada em 1918 por Henry L. Gantt, engenheiro industrial norte americano; Conhecida também como cronograma de barras ou diagrama de Gantt; Permite a visualização temporal e o acompanhamento de tarefas e recursos; Permite a visualização rápida do caminho crítico. Caminho Crítico é o maior caminho para a execução do projeto, ou é a seqüência de atividades com folga zero.

67 Trabalhando com o Project Caminho crítico / Gantt de Controle

68 Trabalhando com o Project
Melhores práticas Tamanho máximo de uma atividade Evitar o TI + x Dias Evitar o TI - x Dias

69 Trabalhando com o Project Atividades com planejamento em várias etapas
Durante a fase de planejamento pode ser necessária a divisão de uma tarefa em blocos de dias consecutivos. Por exemplo: Uma determinada atividade não contara com seus recursos durante “n” dias depois de iniciada. O Project permite realizar a divisão das tarefas.

70 Trabalhando com o Project Atividades com planejamento em várias etapas

71 Trabalhando com o Project Atividades Periódicas
O Project permite o registro de atividades repetitivas durante todo o projeto, sem necessidade de se registrar novamente a mesma atividade. Por exemplo: reuniões semanais de avaliação do projeto. Para inserir uma atividade recorrente, acessar a opção “Tarefa / Tarefa Periódica”

72 Trabalhando com o Project Registrando atividades Periódicas

73 Trabalhando com o Project Metas, Marcos ou Milestones
Durante o planejamento, pode ser necessário agendar a entrega de alguns produtos em datas específicas, ou determinar o fim de uma etapa e início de outras. Estas atividades são caracterizadas pela não utilização de tempo para execução. No gerenciamento de projetos atribui- se a essas atividades os nomes de Metas, Marcos ou Milestone. No Project estas atividades são geradas colocando-se a sua duração como 0 (zero).

74 Trabalhando com o Project Metas, Marcos ou Milestones
Utilização de Marcos : Gerência por Objetivos

75 Trabalhando com o Project Modos de visão e tabelas
O Project permite a reconfiguração da área “planilha de tarefas”, da maneira mais cômoda para o trabalho diário. Pode-se pensar no Project como um excel, onde as colunas nunca são apagadas, mas podem ser ocultadas e exibidas a qualquer momento. O Project já tem diversas tabelas configuradas. Porém, a utilização dessas tabelas disponíveis, depende do modo de visão escolhido. Todos os campos existentes nas guias se encontram disponíveis para serem inseridos nas tabelas.

76 Básico de Gerenciamento de projetos com o Project 2010 Recursos - Custos
Heron Santos PMP, PMI-SP, MCTS

77 Trabalhando com o Project Recursos
Para execução das atividades é preciso proceder a uma avaliação dos recursos necessários, sejam eles materiais, humanos ou financeiros. As melhores práticas de gerenciamento de projetos, sugerem que as condições consideradas no cálculo do esforço sejam registradas. Para isto pode-se utilizar o campo “observações” nas tarefas. Antes de serem informados os recursos de cada tarefa, tem que ser feito um registro na “Planilha de Recursos”.

78 Trabalhando com o Project Tipos de recursos.
Equipamentos Dinheiro Materiais Humanos

79 Trabalhando com o Project Tipos de recursos no MS-Project.
Os recursos no MS-Project podem ser de três tipos: Recursos do tipo Trabalho Se referem a todos os recursos que tem como base o tempo como fator de custo, tais como mão de obra e aluguel de equipamentos. Recursos do tipo Materiais Se referem a todos os recursos que NÃO tem como base o tempo como fator de custo, tais como tijolos, cimento......equipamentos, mão de obra. Recursos do tipo Custo

80 Trabalhando com o Project Tipos de recursos no MS-Project.
Os recursos no MS-Project podem ser de três tipos: Recursos do tipo Trabalho Se referem a todos os recursos que tem como base o tempo como fator de custo, tais como mão de obra e aluguel de equipamentos. Para este tipo de recurso, o MS-Project pode controlar a sua disponibilidade e, posteriormente, indicar as super-alocações correspondentes. Terão seus valores alterados se a duração for alterada.

81 Trabalhando com o Project Tipos de recursos no MS-Project.
Recursos do tipo Materiais Não utilizam hora extra e grupo de trabalho, não se pode especificar disponibilidade, não podem ser nivelados, não utilizam calendários, custo de uso é único. Não terão seus valores alterados se a duração for alterada.

82 Trabalhando com o Project Tipos de recursos no MS-Project.
Recursos do tipo Custo São recursos financeiros que podem ser associados a uma atividade. Não terão seus valores alterados se a duração for alterada. Para se registrar os recursos necessários à execução de um projeto, deve-se mudar o modo de visão para “Planilha de Recursos”.

83 Trabalhando com o Project Registrando os recursos.

84 Trabalhando com o Project Alocando Recursos às atividades.
A cada atividade deve ser associado um ou mais recursos. O trabalho corresponde a quantas horas serão necessárias para a execução da tarefa. Por exemplo: Se informamos que a duração de uma atividade será de 8 horas e alocarmos 2 recursos a esta atividade, o trabalho será de 16 horas.

85 Trabalhando com o Project Recursos das atividades.
Para informar os recursos das atividades, trabalhar com uma visão que mostre as atividades do projeto. Os recursos de uma tarefa poderão ser informados de várias maneiras: Através da coluna Nome dos recursos; Clicando duas vezes na atividade e utilizando a guia “Recursos”; Utilizando a tela “Atribuir Recursos”.

86 Trabalhando com o Project Informando os recursos das atividades.

87 Tipos de atividades Problemas durante a associação dos recursos
Da primeira vez que forem informados os recursos de uma atividade, o Project calcula o trabalho necessário a sua execução.

88 Trabalhando com o Project Problemas durante a associação dos recursos
Fórmula do trabalho T = D x U

89 Trabalhando com o Project Problemas durante a associação dos recursos
Tipos de Atividades Duração Fixa Unidades Fixas Trabalho fixo Duração Fixa Controlada pelo Empenho Unidades Fixas Controlada pelo Empenho.

90 Trabalhando com o Project Problemas de alocação de recursos.
Quando do fornecimento dos recursos nas atividades o Project controlará automaticamente quais recursos estão trabalhando mais horas que a disponível (8 horas). O Project apresentará de vermelho, na visão “Planilha de Recursos”, quais recursos estão super-alocados.

91 Trabalhando com o Project Problemas de alocação de recursos.
Visualizando a Planilha de Recursos podemos encontrar os recursos do tipo trabalho que estão superalocados.

92 Trabalhando com o Project Problemas de alocação de recursos.
Pode-se visualizar em qual período está ocorrendo a super-alocação do recurso através da visão “Gráfico de Recursos”.

93 Trabalhando com o Project Problemas de alocação de recursos.
Pode-se visualizar em qual atividade e em qual dia está ocorrendo super-alocação do recurso através da visão “Uso dos Recursos”.

94 Trabalhando com o Project Problemas de alocação de recursos.
Podemos visualizar quando os recursos estão superalocados e identificar as tarefas que eles estão alocados, acessando o modo de visão Uso dos Recursos.

95 Trabalhando com o Project Gravando no modelo as configurações pessoais
No arquivo padrão do Project da sua máquina podem ser gravadas as configurações de calendário realizadas. A gravação é feita no arquivo Global.mpp. Para gravar as alterações no modelo Global, acessar a opção “Arquivo / Informações”.

96 Trabalhando com o Project Gravando no modelo as configurações pessoais

97 Básico de Gerenciamento de projetos com o Project Monitoramento e Controle da Execução do Projeto Heron Santos PMP, PMI-SP, MCTS

98 Trabalhando com o Project Linha de Base ( Baseline)
Ao termino do planejamento, ou replanejamento, de um projeto teremos o Plano do Projeto. O Plano do Projeto é um conjunto de documentos que servirão de base para a execução do projeto. Após a gravação da linha de Base, a visão “Gantt de Controle” passa a mostrar a linha de base gravada.”

99 Trabalhando com o Project Gravando uma Linha de Base
A gravação das Linhas de Base se realiza na opção Projeto / Definir Linha de Base

100 Trabalhando com o Project Controle da execução das tarefas
Quando da elaboração do plano do projeto, deverá se realizar o planejamento de como será realizado o controle da execução: Ser econômico; Antecipar e permitir a tomada de ações corretivas; Ser acessível e de conhecimento de todos; Ser flexível. SER PRODUTIVO

101 Trabalhando com o Project Controle da execução das tarefas
Deve permitir o acompanhamento do projeto sobre todos os aspectos : Financeiros, econômicos e gerencias. Dois itens muito importantes : Periodicidade do acompanhamento: De quanto em quanto tempo será feito um levantamento do andamento da execução do projeto. Modelo do acompanhamento: Como os recurso deverão informar o andamento da execução.

102 Trabalhando com o Project Controle da execução das tarefas
Devemos ter em mente que o planejamento embora tenha sido “concluído”, ele poderá (deverá ) voltar a ser trabalhado. As informações do controle da execução servem como retroalimentação no processo de planejamento. Execução / Controle Planejamento OK Ajustes

103 Trabalhando com o Project Controle da execução das tarefas
Fim Desvios Inicio

104 Trabalhando com o Project Controle da execução das tarefas
O MS-Project dá suporte a diversas metodologias de controle do acompanhamento. Neste curso vamos trabalhar com duas delas: Informando o percentual de execução da tarefa; Informando a data de inicio, duração real e duração restante da tarefa e reprogramando o restante de sua execução.

105 Trabalhando com o Project Controle da execução das tarefas
As primeiras ações necessárias para realizar o acompanhamento de um projeto são: Atualizar a data de status em “Projetos / Informações”. Solicitar a visualização da linha de andamento.

106 Trabalhando com o Project Controle da execução das tarefas
Atualizar a data de status em “Projetos / Informações do Projeto”.

107 Trabalhando com o Project Mostrandos as Linhas de Andamento
As linhas de andamento nos dão uma visualização gráfica do andamento do projeto em relação a um determinado dia. Podem ser exibidas várias linhas de andamento para datas diferentes no projeto.

108 Trabalhando com o Project Mostrandos as Linhas de Andamento
As linhas de andamento podem ser apresentandas através do caminho “Formatos/ Linhas de Grade / Linhas de Andamento “

109 Trabalhando com o Project Mostrandos as Linhas de Andamento
Se a linha caminha para a esquerda, indica atraso.

110 Trabalhando com o Project Metodologias de Controle
Trabalharemos com duas Metodologias de Controle : Percentual Realizado Duração restante

111 Trabalhando com o Project Informando o percentual executado
O percentual executado em cada tarefa poderá ser informado de muitas maneiras, por exemplo; Clicar duas vezes em cada atividade e atualizar o campo “Porcentagem Concluída” na guia Geral. Informando o % executado diretamente do menu de controle. Incluindo a coluna “% Concluída” em uma tabela.

112 Trabalhando com o Project Informando o percentual executado

113 Trabalhando com o Project Informando a Duração Restante

114 Trabalhando com o Project Informando a Duração restante
Duração Real : Quantidade de dias entre a data de início e a data de status Duração Restante : Quantos dias a mais serão necessários para terminar a tarefa

115 Trabalhando com o Project Comparando a execução com a linha de base
O percentual executado de uma tarefa até o dia da medição pode não expressar exatamente quanto de esforço foi gasto na atividade. O percentual executado não nos mostra como está previsto o termino da execução da tarefa. Ele retrata o passado e deixa de trabalhar com o futuro. Mostra divergências visuais entre o executado e o planejado. A comparação entre a execução do projeto e o planejamento pode ser visualizado através da visão “Gantt de Controle”.

116 Trabalhando com o Project Filtros
O MS-Project permite a visualização das Visões, Tabelas e Relatórios através da aplicação de diversos filtros. O MS-Project permite a construção de novos Filtros.

117 Trabalhando com o Project Filtros

118 Trabalhando com o Project Campos Personalizados
O MS-Project permite a criação de campos personalizados, podendo os mesmos conter : formulas, indicadores, listas, etc. O MS-Project utiliza uma relação de campos já existentes, chamados de campos personalizados. Inicialmente estes campos estão “vazios”. Existem campos personalizados, tanto para o “banco” de recursos, como tambem para o “banco” de atividades. Para construir valores para os campos personalizados, devemos acessar “Projetos/Campos Personalizados”

119 Trabalhando com o Project Campos Personalizados


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