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Programação Orientada a Objetos II

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Apresentação em tema: "Programação Orientada a Objetos II"— Transcrição da apresentação:

1 Programação Orientada a Objetos II
Definição de Diretrizes para o Semestre

2 Objetivo da Aula “Construir diretrizes para trabalhar o conteúdo de Programação Orientada a Objetos II ao longo do semestre” Como vamos avaliar se o objetivo foi atingido? Participação de TODOS durante o dia; Quadro com as dificuldades, pontos fortes e visão de futuro; Lista de habilidades já desenvolvidas;

3 Plano de Trabalho Apresentação
Qual minha experiência; Minhas dificuldades, pontos fortes e visões de futuro; Apresentação Compreender melhor o perfil de vocês; Consolidar resultado em um quadro guia para o semestre; Dinâmica: Dificuldades, Pontos fortes e Visões de Futuro Rever alguns conceitos de Programação OO; Reconhecer o conhecimento atual da turma para preparar as aulas futuras; Habilidades e Competências da Turma: Revendo os Conceitos. Visão geral do mercado de TI em Florianópolis; Salários, opções de trabalho, cursos de graduação. O Mercado de TI em Florianópolis: Possibilidades. Revisão do que foi construído durante a aula; Próximas aulas; Feliz páscoa... Fechamento

4 Apresentação – Geral Kaléu Caminha, 21 anos;
8ª Fase do curso de Sistemas de Informação na UFSC; 4 Anos de experiência com programação; 1 ano de experiência em iniciação científica; Experiência com Empresa Júnior, Centro Acadêmico e Organização de Eventos; Freelancer, Estagiário, CLT... Cursos de Desenvolvimento Pessoal pela UNIPAZ- SUL;

5 Apresentação – Competência Técnica
Foco em Desenvolvimento Web com PHP5 OO, Interfaces Ricas com JavaScript e AJAX, XHTML, CSS; Uso de Diversos Frameworks e Construção de framework para interfaces gráficas; Java Durante todo o curso de Sistemas de Informação;

6 Apresentação – Atividades Atuais
Professor SENAI Web Design, iniciação profissional e Programação OO; Freelancer em Desenvolvimento Web com Elgg, Wordpress e outros; TCC: Criação de um ambiente de suporte a Comunidades de Prática;

7 Apresentação - Contato

8 Dinâmica “O Objetivo dessa dinâmica é construirmos um quadro com as principais dificuldades que vocês tem em programação, seus pontos fortes (o que gostam de fazer) e o que buscamos para o nosso futuro como profissionais.” O que não entendo? Quais as atividades e matérias mais difíceis? Quais conceitos ainda são confusos? Dificuldades O que mais gostei de fazer até agora? O que acho que faço bem e que gosto de construir? Com qual matéria mais me identifiquei? Pontos Fortes Com o que quero trabalhar? Quanto quero ganhar? O que gosto de fazer? Visão de Futuro

9 Iniciando... Dificuldades Pontos Fortes Visão de Futuro
Testes de Software. Simplicidade; Algoritmos complexos e matemáticos. Dificuldades Uso de Frameworks, API’s, Design Patterns, Libs, enfim, tudo que me ajuda a nunca repetir trabalho; Desenvolvimento de Interfaces e Design de Interação; Qualidade de Código e Código Limpo; Aplicãções Sociais. Pontos Fortes Criação de Ambientes Sociais para troca de conhecimento; Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento; Trabalhar com Ensino. Visão de Futuro

10 2 min Formação de Pequenos Grupos (4 pessoas) Cada aluno pode falar por 5 minutos sobre os itens solicitados Escolha de Relator para o Grupo e exposição para toda a turma os itens apresentados. Esquema da Dinâmica Criação de Quadro de Referência com as principais dificuldades, pontos fortes e Visões de Futuro da turma 20 min 30min

11 Habilidades e Competências
“O Objetivo agora é ter uma visão ampla e clara das competências técnicas em Programação que vocês já viram. Para isso utilizaremos uma escala que vai de ‘Nunca ouvimos falar’ até ‘Somos experts’ . Serão apresentados os temas, algum exemplo e cada aluno será chamado a responder alguma pergunta ou apresentar algum exemplo.”

12 Programação Estruturada
Sequência / Linear Estruturas de Decisão Estruturas de Iteração Exemplo de outra estrutura de decisão além do IF... Exemplo de outra estrutura de iteração além do FOR...

13 Programação Orientada a Objetos
Abstração Se esta classe pessoa fosse utilizada para registrar informações de alunos no sistema do SENAI. Quais atributos e métodos seriam relevantes? E se utilizássemos a abstração Pessoa para um jogo como “the Sims”, quais métodos e atributos ela poderia ter?

14 Classes e Objetos Outro exemplo de classe do E alguns exemplos
Aluno kaleu = new Aluno(“Kaléu Caminha”); Aluno pedro = new Aluno(“Pedro Antônio”); Aluno joana = new Aluno(“Joana Rebello”); cursoInformatica.addAluno(kaleu); cursoInformatica.addAluno(pedro); cursoInformatica.addAluno(joana); class Aluno protected String matricula; protected String nome; protected Curso curso; ... public String getNome(); public void setNome(String nome); public boolean estaMatriculado(); ... Outro exemplo de classe do mundo real... E alguns exemplos de objetos...

15 Variáveis e Tipos Exemplos de tipos primitivos além de int...
String nome = “Kaléu Caminha”; Aluno kaleu = new Aluno(nome); Aluno pedro = new Aluno(“Pedro Antônio”); Aluno joana = new Aluno(“Joana Rebello”); Curso cursoInformatica = new Curso(“Técnico em Informática”); cursoInformatica.addAluno(kaleu); cursoInformatica.addAluno(pedro); cursoInformatica.addAluno(joana); Tipos Primitivos Tipos Compostos Exemplos de tipos primitivos além de int...

16 Atributos e Encapsulamento
public protected private class JogoTabuleiro { public Tipo qualquerAtributo; //não deve ser utilizado em nenhuma hipótese... protected Jogador jogador1; protected Jogador jogador2; private int controleJogadorDaVez; } Exemplos...

17 Tipo do valor de retorno
Métodos ... public boolean realizaLogin(String login, String senha){ return true; // Se login e senha existem. } public void envia (String destinatario, String mensagem, String assunto){ Tipo do valor de retorno Parâmetros O que significa o “void mesmo?”

18 Associação, Composição e Agregação
Qual a diferença entre Associação e Composição? Exemplos...

19 Herança Outro Exemplo...

20 Polimorfismo ... public int quadrado(int x){ return x * x;
} public float quadrado(float x){ class Moto extends Veiculo { ... public int getNumRodas(){ return 2; } class Carro extends Veiculo { return 4; ... public int soma(int x, int y){ return x + y; } public int soma(int x, int y, int z){ return x + y + z;

21 Classes Interface Quem Realiza O que? Onde mais podemos utilizar
Interfaces?

22 Classes Abstratas O que uma classe abstrata tem que uma interface não tem? Como saber se devo utilizar uma ou outra?

23 Classes e Métodos estáticos
public class Calculo { public static int soma(int x, int y){ return x+y; } public int multiplicacao(int x, int y){ return x*y; ... int valor1 = 10; int valor2 = 15; Int result = Calculo.soma(valor1, valor2); Qual a diferença entre métodos estáticos e não-estáticos?

24 IDE’s Alguma outra? Quais recursos você utiliza? Geração de código?

25 Interfaces Gráficas

26 Frameworks e Design Patterns
O que é um Framework? Tem um exemplo? O que é um Design Pattern? Um exemplo?

27 E além... O que mais foi visto em aula?
E fora do curso, viram algo diferente?

28 O Mercado de TI - Possibilidades
Games Desktop Criação de Sites e Portais Sofwtare Desktop Banco de Dados Games Celular Aplicativos para redes sociais Sistemas de Informações Educacionais Engenharia e Gestão do Conhecimento Games Web / Flash Sistemas Baseados em Web Qualidade de Software Gestão de TI Designer 3D Engenharia de Software Hardware Ensino

29 O Mercado de TI - Salários
Cargo Valor Médio Estagiário PHP ~600,00 Programador PHP/Javascript Júnior 1.300 Programador PHP/Javascript Intermediário 1.700 / 2.000 Programador PHP/Javascript Pleno 2.500 / 3.000 Estagiário Java ~600.00 Programador Java Júnior 1.600 Programador Java Intermediário 2.000 / 2.400 Programador Java Pleno 3.000 / 3.500 Desenvolvedor Interfaces Médio 1.500 / 2.000

30 O Mercado de TI – Algumas Empresas de Floripa

31 Fechamento Obrigado e Feliz Páscoa.!!!!


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