A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Enrique P. L. de Oliveira Enrique.leite@aes.edu.br Tecnologia para Web Enrique P. L. de Oliveira Enrique.leite@aes.edu.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Enrique P. L. de Oliveira Enrique.leite@aes.edu.br Tecnologia para Web Enrique P. L. de Oliveira Enrique.leite@aes.edu.br."— Transcrição da apresentação:

1 Enrique P. L. de Oliveira Enrique.leite@aes.edu.br
Tecnologia para Web Enrique P. L. de Oliveira

2 Agenda O que é a Internet?
Principais serviços oferecidos pela Internet Histórico da Internet O que é uma aplicação Internet? Tipos de aplicações Internet Como aplicações Web funcionam? Quais são as possibilidades na Web? Vantagens e desvantagens das aplicações Web Plataformas de desenvolvimento Web

3 “Rede mundial de computadores.”
O que é a Internet? “Rede mundial de computadores.” “A Internet é uma rede de redes em escala mundial de milhões de computadores.” “É um conjunto de redes de computadores interligadas entre si e que se comunicam através de uma família de protocolos comuns.”

4 Principais serviços oferecidos pela Internet
Protocolo World Wide Web HTTP Correio Eletrônico SMTP / POP / IMAP Troca de Arquivos FTP Mensagem Instantânea Sockets

5 Histórico da Internet 1969: a ARPANET é criada devido a interesses militares; 1973: a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) dos EUA inicia um programa de pesquisa para investigar técnicas e tecnologias para interligar redes de vários tipos. Este programa foi chamado de Projeto Internetting e as redes que surgiram a partir dessa pesquisa foram chamadas de Internet; 1986: a NSF (National Science Foundation) dos EUA inicia o desenvolvimento da NSFNET, que hoje é o maior backbone da Internet; 1986: A NASA contribui com um backbone adicional chamado NSINET; 1980’s: surge o protocolo TCP/IP; 1990’s: acontece a popularização da Internet.

6 O que é uma aplicação Internet?
Uma aplicação Internet é qualquer aplicação que usa a Internet de alguma forma. Aplicações Web são um dos quatro tipos de aplicações Internet que podemos criar, a seguir temos um overview desses tipos.

7 Tipos de aplicações Internet
Aplicações Web: estas aplicações fornecem conteúdo de um servidor para os computadores clientes através da Internet; Web Services: estes componentes proporcionam o processamento de serviços de um servidor para outras aplicações através da Internet; Aplicações Conectadas: estas são aplicações stand-alone que incorporam aspectos da Internet para proporcionar ao usuário atualizações, ajuda ou outros serviços online; Aplicações ponto-a-ponto: estas são aplicações stand-alone que usam a Internet para se comunicar com outros usuários executando sua instância da aplicação.

8 Como funcionam aplicações Web?
Aplicações Web usam a arquitetura cliente/servidor. As aplicações residem em um servidor e respondem requisições de múltiplos clientes, como mostra a figura:

9 Como funcionam aplicações Web?
Cliente A aplicação Web é hospedada por um browser; A interface da aplicação assume a forma de páginas HTML que são interpretadas e exibidas pelo browser do cliente; Servidor A aplicação Web roda sob um servidor de aplicações Web como o Microsoft Internet Information Services (IIS); O servidor de aplicações Web passa as requisições dos clientes para as aplicações e encaminha as respostas das aplicações para os clientes.

10 Como funcionam aplicações Web?

11 Como funcionam aplicações Web?
Web Site Tradicional versus Aplicação Web Aplicações Web são muito semelhantes a Web sites tradicionais; Aplicações Web: as páginas entregues aos usuários são construídas dinamicamente por um executável; Web sites tradicionais: as páginas entregues aos usuários são páginas estáticas armazenadas no servidor.

12 Quais são as possibilidades na Web?
Coletar informações do usuário e armazenar essas informações no servidor; Realizar cálculos complexos; Recuperar informações de um banco de dados; Identificar um usuário específico e apresentar uma interface customizada para aquele usuário; Apresentar informações altamente voláteis, como pedidos pendentes e faturamento;

13 Vantagens de aplicações Web
Distribuição das aplicações Browser + conexão Internet Dispensa a instalação no cliente Atualização das aplicações Centralizada Instantânea Não é necessário um supercomputador para executar as aplicações

14 Desvantagens de aplicações Web
A experiência do usuário é pobre se comparada com aplicações desktop Drag-and-Drop Número de controles é limitado Baixa produtividade no desenvolvimento É necessária grande quantidade de scripts de cliente (JavaScript) para melhorar a experiência do usuário JavaScript é uma linguagem pobre e possui um ambiente de desenvolvimento e depuração bastante limtado

15 Plataformas de desenvolvimento Web
ASP.NET Java PHP CGI Perl


Carregar ppt "Enrique P. L. de Oliveira Enrique.leite@aes.edu.br Tecnologia para Web Enrique P. L. de Oliveira Enrique.leite@aes.edu.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google