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Gestão do Conhecimento Tema

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Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento Tema"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento Tema
AULA 01 Disciplina: Gestão do Conhecimento Tema “Introdução a Gestão do Conhecimento (GC); Modelo Japonês de GC ” Prof. Ronaldo Barbosa 1

2 Graduado em Engenharia de Computação (UNICAMP)
Ronaldo Barbosa Graduado em Engenharia de Computação (UNICAMP) Mestre Geociências Aplicada ao Ensino (UNICAMP) Especialização em Jornalismo Científico (LabJor) Doutorando em Ensino e História da Ciência (Unicamp) Leciona em cursos de graduação e pós-graduação. 2 2

3 Objetivo O principal objetivo desta disciplina é capacitar, motivar e instrumentar os alunos sobre os conceitos e práticas da Gestão do Conhecimento, através da análise de conceitos, estudos de caso, ferramentas, métodos e técnicas. 3 3

4 Aula 1 Fundamentos de Gestão do Conhecimento (GC); Modelo Japonês de GC Aula 2 Capital Intelectual; Fatores promotores e barreiras à criação do conhecimento novo Aula 3 Ferramentas para a Gestão do Conhecimento: redes sociais, desenho de processos, BSC Aula 4 Gestão do Conhecimento no Brasil 4 4

5 LEITURA OBRIGATÓRIA BARBOSA, R. “Modelo japonês de Gestão do Conhecimento”. Material da 1ª aula da Disciplina “Estratégia Executiva”, ministrada no Curso de Pós Graduação Latu Sensu TeleVirtual MBA em Gestão de Pessoas – Anhanguera – UNIDERP | REDE LFG, 2010. 5 5

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Takeuchi, H., Nonaka, I. Gestão do Conhecimento. Tradução de Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman Editora, 2008. Santiago Jr., J. R. Satiro. Gestão do Conhecimento – a chave para o sucesso da Empresarial. São Paulo: Novatec Editora, 2004. 6 6

7 DIFICULDADE Ansiedade Desinteresse HABILIDADE FAIXA DO FLUIR Desafio 7

8 Projeto 8 8

9 Conhecimento: A Mudança Peter Drucker
Escreveu "Uma Era da Descontinuidade" (1970) 9 9

10 Indústrias modernas logo se tornam obsoletas
Novas Tecnologias, novas indústrias Indústrias modernas logo se tornam obsoletas Mundo mercado O conhecimento é o capital principal, recurso motor da economia. 10 10

11 Criam-se responsabilidades aos novos detentores do poder, chamados Homens do Conhecimento
é essencial, demais fatores são restrições para que o conhecimento possa existir 11 11

12 Altera forças produtivas, o ensino e o aprendizado
Revolução da Produtividade requer aplicação do conhecimento ao conhecimento 12 12

13 Outras Mudanças Novos mercados, fim de outros;
Novos players (concorrentes); Novas tecnologias disponíveis; Novas necessidades, novos empregos; 13 13

14 Barões da Era Industrial
14 14

15 Novos Barões Bill Gates MICROSOFT Steve Jobs APPLE e PIXAR 15 15

16 Movimento: materialização da visão de Peter Drucker
Globalização, Informatização, Desintermediação, Intangibilização. Tudo em movimento! 16 16

17 Da produção para o pensamento
Melhoria do existente Só automatizar não é a solução Informação passa a ser “quase tangível" 17 17

18 Mudança no perfil dos empregados
Operário Produção Área Pessoal Gerência e Serviços Administrativos Técnicos e Profissionais Universitários Total 1900 74 9 13 4 100 1940 57 11 24 8 1980 34 14 36 16 Nota: dados em porcentagem. Dados do Departamento Nacional de Padrões – EVA 18 18

19 Como medir o valor do conhecimento ? Como mostrar que
o conhecimento gera riqueza ? 19 19

20 E onde está o conhecimento ?
pessoas, clientes, sistemas (TI, laboratórios, outros)... Por exemplo, entre clientes: Relacionamento, Troca de conhecimento, Confiança, Credibilidade, Retorno financeiro. 20 20

21 Conhecimento organizacional é a base para as inovações.
A capacidade de adquirir e aplicar o conhecimento está se tornando fator estratégico para o êxito na transição de uma economia industrial para uma economia de informação. NONAKA, Ikujiro, e TAKEUCHI, Hirotake. Criação de Conhecimento na Empresa: Como as Empresas Japonesas Geram a DinÊmica. Rio de Janeiro: Campus/; Elsevier, 1997 21 21

22 Cenário ambiental da evolução dos modelos e gestão
22 22

23 Empresa inovadora deve ser uma empresa “dialética”: a contraposição de idéias deve levar a novas idéias Tese – Antítese - Síntese 23 23

24 Tese – Antítese - Síntese
Como fabricar produtos de qualidade a preços competitivos ? Empresa: criação de novos produtos e serviços 24 24

25 A empresa do século XXI deve responder rápido a mudanças cada vez mais aceleradas nos cenários econômicos, sociais e tecnológicos. A empresa deve agora ser criadora de conhecimento: para lidar com tantas mudanças, a empresa deve também saber mudar. 25 25

26 A empresa na visão tradicional funciona como uma “máquina de processamento de informações”: ela capta informações do mundo externo e procura se adaptar para atingir uma meta. A empresa na visão moderna funciona como um “organismo vivo”: por meio de interações internas e externas, transforma-se e se renova para criar novas soluções em processos e produtos. 26 26

27 Concepções de uma organização
Concepção comum Concepção de empresa criadora de conhecimento (modelo Nonaka e Takeuchi) Empresa é maquina de processar informação: busca adaptações ao ambiente com base nos recursos de que dispõe para atingir determinados objetivos. Empresa ao mesmo tempo que busca soluções por meio da interação dinâmica entre seus membros e o ambiente para solucionar problemas. também cria e define novos problemas e conhecimentos. Empregados enxergam apenas a parte que lhes cabe. Empregados tem noção da importância dele para o todo da organização. 27 27

28 O que é Capital ? Ativos Tangíveis
Capital no sentido tradicional: equipamentos, prédios, demonstrativos financeiros… Ativos Intangíveis Capital Intelectual Capital no sentido moderno: associado a conhecimento 28 28

29 Funcionários & Fornecedores
Físico Terra Edifícios Equipamentos Estoque Clientes Canais Afiliados Financeiro Caixa Capital Investimento Dívida Recebíveis Funcionários & Fornecedores Funcionários Parceiros Fornecedores Organização Liderança Inovação Estratégia Conhecimento Estrutura Sistemas Cultura Processos Marcas PI * * Propriedade Industrial Modelo de Dinâmica de Valor - Ativos mais Significativos Fonte: Boulton, Libert e Samek (2000), adaptado 29 29

30 Onde está o conhecimento ?
Como prosperar o conhecimento ? O que é conhecimento ? 30 30

31 Conhecimento Organizacional
Interações para Conhecimento Organizacional GC é um processo interativo de conhecimento organizacional , a capacidade que uma empresa tem de criar conhecimento, disseminá-lo na organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas (Nonaka e Takeuchi, 1997) 31 31

32 32 32

33 33 33

34 Cliente: vontade de consumir novos produtos e serviços
Como fabricar produtos de qualidade a preços competitivos ? Empresa: criação de novos produtos e serviços 34 34

35 Um indivíduo tem o “insight” criativo que é disseminado e depois apropriado por todos na empresa.
Gestão do Conhecimento: - criação do conhecimento - disseminação do conhecimento - apropriação do conhecimento 35 35

36 ? ? Mercado e Concorrência Tecnologia Consumidores e Clientes
Alta Gerência Empresa ? Corpo Técnico e Administrativo 36 36

37 Mercado e Concorrência
Ambiente Externo Mercado e Concorrência Tecnologia Consumidores e Clientes Ambiente Interno Alta Gerência Empresa Corpo Técnico e Administrativo 37 37

38 Gestão do Conhecimento
Ambiente Externo Práticas de Gestão Ambiente Interno 38 38

39 O que é Gestão do Conhecimento ?
Disciplina relacionada à criação, disseminação e apropriação do conhecimento visando excelência organizacional 39 39

40 Exemplos Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa ?
Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem desse conhecimento novo ? Como reter o conhecimento do funcionário quando ele se afasta da organização ? 40 40

41 Dados: são representações do mundo físico, social, psicológico, organizacional... Exemplos: letras e números avulsos. Informações: são dados organizados em um contexto. Exemplos: o catálogo telefônico é uma base de informações. O que constitui informação para uma pessoa pode não passar de dados para uma outra. Informação tem a ver com subjetividade. Conhecimento: Informação relacionada è experiência e a uma ação, portanto tem lado pessoal. Exemplo: com o catálogo telefônico calculo como estão os serviços de saúde e educação em uma cidade. 41 41

42 INFORMAÇÃO”: em busca de uma definição
“Dados são fatos, Informação é o sentido que os seres humanos atribuem aos dados.” W. Davis “A informação, como a energia, tende a degenerar em entropia - em ruído, redundância e banalidade à medida que o cavalo veloz da informação ultrapassa o cavalo lento do significado.” Orrin Klap 42 42

43 Internet: explosão da informação ou da não informação ?
Uma edição atual do The New York Times em um dia da semana contém mais informação do que o comum dos mortais poderia receber durante toda a vida na Inglaterra do século XVII. Mas em uma edição do jornal, encontramos: Notícias “sérias” somam apenas 13% das páginas 43 43

44 “Relação entre um sujeito consciente e um objeto.
Conhecimento “Relação entre um sujeito consciente e um objeto. É uma relação de apreensão do objeto pelo sujeito e que implica transformação. O conhecimento é relativo, supõe instrumentos, um ponto de vista e limites do sujeito que conhece. 44 44

45 GESTÃO DO CONHECIMENTO
Aprendizagem Organizacional Gestão de Competências Gestão do Capital intelectual Inteligência Empresarial Educação Corporativa 45 45

46 Conhecimento : é a máxima utilização de informações e de dados acoplados ao potencial das pessoas, suas competências, idéias, intuições, compromissos e motivações. 46 46

47 Video: “Aqueduto romano”
47 47

48 Aqueduto 48 48

49 Arco 49 49

50 Video: Ponte Tacoma 50 50

51 Alguns tipos de conhecimento
Conhecimento concreto Conhecimento abstrato Conhecimento sensível: obtido pela sensação e percepção Conhecimento inteligível : é conceitual e racional e só pode ser obtido por meio do uso da razão 51 51

52 Alguns tipos de conhecimento
O conhecimento abstrato nos ajuda a a organizar e a compreender um número imenso de acontecimentos, mas por outro lado ele nos afasta da realidade concreta. O verdadeiro conhecimento se dá dentro do processo dialético de ida e vinda do concreto para o abstrato, processo que jamais tem fim e que vai revelando o mundo humano na sua riqueza e diversidade. 52 52

53 Ação Conhecimento MUNDO REAL Informação Observação Dados 53 53

54 Conhecimento Ocidental
Conhecimento Oriental X Ocidente: valoriza o conhecimento quantificável, objetivo, fácil de comunicar (chamaremos de conhecimento “explícito”). Oriente: valoriza o conhecimento inexato, pessoal, de difícil representação (chamaremos de conhecimento “tácito”). 54 54

55 Conversão do Conhecimento Opostos: Ocidente valoriza explícito
Oriente valoriza tácito Conversão é a interação entre o conhecimento tácito e o explícito 55 55

56 Filme: “Fábrica de Loucuras”
56 56

57 Conhecimento Explícito Conhecimento Tácito
57 57

58 Três condições iniciais para valorização do conhecimento
Valorização dos “insights” e palpites dos funcionários Utilização de símbolos, imagens e slogans Envolvimento de todos os empregados 58 58

59 Conhecimento Explícito
Duas formas de conhecimento: Conhecimento Explícito Conhecimento Tácito 59 59

60 Duas formas de conhecimento complementares: Explícito e Tácito
Conhecimento Explícito: pode ser facilmente transmitido (exemplo: conteúdo dos livros e manuais) Conhecimento Tácito: difícil de ser articulado, é incorporado à experiência individual (exemplo: crenças pessoais, juízos de valor) 60 60

61 Conhecimento Explícito
É o conhecimento que comunicamos com palavras e gestos, é registrado em livros, revistas, s, etc. Exemplo: quando um funcionário consulta um manual ou um colega sobre como operar uma máquina. 61 61

62 Conhecimento Tácito É o conhecimento conquistado pela experiência, difícil de comunicar, depende do contexto. Exemplo: quando um funcionário opera melhorar a máquina porque adquiriu certos macetes pela experiência que acumulou. 62 62

63 Dois tipo de Conhecimento Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi
Conhecimento Tácito (Subjetivo) Conhecimento Explícito (Objetivo) Conhecimento da experiência (corpo) Conhecimento da racionalidade (mente) Conhecimento simultâneo (aqui e agora) Conhecimento sequencial (lá e então) Conhecimento análogo (prática) Conhecimento digital (teoria) 63 63

64 Filme: “Quem quer ser um milionário?”
64 64

65 A valorização do conhecimento tácito é considerada um importante fator de competitividade entre as organizações e o principal motor da empresa inovadora moderna 65 65

66 Quatro processos de Conversão do Conhecimento Exemplo: Segredos do mestre-padeiro
Externalização Socialização Combinação Internalização 66 66

67 Espiral do Conhecimento
67 67

68 Diálogo dialético Essencial para a criação de novos conceitos
Parte do ambiente “ba” Exemplo: Por que fazemos isso ? 68 68

69 Espiral do Conhecimento início indivíduo (pesquisador, analista,
operário); campo de interação socialização diálogo externalização rede conhecimento combinação aprender fazendo internalização 69 69

70 Epistemologia Estrutura Indivíduo Grupo Organização Interorganização
Conhecimento Explícito Tácito Epistemologia Estrutura Nível de Conhecimento 70 70

71 Espiral do Conhecimento
71 71

72 Enquete, fórum e 1ª.parte da AD desta disciplina: Dê exemplos das 4 formas de conversão de conhecimento segundo experiências que você vive ou viveu em seu ambiente de trabalho. 72 72

73 Externalização Socialização Combinação Internalização 73 73

74 Externalização Do Conhecimento Tácito para Conhecimento Explícito
Externalização é um processo de articulação do conhecimento tácito em termos explícitos. Para converter o conhecimento tácito em conhecimento explícito são utilizadas metáforas e analogias. Externalização é a chave para a criação do conhecimento pois cria o conceito novo. O engenheiro anota como o mestre padeiro trabalha: as máquinas de pão caseiro deveriam imitar a forma como o mestre padeiro mistura a massa. 74 74

75 Socialização Do Conhecimento Tácito para Conhecimento Tácito
A socialização é um processo de aquisição do conhecimento por meio da experiência compartilhada. Ocorre por meio da observação, imitação e prática. Socialização está associada a aprender pelo exemplo e a aprender fazendo. O engenheiro apreende o segredo do mestre-padeiro observando que ele estica e também torce a massa. 75 75

76 Combinação Do Conhecimento Explícito para Conhecimento Explícito
Combinação é um processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento pré-existente. Esse modo de conversão do conhecimento envolve a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito, indivíduos combinam conceitos através de meios como documentos, reuniões, s, tel, etc. O engenheiro discute com seus colegas como imitar o trabalho do mestre padeiro no projeto das novas máquinas de pão caseiro. 76 76

77 Internalização Do Conhecimento Explícito para Conhecimento Tácito
Internalização é o processo de incorporação do conhecimento explícito que se converte em conhecimento tácito para o grupo e para a empresa (nova cultura, novos modelos mentais). O conhecimento foi internalizado por todos os colaboradores da empresa, isto é, a empresa incorporou um novo conhecimento. Agora faz parte do conhecimento da organização que projetos de máquinas de fazer pão caseiro devem se basear na arte dos mestres padeiros. 77 77

78 Externalização Internalização Socialização Combinação 78 78

79 Espiral do Conhecimento
79 79

80 Externalização: uso de Métaforas e de analogia
Metáfora: É uma forma de perceber ou entender uma coisa imaginando outra simbolicamente, serve de inspiração para os desenvolvedores pensarem o novo conceito. Ex: slogan para redefinir seus modelos de veículos: “Teoria da Evolução do Automóvel”, idéia da Honda. Analogia: Na analogia as contradições da metáfora são amenizadas, concentra-se nas semelhanças estruturais/funcionais entre as duas coisas. Ex: tonner de impressora análogo a uma lata de cerveja, idéia da Canon. 80 80

81 MODELO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPIRAL DO CONHECIMENTO
81 81

82 Filme: “Adeus Lenin” 82 82

83 Avaliação Obrigatória à distância (AD)
da disciplina Gestão do Conhecimento: Semana 1: Dê exemplos das 4 formas de conversão de conhecimento segundo experiências que você vive ou viveu em seu ambiente de trabalho. 83 83

84 Ambientes Ba O conceito de Ba exerce um papel fundamental sobre a maneira japonesa de criação de conhecimento. Esse conceito carrega forte marca da cultura japonesa . Ba é o espaço onde as interações devem ocorrer para criação de conhecimento. Pode ser um ambiente físico, virtual, mental ou uma combinação de todos esses. 84 84

85 Ambientes Ba Ba: espaço compartilhado que serve de base para a criação de conhecimento: salas de reunião, sala de bate-papo, fóruns, etc. 85 85

86 Brainstorming no campus da Honda:
Exemplo : Brainstorming no campus da Honda: Local fora do ambiente de trabalho, descontraído, aberto a todos; "Criticar sem apresentar solução não vale"; eficaz compartilhamento tácito (modelos mentais) 86 86

87 Ambiente Ba da empresa Google
87 87

88 Ambiente Ba criado pela Fiat
88 88

89 Configuração orgânica do Ba
Exemplos de redes de interações entre organizações que constituem Ba´s 89 89

90 Ba interorganizacional - Toyota
O Ba do modelo Toyota para criação do conhecimento interorganizacional ocorre baseado em empresas vinculadas através do intercâmbio de funcionários, de uma história compartilhada, vínculos de propriedade e dos esforços ativos para difundir cultura e valores, bem como o conhecimento através das associações formais como sindicatos. Inovações são predominantemente incrementais. 90 90

91 Ba interorganizacional – Empresas de tecnologia do Vale do Silicio
Nota-se um conjunto amplo de redes e uma cultura compartilhada, a cultura não é própria das empresas, mas da própria região, baseando-se na educação, experiência de trabalho, sucessos e insucessos...isso ultrapassa completamente a fronteira entre as empresas. 91 91

92 Obrigado! Até a próxima semana !
92 92


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