A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTADA A PARTIR DA VISÃO DOS ALUNOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTADA A PARTIR DA VISÃO DOS ALUNOS"— Transcrição da apresentação:

1 CONTADA A PARTIR DA VISÃO DOS ALUNOS
A HISTÓRIA DO BRASIL CONTADA A PARTIR DA VISÃO DOS ALUNOS Profª. Luciane T. Lopes Profª. Luciane J. Keller

2 “Entre viver a história e interpretá-la, nossas vidas passam...
Ao interpretá-la, também vivemos e fazemos história. A história que vivemos é uma escritura; na escritura da história visível devemos ler as metamorfoses e as mudanças da história invisível. Essa leitura é uma decifração, a tradução de uma tradução: jamais leremos o original.” Octávio Paz

3 Objetivo Estimular a capacidade do aluno de analisar fatos históricos e aplicar conceitos. Justificativa Reflexões críticas desenvolvem diversas habilidades nos alunos. É interessante que eles sejam estimulados a redigir suas conclusões, pois estudamos o passado para compreender melhor o presente.

4 Este trabalho surgiu da seguinte idéia: que a História do Brasil não é um conteúdo fácil de ser trabalhado e entendido pelos alunos de 5ª série. Partindo disso, surgiu a idéia dos alunos estudarem através de pesquisa e investigação usando recursos visuais (vídeo), de multimídia e biblioteca, contando através de ilustrações e textos suas próprias conclusões. Uma das idéia principais deste trabalho foi fazer com que os alunos formulassem suas próprias críticas a respeito de como a história nos é apresentada, as diferentes versões e fatos reais que muitas vezes são omitidos. Os assuntos foram divididos pela professora de história em sala de aula fazendo com que cada grupo procurasse os temas que mais os interessavam. O seguinte passo foi combinar com a professora do espaço informatizado um trabalho conjunto onde os alunos utilizariam o computador como uma ferramenta de pesquisa e execução.

5 Os índios eram os primeiros habitantes do Brasil...
Os índios do Brasil Os índios eram os primeiros habitantes do Brasil...

6 ... viviam em grandes grupos chamados de aldeias, que eram comandadas por um cacique que mandava na tribo. Os índios tinham muitas crenças como o Deus Tupã e outros. Faziam seus remédios que eram ervas e plantas. Viviam de caça e pesca. Faziam seus artesanatos como cestas, panelas, talheres e muitas outras coisas lindas. Mas, principalmente, viviam felizes e tranqüilos nas florestas e matas brasileiras. Até que um dia...

7 índios, tentando tirar seus costumes, suas crenças e tudo mais...
... com os portugueses e espanhóis, vieram os padres jesuítas que começaram a catequizar os índios, tentando tirar seus costumes, suas crenças e tudo mais...

8 E os índios de hoje? Bem, hoje eles vivem muito diferente. Alguns são até chamados de índios urbanos, pois muitos vieram para a cidade e moram em favelas. Vivendo na miséria acabaram ganhando várias doenças que só haviam na cidade com o “homem branco”. Doenças como a verminose infantil, a gripe, até mesmo a depressão... E muitos acabam morrendo. Hoje no Brasil existem poucas tribos pois o homem foi roubando sua terra, desmatando suas florestas e poluindo os rios e o ar. Índia doente com problemas de depressão Índios vestidos com as nossas roupas.

9 A vinda da familia real

10 No dia 29 de novembro de 1807, partiam de Lisboa, em 36 navios cerca 15 mil pessoas, entre nobres (a família real) soldados e funcionários da coroa, levando tudo o que fosse possível transportar: móveis, jóias, livros etc.

11 Chegaram a Salvador, depois de 2 meses de viagem
Chegaram a Salvador, depois de 2 meses de viagem. Mais tarde, iriam se instalar no Rio de janeiro. A partir deste momento, a “América Portuguesa” foi vista de maneira diferente pois agora era sede de uma corte real. Daí começou o comércio entre o Brasil e as outras nações... Mas principalmente com a Inglaterra.

12 A casa da família real

13 Capitanias Hereditárias
Portugal e Espanha dividiram o Continente Americano em duas partes. O lado direito (Oceano Atlântico) ficou com Portugal e o lado esquerdo com a Espanha. Portugal, para garantir que não iria perder as terras, resolveu dividir, colonizar e povoar para ter mais segurança. Numa linha ao longo do litoral as capitanias fixavam-se por linhas geográficas de leste a oeste, que repartiam o território em faixas paralelas de largura diferente

14 As pessoas que ficavam responsáveis se chamavam DONATÁRIOS  conhecidos também como governadores.

15 Os donatários não podiam trocar, vender ou alugar as terras.
Por isso mesmo é que se chamavam “Capitanias Hereditárias”, pois passavam de pai para filho. A vila de São Vicente foi o 1º núcleo a ser fundado, em 1532, comandado por Martim Afonso de Souza.

16 E os escravos?

17 A escravidão no Brasil chegou ao auge no século
XVIII com a exploração de ouro e café no Brasil.

18 Nesse período, aproximadamente meio milhão de escravos negros trabalharam e morreram nas minas e fazendas brasileiras.

19 A intensa necessidade de mão de obra nas minas fez o tráfico negreiro aumentar numa maneira nunca vista.

20 Proclamação da República
Desde 15 de novembro de 1889 o Brasil comemora a Proclamação da República Um dos fatos históricos mais importantes de nosso país. O marechal Deodoro da Fonseca comandou o movimento que mudou a forma de governo e que permite até hoje a eleição para presidente.

21 Passou a ser chamado de Império do Brasil.
Bem antes da República, o Brasil já tinha conseguido sua independência de Portugal. Isso aconteceu em e, a partir daquele ano, nosso país não precisou mais obedecer a corte portuguesa. Passou a ser chamado de Império do Brasil.

22 Quem comandou este movimento?
Não partiu do povo, mas de alguns ricos e poderosos fazendeiros de café além dos militares.

23 Como aconteceu? Num desfile. Isso mesmo! Conforme o combinado, no dia 15 de novembro tropas militares saíram às ruas para um desfile ou uma passeata militar, que a princípio parecia sem maiores conseqüências.

24 Ao invés de liderar apenas um desfile, o Marechal
Deodoro da Fonseca dirigiu os soldados para o palácio do Catete, onde se encontrava o Imperador D. Pedro II. Lá dentro, o Marechal Deodoro proclamou a República, tornando-se em pouco tempo o primeiro presidente da história da República Brasileira

25 Avaliação dos alunos Esse trabalho de história é SUPER LEGAL! Além de aprender a história do Brasil, conseguimos desenvolver a nossa inteligência aprendendo a fazer trabalhos cada vez melhor. O que eu achei? SUPER INTERESSANTE. (Marina) Gostei muito do trabalho de história porque expandiu meus horizontes e foi muito bom fazer este trabalho. (Cálvin) Prefiro fazer um trabalho deste jeito, pois me dediquei pesquisando, isso me fez aprender muito mais, do que ficar copiando quadros e quadros sem entender nada. (Ana Paula) Esse trabalho foi muito bom, pois aprendemos muito sobre história do Brasil e a trabalhar melhor com o computador. (Guilherme)


Carregar ppt "CONTADA A PARTIR DA VISÃO DOS ALUNOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google