Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsadora Barbara Alterado mais de 10 anos atrás
2
Objetivos Desenvolver estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações. Possibilitar o exercício de capacidades mentais como memória, dedução, análise, síntese, analogia e generalização.
3
Permitir a descoberta de princípios matemáticos como a equivalência, a decomposição, a igualdade e a desigualdade. Favorecer o desenvolvimento de atitudes de segurança para resolver problemas numéricos cotidianos.
4
Jornada de Matemática Serão propostas às equipes situações que envolvam: Cálculo exato Cálculo aproximado (estimativas) Cálculo escrito Cálculo mental
5
Nem sempre precisamos fazer cálculos exatos...
Fui ao supermercado comprar alguns itens. Os preços são os seguintes: R$ 1, R$ 3,46 R$ 2, R$ 0,90 Tenho 10 reais. Será que conseguirei comprar todos os itens?
6
Outras vezes precisamos fazer cálculos exatos...
Fui ao supermercado comprar alguns itens. Os preços são os seguintes: R$ 1, R$ 3,46 R$ 2, R$ 0,90 Tenho 10 reais e recebi 1 real de troco. Meu troco está certo. Se não, qual seria o troco certo?
7
Cálculo mental 8 x 49 = ? 8 x 49 8 x (40 +9) (8 x 40) + (8 x 9)
8
Sabemos que no cálculo mental a memorização acaba tornando-se importante.
9
Mas mesmo antes da memorização algumas regularidades devem ser levadas em conta:
A regularidade das tabuadas do e do 10. A facilidade de dobrar.
10
Multiplicar por 4 é dobrar duas vezes seguidas
3 6 12 x 2 x 2 x 4
11
Multiplicar por 8 é dobrar três vezes:
3 6 12 24 x 2 x 2 x 2 x 8
12
No trabalho com os fatos fundamentais da multiplicação:
deve-se levar em conta a comutatividade e pode-se observar as curiosidades da tabuada do nove.
13
Criar um ambiente favorável ao ensino e aprendizagem da Matemática em sala de aula.
14
Jornada de Matemática O objetivo não é simplesmente premiar os vencedores. Criar contexto favorável à aplicação das diferentes modalidades de cálculo. Existe clima de competição entre as equipes, mas o importante é a cooperação dentro da equipe.
15
Etapas nas Escolas 4ª Séries Atividades individuais Atividades
em equipes Atividades interclasses Equipe Vencedora
16
Etapa 1: Escola I- De junho a setembro de 2007.
I 1- Desenvolver atividades em sala de aula e entre classes da mesma série de acordo com os subsídios: Jornada Matemática: Orientações. I2- Seleção da equipe representante da escola.
17
Etapa 1: Escola II- Até 14 setembro.
Ficha de cada um dos cinco alunos integrantes, pseudônimo da equipe e autorização dos pais. Relatório técnico.
18
Etapa 1: Escola Banco de atividades produzidas pela escola (CD-ROM).
Cópia da atividade preenchida pela equipe vencedora na fase final de classificação.
19
De acordo com o número de escolas que participaram da Jornada de
Etapas nas DEs Equipe Vencedora (escola) De acordo com o número de escolas que participaram da Jornada de Matemática.
20
Etapa 2: Diretoria I- De 17 a 30 de setembro.
2.1. Objetivo: seleção da equipe que representará a Diretoria na fase semifinal. Como: atividades/questões que envolvam conhecimentos sobre diferentes tipos de cálculos.
21
Etapa 2: Diretoria Fonte: publicação digital: Jornada de Matemática: Orientações e Banco de atividades/questões fornecidas pelas escolas. Comissão Responsável: ATPs envolvidos, Supervisor e/ou Professor Coordenador.
22
Etapa 2: Diretoria II- até 04 de outubro.
Encaminhar à SEE/CRE Mario Covas - envelope fechado: Ficha de cada um dos cinco alunos integrantes da equipe vencedora, identificada com o pseudônimo da equipe. Relatório técnico.
23
Aguardar orientações no site:
Etapas Pólos Aguardar orientações no site:
24
Semifinal/Pólos De 04 a 19 de outubro.
Nesta fase as equipes vencedoras de cada DE participarão da fase semifinal em 6 pólos, definidos pela COGSP/SEE. Aguardar orientações no site:
25
Semifinalistas de cada pólo
Etapa Final SEE Semifinalistas de cada pólo
26
Final/SEE 22 de outubro a 14 de novembro.
A fase final será disputada em São Paulo.
27
PREMIAÇÃO Os 5 alunos da equipe vencedora serão premiados com um acervo de livros e um computador. O professor orientador será premiado com um acervo de livros. A escola vencedora será premiada com uma copiadora e material de recreação.
28
As 6 equipes semifinalistas e os respectivos professores orientadores receberão menção honrosa e um passeio cultural.
29
Organização das atividades e das provas nas escolas
Acesso ao manual Atividades Atividades Atividades (até a 15) 1ª prova nas escolas
30
Organização das atividades e das provas nas escolas
Atividades (até 26) 2ª prova nas escolas
31
Organização das atividades e das provas nas escolas
32
Organização das atividades e das provas nas escolas
(até a 39) 3ª prova nas escolas
33
Três tipos de atividades
Atividades voltadas aos cálculos memorizados Atividades voltadas ao desenvolvimento do cálculo aproximado (estimativas) Atividades voltadas ao uso de algoritmos não convencionais
34
Exemplos de atividades voltadas aos cálculos memorizados
Atividade 6: Adição e subtração de dezenas e centenas exatas Atividade 9: Bingo de tabuada Atividade 14: Multiplicação por 10, 100, 1000
35
Exemplos de atividades voltadas às estimativas
Estimando custos Atividade 27: Quantos dígitos ? Atividade 37: Planejando a festa
36
Exemplos de atividades voltadas aos algoritmos não convencionais
Atividade 16: Algoritmos da adição – decomposição de números Atividade 17: Algoritmos da subtração – decomposição de números Atividade 29: Fazendo multiplicações por decomposição
37
Apresentação das atividades
Atividade 33: Escolher o resultado mais próximo Objetivo Planejamento Encaminhamento
38
Apresentação das atividades
Atividade 33: Escolher o resultado mais próximo Objetivo Desenvolver estratégias de cálculo aproximado para adições e subtrações.
39
Planejamento Organização dos alunos: trabalho individual. Material: cópias da atividade que está na página seguinte. Duração: 40 minutos.
40
Encaminhamento Entregar as cópias da atividade e explicar aos alunos que precisam descobrir o resultado mais próximo das operações propostas. Entre as operações, há adições e subtrações: é preciso atenção para não se enganar! Resolver uma das propostas junto com os alunos:
41
Resultado mais próximo
Modelo de atividade – Resultado mais próximo Assinale a alternativa que mais se aproxima do resultado destas operações
42
150 250 350 400 500 – 384 100 200 300 986 – 468 500 50
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.