A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE SETE DE SETEMBRO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE SETE DE SETEMBRO"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE SETE DE SETEMBRO
FERRAMENTAS PARA SOA

2 TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO
Introdução Cenário Propício Ferramentas Escolhidas Oracle Fusion Middleware Oracle SOA Suíte Arquitetura Componentes WebSphere Benefícios pra mim e para minha empresa Como usá-lo? Rational Application Development Apache Tuscany História Visão Geral Distribuição e Hospedagem Jboss SOA Platform O que é? O que ele faz? Outras Ferramentas de SOA

3 INTRODUÇÃO SOA é uma arquitetura de software na qual é possível criar, padronizar e documentar serviços genéricos utilizando o conceito de reuso, vinculando-os a outros componentes de softwares e tornando-os acessíveis, sob forma de serviço, por diversos dispositivos sem precisar reescrever código. Hoje apresentaremos ferramentas que contemplam, na maioria delas, um conjunto conceitos e tecnologias que esta arquitetura (SOA) agrega, como : Reusabilidade, Baixo Acoplamento, Interoperabilidade, Modularidade, Neutralidade WebServices com os seus protocolos (UDDI, SOAP, XML, etc)

4 CENÁRIO PROPÍCIO Ambiente Heterogêneo .NET, Cobol, PowerBuilder, Java, etc Software Legado inviável para fazer uma migração; Necessidade da utilização de serviços providos por terceiros; Falta de processos e padrões; Arquitetura de Softwares limitados;

5 FERRAMENTAS ESCOLHIDAS

6 ORACLE FUSION MIDDLEWARE
Middleware: categoria de soluções tecnológicas para atuação em Arquitetura Distribuída cooperação entre multiplos processos e máquinas, interagindo através de uma infraestrutura de rede para suportar e simplicar soluções distribuídas, complexas e interoperáveis agregando valor ao negócio

7 ORACLE SOA SUITE Mensageria (ESB) Decoberta de Serviços (UDDI)
Orquestração Gerenciamento e Segurança de WebServices Regras de Negócio Eventos Monitoração das Atividades de Negócio Mensageria: Mensagens trocadas por sistemas complexos são mantidos por filas duráveis e escaláveis Descoberta de Serviços: serviço para publicar e descpbrir diretórios de serviços na arquitetura SOA Orquestração: composição de serviços para criar um novo serviço ou para resolver uma tarefa de um processo de negócio

8 ARQUITETURA Regras de Negócio Execução de Processos BPEL ESB
Descoberta de Serviços Gerenciamento e Segurança Conexão com Sistemas Externos

9 COMPONENTES Componentes Descrição Service Infrastructure
Possui funcionalidades para para conectar componentes e permitir fluxo de dados. Oracle Mediator Criação de serviços de roteamento e regras associadas. Oracle Adapters Tecnologis JCA para conectar sistemas externos. Suporta diversos adaptadores de terceiros. Business Events / EDN Disparar eventos de acordo com as condições do negócio. Oracle Metadata Repository Conjunto de metadados e artefatos que direcionam o funcionamento do ambiente Oracle Business Rules Regras de negócio que resultam em decisões que ocorrem dinamicamente na execução de serviços ou processos Oracle WSM Policy Manager Permite a aplicação de políticas e regras de segurança, bem como auditorias. Oracle BPEL Process Manager Executa processos BPEL. Human Workflow Sistemas de Apoio a Decisão Oracle BAM Monitora, emite alertas, e fornece gráficos do ambiente de execução SOA.

10 Oracle B2B Facilita a troca de mensagens entre empresas e parceiros (e-commerce) Oracle JDeveloper Ferramenta de desenvolvimento para aplicações SOA. Oracle Enterprise Manager Gerenciamento, implantação, monitoração, diagnóstico e configuração das aplicações SOA. Oracle Service Bus Atua como intermediário entre consumidores e produtores de serviços, e possui características como roteamento, transformação e roteamento. Oracle CEP Permite a análise em tempo de execução de um grande volume de dados e permite detectar padrões e emitir eventos Oracle User Messaging Service Permite enviar mensagens das aplicações para dispositivos como celulares, s e comunicadores instantâneos.

11 O QUE É WEBSPHERE? Plataforma de software de integração;
Família de softwares: WebSphere Application Server; WebSphere Process Server; WebSphere ESB (Enterprise Service Bus); WebSphere Portal Server; WebSphere MQ; WebSphere Message Broker; WebSphere Partner Gateway etc.

12 BENEFÍCIOS PARA MIM E MINHA EMPRESA
Integração de pessoas; Integração de Processo; Integração de informações; Integração de aplicativos; Infraestrutura do aplicativo e transação; Aceleradores.

13 COMO USÁ-LO? - Depende da sua função no negócio;

14 RATIONAL APPLICATION DEVELOPMENT
Contém assistentes especializados, editores e validadores para uma variedade de tecnologias: J2EE; Web services; Service Component Architecture; XML; Aplicações Web;

15 APACHE TUSCANY Fornece uma arquitetura orientada a serviços (SOA)
Implementa uma arquitetura de componentes de serviço (SCA)

16 HISTÓRIA Projeto criado em dezembro de 2005 pela Apache.
Pricipais lançamentos: Em Setembro/2007, versão 1.0, primeira aplicação SCA spec. Em Fevereiro/2008, versão 1.1, correção de bugs, JMS obrigatório. Em Abril/2008, versão 1.2. SCA gerenciamento de domínio. Suporte para anotações JAX­WS. Melhoria no JMS obrigatório.

17 VISÃO GERAL “Software opensource que simplifica o desenvolvimento, implantação e  gestão de aplicações distribuídas construído como composições de componentes de serviço.” “Esses componentes podem ser implementados com uma gama de tecnologias e ligados através de uma variedade de protocolos de comunicação.” “Implementa as normas aberta, mas não se limita ao padrão definido pela SCA OpenCSA OASIS.”

18 DISTRIBUIÇÃO E HOSPEDAGEM
Pode ser configurado em um único nó de domínio ou como um domínio de SCA distribuído em vários nós. Modelo simples: administração de domínio SCA e configuração de nó SCA são acessados usando recursos da web AtomPub.  Opções de implementação de hospedagem: Independente Distribuídas em nós de várias JVM's. Testado em algumas versões do TomCat, Jetty

19 JBOSS SOA PLATFORM O QUE É?
O JBoss SOA é uma plataforma open source composta pelo JBoss Application Server, JBoss Rules, JBoss jBPM e JBoss ESB. Tem como objetivo solucionar questões relacionadas à SOA (Arquitetura Orientada a Serviços) nos mais diversos segmentos da economia.

20 JBOSS SOA PLATFORM O QUE ELE FAZ?
O Jboss SOA permite integrar os serviços, manipular eventos de negócios e automatizar processos de negócio de forma eficiente, ligando os recursos de TI, dados, serviços e aplicações em toda a cadeia de valor. Ao contrário de outras plataformas open source, os componentes podem ser usados individualmente, em conjunto, ou com componentes de terceiros para melhor atender à evolução das necessidades de desenvolvimento.

21 JBOSS SOA PLATFORM COMPONENTES

22 JBOSS SOA PLATFORM JBoss Aplication Server: runtime baseado em Java para aplicações web e corporativas, que inclui o Apache-Tomcat . JBoss jBPM: automação de processos de um conjunto de problemas de negócios que vão de fluxo de trabalho integrado até orquestração de processos de negócio da empresa.

23 JBOSS SOA PLATFORM JBoss ESB: implementação de barramento de serviços que possibilita o roteamento de mensagens, comunicação com inúmeros protocolos (filesystems, ftp, jms, smtp, ejb, webservices, etc). JBoss Rules: visualiza as regras de negócios agregadas à infra-estrutura da aplicação para que verificar se essas regras realmente incorporam as políticas corporativas documentadas.

24 OUTRAS FERRAMENTAS DE SOA

25 OBRIGADO!!!


Carregar ppt "FACULDADE SETE DE SETEMBRO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google