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Gilberto Miyake Gerente de Produtos.

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Apresentação em tema: "Gilberto Miyake Gerente de Produtos."— Transcrição da apresentação:

1 Gilberto Miyake Gerente de Produtos

2 A Realidade… Múltiplos sistemas corporativos coexistem com outras aplicações isoladas em plataformas de sistemas abertos n Uso de diversos sistemas de armazenamento, ex. File system, Bancos de dados tradicionais, PC storage, planilhas eletrônicas n Sistemas desenvolvidos em linguagens e plataformas diferentes n As aplicações não foram feitas para interoperar Muitos sistemas diferentes resolvem problemas pontuais, ex. Controle de Estoque, Contabilidade Múltiplos usuários com diferentes visões e interfaces

3 Objetivos de negócios e TI Objetivos de Negócios Aumentar a agilidade nos neg ó cios Suportar novas estratégias de mercado Objetivos de TI Gerenciar mudanças contínuas e complexas Aumentar o retorno sobre os investimentos de TI Empresas adaptáveis precisam de processos flexíveis Uma TI ágil é imprescindível para ter flexibilidade e adaptabilidade SOA garante agilidade para os negócios e a TI

4 SOA – Service Oriented Architecture O que é? Modelo de Arquitetura de software para o desenvolvimento ou implementação de aplicações Arquitetura Corporativa Integração de aplicativos Visão geral dos sistemas Padrão de comunicação interno e externo à empresa Arquitetura de Sistemas Desenvolvimento de Aplicativos Padrão de comunicação dentro do sistema Reuso restrito de componentes

5 Arquitetura de Software Forma como os componentes de um software são separados e se comunicam entre si Tipos Monolítico Ex. Cobol MF com telas, relatórios e dados no mesmo programa Cliente/Servidor Ex. VB com 2 camadas (interface do usuário e acesso aos dados) Multi-camadas Ex. Interface do usuário, lógica, acesso aos dados Distribuído Ex. Componentes Java Orientado a Serviços

6 Component Based Architecture - CBA Reutilização de componentes Componentes distribuídos Independência de plataforma e linguagem Diversas tentativas com padrões diferentes DCOM, CORBA sobre TCP/IP, SNA, SPX Falta de repositório/registro centralizado

7 SOA – Service Oriented Architecture Características Os componentes são serviços com baixo acoplamento – conhecimento apenas da interface Aplicação distribuída – um sistema pode ser formado de componentes de outros sistemas Como implementar Web Services Mais padronizado Melhor aceitação entre fornecedores Outros serviços Implementados com diferentes padrões

8 Um SOA usualmente compreende três partes: Um Fornecedor (de serviços) Um Consumidor (de serviços) Um Diretório (de serviços) Source: Modelo de SOA

9 O que é um Serviço? É uma função de negócio significativa, encapsulada em um software de computador Características de um Serviço: Deve representar uma função significativa; Deve ser reusável; Deve ter uma interface claramente definida; Deve encapsular funcionalidade; Pode ser composto. Serviços de Software

10 Serviço Técnico Granularidade mais fina Exs: Disponibilidade de peças, Verificação de linha de produção, Disponibilidade de Recursos Humanos Serviço de Negócio Granularidade mais grossa Ex. Entrada de pedido, Produção de produto Entrada de Pedido Fim Sim Não Verifica Estoque Verifica Linha Verifica RH Solicita Produção Fim Início

11 Serviços de Negócio O provedor do serviço realiza uma operação que beneficia o consumidor por meio de um conjunto de funções ou rotinas. O serviço é definido como um contrato entre o fornecedor e o consumidor e apenas a interface é conhecida. Interface ConsumidorFornecedor

12 Enterprise Service Bus Base da SOA Padroniza a comunicação Definição de regras de negócio Permite monitoração Políticas Serviços de Negócio Serviços Técnicos ERP GIS GED

13 Adoção de SOA - Onde Empresa Arquitetura corporativa Sistema aplicativo Novos desenvolvimentos Integração de sistemas legados Novas funcionalidades Serviços externos Disponibilização de serviços Consumo de serviços

14 Adoção de SOA – Abordagens Top-Down Inventário dos serviços Maior tempo para obter resultados Modelo ideal Bottom-Up Mais usual Resultado imediato Problemas a médio/longo prazo Mista Inventário parcial dos serviços Resultados mais rápidos

15 Metodologia de Adoção Estimativa Como medir o custo de adoção O que medir Quantidade de serviços Entradas Saídas Transformações Interações Tratamento de exceções Granularidade do serviço Qual o melhor tamanho do serviço Maior reuso ou maior performance

16 Metodologia de Adoção Flexibilidade Nas mensagens Nas regras de negócio Nos usuários Segurança e confiabilidade Autenticação Autorização Governança Repositório de metadados Ciclo de vida dos serviços

17 Metodologia de Adoção Monitoração Em tempo real com indicadores de performance Regras dinâmicas Acompanhamento dos processos Histórico dos processos Análise de gargalos Desafios Adoção em todos os níveis da empresa Definição correta dos serviços Acesso aos sistemas legados

18 Java JMS Cobol Legado Serviços Consumidores.NET SOAP Acesso ao Legado

19 O que são Web Services? Aplicações auto-descritas que podem ser publicadas, localizadas e invocadas de qualquer lugar da Web. Funções servidoras que tem mecanismos de interface para acessar suas funcionalidades Serviços Web

20 Arquitetura SOA Integração do Legado Dados do Cliente Interação Do Cliente Histórico do Pedido Política de Pedidos Embarque Orquestração de Serviços de Negócio Informação de Cliente Gerenciamento de Pedido Compensação de Pedido CRMERP Dados do ClientePedidosLogística Aplicações Compostas Processos de Negócio Recupera Dados Verifica Detalhes Entrada de Pedido Revisão do Pedido Aprova Pedido Início do Embarque Gerenciamento de Pedidos Gerenciamento e Governança da SOA Componentes e Serviços SOA

21 Modelo de Maturidade SOA Otimização da SOA Composição do Processo SOA Governança da SOA Serviços de Negócio da SOA Habilitação da SOA Ilhas de Aplicações ¬sem SOA ¬Modernização do Legado ¬Habilitação de serviços ¬Publicação de Serviços em um Registro ¬Definição de Domínios de Negócio ¬Orquestração de serviços técnicos ¬Repositório de metadados ¬Maturidade organizacional ¬Colaboração de metadados e atribuições ¬Ciclo de vida da SOA ¬Consumo de serviços ¬Processos baseados em serviços ¬Aplicações compostas baseadas em serviço ¬Balanceamento de oferta/demanda de serviços ¬Business Performance Management / BAM ¬Políticas de governança

22 Caso de Sucesso 1 SERPRO Produto: EntireX Communicator da Software AG Descrição: Disponibilização de serviços a partir do sistema de controle de pessoal. O sistema foi desenvolvido em Natural/Adabas MF Notas: Abordagem Bottom-up Utiliza ESB próprio baseado em mensagens Utiliza Web Services – geraçáo automática da ferramenta Não utiliza diretório para UDDI - serviços consumidos apenas internamente Não faz composição de serviços técnicos em serviços de negócio

23 Caso de Sucesso 2 Brasil Telecom Produto: EntireX Communicator da Software AG e ESB da Vitria Descrição: integração de mais de 90 sistemas por meio de troca de mensagens gerenciadas pelo Vitria. Os sistemas estão em diversas plataformas e linguagens e são acessados pelo EntireX. Alguns sistemas já disponibilizam Web Services gerados pelo EntireX. Notas: Abordagem mista Utilizam um catálogo de serviços

24 Caso de Sucesso 3 Prospect Produto: crossvision BPM da Software AG Descrição: Gestão dos processos de negócio de liberação de viagens com integração dos sistemas de RH e contas a pagar legados via serviços web. Os serviços web foram disponibilizados pelos sistemas sem middleware. Notas: Abordagem mista Sem catálogo de serviços

25 Produtos Disponiveis IBM Hardware: Websphere DataPower Integration Software: Websphere Jboss Oracle

26 Enterprise Service Bus – Padrão Arquitetural Enterprise Service Bus - Produtos WebSphere Enterprise Service Bus WebSphere Message Broker Produtos Complementares WebSphere Transformation Extender WebSphere DataPower WebSphere Service Registry and Repository WebSphere MQ Produtos de Software IBM

27 Call Center - CONSIST Este material é de propriedade da CONSIST, sendo proibida a sua reprodução em qualquer meio, total ou parcial, sem aprovação prévia. Todos os direitos estão reservados. A informação contida aqui é confidencial e não pode ser utilizada fora da empresa, não podendo ser divulgada, sem o prévio consentimento do Departamento de Marketing da CONSIST. As opiniões expressas aqui estão sujeitas a modificação sem aviso prévio. CSC - Centro de Serviços ao Cliente Compromisso de Atendimento Continuado


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