A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem
Professora Reinildes Dias FALE - UFMG

2 Cultura de novos gadgets: novas formas de interação e colaboração

3 Webquest Cultura de novos gadgets: novas formas de interação e colaboração

4 Less downloads, more uploads!
Letramento Digital Compromisso de uma educação emancipadora. Compromisso da escola pública com seus alunos “nativos digitais”. Less downloads, more uploads! “Nativos digitais” vs. “Imigrantes digitais” Prensky, 2001 ( Leiam este artigo e reflitam sobre as características dos nossos alunos, nativos-digitais

5 Nativo ou imigrante digital?
Nativos digitais Aqueles que nasceram na era cibernética dos computadores, câmeras digitais, Iphones, brinquedos eletrônicos, robots, TV digital etc. Lidam facilmente com a tecnologia digital e são exímios utilitários de todos os gadgets da era atual. Mark Prensky (2001).

6 Nativo ou imigrante digital?
Imigrantes digitais Aqueles que aprenderam a utilizar as tecnologias atuais por força do trabalho, da necessidade decomunicação e interação, para aprender mais. Como qualquer imigrante, retêm um “sotaque” que pode ser mais ou menos perceptível, dependendo da fluência adquirida atual. PRENSKY. Digital Natives, Digital Immigrants

7 Compromisso com nossos alunos, “nativos digitais” da era contemporânea.

8 Cultura Digital: movimento cognitivo, social e cultural amplo, estreitamente conectado às tecnologias da informação e da comunicação. DIAS, R. A integração das TICS ao ensinoe aprendizagem de língua estrangeira e o o aprender colaborativo on-line. Moara n 30. Belém: UFPA. Programa de Mestrado, 2008. Download:

9 Cultura Digital: movimento cognitivo, social e cultural amplo, estreitamente conectado às tecnologias da informação e da comunicação. DIAS, R. A integração das TICS ao ensinoe aprendizagem de língua estrangeira e o o aprender colaborativo on-line. Moara n 30. Belém: UFPA. Programa de Mestrado, 2008. Download:

10 Ferramentas que podem promover a colaboração
e o desenvolvimento da capacidade do aluno para produzir textos de vários gêneros, tanto da modalidade oral quanto da escrita.

11 Webquest pesquisa guiada na internet
(presença de recursos de scaffolding). DIAS, R. Webquests no processo de aprendizagem de L2 no meio on-line. Disponível em

12 Webquest

13 Webquest

14 Scaffolding Nível de desenvolvimento potencial Atuação independente
Papel do Professor Estratégias de aprendizagem Aprender a aprender Nível de desenvolvimento potencial Atuação independente InterAÇÃO - MediAÇÃO Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) Nível de desenvolvimento real Competência real *

15 Less downloads, more uploads!
DIAS, R. Less downloads, more uploads at

16 A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias
Reading. Researching. Collaborating. Learning.

17 Reception: Reading A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias
Reading. Researching. Collaborating. Learning.

18 Reception: Reading A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias
Reading. Researching. Collaborating. Learning.

19 Reception: Reading Production: Writing
A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias Reading. Researching. Collaborating. Learning. Production: Writing

20 Reception: Reading Production: Writing
A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias Reading. Researching. Collaborating. Learning. Production: Writing A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias Reading. Writing. Collaborating. Revising. Learning.

21

22

23

24 Have you ever heard of an online learning environment called “Webquest”?
Yes Yes 3 No 18 No

25 I have some idea of what it means
Do you know what “Webquest” means? I have some idea of what it means yes Yes 3 No 16 I have some idea of what it means 4 No

26 Do you know what “Webquest” mean now?
Yes Yes 18 No

27 Are you going to use Webquests with your students?
No Yes 16 No 2 Yes

28 Webquest Desafio a um grupo de alunos - que trabalha em equipe - na
busca de informações sobre um determinado assunto para a realização de uma tarefa, configurada como uma situação-problema Utilização da web e de seus recursos durante a busca da solução a um problema (tarefa) pelos participantes de um grupo de alunos.

29 WebQuests: pesquisas guiadas no espaço virtual
Suporte oferecido aos envolvidos na busca (quest). Links a sites na própria web. Estes links podem ser a informações escritas, arquivos de áudio ou vídeos. Scaffolding Orientações detalhadas para os participantes sobre os passos a serem seguidos durante o processo WebQuests: pesquisas guiadas no espaço virtual

30 Proponentes do modelo Bernie Dodge Tom March

31 A WebQuest is an inquiry-oriented lesson
format in which most or all the information that learners work with comes from the web. What is a WebQuest? The model has spread around the world, with special enthusiasm in Brazil, Spain, China, Australia and Holland.

32 Quais são os componentes ou seções de uma WebQuest?
Os componentes ou seções são também chamados de “blocos edificadores de uma WebQuest” (building blocks of WQ). Qual a função de cada uma das seções, componentes, ou blocos edificadores?

33 Orienta o grupo de alunos sobre o que
Introdução Orienta o grupo de alunos sobre o que deve ser feito e vivenciado durante a WebQuest. Desperta o interesse dos participantes. Argumenta a favor da tarefa a ser cumprida. Possui elementos argumentativos para envolver os alunos no processo de investigação e descobertas de uma WebQuest.

34

35 Descreve o que será feito no percurso da WebQuest.
Tarefa protagonismo do aluno Descreve o que será feito no percurso da WebQuest. Enfatiza a situação-problema da quest. É o componente mais importante de uma WQ. Influencia diretamente no envolvimento e na motivação dos participantes. É o espaço para a atribuição de papeis aos participantes Deve ser co-construída on-line com todos colaborando para uma solução bem-sucedida.

36 Protagonismo do aluno

37 Scaffolding Descreve com clareza os passos a serem seguidos.
Processo Descreve com clareza os passos a serem seguidos. Lista os sites da web para ajudar e orientar o grupo de alunos, ao longo da quest, na realização da tarefa (situação-problema). Define claramente a logística da organização dos grupos de trabalho. Fornece suporte para cada um dos papeis a serem assumidos pelos membros do grupo.

38

39 Fornece a rubrica de avaliação.
Protagonismo do aluno Estabelece os critérios pelos quais o grupo vai ser avaliado, ao final da quest, pelo cumprimento da tarefa. Fornece a rubrica de avaliação.

40

41 Faz o fechamento da quest.
Conclusão Faz o fechamento da quest. Evidencia o que foi aprendido no percurso da quest. Incentiva o aluno a estender a experiência de aprendizagem a outros domínios.

42

43 Indica um email de contato com os autores da WebQuest.
Créditos (opcional) Fornece as referências a websites que foram utilizados durante a quest. Agradece aos colaboradores de mais destaque durante o processo de realização da quest. Coloca a WebQuest produzida à disposição de interessados em realizá-la. Indica um de contato com os autores da WebQuest.

44

45 Desenvolvimento da capacidade dos alunos para
Multimodalidade / Multiletramento Desenvolvimento da capacidade dos alunos para interação com os diferentes modos ou códigos semióticos de veiculação de sentido nos textos multimodais: o linguístico ou verbal, o oral, o imagético, o sonoro, o espacial. KRESS, G. Literacy in the new media age. London, New York: Routledge, 2003 DIAS, R. Gêneros digitais e multimodalidade: oportunidades on-line para a escrita e a produção oral em inglês no contexto da educação básica. (no prelo).

46 A lógica da imagem e a lógica da tela sobrepõem a lógica da escrita.
O mundo narrado ou contado é bem diferente do mundo mostrado. (KRESS, 2003).

47 Cultura digital ou cibernética Cultura da aprendizagem colaborativa.
Cultura da aprendizagem por descoberta (self-discovery learning, Bruner, 1960). Cultura do “aprender a aprender” (aprender para a vida). Protagonismo do aluno

48 Pesquisar. Criar. Colaborar. Transformar
Benefícios pedagógicos Pesquisar. Criar. Colaborar. Transformar Autenticidade: Oportunidades de interações em situações reais de comunicação. Gêneros digitais: ações sociais pela linguagem. Múltiplas Inteligências - Multimodalidade.

49 Multimodalidade / Multiletramento
Interdisciplinaridade. Temas sociais. Educação cidadã. Aprendizagem colaborativa. Aprendizagem significativa. Protagonismo do aluno

50 Aprendizagem como prática social.
Reception: Reading Production: Writing Escrita como processo colaborativo (DIAS, 2004). Aprendizagem como prática social.

51 Meet me at www.letras.ufmg.br/profs/reinildes Obrigada pela atenção.
Mantenham contato! Meet me at


Carregar ppt "Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google