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E-Procurement e-Business: Tecnologia de Informação e Negócios na Internet Capítulos 01, 02, 03, 05,07, 11 e 12 Carlos F. Franco Jr, Dr. www.franco.pro.br.

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1 e-Procurement e-Business: Tecnologia de Informação e Negócios na Internet Capítulos 01, 02, 03, 05,07, 11 e 12 Carlos F. Franco Jr, Dr.

2 Bibliografia Dornier, P et alli. Logística e Operações Globais: Texto e Casos. Ed. Atlas. São Paulo, SP.2000.p.717. Franco Jr., C. F. E-Business: Tecnologia de Informação e Negócios na Internet. Ed. Atlas. São Paulo, SP.2001.p.281. Novaes, A.G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Ed. Campus.2a.tir. Rio de Janeiro, RJ p.407.

3 e-Procurement Objetivos e-Procurement integrado ao e-Business
Objetivos c/o e-Procurement Estratégias envolvendo o e-Procurement Integração com e-Supply Chain Management Desenvolvimento do e-Procurement

4 e-Procurement Objetivos e-Procurement integrado ao e-Business
Objetivos c/o e-Procurement Estratégias envolvendo o e-Procurement Integração com e-Supply Chain Management Desenvolvimento do e-Procurement

5 e-Business: Fundamentos
e-Commerce

6 e-Business: Fundamentos
e-Commerce e-DSS:e-Intelligence e-ERP e-CRM e-Supply Chain Management e-Procurement

7 Afinal, o que é e-Procurement?

8 e-SRM: e-Supply Relationship Management
1. e-Procurement: Sistematização de Compras 2. e-SCM: Gerenciamento da cadeia de fornecimento e-SRM:Gerenciamento do Relacionamento com Fornecedores

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15 Overhead: 1/3 das despesas das empresas 95% destes custos Formulários
e-Procurement Overhead: 1/3 das despesas das empresas 95% destes custos Formulários

16 e-Supply Chain Management
e-Procurement e-Procurement Versus e-Supply Chain Management

17 Caso Brasileiro: Nortel – Dell
e-Procurement e-Procurement Caso Brasileiro: Nortel – Dell

18 e-Supply Chain Management
e-Procurement Modelo de Gestão I e-Procurement Independente do e-Supply Chain Management

19 e-Supply Chain Management
e-Procurement Modelo de Gestão II e-Procurement Integrado ao e-Supply Chain Management

20 Estratégias envolvendo o e-Procurement
Objetivos Estratégias envolvendo o e-Procurement Visão Estratégica

21 Estratégias envolvendo o e-Procurement
Objetivos Estratégias envolvendo o e-Procurement = F(Visão de Mercado)

22 e-Procurement Modelo Leilão Reverso Quem vende por menos,
Modelo Leilão Reverso Quem vende por menos, tudo o mais constante ..

23 Existe um único comprador
Modelo Leilão Reverso Existe um único comprador

24 Existe um único comprador 2. Existe um único produto sendo comprado
Modelo Leilão Reverso Existe um único comprador 2. Existe um único produto sendo comprado

25 Existe um único comprador 2. Existe um único produto sendo comprado
Modelo Leilão Reverso Existe um único comprador 2. Existe um único produto sendo comprado 3. Existe um leiloeiro que gerência o processo de compra

26 Existe um único comprador 2. Existe um único produto sendo comprado
Modelo Leilão Reverso Existe um único comprador 2. Existe um único produto sendo comprado 3. Existe um leiloeiro que gerência o processo de compra 4. Existem vários vendedores

27 Os vendedores disputam entre sí o lote que está sendo comprado
Modelo Leilão Reverso Os vendedores disputam entre sí o lote que está sendo comprado

28 Os vendedores disputam entre sí o lote que está sendo comprado
Modelo Leilão Reverso Os vendedores disputam entre sí o lote que está sendo comprado A única variável que pode sofrer alterações é o preço

29 Os vendedores disputam entre sí o lote que está sendo comprado
Modelo Leilão Reverso Os vendedores disputam entre sí o lote que está sendo comprado A única variável que pode sofrer alterações é o preço Desta forma, o vendedor que oferecer ao menor preço ganha o leilão e vende sua mercadoria

30 Para Implantar Leilão Reverso é necessário
Criar mecanismos para o cadastramento e qualificação dos fornecedores

31 Para Implantar Leilão Reverso é necessário
Criar mecanismos para o cadastramento e qualificação dos fornecedores Criar Login e senha de acesso para fornecedores já certificados e cadastrados

32 Para Implantar Leilão Reverso é necessário
Criar mecanismos para o cadastramento e qualificação dos fornecedores Criar Login e senha de acesso para fornecedores já certificados e cadastrados 3. Criar um ambiente/endereço (site) em que vendedores Interessados possam verificar os pedidos de cotação, e Fazerem suas ofertas de preços e condições de atendimento de venda

33 Para Implantar Leilão Reverso é necessário
Criar mecanismos para o cadastramento e qualificação dos fornecedores Criar Login e senha de acesso para fornecedores já certificados e cadastrados 3. Criar um ambiente/endereço (site) em que vendedores Interessados possam verificar os pedidos de cotação, e Fazerem suas ofertas de preços e condições de atendimento de venda Criar mecanismos de controle para disponibilização de Um pedido de cotação (concorrência) e tempo de encerramento

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35 Modelo Portal - MarketPlace
e-Procurement Modelo Portal - MarketPlace Quem vende por menos, tudo o mais constante ..

36 1. Existem inúmeros compradores
Modelo Market Place 1. Existem inúmeros compradores

37 1. Existem inúmeros compradores
Modelo Market Place 1. Existem inúmeros compradores 2. Existem inúmeros produtos sendo comprados

38 1. Existem inúmeros compradores
Modelo Market Place 1. Existem inúmeros compradores 2. Existem inúmeros produtos sendo comprados 3. Existem inúmeros fornecedores

39 1. Existem inúmeros compradores
Modelo Market Place 1. Existem inúmeros compradores 2. Existem inúmeros produtos sendo comprados 3. Existem inúmeros fornecedores 4. Existe um único vendedor (mkp)

40 Para Implantar Market Place
Selecionar fornecedores de catálogos eletrônicos e dimensionar investimentos e custos necessários

41 Para Implantar Market Place
Selecionar fornecedores de catálogos eletrônicos e dimensionar investimentos e custos necessários Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam a inclusão de novos itens não catalogados

42 Para Implantar Market Place
Selecionar fornecedores de catálogos eletrônicos e dimensionar investimentos e custos necessários Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam a inclusão de novos itens não catalogados Tratam de diferentes preços p/ um mesmo produto

43 Para Implantar Market Place
Selecionar fornecedores de catálogos eletrônicos e dimensionar investimentos e custos necessários Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam a inclusão de novos itens não catalogados Tratam de diferentes preços p/ um mesmo produto 4. Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam de limites de compra p/os difs. Usuários

44 Para Implantar Market Place
Selecionar fornecedores de catálogos eletrônicos e dimensionar investimentos e custos necessários Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam a inclusão de novos itens não catalogados Tratam de diferentes preços p/ um mesmo produto 4. Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam de limites de compra p/os difs. Usuários 5. Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam do gerenciamento do processo

45 Para Implantar Market Place
Selecionar fornecedores de catálogos eletrônicos e dimensionar investimentos e custos necessários Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam a inclusão de novos itens não catalogados Tratam de diferentes preços p/ um mesmo produto 4. Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam de limites de compra p/os difs. Usuários 5. Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam do gerenciamento do processo 6. Com tratam Questões contratuais

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47 Estratégias envolvendo o e-Procurement

48 Análise das Relações de Mercado
e-Procurement Análise das Relações de Mercado Para o Leilão Reverso

49 Análise das Relações de Mercado
e-Procurement Análise das Relações de Mercado Para o Leilão Reverso Comprador: Oligopsônio/Monopsônio Vendedor: Concorrência Perfeita

50 Análise das Relações de Mercado
e-Procurement Análise das Relações de Mercado Para o Leilão Reverso Comprador: Oligopsônio/Monopsônio Vendedor: Concorrência Perfeita

51 Análise das Relações de Mercado
e-Procurement Análise das Relações de Mercado Para o Leilão Reverso Comprador: Oligopsônio/Monopsônio Vendedor: Concorrência Perfeita O Comprador tem mais força que o vendedor

52 Análise das Relações de Mercado
e-Procurement Conclusão: Análise das Relações de Mercado Para o Leilão Reverso O vendedor vem de encontro ao Comprador

53 MarketPlace  Mall  Shopping Center
e-Procurement Modelo Estratégico II Portal - MarketPlace MarketPlace  Mall  Shopping Center

54 Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace
e-Procurement Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace

55 Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace
e-Procurement Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace Comprador: Concorrência Perfeita Vendedor: Concorrência Perfeita

56 Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace
e-Procurement Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace Comprador: Concorrência Perfeita Vendedor: Concorrência Perfeita

57 Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace
e-Procurement Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace Comprador: Concorrência Perfeita Vendedor: Concorrência Perfeita O comprador e o vendedor Tem a força de mercado

58 Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace
e-Procurement Conclusão: Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace O comprador vem ao encontro do vendedor

59 Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace
e-Procurement Conclusão II : Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace No entanto o P – Place (Kotler) é determinante para o vendedor

60 (e-Procurement Independente do e-Supply Chain Management)
Modelo de Gestão I (e-Procurement Independente do e-Supply Chain Management)

61 (e-Procurement Independente do e-Supply Chain Management)
Modelo de Gestão I (e-Procurement Independente do e-Supply Chain Management)

62 e-Procurement Modelo de Gestão I Modelo Estratégico II
Modelo de Gestão I (e-Procurement Independente do e-Supply Chain Management) Modelo Estratégico II (Concorrência perfeita – Marketplace)

63 e-Procurement Modelo de Gestão I Modelo Estratégico II
Modelo de Gestão I (e-Procurement Independente do e-Supply Chain Management) Modelo Estratégico II (Concorrência perfeita – Marketplace) Portal farmaceutico

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65 (e-Procurement Integrando-se ao e-Supply Chain Management)
Modelo de Gestão II (e-Procurement Integrando-se ao e-Supply Chain Management)

66 (e-Procurement integrando-se ao e-Supply Chain Management)
Modelo de Gestão II (e-Procurement integrando-se ao e-Supply Chain Management)

67 e-Procurement Modelo de Gestão II Modelo Estratégico I
Modelo de Gestão II (e-Procurement integrando-se ao e-Supply Chain Management) Modelo Estratégico I (Comprador é mais forte que o vendedor)

68 e-Procurement Modelo de Gestão II Modelo Estratégico I Caso Embraer
Modelo de Gestão II (e-Procurement integrando-se ao e-Supply Chain Management) Modelo Estratégico I (Comprador é mais forte que o vendedor) Caso Embraer

69 e-Procurement Tecnologia associada ao Modelo Marketplace
Tecnologia associada ao Modelo Marketplace Key Player: portal empreendedor Garantia de menor preço em condições Pré-estabelecidas

70 e-Procurement Modelo Marketplace Menor Preço

71 e-Procurement Modelo Marketplace Menor Preço

72 Ferramentas de Pesquisa e Controle
e-Procurement Modelo Marketplace Menor Preço Ferramentas de Pesquisa e Controle

73 Ferramentas de Pesquisa e Controle
e-Procurement Modelo Marketplace Menor Preço Ferramentas de Pesquisa e Controle

74 Ferramentas de Pesquisa e Controle Agents: Robots&Spiders
e-Procurement Modelo Marketplace Menor Preço Ferramentas de Pesquisa e Controle Agents: Robots&Spiders

75 Ferramentas de Pesquisa e Controle Agents: Robots&Spiders
e-Procurement Modelo Marketplace Menor Preço Ferramentas de Pesquisa e Controle Agents: Robots&Spiders

76 Tecnologia associada ao Modelo Leilão Reverso
e-Procurement Tecnologia associada ao Modelo Leilão Reverso Key Player: Comprador Procura/aceita o menor preço em condições pré-estabelecidas

77 e-Procurement Modelo Leilão Reverso Menor Preço

78 e-Procurement Modelo Leilão Reverso Menor Preço

79 Ferramentas de controle de processo & certificação
e-Procurement Modelo Leilão Reverso Menor Preço Ferramentas de controle de processo & certificação

80 Ferramentas de controle de processo & certificação
e-Procurement Modelo Leilão Reverso Menor Preço Ferramentas de controle de processo & certificação

81 Ferramentas de controle de processo & certificação
e-Procurement Modelo Leilão Reverso Menor Preço Ferramentas de controle de processo & certificação Tende para o e-SCM

82 Integração com e-Supply Chain Management
e-Procurement Objetivos Integração com e-Supply Chain Management

83 Integração e-Procurement & e-SCM
Cadeia de Valores X Inversão da C.Valores

84 Desenvolvimento&Implantação
e-Procurement Desenvolvimento&Implantação E-SCM é sistema: BSP Estabelecer objetivos Diagnóstico para implantação Auditoria da implantação Montagem do Case: Prototipação

85 I. Estabelecer Objetivos Redução de custos no processo de compras
e-Procurement I. Estabelecer Objetivos Redução de custos no processo de compras

86 Questões Estratégicas para Redução de custos no processo de compras
e-Procurement Questões Estratégicas para Redução de custos no processo de compras

87 e-Procurement Questões Estratégicas para
Redução de custos no processo de compras Você está operando ao menor custo possível?

88 e-Procurement Questões Estratégicas para
Redução de custos no processo de compras Você está operando ao menor custo possível? Tem onde “cortar gordura”?

89 e-Procurement Questões Estratégicas para
Redução de custos no processo de compras Você está operando ao menor custo possível? Tem onde “cortar gordura”? Como esta sua empresa quando comparada ao seu setor?

90 e-Procurement Questões Estratégicas para
Redução de custos no processo de compras Você está operando ao menor custo possível? Tem onde “cortar gordura”? Como esta sua empresa quando comparada ao seu setor? Qual o impacto que compras “gera” no preço do produto?

91 e-Procurement Automação e integração na logística de compras
I. Estabelecer Objetivos Redução de custos no processo de compras Automação e integração na logística de compras

92 e-Procurement Questões Estratégicas para
Automação e integração na logística de compras

93 e-Procurement Questões Estratégicas para
Automação e integração na logística de compras Como está o relacionamento do seu D.Compras c/o SCM?

94 e-Procurement Questões Estratégicas para
Automação e integração na logística de compras Como está o relacionamento do seu D.Compras c/o SCM? Há e-MarketPlaces (e-MP) no seu setor?

95 e-Procurement Questões Estratégicas para
Automação e integração na logística de compras Como está o relacionamento do seu D.Compras c/o SCM? Há e-MarketPlaces (e-MP) no seu setor? Como está a sua empresa para demandar p/ e-MP?

96 e-Procurement Questões Estratégicas para
Automação e integração na logística de compras Como está o relacionamento do seu D.Compras c/o SCM? Há e-MarketPlaces (e-MP) no seu setor? Como está a sua empresa para demandar p/ e-MP? Como é o seu relacionamento c/os fornecedores do seu setor?

97 e-Procurement Geração de informações: Criar histórico
I. Estabelecer Objetivos Redução de custos no processo de compras Automação e integração na logística de compras Geração de informações: Criar histórico

98 Questões Estratégicas para Geração de informações: Criar histórico
e-Procurement Questões Estratégicas para Geração de informações: Criar histórico

99 e-Procurement Questões Estratégicas para
Geração de informações: Criar histórico Documente a eficiência do seu processo de compra

100 e-Procurement Questões Estratégicas para
Geração de informações: Criar histórico Documente a eficiência do seu processo de compra Documente os tempos críticos (novos fornecedores)

101 e-Procurement Questões Estratégicas para
Geração de informações: Criar histórico Documente a eficiência do seu processo de compra Documente os tempos críticos (novos fornecedores) Documente os tempos de coleta e análise de cotações

102 e-Procurement Questões Estratégicas para
Geração de informações: Criar histórico Documente a eficiência do seu processo de compra Documente os tempos críticos (novos fornecedores) Documente os tempos de coleta e análise de cotações Documente os tempos eficiência das contratações

103 e-Procurement Melhoria do Controle/Supervisão/Velocidade
I. Estabelecer Objetivos Redução de custos no processo de compras Automação e integração na logística de compras Geração de informações: Criar histórico Melhoria do Controle/Supervisão/Velocidade

104 e-Procurement Questões Estratégicas para
Melhoria do Controle/Supervisão/Velocidade (MRO)

105 e-Procurement Questões Estratégicas para
Melhoria do Controle/Supervisão/Velocidade (MRO) “Onde” a Sistematização de Compras pode gerar impacto no seu MRO ?

106 e-Procurement Questões Estratégicas para
Melhoria do Controle/Supervisão/Velocidade (MRO) “Onde” a Sistematização de Compras pode gerar impacto no seu MRO ? 2. “Quanto” a Sistematização de Compras pode gerar de impacto no seu MRO ?

107 e-Procurement Questões Estratégicas para
Melhoria do Controle/Supervisão/Velocidade (MRO) “Onde” a Sistematização de Compras pode gerar impacto no seu MRO ? 2. “Quanto” a Sistematização de Compras pode gerar de impacto no seu MRO ? 3. “Como” a Sistematização de Compras pode gerar

108 e-Procurement Questões Estratégicas para
Melhoria do Controle/Supervisão/Velocidade (MRO) “Onde” a Sistematização de Compras pode gerar impacto no seu MRO ? 2. “Quanto” a Sistematização de Compras pode gerar de impacto no seu MRO ? 3. “Como” a Sistematização de Compras pode gerar 4. “Quem” fará a Sistematização de Compras gerar

109 II. Avaliação/Controle Diagnóstico e Auditoria
e-Procurement II. Avaliação/Controle Montagem de processos de Diagnóstico e Auditoria Para e-Procurement

110 e-Procurement III. Experimentação Montagem do protótipo para
III. Experimentação

111 e-Procurement IV. Análise de Viabilidade Econômica/Financeira
Montagem do Business Case Aumentar o ROA/RSA Return on Assets Retorno Sobre Ativos IV. Análise de Viabilidade Econômica/Financeira

112 e-Procurement Análise de Viabilidade Econômica/Financeira
RSA = (Receitas-Despesas)/Ativos Aumentar RSA: Aumentar (Receita-Despesa) Diminuir Ativos

113 Matriz Integrada de Fornecedores
e-Procurement Matriz Integrada de Fornecedores

114 Matriz Integrada de Fornecedores
e-Procurement Matriz Integrada de Fornecedores Estratégico-colaborativo Caso: Dell + Sony

115 Matriz Integrada de Fornecedores
e-Procurement Matriz Integrada de Fornecedores Estratégico-colaborativo Estratégico-cooperativo Caso: Fiat em BH/Audi em Curitiba

116 Matriz Integrada de Fornecedores
e-Procurement Matriz Integrada de Fornecedores Estratégico-colaborativo Estratégico-cooperativo Não-estratégico de commodities Caso: Kalunga

117 Matriz Integrada de Fornecedores
e-Procurement Matriz Integrada de Fornecedores Estratégico-colaborativo Estratégico-cooperativo Não-estratégico de commodities Não-estratégico limitado Caso: Alta-temporada

118 e-Procurement Estudo de Caso I: Ceras Johnsons

119 e-Procurement Estudo de Caso II Vesper

120 e-Procurement Considerações Finais: Questões Gerais
Alinhamento estratégico Alinhamento dos processos Recursos e Talentos Humanos Perfil Tecnológico Assistência Técnica/Suporte

121 Considerações Finais: Questões Gerais Alinhamento estratégico
e-Procurement Considerações Finais: Questões Gerais Alinhamento estratégico

122 e-Procurement Alinhamento estratégico
Considerações Finais: Questões Gerais Alinhamento estratégico Cobertura de cima: Top-Down Reais necessidades do DC BSP Avalie os seus atuais fornecedores/do setor Grau de automatização do processo de compra Benefícios reais/mensuráveis

123 e-Procurement Alinhamento dos processos
Considerações Finais: Questões Gerais Alinhamento dos processos Qual o benchmark para implementar e-Procurement ? Como será o desenvolvimento de novos fornecedores? BSP Há aprovação on-line já “esquematizada”? Matriz de fornecimento: Antigos x Novos fornecedores

124 e-Procurement Recursos e Talentos Humanos Quem será o usuário?
Considerações Finais: Questões Gerais Recursos e Talentos Humanos Quem será o usuário? Já tem o perfil tecnológico?

125 e-Procurement 4. Perfil Tecnológico da empresa Infra-estrutura
Considerações Finais: Questões Gerais 4. Perfil Tecnológico da empresa Infra-estrutura Escalabilidade Integração com meios de pagamento

126 Considerações Finais: Questões Gerais Assistência Técnica/Suporte
e-Procurement Considerações Finais: Questões Gerais Assistência Técnica/Suporte Tempo Up-grade Segurança

127 e-Procurement Estudo de Caso III: Companhia Suzano

128 Companhia Siderúrgica Tubarão
e-Procurement Estudo de Caso IV: Companhia Siderúrgica Tubarão

129 e-Procurement Estudo de Caso V: BR Distribuidora


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