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Encomex Encontros de Comércio Exterior Recife, 14 de julho de 2010

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Apresentação em tema: "Encomex Encontros de Comércio Exterior Recife, 14 de julho de 2010"— Transcrição da apresentação:

1 Encomex Encontros de Comércio Exterior Recife, 14 de julho de 2010
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Encontros de Comércio Exterior Encomex Recife, 14 de julho de 2010

2 AS POTENCIALIDADES DO MERCADO ASIÁTICO Gustavo Westmann
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos AS POTENCIALIDADES DO MERCADO ASIÁTICO Gustavo Westmann Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Ministério das Relações Exteriores

3 POR QUE O MUNDO ESTÁ VOLTANDO-SE PARA A ÁSIA?
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos POR QUE O MUNDO ESTÁ VOLTANDO-SE PARA A ÁSIA? A Ásia representa o maior mercado consumidor do mundo Compreende mais de 30 países Cerca de 50% da população mundial em uma área total de, aproximadamente, 30 milhões de km2

4 ECONOMIA ASIÁTICA crescimento econômico rápida industrialização
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos ECONOMIA ASIÁTICA crescimento econômico rápida industrialização reduções tarifárias progressivas avanços regulatórios

5 Ministério das Relações Exteriores
Departamento de Promoção Comercial e Investimentos ECONOMIA ASIÁTICA Papel protagônico na atual recuperação econômica em curso (FMI) As compras externas asiáticas são determinantes para apuração de tendências (FMI)

6 PIB de países asiáticos selecionados
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos PIB de países asiáticos selecionados PIB de países selecionados da Ásia Países PIB - US$ bilhões Japão 5.078 China 4.870 Índia 1.285 Austrália 960 República da Coréia 837 Indonésia 526 Taiwan 379 Tailândia 256 Hong Kong 209 Malásia 195 Cingapura 172 Paquistão 167 Filipinas 160 Fonte: EIU - Country Report - Fevereiro, 2010.

7 Perspectivas de crescimento do PIB de blocos e países selecionados
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Perspectivas de crescimento do PIB de blocos e países selecionados Comportamento do PIB de blocos e países selecionados Discriminação 2008 2009 2010* 2011* EUA 0,4% -2,5% 2,7% 2,4% Zona do Euro 0,6% -3,9% 1,0% 1,6% Japão -1,2% -5,3% 1,7% 2,2% China 9,6% 8,7% 10,0% 9,7% Índia 7,3% 5,6% 7,7% 7,8% Asean** 4,7% 1,3% 5,3% Brasil 5,1% -0,2% 3,5%- 4,2%? 3,5% Fonte : FMI - World Economic Outlook, janeiro de 2010. *Estimativas **A Associação de Nações do Sudeste Asiático é uma organização regional constituída em 1967, cujos principais objetivos são acelerar o crescimento econômico e fomentar a paz e a estabilidade regionais. São membros da ASEAN: Tailândia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos, Camboja e Papua-Nova Guiné e Timor-Leste como membros observadores.

8 MODALIDADES DE INSERÇÃO EM NOVOS MERCADOS E DE COOPERAÇÃO ECONÔMICA
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos MODALIDADES DE INSERÇÃO EM NOVOS MERCADOS E DE COOPERAÇÃO ECONÔMICA EXPORTAÇÕES INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS

9 ECONOMIA ASIÁTICA - IMPORTAÇÕES
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos ECONOMIA ASIÁTICA - IMPORTAÇÕES Importações de mercadorias de países selecionados da Ásia Países US$ bilhões China 954 Japão 499 Hong Kong 357 República da Coréia 318 Índia 251 Cingapura 241 Taiwan 178 Austrália 162 Tailândia 122 Malásia 120 Fonte: EIU - Country Report - Fevereiro, 2010.

10 EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS Principais blocos econômicos para as exportações brasileiras em 2009 Discriminação US$ milhões Var. (%) Part. (%) Ásia 39.426 5,3 25,8 América Latina e Caribe 35.655 -30,4 23,3 União Européia 34.037 -26,6 22,2 Estados Unidos 15.740 -43,1 10,3 África 8.692 -14,5 5,7 Oriente Médio 7.552 -6,2 4,9 Fonte: Secex/Mdic.

11 EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS POR PAÍS DE DESTINO
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS POR PAÍS DE DESTINO Principais países de destino para as exportações brasileiras em 2009 Discriminação US$ milhões Var. (%) Part. (%) China 20.191 23,1 13,2 Estados Unidos 15.740 -43,1 10,2 Argentina 12.785 -27,4 8,4 Países Baixos 8.150 -22,3 5,3 Alemanha 6.175 -30,2 4,0 Japão 4.270 2,8 Reino Unido 3.727 -1,7 2,4 Venezuela 3.610 -29,9 Índia 3.415 209,8 2,2 Bélgica 3.138 -29,0 2,1 Fonte: Mdic/Secex.

12 Ministério das Relações Exteriores
Departamento de Promoção Comercial e Investimentos COMÉRCIO BRASIL-ÁSIA Evolução do intercâmbio comercial entre o Brasil e a Ásia - US$ milhões Discriminação 2005 2006 2007 2008 2009 Exportação brasileira 18.566 20.816 25.086 37.442 39.426 Variação (%) 27,4 12,2 20,5 49,2 5,3 Part. no total (%) 15,7 15,1 15,6 18,9 25,8 Importação brasileira 16.870 22.888 30.723 47.131 36.142 37,4 35,7 34,2 53,4 -23,3 22,9 25,1 25,5 27,2 28,3 Saldo do comércio 1.696 -2.072 -5.637 -9.688 3.284 Corrente de Comércio 35.436 43.705 55.810 84.573 75.568 Fonte: Mdic/Secex.

13 COMÉRCIO BRASIL-ÁSIA produtos básicos (64%)
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos COMÉRCIO BRASIL-ÁSIA produtos básicos (64%) os produtos manufaturados (22%) principais grupos de produtos exportados pelo Brasil para a Ásia

14 COMÉRCIO BRASIL-ÁSIA Exportações brasileiras para a Ásia – Por produto
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos COMÉRCIO BRASIL-ÁSIA Exportações brasileiras para a Ásia – Por produto Descrição do Capítulo NCM 2009 Quantidade Kg Líquido Valor US$ 5.408 26 Minérios, escórias e cinzas Sementes e frutos oleaginosos; grãos Ferro fundido, ferro e aço Combustíveis minerais, óleos minerais e ceras minerais Açúcares e produtos de confeitaria Carnes e miudezas, comestíveis Pastas de madeira ou de outras matérias fibrosas celulósicas Resíduos e desperdícios das indústrias alimentares Gorduras e óleos animais ou vegetais Fumo (tabaco) e seus sucedâneos manufaturados Aeronaves e aparelhos espaciais, e suas partes Algodão Peles, exceto a peleteria (peles com pêlo*), e couros Alumínio e suas obras Cereais Plásticos e suas obras Fonte SECEX/MDIC

15 OPORTUNIDADES POTENCIAIS
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos OPORTUNIDADES POTENCIAIS 10 grupos de produtos brasileiros que apresentam maior potencial para exportação

16 Comércio Exterior Brasileiro por Estado
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Comércio Exterior Brasileiro por Estado IMPORTAÇÕES UF 2008 (US$) 2009 (US$) SAO PAULO RIO DE JANEIRO PARANA RIO GRANDE DO SUL MINAS GERAIS SANTA CATARINA AMAZONAS ESPIRITO SANTO BAHIA GOIAS MATO GROSSO DO SUL MARANHAO PERNAMBUCO CEARA DISTRITO FEDERAL PARA MATO GROSSO PARAIBA RONDONIA SERGIPE RIO GRANDE DO NORTE TOCANTINS ALAGOAS NAO DECLARADA PIAUI AMAPA RORAIMA ACRE

17 Comércio Exterior Brasileiro por Estado
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Comércio Exterior Brasileiro por Estado EXPORTAÇÕES UF 2008 (US$) 2009 (US$) SAO PAULO MINAS GERAIS RIO GRANDE DO SUL RIO DE JANEIRO PARANA MATO GROSSO PARA BAHIA ESPIRITO SANTO SANTA CATARINA GOIAS MATO GROSSO DO SUL MARANHAO CEARA AMAZONAS ALAGOAS PERNAMBUCO REEXPORTACAO RONDONIA TOCANTINS RIO GRANDE DO NORTE AMAPA PIAUI PARAIBA DISTRITO FEDERAL SERGIPE ACRE RORAIMA

18 POTENCIALIDADES PARA O ESTADO DE PERNAMBUCO
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos POTENCIALIDADES PARA O ESTADO DE PERNAMBUCO Ferro fundido, ferro e aço Gorduras e óleos animais ou vegetais Combustíveis minerais, óleos minerais e ceras minerais Produtos cerâmicos Obras de pedra, gesso, cimento, amianto, mica Fibras sintéticas ou artificiais, descontínuas Calçados, polainas e artefatos semelhantes, e suas partes Produtos hortícolas, plantas, raízes e tubérculos, comestíveis Algodão Sal; enxofre; terras e pedras; gesso, cal e cimento Instrumentos e aparelhos de óptica, fotografia ou cinematografia Vidro e suas obras Obras de ferro fundido, ferro ou aço Peles, exceto a peleteria (peles com pêlo*), e couros Carnes e miudezas, comestíveis Vestuário e seus acessórios, exceto de malha Móveis; mobiliário médico-cirúrgico; colchões PAUTA DE EXPORTAÇÕES DO ESTADO EM 2009 Descrição do Capítulo NCM Açúcares e produtos de confeitaria Plásticos e suas obras Frutas; cascas de cítricos e de melões Máquinas, aparelhos e materiais elétricos Outros Borracha e suas obras Obras diversas de metais comuns Bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres Preparações de produtos hortícolas, de frutas Alumínio e suas obras Caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos

19 OPORTUNIDADES PARA A REGIÃO NORDESTE
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos OPORTUNIDADES PARA A REGIÃO NORDESTE Captação de investimentos e transferência de tecnologia Incorporar pequenas e médias empresas

20 Muito obrigado! Ministério das Relações Exteriores
Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Muito obrigado! Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos


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