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Ética Profissional em Administração

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Apresentação em tema: "Ética Profissional em Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Ética Profissional em Administração
Faculdade Internacional Signorelli Professor Murilo Barbosa Salles

2 A disciplina Objetivo:
Compreender o significado de Ética Profissional em Administração, com vistas à formação de uma pessoa consciente de suas responsabilidades profissionais e sociais. Ementa: Ética empresarial. Morais brasileiras. Morais empresariais. Poder da administração ética. Responsabilidade social da empresa. Código de Ética Profissional do Administrador.

3 Fontes de estudo Material educacional de estudo
Livro (s) recomendado (s) Apresentações em power point do professor Anotações do aluno sobre tópicos importantes destacados pelo professor em sala de aula. Textos de jornais, revistas e de outros livros indicados pelo professor que servirão para complementar os estudos.

4 O professor Graduado em administração de empresas pela UFRRJ
Mestre em Gestão e Estratégia pela UFRRJ Pós-graduando em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde, FIOCRUZ Atuou como assistente e gerente no Unibanco Foi professor de Administração da UFRRJ Foi Superintendente da UFRRJ, Campus Nova Iguaçu Foi Diretor da Divisão de Material da UFRRJ Foi Coordenador de Compras Diretas e Serviços da UFRRJ É Analista de Gestão em Saúde pela FIOCRUZ, na função de pregoeiro. Participou de diversos projetos na área de gestão e acadêmicos. Contato:

5 Períodos de prova A1: 03 a 09/10/12. A nossa é 04/10

6 Abrigo Subterrâneo Você está correndo um sério perigo de vida. Sua cidade está sendo ameaçada de um bombardeio. Você recebe a ordem de que deverá acomodar em um abrigo subterrâneo apenas seis pessoas, entretanto há doze precisando entrar no abrigo. Abaixo, estão quais as pessoas e suas características. Faça sua escolha. Apenas seis poderão entrar no abrigo.

7 Um violinista, 40 anos, viciado.
Um advogado, 25 anos. A mulher do advogado, 24 nos, que acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ficar juntos no abrigo, ou fora dele. Um sacerdote, 75 anos. Uma prostituta, com 37 anos. Um ateu, 20 anos, autor de vários assassinatos. Uma universitária, 19 anos, que fez voto de castidade. Um físico, 28 anos, que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo sua arma. Um declamador fanático, 21 anos, baixo QI. Um homossexual, 47 anos, geólogo. Um débil mental, 32 anos, que sofre de ataques epiléticos. Uma menina, 12 anos, baixo QI.

8 Quais as pessoas escolhidas de cada subgrupo?
Qual o critério de escolha/eliminação? Qual(is) o(s) sentimentos que vocês vivenciaram durante o exercício?

9 Foco nas causas que levam o ato comportamental do ser.
A ética e a moral Ramo da filosofia que estuda a ação e conduta humana. Analisando os meios que devem ser empregados para que a referida conduta se reverta sempre em favor do homem Foco no campo do ideal Ética Ethos (grego) Mos ou Moris (latim) Moral Busca os modelos da conduta conveniente, objetiva dos seres humanos. Foco nas causas que levam o ato comportamental do ser.

10 Em outras palavras... É um corpo de conhecimento que torna inteligível os fatos morais, que são: O bem e o mal Juízos sobre as condutas dos agentes Convenções históricas sobre: O que é certo e errado, Justo e injusto, Legítimo e ilegítimo, Virtude e vício, Justificável ou injustificável.

11 Vamos ler e discutir? “ As morais são múltiplas, e nenhum sistema de normas morais consegue obter o selo da eternidade ou a aura da universalidade”. (Srour, 2008) HISTÓRIA e EVENTOS SINGULARES “Como identificar os fatos morais? São fatos sociais que afetam as pessoas para o bem ou para o mal, provocando efeitos positivos ou negativos sobre os agentes sociais” (Srour, 2008) AMORAL, MORAL e IMORAL

12 Exemplos O que é amoral, moral e imoral em:
Tirar fotocópia de obras escritas Fabricar produtos Estudar no trabalho Imprimir documentos ou outros textos Utilizar as redes sociais

13 Agências de controle Objetivo: travar “fetiches sociais mercantilistas” Agências tradicionais enfraquecidas: família, comunidade local, escola, igreja. Agências atuais: empresas, o mercado, a mídia, o Estado A mídia e a ética Período de transição caracterizado por: Revolução digital; Globalização econômica e competição acirrada; Capitalismo social inclusivo; Estado dirigista para Estado regulador; Atual sociedade da informação privilegiando ativos intangíveis.

14 Resultados Corrosão da autoridade dos mais velhos, dos políticos, dos religiosos, dos professores; O forte declínio dos poderes do Estado e de instituições como as Forças Armadas, da Igreja, da Escola, do Governo e da Polícia; Os novos formatos de relacionamento familiar; O desemprego tecnológico; Rotatividade versus lealdade nas empresas.

15 Práticas empresariais questionáveis
Caixa dois; Sonegação fiscal; Espionagem industrial; Superfaturamento ou subfaturamento; Uso de informações privilegiadas; Exploração do trabalho infantil.

16 Vamos ler e refletir? “Quando muita gente comete ações que a moral condena, como administrar essa incongruência? “O que tem mais relevância: a moral pública ou os costumes? “Poderia uma sociedade abrigar uma dupla moral?

17 Para o lar No mesmo capítulo do livro de Mario Sergio Cortella que você leu no início dessa atividade, há uma provocação que o autor faz. Leia o seu texto e discuta com outras pessoas o que acham. Seria possível chegar a um consenso? Tentar não custa... Apresente os aspectos moral e imoral das seguintes ações: Tirar fotocópia de obras escritas Fabricar produtos Imprimir documentos ou outros textos Utilizar as redes sociais Pesquise nas mídias (internet, revistas, jornais) ou em livros pelo menos um exemplo de fato social moral e fato social imoral. Reflita no porquê ele pode ser considerado moral ou imoral. ABRAÇO!


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