A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Técnico em Agente Comunitário – Cajati

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Técnico em Agente Comunitário – Cajati"— Transcrição da apresentação:

1 Curso Técnico em Agente Comunitário – Cajati - 2013
SISTEMAS DE SAÚDE Curso Técnico em Agente Comunitário – Cajati

2 OBJETIVOS Objetivo geral Objetivos específicos
Compreender os conceitos de Sistema de Saúde, o Sistema Único de Saúde do Brasil seu processo de formação, princípios e diretrizes, e legislação estruturante. Objetivos específicos Conhecer os conceitos de Sistemas de Saúde, sua constituição no mundo, e no Brasil. Compreender a história das Políticas Públicas de Saúde no Brasil, desde o Império até os dias atuais, passando por marcos históricos como Alma Ata e 8ª Conferencia Nacional de Saúde. Compreender os princípios e Diretrizes do SUS e sua relação com o trabalho em saúde. Conhecer a legislação estruturante do SUS. Política Nacional de Atenção Básica(2488) e a lei 10507/2002 que cria a profissão do ACS

3 O QUE É SISTEMA DE SAÚDE?

4 O QUE É SERVIÇO DE SAÚDE O que é sistema de saúde? O que você sabe sobre o funcionamento do sistema de saúde brasileiro, quem gerencia os serviços? O sistema é público? É privado por seguro de saúde? É privado por pagamento direto? O que é melhor?  Que características gerais parecem ter os sistemas de saúde mostrados no filme? O que o filme mostra que se parece com algo dos sistemas de saúde no brasil? E por fim: quais as qualidades um sistema de saúde nacional deve ter para garantir uma população saudável.

5 O QUE É SISTEMA DE SAÚDE? Um sistema de saúde é composto pela relação que o conjunto de instituições prestadoras de serviços de saúde mantém entre si.  Não há um consenso sobre o modelo ideal de organização ou mesmo sobre quais os seus componentes e responsabilidades quanto à saúde da população, essa diversidade de interpretações vem da própria dificuldade de definir saúde bem como das distintas proposições políticas e teóricas sobre a concepção de saúde pública também compreendida como saúde comunitária medicina preventiva e social.

6 SISTEMA DE SAÚDE – COMO PODE SER ORGANIZADO
ESTATAL - Inglaterra SEGUROS OBRIGATÓRIOS - Alemanha MERCADO - EUA

7 SISTEMA DE SAÚDE – COMO PODE SER ORGANIZADO - BRASIL
ESTATAL - Inglaterra SEGUROS OBRIGATÓRIOS - Alemanha MERCADO - EUA

8 SISTEMAS DE SAÚDE X SISTEMAS DE SAÚDE
Mario Testa3 os serviços de saúde são uma das formas de resposta da sociedade aos problemas apresentados pelo estado de saúde e situação epidemiológica isto é às causas e suas manifestações ou efeitos. Observe-se numa concepção mais ampla de saúde podemos incluir entre os fatores determinantes e condicionantes de saúde deve-se incluir a pior das violências (na concepção de Gandhi) que é a pobreza, os problemas decorrentes da fome, do abastecimento de água e da falta de saneamento básico que em última análse refletem a própriapolítica e organização do estado e relações internacionais. OPAS – AVALIANDO SERVIÇOS DE SAÚDE Na proposição de investigação dos serviços de saúde da OPAS Organização Pnamericana de Saúde4 para fins de comparação e análise deve-se observar: Recursos para serviços de saúde — Recursos humanos, materiais, tecnológicos, financeiros e organizativos necessários para a prestação de serviços de saúde; Prestação de serviços de saúde — Demanda e oferta ou quantidade de serviços, acessibilidade, distribuição e qualidade dos serviços de saúde; Condições de saúde — Fatores determinantes e condicionantes das necessidades de saúde das populações e avaliação dos resultados dos serviços de saúde para indivíduos e populações.

9 SISTEMA DE SAÚDE NO BRASIL – O PÚBLICO
FILME – HISTÓRIA DO SUS

10 A HISTÓRIA DO SUS


Carregar ppt "Curso Técnico em Agente Comunitário – Cajati"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google