A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguística IV CÉREBRO X CONSCIÊNCIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguística IV CÉREBRO X CONSCIÊNCIA."— Transcrição da apresentação:

1 Linguística IV CÉREBRO X CONSCIÊNCIA

2 Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso.
O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados por mais de 10,000 conexões sinápticas cada. O córtex cerebral está dividido em mais de quarenta áreas funcionalmente distintas. Cada uma delas controla uma atividade específica.

3 Consciência ciência). Consciência o ato de ter conhecimento.
A palavra consciência, de origem latina, é composta pelo prefixo “con” (com) + “scientia” (conhecimento, ciência). Consciência o ato de ter conhecimento. Dicionário Aurélio 1. Filos. Atributo altamente desenvolvido na espécie humana e que se define por uma oposição básica: é o atributo pelo qual o homem toma em relação ao mundo (e, posteriormente, em relação aos chamados estados interiores, subjetivos) aquela distância em que se cria a possibilidade de níveis mais altos de integração. 2. Faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados 3. Conhecimento imediato da sua própria atividade psíquica ou física

4 Algumas Considerações
“O cérebro de cada ser humano é especial e corresponde a uma consciência individual única”. Antigamente, considerava-se que o lar da consciência era o coração. Com a evolução da ciência, os estudiosos e neurocientistas acreditam que é no cérebro que está a “voz de nossa razão”.

5 Consciência é uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente, ou do pensamento humano.

6 Cérebro Consciência Consciência Cérebro Consciência Cérebro ONDE ESTÁ, DE FATO, A CONSCIÊNCIA? A CONSCIÊNCIA ESTÁ NO CÉREBRO? QUAL A RELAÇÃO ENTRE CÉREBRO E CONSCIÊNCIA?

7 A consciência pode sobreviver a
morte cerebral? Como a consciência é ativada? Pode existir atividade consciente sem atividade cerebral? O que acontece com a consciência quando uma pessoa NÃO recebe estímulos externos?

8 Alterações da Consciência
Sono : é um comportamento e uma fase normal e necessária. Tem duas etapas distintas: Sono REM: Rapid Eye Movement - durante essa fase é feita a separação do comum do importante. Sono NÃO-REM: ocupa cerca de 75% do tempo do sono. Sono mais profundo. Sonho: vivências predominantemente visuais, classificadas por Freud como um fenômeno psicológico "rico e revelador de desejos e temores"

9 ONDE ESTÁ A CONSCIÊNCIA DURANTE O SONO? SONHOS E CONSCIÊNCIA

10 A consciência precisa de
Inconsciente A consciência precisa de contato com o mundo O inconsciente não representa aquilo que a consciência não é, mas aquilo que forçosamente lhe escapa.

11 ALGUNS FILOSÓFOS Pascal ( ): "O coração tem razões que a própria razão desconhece". Malebranche ( ): "A consciência que temos de nós mesmos nos mostra apenas a mínima parte do nosso ser". Leibniz ( ): "Nossas idéias claras são como ilhas que emergem de um oceano de idéias obscuras". Goethe ( ): o homem não pode ficar muito tempo em estado consciente; ele deve recolher-se no inconsciente, pois lá estão suas raízes.

12 Fechner ( ): O espírito é como um iceberg, cuja parte maior está debaixo de água e que é movimentado por correntes ocultas e pelos ventos da consciência. Nietzsche ( ): Todo alargamento do saber se faz tornando consciente o inconsciente. Todas as nossas motivações conscientes são fenômenos superficiais: atrás do eu está o conflito dos instintos e de nossos humores.

13 O QUE DESCARTES TEM A VER COM ESSE ASSUNTO????

14 Mente – res cogitans (substância pensante).
Dualismo Cartesiano “Cogito, ergo sum” Penso, logo existo. Mente – res cogitans (substância pensante). Corpo - res extensa (que ocupa lugar no espaço). (...) de um lado tenho uma idéia clara e distinta de mim mesmo, na medida de que sou apenas uma coisa que pensa e não extensa, e que, do outro, tenho uma idéia distinta do corpo, na medida de que ele é apenas uma coisa extensa e que não pensa, é certo que esse eu, ou seja, a minha alma, pela qual sou o que sou, é inteira e verdadeiramente distinta de meu corpo e pode ser ou existir sem ele.

15 Onde colocar os processos mentais inconscientes, se tudo o que não é consciência (res cogitans) se reduz a uma realidade material (res extensa)?

16 E FREUD ?

17 Em 1925, com já 69 anos de idade, escreve: "A maioria esmagadora dos filósofos vê como mental apenas os fenômenos da consciência”. “É verdade que a filosofia repetidamente tratou do problema do inconsciente, mas com poucas exceções, os filósofos assumiram uma ou outra das duas posições seguintes: ou o seu inconsciente foi algo de místico, intangível e indemonstrável, cuja relação com a mente permaneceu obscura, ou identificaram o mental com o consciente e passaram a deduzir dessa definição aquilo que é inconsciente não pode ser mental nem assunto de psicologia”.

18 “De um ponto de vista topográfico, o inconsciente é o latente, o que não se encontra na consciência, mas que pode tornar-se consciente. De um ponto de vista dinâmico, o inconsciente é o recalcado, o que não pode estar na consciência. Finalmente, do ponto de vista sistemático, o inconsciente é o outro".

19 Mas o que é esta outra coisa
Mas o que é esta outra coisa? Na realidade, o termo inconsciente (Unbewust), com suas ambiguidades e imprecisões, persistirá (sem resposta).

20 Utilizando a imagem do iceberg de Fechner, podemos dizer que o consciente é apenas a parte emergente. Existe todo um contexto submerso sobre o qual não podemos AFIRMAR muito.

21 REFERÊNCIAS A consciência não está no cérebro. Disponível em: - Acessado em 17/09/10. Consciência. Disponível em: - Acessado em 17/09/10. MATTEO, Vincenzo Di. Do inconsciente ao ID: gênese de uma idéia. Disponível em: - Acessado em 17/09/10. NOGUEIRA, Pablo. Penso, logo...sei lá! Editora Globo: Revista Galileu, junho de p WEAVER, Eduardo. O cérebro, a inteligência e a consciência. Disponível em:


Carregar ppt "Linguística IV CÉREBRO X CONSCIÊNCIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google