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Guilherme Defreitas Juraszek

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Apresentação em tema: "Guilherme Defreitas Juraszek"— Transcrição da apresentação:

1 Guilherme Defreitas Juraszek
Espaços de Cores Guilherme Defreitas Juraszek

2 O que é cor? Cor é a reação do cérebro a um estímulo visual específico. A interpretação de uma cor é algo subjetivo e pessoal. A cor é a interpretação do cérebro sobre a combinação das informações recebidas pelas células cones (vermelho, verde e azul) e bastonetes (intensidade)

3 Termos Brilho: A sensação humana onde uma área exibe mais ou menos luz. Subjetiva Radiância: Quantidade total de energia emitida por uma fonte de luz. Luminância: Quantidade de energia que o observador percebe de uma fonte de luz.

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6 Espectro Visível

7 O que é um espaço de cores?
É um método onde podemos especificar, criar e visualizar cores. Um monitor precisa saber como reproduzir a cor desejada mudando os valores das células RGB Uma impressora precisa saber como misturar as tintas CMYK (cyan, magenta, yellow, black) para alcançar a cor desejada.

8 O que é um espaço de cores?
São coordenadas ou parâmetros que descrevem a “localização” da cor em um espaço de cores. Cada cor possui uma coordenada única As coordenadas não dizem qual é a cor, apenas a localização. A cor vai depender do espaço de cor utilizado.

9 Exemplo Eu moro na rua a esquerda passando a padaria.
Não adianta se você não falar qual é a padaria Se eu usar como referência uma padaria errada vou encontrar outra localização, mas não o local que estou procurando. Padaria = espaço de cores

10 Porque existem mais de um espaço de cores?
Alguns espaços de cores são atrelados aos dispositivos. Impressoras Monitores Televisões e formatos de transmissão Ex: Designers precisam calibrar o monitor e o profile da impressora utilizada para impressão do material.

11 Espaços de Cores RGB – Modelo utilizado em monitores e câmeras de vídeo. CMYK – Usado para equipamentos de impressão colorida. HSI (Matiz, Saturação, Intensidade) – Modela como os seres humanos interpretam as cores.

12 RGB Componentes primários: Componentes secundários:
Vermelho Verde Azul Componentes secundários: Magenta Amarelo Ciano O número de bits para representar cada pixel no espaço RGB é chamado profundidade de pixel. Ex: Uma imagem RGB de 24 bits representa cada canal com 8 bits (0-254)

13 RGB Tridimensional Dependente do dispositivo
Cores RGB são percebidas de forma diferente em diferentes dispositivos

14 RGB

15 RGB

16 RGB – Cores seguras Cores seguras são cores que serão exibidas com fidelidade por qualquer dispositivo de exibição RGB

17 CMYK Utilizado em sistemas de impressão
Ciano, magenta e amarelo são cores secundárias de luz ou, cores primárias de pigmentos. Quando uma superfície com pigmento ciano é iluminada por uma luz branca nenhuma luz vermelha é refletida.

18 CMYK Magenta - Não reflete o verde Amarelo – Não reflete o azul Ciano – Não reflete o vermelho

19 CMYK *valores RGB devem ser normalizados para o intervalo [0, 1]

20 HSI É um modelo compatível com a forma como descrevemos cores.
Matiz (Hue) Saturação (Saturation) Brilho/Intensidade (Intensity) Não descrevemos cores como uma combinação de cores primárias. Ex: Essa cor é 40% azul, 30% vermelha e 30% verde Falamos: Vermelho escuro

21 HSI Matiz (Hue): Descreve uma cor ou comprimento de onda pura (dominante). Saturação: Grau de diluição da cor pura por luz branca Brilho: Descritor subjetivo, sensação de mais ou menos luz. Matiz + Saturação = Cromaticidade

22 Hue

23 Matiz (HUE)

24 Saturação

25 Brilho/Value

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28 Conversão RGB - HSI H = θ se B ≤ G 360 – θ se B > G Θ = cos-1
½[(R-G) + (R – B)] [(R-G)2 + (R-B)(G-B)]1/2 S = 1 - 3 (R + G + B) [min(R,G,B)] I = 1/3(R + G+ B) * Valor RGB normalizado entre [0,1] e ângulo medido a partir do eixo vermelho

29 Conversão HSI - RGB

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31 Outros espaços de cores
Color space Color mixing Primary parameters Used for Pros and cons RGB Additive Red, Green, Blue Screens Easy but wasting bandwidth CMYK Subtractive Cyan, Magenta, Yellow, Black Printer Works in pigment mixing YCbCr YPbPr additive Y(luminance), Cb(blue chroma), Cr(red chroma) Video encoding, digital camera Bandwidth efficient YUV Y(luminance), U(blue chroma), V(red chroma) Video encoding for NTSC, PAL, SECAM YIQ I(rotated from U), Q(rotated from V) Video encoding for NTSC

32 Exercícios Implementar a conversão RGB – HSI no adessowiki
Efetuar a segmentação de uma imagem por cor utilizando o HSI Demonstração (usando HSV)


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