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Visão Computacional Imagem: Luz e Cor

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Apresentação em tema: "Visão Computacional Imagem: Luz e Cor"— Transcrição da apresentação:

1 Visão Computacional Imagem: Luz e Cor

2 Iluminação Sensores em câmeras Entendendo a luz
Como os seres humanos percebem a luz Representando cores no computador: espaços de cores

3 Sensores em câmeras 3 sensores CCD - charge coupled device
Sensíveis à vermelho, verde e azul Mede intensidade de cada cor e transforma energia luminosa em voltagem que pode ser posteriormente discretizada por algum conversor analógico-digital

4 Sensores em câmeras Analógico: gera um sinal analógico na saída, codificado, para que a imagem possa ser reconstruída ao ser percebida em algum aparelho (vídeo cassete) ou placa de aquisição - NTSC, PALM, SECAN, PAL Digital: converte imediatamente a energia luminosa percebida por cada sensor (CCD) em vários níveis ou valores digitais (geralmente, 256 para cada cor).

5 Entendendo a luz

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7 Entendendo a luz Luz como photons (partículas sem massa)
Luz como onda (eletromagnetismo)

8 Comprimento de onda Frequencia

9 Luz Energia da onda: c = velocidade da luz h = constante de Planck
eV = (eletron volts, ergs) = unidades de energia; h = x eV-sec = x erg-sec

10 Aspectos físicos da luz e da cor
Luz é irradiação eletro-magnética Diferentes cores correspondem a diferentes comprimentos de onda Intensidade de cada comprimento de onda é especificada pela amplitude da onda Freqüência f=2/ Comprimento de onda grande = baixa freqüência Comprimento de onda curto = alta freqüência

11 Aspectos físicos da luz e da cor
Não confundir com comprimento de onda e espectro em processamento de imagem Em PI, referem-se aos valores espaciais do sinal Em formação de imagem, referem-se às propriedades físicas da luz Idealmente, toda imagem deve ter um espectro completo em todos os píxels

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14 Intervalos aproximados
Violeta m (mili-micron ou nano-metro) Azul Verde Amarelo Laranja Vermelho

15 - Olhos humanos respondem à luz visível
- Pequena porção do espectro entre infra-vermelho e violeta - Cor é definida pelo espectro de emissão da fonte de luz - Plotagem da amplitude x comprimento de onda: - Som é parecido com isso, nossos ouvidos fazem uma análise do espectro de modo que ouvimos próximo do que ocorre fisicamente. - Percepção de cor é bem diferente, problema que não temos largura de banda para suportar o processamento.

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19 Seu amigo o fóton Percebemos radiação eletro-magnética com  entre 400 e 700 nm É um acidente da natureza: Atmosfera deixa passar muita luz neste range É energia mais alta que infra-vermelho (quente) e nosso corpo não rejeita ela. Mesmas razões que plantas são verdes

20 Seu amigo o fóton Pode mudar range mudando pigmentos visuais: imagens digitais, produzidas em computadores(CG), provavelmente parecem incorretas para os animais Poderia-se fazer CG com ondas rádio, raios gama ou mesmo ondas de som Propriedades de cor dos objetos mudariam Refração depende do comprimento de onda

21 Visão e cérebro são um só
Retina é parte do Sistema Nervoso Central 2 milhões de fibras nervosas saem da retina para o LGN, 10 milhões do LGN para o cérebro Conexão no cérebro é o Cortex Visual Primário ou V1, na parte posterior. Hipótese: V1 é um buffer para processamento posterior

22 Processamento visual Movimento sacádico Retina acumula imagem
LGN abre conexão, imagem acessa V1 Resto do cérebro acessa informação Outro ponto de interesse é gerado (paralelo) Sacádico ocorre novament (80 a 250 ms) (Tudo é automático, controle parcial)

23 Modelos de cor (espaços)
Nosso sistema é em limitado (o que é bom) Evitamos calcular e reproduzir cor no espectro completo (usamos 3 canais de cor) TV seria mais complexa se percebêssemos full. Transmissão com larguras de banda maiores Monitor com técnicas ais complexas Visão computacional em tempo real é quase possível Qualquer de VC requer apenas 3 valores Vários espaços de cor (transformações 3x3)

24 Espaços de cor Combinação linear Espectro RGB
Qualquer radiação (visível ou não) descrita Geralmente desnecessário e impraticável RGB Conveniente para monitores Não muito intuitivo

25 Espaços de cor HSV CIE XYZ
Espaço de cor intuitivo, Hue (que cor é, tom), Saturation (quanto de cor tem), Value (quão brilhante, ou intensidade da cor) - HSI H é cíclico, portanto transformação não linear do RBG CIE XYZ Transformação linear do RGB, cientistas da cor Sistemas com 4 amostras do espectro têm melhor performance, mas 3 é sufciente

26 RGB 1=700 m (Red) 2=546 m (Green) 3=435.8 m (Blue)

27 XYZ

28 Sistemas complementares (CMY)
Ideal para impressoras Subtrai do branco (processo subtrativo) Ciano = verde+azul => elimina vermelho Magenta=azul+vermelho => elimina verde Amarelo=vermelho+verde => elimina azul

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30 Primárias aditivas Trabalhando com luz: primárias aditivas
Componentes RGB são adicionados pela propriedade de superposição do eletro-magnetismo Conceitualmente: começa com preto , adiciona luz RGB

31 Primárias subtrativas
Trabalhando com pigmentos: primárias subtrativas Tipicamente (CMYK): ciano, magenta, amarela, preta Conceitualmente: começa com branco, pigmentos filtram (retiram) a luz Pigmentos retiram as partes do spectro Conversão de monitor para impressora é um problema interessante (interação de modo não linear) Cartucho preto (k) garanti preto com qualidade

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