A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Podemos resumir as características das ondas eletromagnéticas no seguinte: São formadas por campos elétricos e campos magnéticos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Podemos resumir as características das ondas eletromagnéticas no seguinte: São formadas por campos elétricos e campos magnéticos."— Transcrição da apresentação:

1 ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Podemos resumir as características das ondas eletromagnéticas no seguinte: São formadas por campos elétricos e campos magnéticos variáveis. O campo elétrico é perpendicular ao campo magnético. São ondas transversais (os campos são perpendiculares à direção de propagação). Propagam-se no vácuo com a velocidade "c". Podem propagar-se num meio material com velocidade menor que a obtida no vácuo.

2 Esse campo elétrico variável E irá gerar um campo magnético B, que será também variável. Por sua vez, esse campo magnético irá gerar um campo elétrico. E assim por diante.... Cada campo varia e gera outro campo que, por ser variável, gera outro campo: e está criada a perturbação eletromagnética que se propaga através do espaço, constituída pelos dois campos em recíprocas induções.

3 Note que o campo elétrico é perpendicular à direção de propagação e o campo magnético também, o que comprova que a onda eletromagnética é uma onda transversal. A velocidade de propagação de uma onda eletromagnética depende do meio em que ela se propaga. Maxwell mostrou que a velocidade de propagação de uma onda eletromagnética, no vácuo, é dada pela expressão: onde ε o é a permissividade elétrica do vácuo e μ o é a permeabilidade magnética do vácuo.

4 Aplicando os valores na expressão acima, encontra-se a velocidade: que é igual a velocidade da luz. Nisso Maxwell se baseou para afirmar que a luz também é uma onda eletromagnética.

5 ESPECTROS ELETROMAGNÉTICOS As ondas eletromagnéticas possuem uma ampla variação de freqüências. De acordo com a faixa de freqüências, essas ondas recebem nomes diferentes. O espectro é apresentado em termos do comprimento de onda. = C / f C = f onde, - comprimento de onda, c – velocidade da luz e f – freqüência A freqüência (f) de uma onda eletromagnética é relacionada com a energia que a onda transporta. E = h f Onde; h – constante de Planck e h =6,625 x js

6 Olho humano Anatomia e funcionamento - Anatomia Estrutura do olho humano: principais partes do olho humano que participam da percepção visual.

7 Córnea: refrata os raios de luz que entram nos olhos e exerce o papel de proteção à estrutura interna do olho. Íris: é a porção visível e colorida do olho logo atrás da córnea. A sua função é regular a quantidade de luz que entra nos nossos olhos. Pupila: é a abertura central da íris, através da qual a luz passa. Cristalino: é uma lente biconvexa natural do olho e sua função é auxiliar na focalização da imagem sobre a retina.

8 Retina: é a membrana fina que preenche a parede interna e posterior do olho, que recebe a luz focalizada pelo cristalino. Contém fotorreceptores que transformam a luz em impulsos elétricos, que o cérebro pode interpretar como imagens. Nervo ótico: transporta os impulsos elétricos do olho para o centro de processamento do cérebro, para a devida interpretação. Esclera: é a capa externa, fibrosa branca e rígida que envolve o olho, contínua com a córnea. É a estrutura que dá forma ao globo ocular.


Carregar ppt "ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Podemos resumir as características das ondas eletromagnéticas no seguinte: São formadas por campos elétricos e campos magnéticos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google