A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Copyright, 1999 © Marcelo Knörich Zuffo PEE-EPUSP Visualização Científica PSI-5760 6 a Aula – Percepção Visual Humana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Copyright, 1999 © Marcelo Knörich Zuffo PEE-EPUSP Visualização Científica PSI-5760 6 a Aula – Percepção Visual Humana."— Transcrição da apresentação:

1 Copyright, 1999 © Marcelo Knörich Zuffo PEE-EPUSP Visualização Científica PSI a Aula – Percepção Visual Humana

2 Ementa da Aula Sistema Visual HumanoSistema Visual Humano Percepção HumanaPercepção Humana Modelos de CoresModelos de Cores –RGB –CMY –HSV –HSL

3 Olho Humano A luz entra no olho através da pupila, é focada pelas lentes, e passa até a retina na parte de trás do olho. A retina é coberta com células nervosas sensitivas, chamadas fotoreceptores, que recebem a luz e passam seus estímulos para o cérebro.

4 Olho Humano Os fotoreceptores são divididos em rodes e cones.Os fotoreceptores são divididos em rodes e cones. Existem de 75 a 150 milhões de rodes, mas somente entre 5 a 8 milhões de cones.Existem de 75 a 150 milhões de rodes, mas somente entre 5 a 8 milhões de cones. Os rodes detectam brilho e os cones permitem a percepção de cores.Os rodes detectam brilho e os cones permitem a percepção de cores. Os rodes são mais sensíveis a luz do que os cones, mas não tem habilidade para distingüir entre cores.Os rodes são mais sensíveis a luz do que os cones, mas não tem habilidade para distingüir entre cores.

5 Olho Humano A maioria dos cones estão no centro do olho, próximo à fovea.A maioria dos cones estão no centro do olho, próximo à fovea. Já os rodes são ausentes da área próxima a fovea, mas extendem para todos os lados de trás da retina.Já os rodes são ausentes da área próxima a fovea, mas extendem para todos os lados de trás da retina. Isto explica porque normalmente percebemos níveis de brilho nas bordas de nossa visão.Isto explica porque normalmente percebemos níveis de brilho nas bordas de nossa visão.

6 Olho Humano Existem três tipos de cones; cada tipo é sensível a diferentes tamanhos de ondas (wavelengths) de luz.Existem três tipos de cones; cada tipo é sensível a diferentes tamanhos de ondas (wavelengths) de luz. Os cones para wavelengths longas percebem principalmente o amarelo e o vermelho.Os cones para wavelengths longas percebem principalmente o amarelo e o vermelho. Cones de wavelengths médias recebem principalmente o amarelo e verde.Cones de wavelengths médias recebem principalmente o amarelo e verde. Cones de wavelengths curtas são sensíveis ao azul e anil.Cones de wavelengths curtas são sensíveis ao azul e anil.

7 Olho Humano Os três tipos são uniformemente distribuídos na retina.Os três tipos são uniformemente distribuídos na retina. Existe aproximadamente 3.5 milhões de cones tanto para wavelengths longas e quanto para médias; concentrados no meio da retina.Existe aproximadamente 3.5 milhões de cones tanto para wavelengths longas e quanto para médias; concentrados no meio da retina. E existe aproximadamente 1 milhão de cones para curtas, distribuídos na retina mas concentrados na área de fora da retina.E existe aproximadamente 1 milhão de cones para curtas, distribuídos na retina mas concentrados na área de fora da retina.

8 Percepção Olhe a image entre 20 e 30 centímetros de distância.Olhe a image entre 20 e 30 centímetros de distância. Foque no ponto preto no meio do retângulo vermelho por 30 segundos.Foque no ponto preto no meio do retângulo vermelho por 30 segundos. Depois mude seu foco para o ponto preto no meio do retângulo branco.Depois mude seu foco para o ponto preto no meio do retângulo branco.

9 Percepção Olhe a image entre 20 e 30 centímetros de distância.Olhe a image entre 20 e 30 centímetros de distância. Foque no ponto preto no meio do quadrado com estrela por 30 segundos.Foque no ponto preto no meio do quadrado com estrela por 30 segundos. Depois mude seu foco para o ponto preto no meio do quadrado branco.Depois mude seu foco para o ponto preto no meio do quadrado branco.


Carregar ppt "Copyright, 1999 © Marcelo Knörich Zuffo PEE-EPUSP Visualização Científica PSI-5760 6 a Aula – Percepção Visual Humana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google