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De onde tirar as ideias?
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Campanha Publicitária
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Elementos que compõem uma campanha
Tema de campanha (forma de abordar o valor / diferencial / promessa básica – contém fator motivacional) Abordagem racional e/ou emocional Linhas Criativas (tom: humorístico, erótico, testemunhal, polêmico, autoritário...) Apelos Básicos (força persuasiva: o que o público deseja?)
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Como começar a criar a campanha? Quais as fórmulas mágicas?
O começo Como começar a criar a campanha? Quais as fórmulas mágicas?
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Ideias Livres... Criar = liberdade, expressão das ideias
Criar = diz quem somos Criar = nossa marca pessoal Criar = nossa forma de pensar e sentir o mundo
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A angústia do processo criativo
Angústia = leva à ação Buscar ideias para definir como será feito Encontrar a ideia Executar a ideia Verificar se funciona
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Liberdade... Mas não total
O que dizer? Para quem dizer? Onde dizer? DEFINIDOS NOS OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO
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O Redator e o Diretor de Arte
COMO DIZER????
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Discurso Publicitário
Ganhar adesão intelectual/emotiva Levar o público-alvo à ação Precisamos de ideias originais, expressava e adequadas à visão de mundo do público-alvo.
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Orientações de Campanha
Administrar o processo criativo Manter a sensibilidade A originalidade A dimensão humana
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Onde encontrar ideias? Criamos a partir do que conhecemos.
O que você conhece? Criamos a partir de nossas memórias, registros (referencial) Memória e imaginação são complementares
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Como seria o mundo se não fosse assim?
Como seria o mundo se isso não existisse? Como seria se... A ARTE E A CIÊNCIA SÃO EXEMPLOS DE CRIAÇÃO
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Ter ideia não é tudo Adequação das ideias
Tema: conter fator motivacional, estímulo
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O tema da campanha Persuasivo quando contém algo que pertence ao mundo do público alvo Quando mostra COMO ele pode alcançar seus desejos, realizar seus sonhos IDEIA ADEQUADA = TEMA CONTÉM FATOR MOTIVACIONAL
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O fator motivacional REAL OU ASPIRACIONAL
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REAL O produto oferece algo que o público-alvo pode ter INSPIRACIONAL O produto oferece algo que é desejado pelo público alvo. O produto é algo tangível que representa o que o público alvo quer ser ou ter
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Fator motivacional Aspecto presente no processo de criação
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Recursos para motivar
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Recursos para motivar Identificação Projeção Rejeição Idealização
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Identificação O público-alvo reconhece algo idêntico/similar a sua vida ou a ele na campanha Marcas fortes podem provocar identificação Free: alguma coisa temos em comum
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Projeção Querer tornar-se igual O público não tem, mas deseja ter
Construir uma realidade imaginária
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Rejeição Campanha enfatiza os aspectos negativos de uma situação/produto para divulgar solução Ao rejeitar o problema e buscar/desejar solução, a campanha motiva
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Idealização O produto ideal/perfeito
Campanha quer ressaltar aspectos positivos do produto ou serviço
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Exercício para a dupla de criação...
Quem é o alvo da motivação? Quem é o público alvo? O que o motiva? Quando motiva? Onde motiva? Como motiva? Por que motiva?
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A criação do tema Abordagem Linha criativa Apelo básico
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Exercício Leia atentamente o briefing A partir dele desenvolva
Tema de campanha (conforme promessa básica do produto) Definição de uma linha criativa Definição de um apelo básico
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Family Air Desodorizador de ambientes da Homecare
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Público-alvo A consumidora com quem falamos é uma verdadeira mãezona. Tem seus filhos como principal tesouro da vida e valoriza essa relação afetiva. Importa-se com tudo o que eles fazem, preocupa- se e quer que eles tenham o que há de melhor e se desenvolvam ao máximo. Está disposta a fazer sacrifícios para ver seus filhos felizes. E, fazer um filho feliz não é só comprar coisas caras. Às vezes, basta ser simples e apoiar a brincadeira dele com os amigos. Essa mulher tem sonhos, mas os sonhos familiares são mais importantes que os sonhos individuais. Sonha em ter mais tempo e dinheiro para viajar com a família, comprar uma casa maior e mais gostosa, dar um bom futuro para os filhos e vê-los felizes. Passa boa parte do dia em casa e, quando está fora, geralmente está fazendo coisas para a casa e para a família. Assiste aos programas da manhã, aprende novas receitas e dicas para cuidar da casa e da família. Amorosa, maternal e zelosa são 3 palavras que descrevem esta consumidora.
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A marca A marca quer ser parceira desta mulher para ajudar no desenvolvimento de seus filhos. Se fosse uma cor, seria vermelha pela relação com o amor e o calor maternos. Essa marca combina com Pampers Fraldas, J&J e Hipoglos pelo cuidado que tem pela relação mãe/filho. Se fosse um programa, seria a Grande Família, pois é uma família real, unida e alegre. Afeto, liberdade e desenvolvimento são palavras que indicam o que a marca quer ser.
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O que queremos explorar emoções, significados afetivos ligados a cheiros/perfumes.
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O que não queremos elementos racionais, descrição de fragrâncias, tipos de fragrâncias.
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Questões para inspirar
Quais os principais momentos da infância? Esses momentos têm um cheiro? Que cheiro? Quais as emoções associadas a cheiro de infância? Como seria um cheiro de acampamento, de férias, de escola? O que passam esses cheiros de infância? O que os cheiros evocam no adulto?
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