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Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos Késia Damaris Cardoso – 1°ano matutino.

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1 Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos Késia Damaris Cardoso – 1°ano matutino

2 CONCEITO A propaganda tem como principal fator realizar serviços de comunicação em massa, proporcionando mudança de paradigmas, com economia e velocidade. Propaganda é institucional, tratando-se de uma propagação de idéias ou do posicionamento de uma determinada marca no mercado sem finalidade comercial. Seu objetivo é o de informar o público sobre essa idéia. Publicidade utiliza os meios de comunicação e as ferramentas de marketing com a função de promover determinado produto. Seu objetivo principal é o de despertar o desejo de compra nos consumidores, levando-os à ação. O tom utilizado é sempre apelativo ou comercial.

3 SENTIDO NA SOCIEDADE Publicidade dita um padrão de consumo, dando uma nova forma à vida da sociedade e, consequentemente, do consumidor em função daquilo que se está oferecendo e adquirindo, tem o poder de influenciar e formar opiniões no momento da aquisição de um produto ou serviço, mesmo que o consumidor não perceba que está sendo influenciado ou até mesmo não reconheça.

4 BRIEFING Briefing são as instruções e diretrizes transmitidas, de forma resumida, pela chefia aos responsáveis pela execução de um determinado trabalho. Essas diretrizes ou informações (quando numa agência de propaganda), são repassadas pelo cliente, em geral, ao atendimento da agência. Há vários tipos de briefing (ex.: de criação, de mídia, de planejamento etc.).

5 O QUE COMPÕE UM BRIEFING Dados do Produto : Aspectos e características gerais(merchandising industrial) Promessa distintiva/básica Público-alvo Preço Distribuição Estratégia de comercialização Sazonalidade Situação de Mercado Tamanho do mercado Tendência Concorrência

6 Comparação X Concorrência Problemas e Oportunidades Objetivos de Marketing Posicionamento Público-Alvo : Demográficas, Culturais, Religiosas e Étnicas O QUE COMPÕE UM BRIEFING

7 QUAL O PROBLEMA QUE A COMUNICAÇÃO TEM DE RESOLVER? Objetivos de comunicação Linha de campanha Tom da campanha Obrigatoriedade de comunicação Verba de comunicação Cronograma

8 FATO PRINCIPAL Pequeno relato explicitando o que motivou a solicitação da campanha/ anúncio por parte do cliente BRIEFING MODELO DPZ

9 OBJETIVO DA COMUNICAÇÃO Aqui é relatado o que o anunciante pretende com a campanha. Como é um objetivo, o texto começa, necessariamente, com o verbo no infinitivo.

10 PÚBLICO-ALVO Disponha de um perfil detalhado das pessoas e instituições que o anunciante pretende convencer com a campanha. Relacione o Target da maneira mais específica possível.

11 CONCORRÊNCIA DIRETA E INDIRETA Relacione os principais concorrentes diretos e indiretos do anunciante, bem como, se possível, suas mais recentes ações de comunicação. Para diferenciar concorrência direta e indireta.

12 PROMESSA Diferencial do cliente, aquilo que será oferecido ao Target e que representa a vantagem competitiva do produto/serviço/instituição.

13 RAZÃO DA PROMESSA Nesse tópico, você deve-se relacionar todos os dados que comprovem que a promessa feita é verdadeira.

14 RESÍDUO DA COMUNICAÇÃO É o que o Target do anunciante deverá fazer/pensar depois de ser exposto à mensagem.

15 CRIAÇÃO Listar todas as peças que deverão fazer parte da campanha.

16 OBRIGATORIEDADES E LIMITAÇÕES Aqui são colocados os prazos para criação e produção da campanha, a verba disponível para criação, o formato das peças a quantidade de cores que poderão ser usadas, o período de veiculação, as questões legais envolvidas e demais informações que forem julgadas relevantes.


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