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Publicidade e Briefing Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria Andrei Smoler 1º PP - Manhã

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Apresentação em tema: "Publicidade e Briefing Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria Andrei Smoler 1º PP - Manhã"— Transcrição da apresentação:

1 Publicidade e Briefing Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria Andrei Smoler 1º PP - Manhã

2 Relação Publicidade-Sociedade A publicidade e propaganda é o meio que expõe produtos ao público. Por causa do captalismo ela se tornou presente em todos os aspectos da vida e tornou-se impossível fugir dela, atingindo assim até inconscientemente.

3 Relacionamento com o Cliente Primariamente é tido o contato inicial com cliente através do contato dele com a agência ou da agência com o cliente. O setor de Atendimento da agência então têm contato direto com o cliente para que a campanha publicítaria possa fluír da melhor maneira e de modo satisfatório para o anunciante.

4 Relacionamento com o Cliente O Setor de Atendimento é responsável pela coleta de dados do anunciante (briefing), isso incluí tanto informações do produto/ideologia, como o histórico da empresa ou pessoa ou qualquer outra informação necessária para o trabalho da agência. Ele é a ponte entre a agência e o cliente Esses dados então são passado para o planejamento para o ínicio do processo de produção e criação do produto publicitário do anunciante

5 Conceito de Briefing Briefing significa: passagem de informação de uma pessoa para outra, ou seja, briefing é a arrecadação da informação necessária para criar um mapa de dados que poderão ser utilizados para construir produto publicitário para o anunciante. O briefing é a parte fundamental para todo o resto do processo da publicidade, desde pesquisa de mercado até a produção final das peças publicitárias.

6 Conteúdo do Briefing O Briefing precisa trazer informações variadas sobre três aspectos principais, porém não limitada a apenas: O Produto O Mercado Consumidor e Influenciadores do Consumo

7 Modelo de Briefing Não existe um modelo padrão de briefing. O modelo de briefing vai de acordo com a necessidade da agência e do anunciante. Algumas informações muito utilizadas são: Nome/Descrição/Histórico/Aparência do produto e etc. Canal de Venda/Organização do Mercado/Tendências do Mercado e etc. Ocupação/Posição Social/Renda/Frequência de Compra do Consumidor e etc.

8 Modelo de Briefing Nome Descrição Propriedades Histórico Aparência física Embalagem Preço e tendência – Aumento, estabilização, redução Custo x benefício

9 Modelo de Briefing Vantagens – Única, principal, secundária Desvantagens (e efeitos colaterais) Como é usado? – Local e forma Freqüência de compra e uso Local de fabricação Capacidade de produção Disponibilidade – No presente e futuro Concorrentes

10 Modelo de Briefing Vantagens e desvantagens relativas aos concorrentes Diferencial Imagem e marca Canal(is) de venda da categoria Importância relativa (se vendido em mais de um canal)Tamanho do mercado – Em volume e valor Sobreposições de mercado Influência e atitudes do atacado e varejo

11 Modelo de Briefing Ocupação, profissão Posição social e cultural Quantidade Nível de escolaridade média Localização (onde moram, trabalham, passeiam etc) Grupos de idade Sexo

12 Referências Publicidade de A a Z - Rafael Sampaio Modelo de Briefing - ABA e Rafael Sampaio Wikipedia


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