A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PUBLICIDADE E PROPAGANDA – CONCEITOS E CATEGORIA. PATRÍCIA REGINA PRELADA 1 º ANO PP - MANHÃ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PUBLICIDADE E PROPAGANDA – CONCEITOS E CATEGORIA. PATRÍCIA REGINA PRELADA 1 º ANO PP - MANHÃ."— Transcrição da apresentação:

1 PUBLICIDADE E PROPAGANDA – CONCEITOS E CATEGORIA. PATRÍCIA REGINA PRELADA 1 º ANO PP - MANHÃ

2 Propaganda: Para que uma propaganda seja bem elaborada, abordando as necessidades do contratante e atingindo seu público alvo, algumas medidas são utilizadas. Uma delas é o Briefing. O Briefing é uma ferramenta essencial. Que é utilizado em diversas agências de publicidade e nos departamentos de marketing.

3 Conceito: Briefing: é um meio, um documento, que coleta as informações do cliente sobre um determinado produto, evento, e entre outros. Que serão transmitidas aos demais profissionais que atenderão suas necessidades. O responsavel pelo Briefing é o Executivo de Atendimento, e o atendimento, cuja sua função é conquistar clientes e passar as informações sobre suas necessidades.

4 Como Fazer? O Briefing deve conter as informaões essenciais do solicitante e seu produto. * Produto (ou Serviço) *Mercado *Consumidores *Objetivos *Estratégia Básica

5 * Produto (ou Serviço) O Produto (ou Serviço) Nome Descrição Propriedades Histórico Aparência física Embalagem Preço e tendência – Aumento, estabilização, redução Custo x benefício Vantagens – Única, principal, secundária Desvantagens (e efeitos colaterais) Como é usado? – Local e forma Freqüência de compra e uso Local de fabricação Capacidade de produção Disponibilidade – No presente e futuro Concorrentes Vantagens e desvantagens relativas aos concorrentes Diferencial Imagem e marca

6 *Mercado Canal(is) de venda da categoria Importância relativa (se vendido em mais de um canal) Como o produto é vendido (unidade, pacotes, grandes quantidades, varejo tradicional, auto-serviço, distribuidores exclusivos, revendas etc)? Como o serviço é prestado (direta ou indiretamente, de forma centralizada ou descentralizada, pessoalmente, via telefone/internet etc)? Tamanho do mercado – Em volume e valor Sobreposições de mercado Influência e atitudes do atacado e varejo Tendência das vendas – Do produto/serviço; da categoria; do mercado total Influências: regionais (geográficas); sazonais; demográficas (raça, sexo, idade, profissões, padrão sócio- cultural etc) Distribuição Organização do mercado Influência da força de vendas (para a rede de distribuição e para os consumidores) Efeitos da propaganda (promoção, merchandising etc) no mercado Investimentos em comunicação (total e de cada concorrente) Concorrência: Participação e tendências de evolução do share-of-market Grau de organização (de cada um) Participação e tendências de evolução do share-of-voice Objetivos e estratégias de marketing e comunicação percebidas Táticas de marketing e comunicação empregadas Imagem de cada concorrente Pesquisa – Disponíveis, regulares (que podem ser compradas) e ad hoc (que podem ser contratadas)

7 * Consumidores Atuais, da Concorrência e Potenciais (Os itens a seguir se aplicam a cada um dos três grupos acima, quando essa separação tiver sentido no caso específico) Ocupação, profissão Posição social e cultural Quantidade Nível de escolaridade média Localização (onde moram, trabalham, passeiam etc) Grupos de idade Sexo Nível de renda Segmentação psicodemográfica Decisores de compra (formais e informais) Influenciadores da compra (dentro da casa/empresa e fora delas) Necessidade do produto/serviço (para o consumidor) Atitudes racionais e emocionais com relação a preço, qualidade, utilidade, conveniência Hábitos de compra e uso Freqüência da compra e uso

8 * Objetivos Objetivos estratégicos da empresa Objetivos de marketing (da empresa, linha, marca, produto ou serviço) em termos de volume, valor, participações, ampliação de mercado e rentabilidade Objetivos de comunicação (quem e quantos atingir, o que comunicar, que atitudes e respostas se deseja motivar a curto e longo prazos) Problemas (que dificultam atingir os objetivos) Oportunidades (que facilitam atingir os objetivos)

9 * Estratégia Básica Ferramentas de comunicação sugeridas Peças sugeridas e conteúdo básico Posicionamento (como a empresa, linha, produto, serviço ou marca quer ser percebida no mercado) Approach criativo (sugestões) Pontos obrigatórios a serem destacados ou evitados Target primário ou secundário Mercados (regiões e segmentos) a serem cobertos Meios de comunicação e veículos sugeridos Período de veiculação desejado Estilo (da empresa, linha, marca) a ser seguido Verba disponível

10 Alguns Erros de Briefing Briefing muito extenso. Ele é caracterizado pela extensão, por ser abarrotado de todos os fatos que possivelmente podem atrapalhar a criação. Desperdiça-se tempo (e conseqüentemente dinheiro) na sua preparação e leitura. Ele tende a confundir e não a esclarecer. Ele não é errado somente porque é longo, mas porque não é seletivo. Briefing curto demais. Isso significa um briefing com deficiências de informação, deixando muito espaço para o pensamento ilimitado do pessoal criativo. Como resultado, suas idéias podem ser direcionados para outra direção, causando preocupações para os dois lados: a agência fica naturalmente aborrecida quando uma idéia brilhante tem que ser rejeitada porque não seguia o que o cliente queria. E o anunciante – que é o responsável pelos custos – fica frustrado pelo atraso do processo, pois tudo precisa ser refeito.

11 Exemplo1: Projeto: Panfletos e um novo site. Sobre a empresa Volck Confecções Ramo de atuação e tempo de mercado: Vestuario / Uniformes. No mercado à 21 anos Produtos e/ou serviços oferecidos: Uniformes em geral, camisetas promocionais, moda feminina,masculina e entre outros Endereço do site atual (se houver um): Principais problemas que identifica no site atual (caso exista um): falta de divulga;ao da marca. Concorrentes diretos: Seliam. Vantagens/desvantagens sobre os concorrentes: Entrega rápida, melhores equipamentos e qualidade.

12 Sobre o projeto: Conteúdo do site: Divulgar os novos produtos, apresentar constantes promoções, atendimento online e envio de pedidos. Objetivos a serem alcançados: Novos clientes e surpreender os atuais. Público alvo: Geral, desde escolas e empresas a igrejas e moda feminina. Sites no estilo desejado (servem como referência): camiseteria.com.br Ferramentas de marketing utilizadas atualmente: Site. Verba aproximada disponível: ,00 Prazo para desenvolvimento e/ou cronograma: 1 mês

13 Contato Nome: Cilmara Luiza Prelada Telefone: (19)

14 Exemplo2: Briefing De Loja Conceito Turma Da Mônica Projeto Loja-Conceito Infantil PLANO DE TRABALHO: Objeto de Trabalho (demanda): O Objeto de Trabalho é um espaço localizado na Avenida Bandeirantes - Bairro Anchieta, em Belo Horizonte, que será utilizado para criação de uma loja-conceito infantil. O espaço possui aproximadamente 77m². Objetivos (o que fazer): - Solucionar espaços para acomodação de loja conceito de uma marca de brinquedos infantis. - Criar um espaço propício e coerente com as atividades realizadas em uma loja- conceito. - Proporcionar boa organização do espaço, possibilitando, assim, um bom fluxo. - Considerar no espaço a criação de ambientes como banheiro, copa dos funcionários, área de exposição de produtos e caixa. - Mesclar funcionalidade com estética na medida certa para que o cliente se sintam bem tanto em relação à comodidade quanto em relação aos aspectos visuais.

15 - Fazer com que a identidade da empresa seja traduzida fortemente no ambiente, fazendo com que os clientes sintam a essência da marca e o que ela quer passar ao público. - Aplicar estratégias específicas de captação do público infantil. - Considerar normas de acessibilidade e segurança. Problema (por que fazer): Após pesquisa feita sobre o mercado atual de artigos infantis, foi possível notar sua crescente expansão. O público infantil possui cada vez mais a decisão de compra é de interesse de fabricantes e de grandes marcas infantis, montarem uma loja em que os pequenos consumidores sintam a essência da marca e se atraia cada vez mais por ela. A loja proposta em questão, não possui o objetivo de somente vender os produtos como em outras lojas comuns de brinquedos, mas sim de vender também o conceito, a essência e os valores da marca. A intenção é fazer com que estejam associados a alguma grande idéia subjetiva capaz de promover o envolvimento com a marca abordada. Ao entrarem na loja, é possível se sentir no universo da empresa, promovendo assim o encantamento com a mesma.

16


Carregar ppt "PUBLICIDADE E PROPAGANDA – CONCEITOS E CATEGORIA. PATRÍCIA REGINA PRELADA 1 º ANO PP - MANHÃ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google