A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Publicidade e Propaganda- conceitos e categorias Camila Rocha Amanai 1º PP manhã Briefing.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Publicidade e Propaganda- conceitos e categorias Camila Rocha Amanai 1º PP manhã Briefing."— Transcrição da apresentação:

1 Publicidade e Propaganda- conceitos e categorias Camila Rocha Amanai 1º PP manhã Briefing

2 Como começa uma campanha publicitária Todo processo de desenvolvimento de uma campanha publicitária se inicia com o Briefing.

3 O que é Briefing? Briefing é um documento onde se reúne todas as informações (colhidas junto ao cliente) que possibilitam à equipe ou profissional que irá desenvolver o trabalho, conseguir ter uma visão de tudo que está envolvido: informações completas sobre o projeto, as mensagens chave, objetivo e público-alvo. Uma maneira muito utilizada hoje para fazer um briefing é através das redes sociais.

4 No Briefing é especificado qual o produto a ser desenvolvido, qual o seu conceito, para quem se destina e os recursos produtivos. Para se obter um bom resultado, o Briefing precisa ser passado à agência com o máximo de detalhes. Quanto mais completo o Briefing, mais chances a equipe terá de ter sucesso no desenvolvimento do trabalho contratado, tanto que agrade ao cliente, como atinja os objetivos desejados

5 Como o Briefing é feito? Não há nenhuma regra estabelecida para escrever um Briefing: cada agência ou empresa possui o modelo que melhor encaixa de acordo com seu modelo de negócios e estrutura interna. O mais importante é tratá-lo como um documento, certificando-se de que cliente e equipe de projeto estão de acordo com o conteúdo, ou seja, o importante é que as informações estejam ali.

6 Para coletar os dados para o Briefing, o primeiro cuidado a ser tomado é verificar se a pessoa indicada pelo cliente para repassar as informações está realmente apta a realizar tal tarefa. Esta pessoa precisa ter conhecimento suficiente sobre os mais variados dados da empresa e autoridade para repassá-los (uma vez que muitos desses dados podem ser sigilosos).Depois de coletados, os dados devem ser registrados e transcritos. Com o Briefing, pode-se evitar que as informações se percam, além de corrigir possíveis desvios no produto.

7 Em geral, um Briefing deve conter: Um histórico da sua empresa Público alvo Pesquisas de mercado Concorrência Informações estratégicas Detalhamento da Comunicação Objetivos Orçamento Prazos e Cronograma

8 Exemplo de Briefing Empresa Razão Social: Papelaria Atual S/A Data de fundação:20/03/1980 Endereço: Rua Dagmar da Fonseca, 179 Contato: Telefone: (21) Qual o tipo de empresa? Empresa especializada em distribuição de material escolar em geral. Produtos de qualidade, trabalhamos com os melhores produtos O que vende ou que tipo de serviço presta? Material escolar e livros Quais as principais características diferenciadoras em relação à concorrência? A Papelaria Atual traz como diferencial um cyber espaço, com cantina, salas com ar condicionado onde é possível fazer uma boa leitura, estudar e até mesmo utilizar seu laptop.

9 Qual o tipo de conceito a ser passado ao público? Qualidade, bom gosto, tranquilidade. Consumidor Público alvo primário (quem compra)? Classe Média Alta e Alta. Público alvo secundário (alvo direto)? Estudantes desde jardim de infância até curso superior. Qual a relação do preço do produto com o preço da concorrência? Materiais estão acimo do preço comum do mercado em geral, já que trabalhamos com excelência e atendemos a um público de classe alta.

10 Um Briefing deve ser tão curto quanto possível, mas tão longo quanto necessário


Carregar ppt "Publicidade e Propaganda- conceitos e categorias Camila Rocha Amanai 1º PP manhã Briefing."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google