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Briefing O que é? Para que serve? Como se faz? Karen Boock – 1ºPP|M.

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1 Briefing O que é? Para que serve? Como se faz? Karen Boock – 1ºPP|M

2 Onde tudo começa... A agência de publicidade tem o objetivo de entender, traduzir e externar de forma coerente e vendável no projeto final as necessidades e objetivos do cliente. Objetivo é: unir Cliente com suas necessidades e objetivos + pesquisa de mercado + coerência e percepção do momento para o funcionamento correto da campanha.

3 Briefing? 1.Vem do Inglês do verbo Brief que significa resumir 2. Soma de conhecimentos que abrangem a situação de mercado e o produto ou serviço em relação a suas características intrínsecas, aos concorrentes e aos objetivos gerais da empresa e do plano de marketing, em termos de venda ou imagem. (Dicionário de termos de marketing)

4 O propósito do briefing pode ser estabelecido como uma forma de organizar a passagem da informação certa, das pessoas certas para outras pessoas certas, na hora certa, da maneira certa e pelo custo certo. (Sampaio, 1997: 208)

5 Briefing? Chamamos de BRIEFING : Informações preliminares dadas pelo cliente sobre o produto e sobre a empresa (histórico, alvos, concorrentes diretos e etc.) + informações(pesquisas) sobre o mercado + os objetivos do cliente. No briefing deve haver o orçamento da campanha e ele também deve estar anexado ao contrato feito com o cliente.

6 Para que serve? Reunir informações necessárias para a ação publicitária que estão dispersas: Cliente Mercado Pesquisa E então fundamentar o desenvolvimento da ação publicitária. O briefing não pode ser tão extenso e nem tão curto, precisa ser objetivo e com as informações necessárias para a fundamentação correta da campanha.

7 Roteiro de Briefing 1 ) O que é o produto? 2) Para que serve? 3) Se falasse, o que o produto diria de si? 4) É unico na sua linha? Será complementado com outros produtos? 5) Qual o tempo de vida previsto? 6) Quais as melhorias que serão acrescentadas ao produto e em que período? 7) Que necessidades objetivas o produto vai satisfazer? 8) Que necessidades subjetivas ele vai atender? 9) Por que foi produzido? 10) É rentábil? 11) O produto surgiu para resolver um problema de estoque da empresa? Para aproveitar subproduto? Depende de matéria-prima importada? 12) Qual o volume da produção? Em que proporção crescerá, ou decrescerá, esse volume?

8 13) O que se deve acrescentar ao produto para sua compreensão pelo consumidor? Necessita instruções para seu uso? 14) A que faixa do mercado se dirige? 15) Há necessidade evidente e clara do produto? 16) Ou há apenas necessidade latente que deve ser despertada? 17) É preciso educar o consumidor para usá-lo? 18) Existe uma rede de distribuição? Ou é preciso formá-la? 19) Como o produto será recebido na rede de revenda? Já houve consultas? Qual a reação? 20) Há concorrentes? Quais são os produtos concorrentes? 21) Em que este produto se diferencia dos concorrentes? 22) Que fatia do mercado o cliente pretende obter e em que tempo? 23) Como está o treinamento dos vendedores? 24) Existe data prevista para lançamento do produto? etc.

9 Propaganda - [fem. sing. do adjetivo verbal ou gerundivo propagandus,a,um 'que deve ser divulgado', do v.lat. Propagáre 'pôr em mergulhia; multiplicar, propagar (1792); A propaganda tem a função de divulgar ideologias e de certa forma persuadir o receptor a aceitar e internalizar o que foi lhe exposto.


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