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Planejamento de Comunicação
e suas inter-relações na estrutura da agência
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Revolução Aparecimento/expansão de novas mídias
Interação mediada por novas tecnologias Mudança nas relações entre as pessoas Comunicações pessoais mais diretas e fáceis
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Reestruturação das empresas
Revolução Novas tecnologias Produtos Usos Concorrentes Queda de barreiras: mundo global Reestruturação das empresas
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Homogeneizar, informar
Situação do mercado Antes Foco na organização Mercado de escassez Consumidor: qualquer compra Baby boomers Mkt de massa Comunicação de massa Homogeneizar, informar
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Situação do mercado Disputar mercado Depois Foco no cliente
Mercado de excesso Consumidor: exigente Queda na natalidade Novas tecnologias: comunicação direcionada Disputar mercado
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Mercado do século XXI Potencializar resultados Integração de ações
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Marketing e Comunicação no século XXI
Novas exigências e necessidades Diferenciação de produtos/serviços Consumidor: acesso à informação Maior concorrência Comunicação Integrada de Marketing
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Comunicação Integrada de Marketing
“Um conceito de planejamento de comunicação de marketing que reconhece o valor adicionado de um programa que integre a variedade de disciplinas estratégias” American Association of Advertising Agencies In: GOULD, LERMAN & GREIN, 1992.
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Planejamento “Processo administrativo e sistemático para se atingir um determinado objetivo, coordenando a atuação do assunto em questão, para se obter o máximo de resultado com o mínimo dispêndio de recursos humanos e financeiros.” Côrrea, 2002
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Planejamento “Ato de planejar, de colocar organizadamente o que queremos atingir e como faremos para alcançá-lo, com quais recursos, etc (...) Leva-se em consideração os recursos que se dispõe, riscos previsíveis e imprevisíveis.” Predebon, 2004
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PRESSÃO POR RESULTADOS
Planejamento Minimizar riscos Diminuir incertezas Maior resultado Menor custo PRESSÃO POR RESULTADOS
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Também vale para a comunicação
Planejamento Processo dinâmico (atualização) Entrosar áreas envolvidas Facilitar tomada de decisão Facilitar controle Também vale para a comunicação
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Planejamento Estratégico Tático Operacional
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Planejamento Estratégicos Táticos Operacionais Coexistentes
Longo prazo Diretrizes Táticos Curto prazo Específicos, pontuais Implementação do estratégico Respostas imediatas Operacionais Instrumentalização do planejamento Execução e correção de desvios Coexistentes Interdependentes
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Plano de Marketing x Plano de Comunicação
Variáveis externas à empresa Diagnóstico Previsão de cenários Condições para aumentar desempenho Revisão do plano de marketing Define como a comunicação será trabalhada
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Planejamento de Comunicação
“Deriva do planejamento de marketing. Processo administrativo e sistemático, com a finalidade de coordenar os objetivos, estratégias e as diversas fases de uma campanha de propaganda, promoção de vendas ou de relações públicas, procurando atingir o máximo de retorno sobre o investimento realizado.” Côrrea, 2002.
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Planejamento de Comunicação
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Planejamento de Comunicação
Cadeia de comunicação Anunciante Definir posicionamento: bases para a campanha Agência Elaboração do plano de comunicação Mídia Levar a informação Mercado Análise dos resultados
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Planejamento de Comunicação
Onde queremos ir? Onde estaremos em determinado momento? Quem são os concorrentes principais? Qual é nossa estratégia de comunicação? Qual é a estratégia de comunicação dos concorrentes? E quem é nosso público alvo? Definir aspectos culturais, psicológicos, quem define a compra, hábitos de consumo, renda, etc O que ele espera do nosso produto/serviço? O que ele encontra nos concorrentes?
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Planejamento de Comunicação
E a nossa marca? E a do concorrente? Qual a melhor linguagem para se adaptar a sua realidade? Que mensagem devemos levar até ele? Quais os meios de comunicação? Quanto tudo isso vai custar? Que atividades serão desenvolvidas a cada momento? Como vamos distribuir a verba do cliente por períodos? Como vamos controlar essas despesas? Como vamos checar a eficiência da comunicação?
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Planejamento de Comunicação
3 Fases 1. Construção do diagnóstico Realidade situacional Levantamento de informações Análise de dados Públicos envolvidos
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Planejamento de Comunicação
2. Elaboração do plano Objetivos e metas Estratégias Ações Recursos Técnicas de controle
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Planejamento de Comunicação
3. Gerenciamento Implantação Avaliação Planejamento de Comunicação = atingir objetivos do plano estratégico geral da organização
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Planejamento de Comunicação
Modelo Cenário mercadológico Posicionamento Público-alvo Objetivos e estratégias de comunicação Programa de ação Cronograma Resumo de Investimentos Sistemas de controle e avaliação Anexos
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Planejamento de Comunicação
Cenário mercadológico Situação de mercado Análise comparativa da concorrência Comunicação, preço, produto, distribuição Definição de problemas e oportunidades
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Planejamento de Comunicação
Posicionamento “Maneira pela qual o consumidor deve perceber a empresa, marca ou produto/serviço” – Côrrea 2002 Proposição Única de Venda (USP) Benefício Promessa básica, justificativa e atributos complementares
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Planejamento de Comunicação
Público-alvo Segmentação de mercado Perfil do consumidor Demográficos, sócioculturais, econômicos, religiosos, psicológicos, hábitos de compra, uso, consumo e estilo de vida, atitudinais Localização e áreas de ação
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Planejamento de Comunicação
Objetivos, metas,estratégias e táticas Objetivo = fim desejado “Posicionar o produto no mercado” Meta = tempo/intensidade “Fazer com que 5% dos consumidores percebam o produto como o de melhor qualidade, em 6 meses.” Estratégia = como Táticas = ações
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Planejamento de Comunicação
Objetivos, metas, estratégias e táticas Comunicação (geral) Criação Mídia
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Planejamento de Comunicação
Objetivo: finalidade da comunicação Estratégia: como fazer Propaganda, RP e Assessoria de Imprensa, Promoção de Vendas, Eventos, Marketing Direto e Vendas Pessoais Táticas: programa de ações
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Planejamento de Comunicação
Criação Problema que a comunicação vai resolver Posicionamento Definição do tema da campanha Melhor abordagem Slogan
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Planejamento de Comunicação
Mídia Objetivo: Alcance e freqüência (Reach & frequency) Estratégia: Meios de comunicação Táticas: veículos Programação: planilha Flights de mídia
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Planejamento de Comunicação
Cronograma Registro do tempo necessário Relacionar todas as etapas Margem de segurança Especificar responsabilidades
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Planejamento de Comunicação
Resumo de Investimentos Custos da campanha Mídia Produção Ponto de venda Sistemas de pagamento
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Planejamento de Comunicação
Sistemas de controle e avaliação Antes/depois Criação Percepção da campanha: slogans, storyboards, layouts, peças finalizadas Mídia GRP´s, alcance e freqüência, CPM Marketing Mudanças nas metas de distribuição, de vendas e participação de mercado
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Planejamento de Comunicação
Sistemas de controle e avaliação Pesquisas junto ao target Julgamento profissional
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Planejamento de Comunicação
Redação Organização das informações Lógica de raciocínio Objetividade na demonstração Clareza de pensamento
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Case para estudo Rádio 97 FM
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Referências Bibliográficas
CORREA, R. Planejamento de Propaganda. Ed. Global, São Paulo, p. 141 – 160. FERRARI, Flávio. Planejamento e Atendimento – a arte do guerreiro. São Paulo: Loyola, p GOULD, LERMAN & GREIN. Agency Perceptions and Practices on Global IMC. Journal of Advertising Research, Jan./Fev., p 7 – 20. LUPETTI, L. Planejamento de Comunicação. Ed. Futura, São Paulo, p. 70 – 102. PREDEBON, J. Curso de Propaganda – do anúncio a comunicação integrada. Ed. Atlas, São Paulo, 2004.
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