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O atendimento publicitário
Aula 6
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O atendimento publicitário
Formação: Comunicação social, propaganda, administração, economia, sociologia, psicologia, relações publicas e jornalismo
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Características: Organização - Iniciativa Pensamento lógico - Bom senso Autocontrole - Jogo de cintura Cultura geral - Expressão oral e escrita
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Carreira: Cada agência: estrutura e modo operacional próprio Estagiário, assistente, contato, supervisor, diretor de contas, planejador, gerente (VP)
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Funções: Levantar e analisar informações Acompanhar e analisar pesquisas de mercado Vender Elaborar cases Iniciar e manter atualizado o livro do cliente Administrar de conta
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Funções: Coordenar, Supervisionar Negociar Cobrar os clientes e parceiros Agendar reuniões
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Funções: Fazer apresentações a clientes Fazer relatórios de visita Elaborar PIT Avaliar os trabalhos da criação e da mídia Manter o cliente satisfeito
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Atitudes: Ter confiança Ser positivo Manter entusiasmo Ser amigo Ter opinião Prestar colaboração Ter boa vontade Assumir liderança Ter interesse pelo negócio do cliente
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profissional de negócios com base técnica em comunicação
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Retrospectiva histórica Década 50: “Donos da conta” Relacionamento pessoal com a diretoria Influência ditatorial sobre os demais departamentos Sua palavra era lei Dept. de Criação: Redatores e ilustradores – salas separadas Dept. Mídia: não tinha informações de pesquisa (qualidade de hoje)
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Retrospectiva histórica Década 60: TV toma força Mudança no enfoque da criação Aumento do número de anunciantes Know-how de marketing Trabalhos mais técnicos Profissionais ao exterior
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Retrospectiva histórica Década 60: Figura “Dono da agência” foi desaparecendo Duplas de criação Novos veículos de comunicação no mercado – públicos específicos Pesquisas ampliadas – análise técnica da programação Diretor de atendimento e planejamento – assumir a liderança da agência: orientar trabalhos, aprovar planos e layouts, apresentação das peças e planos de mídia
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Retrospectiva histórica Década 60: Atendimento: grande força dentro da agência e junto ao cliente Transição para década de 70: explosão da Criação: conquistas de prêmios nacionais e internacionais – passam a visitar o cliente junto do atendimento
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Retrospectiva histórica Década 70: Recolhimento gradativo do atendimento Criação – grande peso Atendimento – nada de sugestões/recomendações 70/80: profissionais de Mídia valorizados
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Retrospectiva histórica Década 70: Mídia: planejamento, programação, negociação e aplicação de verbas publicitárias nos diversos meios Sofisticação das pesquisas de audiência, segmentação dos veículos Força: pesquisa de mídia Atendimento: diminuição do envolvimento com esta área – parou de discutir os planos de mídia
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Retrospectiva histórica Década 80: Mídia: assume planejamento da campanha Planejamento: triângulo: mídia/planejamento/criação Bases para o pensamento estratégico de comunicação
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Retrospectiva histórica Década 90: Atendimento retraído, mal preparado, restrito a funções administrativas, de follow-up, supervisão e menor peso nas recomendações para o cliente Criação, mídia e planejamento – mãos de especialistas
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SÉCULO XXI UMA NOVA ATITUDE PARA O ATENDIMENTO Tendência: atendimento não existir mais no século XXI Especialização do processo Corrêa: atendimento ainda exerce papel muito importante: não tem como desaparecer – capacidade de amarrar todo o processo, coordenar todas as etapas e o trabalho dos diversos participantes
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SÉCULO XXI Atendimento: voltar a função generalista: de tudo um pouco Conhecer todas as áreas, discutir qualquer assunto com qualquer especialista Trabalhar em nível estratégico – tático e operacional para especialistas
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SÉCULO XXI Deve ter conhecimento: Relações humanas, psicologia, sociologia, marketing, propaganda, promoção de vendas, RP, marketing direto, mídia, criação, produção gráfica e eletrônica, computação, economia de mercado, pesquisa, lógica, ética, artes e cultura geral. Marketing, comunicação e do negócio do cliente
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Precisa ser: Assessor de clientes -Facilitador de trabalhos Elo da rede - Habilidade em lidar com problemas Relacionar-se bem com as pessoas - Negociar Administrar - Coordenar Supervisionar - Vender
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ASSESSOR X FORNECEDOR Interesse da conta em primeiro lugar Orientar no que deve ser feito Fornecedor: responde a solicitação
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ASSESSOR X FORNECEDOR Assessor: Mais amplo: encontrar a solução adequada Avaliar melhores alternativas Estabelecer prioridades Vislumbrar as relações entre os fatos Contribuir para a solução dos problemas Ganhar sua confiança Criar oportunidades para poder opinar e orientar na adoção do melhor caminho
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ASSESSOR X FORNECEDOR Conseqüências: Melhor entrosamento Melhor trabalho profissional Mais vantagem competitiva da agência Maior faturamento Satisfação pessoal
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Variáveis que influenciam o relacionamento agência/cliente: Interação Continuidade Consistência Ajuda Verba predeterminada Administração Confiança ATENDIMENTO CRIATIVO
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Referências CORREIA, Roberto. O atendimento na agência de propaganda. São Paulo: Global, p. 36 – 76. FERRARI, Flávio. Planejamento e Atendimento – a arte do guerreiro. São Paulo: Loyola, p. 61 – 77 RIBEIRO, Júlio [et al.] RIBEIRO, Júlio e outros. Tudo que você queria saber sobre propaganda e nunca ninguém teve paciência para explicar. São Paulo; Ed. Atlas, p
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