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O atendimento publicitário

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Apresentação em tema: "O atendimento publicitário"— Transcrição da apresentação:

1 O atendimento publicitário
Aula 6

2 O atendimento publicitário
Formação: Comunicação social, propaganda, administração, economia, sociologia, psicologia, relações publicas e jornalismo

3 O atendimento publicitário
Características: Organização - Iniciativa Pensamento lógico - Bom senso Autocontrole - Jogo de cintura Cultura geral - Expressão oral e escrita

4 O atendimento publicitário
Carreira: Cada agência: estrutura e modo operacional próprio Estagiário, assistente, contato, supervisor, diretor de contas, planejador, gerente (VP)

5 O atendimento publicitário
Funções: Levantar e analisar informações Acompanhar e analisar pesquisas de mercado Vender Elaborar cases Iniciar e manter atualizado o livro do cliente Administrar de conta

6 O atendimento publicitário
Funções: Coordenar, Supervisionar Negociar Cobrar os clientes e parceiros Agendar reuniões

7 O atendimento publicitário
Funções: Fazer apresentações a clientes Fazer relatórios de visita Elaborar PIT Avaliar os trabalhos da criação e da mídia Manter o cliente satisfeito

8 O atendimento publicitário
Atitudes: Ter confiança Ser positivo Manter entusiasmo Ser amigo Ter opinião Prestar colaboração Ter boa vontade Assumir liderança Ter interesse pelo negócio do cliente

9 O atendimento publicitário
profissional de negócios com base técnica em comunicação

10 O atendimento publicitário
Retrospectiva histórica Década 50: “Donos da conta” Relacionamento pessoal com a diretoria Influência ditatorial sobre os demais departamentos Sua palavra era lei Dept. de Criação: Redatores e ilustradores – salas separadas Dept. Mídia: não tinha informações de pesquisa (qualidade de hoje)

11 O atendimento publicitário
Retrospectiva histórica Década 60: TV toma força Mudança no enfoque da criação Aumento do número de anunciantes Know-how de marketing Trabalhos mais técnicos Profissionais ao exterior

12 O atendimento publicitário
Retrospectiva histórica Década 60: Figura “Dono da agência” foi desaparecendo Duplas de criação Novos veículos de comunicação no mercado – públicos específicos Pesquisas ampliadas – análise técnica da programação Diretor de atendimento e planejamento – assumir a liderança da agência: orientar trabalhos, aprovar planos e layouts, apresentação das peças e planos de mídia

13 O atendimento publicitário
Retrospectiva histórica Década 60: Atendimento: grande força dentro da agência e junto ao cliente Transição para década de 70: explosão da Criação: conquistas de prêmios nacionais e internacionais – passam a visitar o cliente junto do atendimento

14 O atendimento publicitário
Retrospectiva histórica Década 70: Recolhimento gradativo do atendimento Criação – grande peso Atendimento – nada de sugestões/recomendações 70/80: profissionais de Mídia valorizados

15 O atendimento publicitário
Retrospectiva histórica Década 70: Mídia: planejamento, programação, negociação e aplicação de verbas publicitárias nos diversos meios Sofisticação das pesquisas de audiência, segmentação dos veículos Força: pesquisa de mídia Atendimento: diminuição do envolvimento com esta área – parou de discutir os planos de mídia

16 O atendimento publicitário
Retrospectiva histórica Década 80: Mídia: assume planejamento da campanha Planejamento: triângulo: mídia/planejamento/criação Bases para o pensamento estratégico de comunicação

17 O atendimento publicitário
Retrospectiva histórica Década 90: Atendimento retraído, mal preparado, restrito a funções administrativas, de follow-up, supervisão e menor peso nas recomendações para o cliente Criação, mídia e planejamento – mãos de especialistas

18 O atendimento publicitário
SÉCULO XXI UMA NOVA ATITUDE PARA O ATENDIMENTO Tendência: atendimento não existir mais no século XXI Especialização do processo Corrêa: atendimento ainda exerce papel muito importante: não tem como desaparecer – capacidade de amarrar todo o processo, coordenar todas as etapas e o trabalho dos diversos participantes

19 O atendimento publicitário
SÉCULO XXI Atendimento: voltar a função generalista: de tudo um pouco Conhecer todas as áreas, discutir qualquer assunto com qualquer especialista Trabalhar em nível estratégico – tático e operacional para especialistas

20 O atendimento publicitário
SÉCULO XXI Deve ter conhecimento: Relações humanas, psicologia, sociologia, marketing, propaganda, promoção de vendas, RP, marketing direto, mídia, criação, produção gráfica e eletrônica, computação, economia de mercado, pesquisa, lógica, ética, artes e cultura geral. Marketing, comunicação e do negócio do cliente

21 O atendimento publicitário
Precisa ser: Assessor de clientes -Facilitador de trabalhos Elo da rede - Habilidade em lidar com problemas Relacionar-se bem com as pessoas - Negociar Administrar - Coordenar Supervisionar - Vender

22 O atendimento publicitário
ASSESSOR X FORNECEDOR Interesse da conta em primeiro lugar Orientar no que deve ser feito Fornecedor: responde a solicitação

23 O atendimento publicitário
ASSESSOR X FORNECEDOR Assessor: Mais amplo: encontrar a solução adequada Avaliar melhores alternativas Estabelecer prioridades Vislumbrar as relações entre os fatos Contribuir para a solução dos problemas Ganhar sua confiança Criar oportunidades para poder opinar e orientar na adoção do melhor caminho

24 O atendimento publicitário
ASSESSOR X FORNECEDOR Conseqüências: Melhor entrosamento Melhor trabalho profissional Mais vantagem competitiva da agência Maior faturamento Satisfação pessoal

25 O atendimento publicitário
Variáveis que influenciam o relacionamento agência/cliente: Interação Continuidade Consistência Ajuda Verba predeterminada Administração Confiança ATENDIMENTO CRIATIVO

26 Referências CORREIA, Roberto. O atendimento na agência de propaganda. São Paulo: Global, p. 36 – 76. FERRARI, Flávio. Planejamento e Atendimento – a arte do guerreiro. São Paulo: Loyola, p. 61 – 77 RIBEIRO, Júlio [et al.] RIBEIRO, Júlio e outros. Tudo que você queria saber sobre propaganda e nunca ninguém teve paciência para explicar. São Paulo; Ed. Atlas, p


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