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PublicouStéphanie Alves Alterado mais de 9 anos atrás
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História
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O Iluminismo na França Prof. Everton da Silva Correa
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Para conhecer um pouco mais os salões de Paris e os maiores nomes do Iluminismo francês, vamos analisar a pintura a seguir.
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Leitura da tragédia ‘O órfão da China’ no salão de madame Geoffrin ou Uma noite no salão de madame Geoffrin, óleo sobre tela de Anicet-Charles Lemonnier representando as famosas reuniões literárias organizadas pela senhora Geoffrin no século XVIII, em Paris.
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Pintado em 1822 pelo artista francês Lemonnier, o quadro representa um encontro que teria ocorrido em 1755 na casa de madame Marie-Thérèse Geoffrin ( ). Na realidade, a obra é uma grande fantasia do pintor, pois ele agrupou em uma mesma cena personagens que jamais se encontraram, ou que nunca estiveram ao mesmo tempo nos salões de madame Geoffrin.
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Do ponto de vista da arte isso é o que chamamos de “licença poética”, recurso pelo qual um artista modifica a realidade para dar realce a aspectos que considera importantes. Dessa forma, o artista seleciona informações segundo seu critério para falar de determinado assunto.
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A intenção de Lemonnier ao pintar essa tela era “fazer ver” algumas das personagens mais importantes do Iluminismo francês. O fato de algumas delas nunca terem se encontrado nos salões de madame Geoffrin não tinha importância nesse contexto.
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Agora voltemos à imagem para vermos a intenção do artista ao produzi-la.
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Comecemos pela anfitriã.
Sentada à direita, na primeira fileira, ela olha para o observador, ou seja, para todos aqueles que contemplam a cena representada na tela. Madame Geoffrin – detalhe da pintura de Anicet-Charles Lemonnier.
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Ela convidava pessoas para jantar em sua casa desde 1740.
Às segundas-feiras, recebia grupos de artistas e de apreciadores das artes. Às quartas-feiras, era a vez dos “homens de letras”, escritores e pessoas interessadas em discutir obras literárias recém- publicadas. Além de escritores e artistas, madame Geoffrin também recebia burgueses, aristocratas, embaixadores e visitantes estrangeiros.
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Observe a pintura: madame Geoffrin e seus 53 convidados aparecem agrupados em semicírculo.
Os quadros nas paredes podem revelar como a anfitriã gostava de arte. O luxo do ambiente sugere que ela era muito rica. De fato, ela era um mecenas.
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Alguns convidados estão de pé; outros, sentados
Alguns convidados estão de pé; outros, sentados. Provavelmente o jantar já havia servido. O momento, agora, estava reservado para a leitura de uma obra específica, chamada O órfão da China, escrito por Voltaire em 1755.
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Voltaire, cujo nome de batismo era Jean-Marie Arouet ( ), foi um dos mais importantes iluministas franceses. Escritor e filósofo, ele criticava duramente a monarquia absolutista francesa por limitar as liberdades individuais. Também condenava o fanatismo religioso, que provocava guerras religiosas e impedia os seres humanos de pensar com clareza. Henri-Louis Cain ao lado do busto de Voltaire – detalhe da pintura de Anicet-Charles Lemonnier.
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Na pintura, Voltaire não é representado entre os convidados presentes na leitura:
Suas ideias levaram-no muitas vezes à prisão e ele foi obrigado a viver no exterior por vários anos. Por isso, Lemonnier resolveu representá-lo por meio de um busto, colocado quase no centro da tela.
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Observe como a estátua está mais alta do que a linha formada pela cabeça dos convidados. Simbolicamente, o pintor usou esse artifício para representar com as ideias de Voltaire, pensador reconhecido como inovador, deveriam dominar o encontro.
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Abaixo do busto há uma mesa coberta com uma toalha de veludo verde.
Sentado diante dela, o ator Henri-Louis Cain ( ), também conhecido como Lekain, lê o texto da peça teatral de Voltaire, que na ocasião não tinha sido impressa.
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As folhas soltas na mão de Lekain indicam que o livro ainda estava em sua forma manuscrita, ou seja, escrito à mão. Ao seu lado esquerdo está representada a atriz Claire-Josèphe Léris ( ).
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Montesquieu – detalhe da pintura de Anicet-Charles Lemonnier.
Sentado bem no canto direito da tela, de casaco escuro, está representado outro grande iluminista: Charles Louis de Secondant ( ), conhecido como barão de Montesquieu. Montesquieu – detalhe da pintura de Anicet-Charles Lemonnier.
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Montesquieu criticava os costumes morais, religiosos e políticos da França.
Segundo ele, as leis não deveriam ser elaboradas de acordo com os desejos dos governantes, e sim com base na realidade social e histórica de cada povo.
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Rousseau – detalhe da pintura de Anicet-Charles Lemonnier.
Em pé, à esquerda da atriz Claire-Josèphe Léris, está representado Jean-Jacques Rousseau ( ). Um dos pensadores mais originais do Iluminismo. Sua crítica ao absolutismo era a mais radical entre os iluministas. Rousseau – detalhe da pintura de Anicet-Charles Lemonnier.
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Para ele, o verdadeiro soberano era o povo; o governante era apenas um funcionário do povo.
Na qualidade de verdadeiro soberano, o povo deveria manifestar diretamente sua “vontade geral” por meio da maioria dos votos em assembleias, e não por intermédio de representantes políticos eleitos. Hoje, chamaríamos isso de democracia direta.
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Voltemos à tela representando a sala de estar de madame Geoffrin.
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Repare em dois homens: um deles, de casaco vermelho, à direita do ator Lekain; o outro, de pé, por trás do homem sentado de casaco verde.
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Eles são a representação, respectivamente, de
D’Alembert Diderot
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Denis Diderot (1713- 1784) era mestre em artes e escritor.
Jean Le Ron D’Alembert ( ) estudou filosofia, Matemática, Direito e Medicina. Denis Diderot ( ) era mestre em artes e escritor. Juntos, foram convidados por um editor para dirigir uma publicação que se tornou um marco do Século das Luzes: a Enciclopédia.
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Jogo .aspx?Conteudo=18448&novocontexto=TELARIS
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Da Enciclopédia à Wikipédia
Na lousa Da Enciclopédia à Wikipédia (Projeto Teláris: História. São Paulo: Ática, p. 21, 8º ano)
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FIM AZEVEDO, Gislane Campos. Projeto Teláris: História. São Paulo: Ática, p
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