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Linguagem de Programação JAVA
Técnico em Informática Professora Michelle Nery
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Agenda Primeiro Programa Hello World Detalhes da implementação
Verificação de Erros Comentários
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Conhecendo um Projeto Criar um Projeto HelloWorld
Criar classe principal Projeto Principal
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Implementação Código Java:
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Entendendo o Código Pacotes:
Usamos pacotes para organizar as classes semelhantes. Pacotes, a grosso modo, são apenas pastas ou diretórios do sistema operacional onde ficam armazenados os arquivos fonte de Java e são essenciais para o conceito de encapsulamento, no qual são dados níveis de acesso as classes.
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Entendendo o Código Classe:
Classe é uma estrutura que abstrai um conjunto de objetos com características similares. Uma classe define o comportamento de seus objetos através de métodos e os estados possíveis destes objetos através de atributos.
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Entendendo o Código Modificador Public: Método main:
O modificador public deixará visível a classe ou membro para todas as outras classes, subclasses e pacotes do projeto Java. Método main: método da classe primeiroPrograma. Sem ele não é possível deixar o programa executável. Palavra-Chave static: Não precisa instanciar o objeto na memória. Não precisa de construtor. Basta usar o método main. void: o método não retorna nada.
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Entendendo o Código System.out.println:
Permite escrever uma mensagem (a que está no parâmetro) na saída atual (neste caso a saída corrente é na interface da IDE do Netbeans).
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Verificação de Erros Todo erro de sintaxe cometido pelo programador, fica destacado com um sublinhado de vermelhor. Quando existir alguma erro não será possível compilar o programa e nem executar, visto que ao executar o programa é compilado também. As lampadas ou sinais que aparecem ao lado do número das linhas também pode auxiliar com os erros cometidos pelo programador.
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Verificação de Erros Qual foi o erro cometido?
Escrever System com a primeira letra (S) em maiúscula e escrever system com a primeira letra (s) em minúscula é diferente para Java. Ou seja, Java é case-sensitive.
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Comentários Comentários, como o próprio nome instiga, são notas que podem ser incluídas no código fonte para descrever o que se quiser. Assim, não modificam o programa executado e servem somente para ajudar o programador a melhor organizar os seus códigos.
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Comentários Tipos de Comentários: // /* */ /** */
Comentários que terminam no final da linha são indicados com //. Pode ser usados desde o início da linha ou colocados depois do código funcional. Para código /* */ Comentários de uma ou mais linhas podem ser iniciados por /* e terminados por */ . Para efeitos de código. /** */ Pode-se utilizar comentários de várias linhas em que a primeira linha se inicia com /** e a última termina com */. Para efeitos de documentação.
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Comentários Exemplo:
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Comentários O arquivo gerado para documentação é uma página Web.
Para gerar este arquivo basta ir no menu Executar Gerar Javadoc. O arquivo se encontra dentro da pasta dist do projeto.
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Lista de Exercícios Explique o que é pacote e classe.
Explique o que significa void? O que poderia substituir void? Altere o programa para escrever outra mensagem além da proposta, compile e execute. Explique os três tipos de comentário, faça um exemplo usando JAVA.
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