A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2010

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2010"— Transcrição da apresentação:

1 CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2010
ECONOMIA E VIDA “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24) Conselho Nacional das Igrejas Cristãs CONIC A Campanha da Fraternidade de 2003 quer ser o grande esforço da Igreja no Brasil para viver intensamente o tempo santo da quaresma no sentido de ser um grande instrumento para que todos possam se converter e viver um tempo de graça e salvação, preparando-se, através da oração, do jejum, da esmola, da escuta da Palavra, da participação nos sacramentos e na vida comunitária e da prática do amor solidário, para viver de maneira mais intensa o momento mais importante do ano litúrgico e da história da salvação: a Páscoa. Este ano, a Campanha da Fraternidade nos apresenta como tema: “Fraternidade e Pessoas Idosas”, mostrando-nos, assim, a preocupação da Igreja no Brasil em criar condições para que o Evangelho seja mais bem vivido em uma sociedade que já foi jovem, mas que hoje é considerada pela Organização das Nações Unidas como uma sociedade amadurecida devido ao grande aumento do percentual de pessoas idosas

2

3 INTRODUÇÃO A Fraternidade e a Quaresma
Construção de novas relações Princípios de justiça Expressão da filiação divina Conversão Em continuidade com as Campanhas anteriores

4 INTRODUÇÃO A Campanha quer contribuir a equacionar a relação entre economia, vida humana e conservação do meio ambiente vital. A Terceira Campanha Ecumênica As CF ecumênicas de 2000 e 2005 estabeleceram dois pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e solidária: a Dignidade Humana e a Solidariedade.

5 ECONOMIA Para os gregos oikomonia diz respeito à gestão do domínio familiar, do oikos, mas pode também significar ‘gestão’, ‘administração’, ‘organização. O termo economia foi definido por Aristóteles como oiko (casa, lugar) e nomia (regras, normas da casa, do lugar).

6 Valorizando a pessoa humana
Pio XII afirma que a riqueza de uma nação não se mede por critérios quantitativos, mas pelo bem estar do seu povo. O que entendemos por bem comum? Bem comum é o conjunto de condições sociais que permitem e favorecem às pessoas o desenvolvimento integral da personalidade.

7 OBJETIVO GERAL "Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão".

8 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem. Buscar a superação do consumismo, que faz com que o "ter" seja mais importante do que as pessoas.

9 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Criar laços de convivência mais próxima entre as pessoas, em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais. Reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão.

10 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Esses objetivos devem ser trabalhados em quatro níveis: Social Comunitário Eclesial Pessoal Mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da Justiça, como dimensão constitutiva do anúncio do Evangelho.

11 ESTRATÉGIAS Denunciar a perversidade de todo modelo econômico que vise em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a desigualdade, miséria, fome e morte. Educar para a prática de uma economia de solidariedade, de cuidado com a criação e valorização da vida como bem mais precioso.

12 PRIMEIRA PARTE A vida em primeiro lugar
“Cuidado! Guardai-vos de toda ganância; não é pelo fato de um homem ser rico que ele tem a vida garantida pelos seus bens” (Lucas 12,15)

13 A DÁDIVA DA VIDA E A LÓGICA DO MERCADO
A VIDA DE CADA UM LIGADA À VIDA DE TODOS ECONOMIA A SERVIÇO DA VIDA OU VIDAS À DISPOSIÇÃO DA ECONOMIA A QUESTÃO DA ÁGUA PLANETA TERRA, CASA DE TODOS

14 SEGUNDA PARTE VER “Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino e dava banquete todos os dias. E um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, que estava caído à porta do rico” (Lc 16, 19 – 21)

15 DENUNCIAR a perversidade de um modelo econômico que
visa - em primeiro lugar - o lucro, aumenta a desigualdade e gera miséria, fome e morte. Brasil - PIB -1,06 trilhões de dólares – Está entre os 20 mais desenvolvidos

16 OS POBRES NÃO SÃO APENAS DESTINATÁRIOS DA NOSSA COMPAIXÃO -Urgência nos processos de inclusão
UM SONHO DE TODAS AS PESSOAS – pobreza não é fatalidade. OBSTÁCULO A SER SUPERADO - os bancos ganharam mais dinheiro em 2008 do que todas as nações pobres do mundo em 50 anos.

17 “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6, 24)
TERCEIRA PARTE JULGAR “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6, 24)

18 O pobre está no centro do julgamento de Deus: “Tive fome e me deste de comer” (Mt 25).
A apropriação dos bens por parte de uma minoria de pessoas ou de estados é uma fraude contra a criação de Deus: “O que pertence a Deus, pertence a todos” (Cipriano de Cartago)

19 UM SISTEMA ECONÔMICO PARA TODAS AS PESSOAS
Individualismo afasta do Projeto de Deus Pensar nas classes menos abastadas: Órfão, viúva e estrangeiro. OS DIREITOS DOS TRABALHADORES - condenação da exploração do trabalho Deus cobre de bens os famintos e despede os ricos sem nada

20 QUARTA PARTE AGIR “Senhor, eu reparto aos pobres a metade dos meus bens e, se prejudiquei alguém, restituo-lhe o quádruplo” (Lc 19, 8)

21 EDUCAÇÃO PARA A SOLIDARIEDADE
A pobreza é produto de decisões e de políticas humanas. Reverter a situações de extrema necessidade de um elevado número de cidadãos e cidadãs brasileiros é obrigação inadiável de uma de uma sociedade como a nossa que aspira a ocupar lugar entre os países mais desenvolvidos do mundo.

22 A CF E AS JUVENTUDES

23 PERFIL DA JUVENTUDE A juventude brasileira sofre de males comuns:
Medo de sobrar: Pela falta de acesso à educação básica e ensino superior Segundo o Ministério da Justiça, 51,4% dos jovens brasileiros não freqüentam a escola e 1,2% milhões são analfabetos (2007). por causa do desemprego -3,2 vezes superior aos adultos, Pela lógica consumista do mercado - VALHO O QUANTO CONSUMO!

24 Vida em um mundo conectado, por causa da internet.
Medo de morrer precocemente, por causa da violência É cada vez maior o número de jovens vítimas da violência pelos mais variados motivos: homicídios, violência no trânisito, grupos de extermínio, entre outros, tráfico, homofobia, suicídio, sequestro, estupro. Vida em um mundo conectado, por causa da internet. “Distâncias encurtadas” pelo desenfreado crescimento dos recursos tecnológicos, não raras vezes ocasionam o distanciamento e exclusão de pessoas, o isolamento, a depressão, a vitimação por crimes de internet.

25 O QUE A JUVENTUDE PODE PROPOR?
A situação de pobreza e as condições indignas em que vive a maioria das pessoas exige de nós uma tomada de postura consciente. A JUVENTUDE E O MOMENTO OPORTUNO DE SE FAZER OPÇÕES ACERTADAS PARA A VIDA.

26

27 PORQUE PENSAR SOBRE A VIOLÊNCIA E O EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE COMO UM PROBLEMA NACIONAL?

28 Todos os anos, mais de 17.000 jovens são assassinados no Brasil *
Ao lado da educação e do trabalho, a violência representa um dos temas que mais afligem a juventude brasileira, marcando decisivamente a sua trajetória e representando um sério problema do ponto de vista das políticas estatais e da compreensão dos riscos e vulnerabilidades de ser jovem no Brasil. Todos os anos, mais de jovens são assassinados no Brasil * * Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros 2008

29

30 QUEM PROMOVE? A Campanha é promovida pelas Pastorais da Juventude do Brasil Setor Juventude da CNBB e do Fundo Nacional de Solidariedade. A campanha foi lançada em 28 de novembro de 2009, em Ipatinga-MG.

31 OBJETIVO DA CAMPANHA O objetivo da Campanha é promover uma cultura da paz em defesa da vida da juventude, denunciando o avanço da violência e propondo saídas, com a valorização dos direitos humanos, e a ampliação dos marcos da cidadania. Trata-se de uma ação articulada de diversas organizações para levar à sociedade inteira o debate sobre as formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens no Brasil e no mundo.

32 INICIATIVAS Várias iniciativas são previstas pela campanha, como a realização de seminários estaduais e marchas locais no primeiro semestre e a construção de uma grande marcha nacional que está prevista para o segundo semestre de 2011.

33 SÓ COM UM MILAGRE!!! Há quem diga que a situação da atual conjuntura só pode ser revertida por meio de um milagre e, tudo o que foi proposto até agora, carece de um milagre urgente. Então pergunto: O que é um milagre?

34 Descobrir algo inesperado
MILAGRE É ver com nova luz É encontrar nova luz Descobrir algo inesperado

35 OLHAR INTERIOR

36 OLHAR EXTERNO

37 OLHAR DO TRANSCENDENTE


Carregar ppt "CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2010"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google