A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEITURA INSTRUMENTAL TÉCNICAS DE LEITURA CLASSES GRAMATICAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEITURA INSTRUMENTAL TÉCNICAS DE LEITURA CLASSES GRAMATICAIS"— Transcrição da apresentação:

1 LEITURA INSTRUMENTAL TÉCNICAS DE LEITURA CLASSES GRAMATICAIS
Prof. Patrícia Casadei Colégio Interação

2 QUANDO LEMOS … De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa...? ...etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa. 

3 Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito.
35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5! 

4 TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Skimming Scanning Palavras Cognatas Afixação Conectivos – Linking Words Evidências Tipográficas Conhecimento de Mundo / Prévio Grupos Nominais

5 É uma leitura bem rápida do texto. Permite responder perguntas como:
SKIMMING É uma leitura bem rápida do texto Permite responder perguntas como: Qual a sua primeira reação ao texto ? O texto é sobre o quê ?

6 SCANNING Leitura com o objetivo de encontrar algumas informações específicas no texto. Busca-se as palavras chaves do texto. Lê-se as informações ao redor dessas palavras. Procura responder questões sobre o texto.

7 PALAVRAS COGNATAS Existem três tipos de Cognatas
palavras de origem grega ou latina parecidas com as do português: different – infection – microbiologic – bacteria education – data – impact – concrete – phenomenon Existem três tipos de Cognatas Idênticas.:cinema, social, hotel, hospital Semelhantes: telephone, violent, republic Distantes: activity, computer, princess, established

8 AFIXAÇÃO RAIZ prefixo sufixo UN indica contrário: HAPPY  UNhappy
DIS indica contrário/não: APPEAR  DISappear RE indica fazer de novo: TO DO  Redo

9 SUFIXOS: LY: verb  adverb: constantLY; commercialLY NESS: adjetivo  substantivo: HAPPY: happiNESS TION: verb  noun: install  installaTION MENT: verbo  substantivo: ESTABLISH:  establishMENT ABLE (capaz de; pode ser feito): verbo  adjetivo: readABLE; presentABLE; doABLE LESS (sem): substantivo  adjetivo meaningLESS; endLESS

10 SUFFIX MAKING ORIGINAL WORD SUFFIXED WORD
-ATION Nouns Explore (verb) Hesitate (verb) Exploration hesitation -SION Persuade (verb) divide (verb) Persuasion division -ER Teach (verb) Teacher -CIAN Music (noun) Musician -ESS God (noun) Goddess -NESS Sad (adj) Sadness -AL Arrive (verb) Arrival -ARY Diction (verb) Dictionary -MENT Treat (verb) Treatment -Y Jealous (adj) Jealousy Adjectives Accident (noun) Accidental Imagine (verb) Imaginary -ABLE Tax (verb) Taxable -LY Brother (noun) Brotherly Ease (verb) Easy -FUL Forget (verb) forgetful Adverbs Helpful (adj) Helpfully -IZE Verbs Terror (noun) Private (adj) Terrorize privatize -ATE Hyphen (noun) Hyphenate ER  verb into the person or thing performing the action of the verb. Example: a teachER  teaches a killER  kills a walkER  walks a runNER  runs Etc.

11 MOST COMMON PREFIXES

12 MOST COMMON SUFFIXES

13 CONECTIVOS – LINKING WORDS
alinhavam as ideias apresentadas no texto, ligam as orações AND: She likes apples and pears. BUT: She likes apples but not pears. SO: She likes apples, so she possibly likes pears too.

14 EVIDÊNCIAS TIPOGRÁFICAS LAY OUT – DIAGRAMAÇÃO
São símbolos, letras maiúsculas, negrito, itálico, aspas, etc. que fornecem dicas úteis sobre o texto, assim como o formato do texto.

15 CONHECIMENTO DE MUNDO CONHECIMENTO PRÉVIO
Inferir o conteúdo de um texto através de seu conhecimento prévio sobre o tema.

16 SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO
Nosso primeiro aprendizado da língua acontece através: Organizar formalmente as palavras para podermos ler, escrever e identificar se uma frase está correta ou não. pessoas escola O MORDEU CACHORRO O HOMEM QUE É UM DÁLMATA BRAVO. O CACHORRO QUE MORDEU O HOMEM É UM DÁLMATA BRAVO. SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO

17 O CACHORRO QUE MORDEU O HOMEM É UM DÁLMATA BRAVO.
SUJEITO VERBO COMPLEMENTO O cachorro que mordeu o homem é um dálmata bravo. A mulher alta e magra vestiu o vestido vermelho de tafetá importado SUJEITO VERBO COMPLEMENTO o vestido vermelho de tafetá importado. A mulher alta e magra vestiu

18 GRUPOS NOMINAIS SUBSTANTIVO ADJETIVO  dá nome às coisas:
animadas (homem, cachorro, laranjeira), ou inanimadas (casa, lápis, pedra), reais (sol, automóvel) ou imaginárias (Júpiter, sereia), concretas (casa) ou abstratas (pureza). ADJETIVO  caracteriza o substantivo qualidade: A menina é bela. estado: O trânsito está confuso. origem: O povo carioca sofre com as enchentes.

19 PRONOME (PRO = em lugar de) 
ARTIGO  individualiza a coisa: artigo definido: o(s), a(s) artigo indefinido: um(s), uma(s) PRONOME (PRO = em lugar de)  substitui um nome VERBO  carrega a ideia de ação: andar, correr, viver. ADVÉRBIO  modifica o verbo, o adjetivo e o próprio advérbio Andou rapidamente ontem. Ela canta muito bem.

20 Casa de José. (posse) Saí com os amigos (companhia)
PREPOSIÇÃO  liga dois termos estabelecendo uma relação de sentido entre eles. Casa de José. (posse) Saí com os amigos (companhia) CONJUNÇÃO  liga orações estabelecendo uma relação entre elas: João estudou muito foi mal na prova. A criança chorou o pai foi embora.

21 ORAÇÕES EM INGLÊS SUJEITO VERBO OBJETO COMPLEMENTO Peter bought
a new red imported car yesterday The cat is drinking hot milk in a bowl now They relaxed on the sofa after work GRUPOS NOMINAIS (NOMINAL GROUPS) formados de um núcleo  um substantivo acompanhados de um ou mais modificadores adjetivos, substantivos ou advérbios. POSIÇÃO NA FRASE: sujeito ou objeto/complemento do verbo. Em português os modificadores: aparecem DEPOIS do núcleo escândalos financeiros Em inglês: quase sempre aparecem ANTES do núcleo  financial scandals

22 Importante: o núcleo será sempre a última palavra do grupo nominal
é por ele que começamos a leitura do grupo nominal The pretty girl read a new History book last month A R T I G O Grupo Nominal V E B MOD. NÚC MOD NÚC. Adj Subs = noun Subs = noun

23 The giant annual convention Brazil’s total population
THE SCIENCE RESERCH SYSTEM Popular Science Real costs A VERY EXPENSIVE BEAUTIFUL IMPORTED CAR Medical Equipament Technologist International Monetary Fund Special reserve Scottish whiskey AMERICAN DOLLARS A famous and celebrated artist The giant annual convention  Video store Brazil’s total population 3-D film

24 Possuidor 's + ‘Coisa Possuída’
GENITIVE CASE ('s) Expressa posse entre dois substantivos, referindo-se a pessoas ou animais. Possuidor 's + ‘Coisa Possuída’ The play of Shakespeare Some Shakespeare ‘s play Começamos a traduzir pela ‘coisa possuída’

25 GRUPO NOMINAL Insere-se entre:
Pronomes Pessoais Possessivos + Subs GRUPO NOMINAL Insere-se entre: PONTUAÇÕES . ; ? ! This = esse, essa These = esses, essas That = aquele, aquela Those = aqueles, aquelas This, these That, those The = o, a, os, as A, An = um, uma The – A, An Verbo Preposições Números Quantificadores (some, any) That – Which – When – Where – What

26 ENGLISH PRONOUNS

27 PREPOSIÇÕES, CONJUNÇÕES E PALAVRAS & MAIS USADAS
ABOUT sobre (assunto) aproximadamente AROUND ao redor, aproximadamente AFTER depois BEFORE antes AGAINST contra AMONG entre (mais que 2) BETWEEN entre (2) ALONG ao longo de AT, IN, ON em FOR para AT THE no, na, nos, nas TO ON THE BY por, pelo, pela IN THE OF de (posse) BUT mas OF THE do, da, dos, das (posse) WITH com FROM de (origem) IN FRONT OF na frente BEHIND atrás UNDER embaixo OVER acima BELOW abaixo ABOVE NEAR perto de FAR FROM longe de CLOSE TO IN dentro OUT fora INSIDE OUTSIDE HOWEVER entretanto, porém ALTHOUGH embora DESPITE, IN SPITE OF apesar de ACCORDING TO de acordo com EVEN THOUGH AS conforme, como LIKE como (semelhança) EACH cada DURING Durante THAT que (liga duas frases, 2 períodos) PREPOSIÇÕES, CONJUNÇÕES E PALAVRAS & MAIS USADAS

28 RELATIVE & INTERROGATIVE PRONOUNS

29 Endereço do meu wikispace: http://patriciacasadei.wikispaces.com


Carregar ppt "LEITURA INSTRUMENTAL TÉCNICAS DE LEITURA CLASSES GRAMATICAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google