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Agenda Segurança Alimentar: o papel do Brasil

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Apresentação em tema: "Agenda Segurança Alimentar: o papel do Brasil"— Transcrição da apresentação:

0 O Papel das cooperativas no Agronegócio
Roberto Rodrigues 05 de Agosto de 2014

1 Agenda Segurança Alimentar: o papel do Brasil
A Importância do Agronegócio Brasileiro Potencial e Gargalos O Papel das Cooperativas Conclusões

2 1. Segurança Alimentar

3 OCDE – projeção da produção de alimentos até 2020
10 / 15% 4% 26% 40% 17% Mapa da população subnutrida (em % da pop total) Legenda: % de aumento da produção A OCDE projeta que o mundo deverá aumentar em 20% a produção de alimentos para atender o crescimento demanda até O Brasil é o país que mais ampliará a produção, com previsão de aumento de 40% no período (OCDE, Ag. Outlook, 2011)

4 Aumento da Renda PIB - Variação % a.a. Part. PIB Mundial (PPP)
Países Desenvolvidos Países em Desenvolvimento Fonte: FMI (Abr./2014).

5 Brasil - Vantagens Comparativas
O Papel do Brasil Tecnologia Tropical Disponibilidade de Terra Gente capaz Sustentabilidade Agroenergia

6 Tecnologia Tropical – Produção Brasileira de Grãos
Produção (milhões ton.) Área (milhões ha) Produção + 223% Foram poupados 69 Milhões de hectares Área + 41% C:\Users\raquel.rodrigues\Documents\!Palestras_RR\Dados Palestras – “ _Produção Brasileira de Grãos” Fonte: Conab . Nota: * 10º Levantamento – Safra 13/14 – Jul./2014

7 Tecnologia Tropical - Produção Brasileira de Carnes
Em milhões de toneladas Suíno (+ 227%) C:\Users\raquel.rodrigues\Documents\!Palestras_RR\Dados Palestras – “ _Produção Brasileira de Carnes “ Fontes: ABIEC, UBABEF, ABIPECS, USDA.

8 Tecnologia Tropical - Produção Brasileira de Cana
Cana de Açúcar (milhões ton.) Açúcar (milhões ton.) Etanol (bilhões litros) Desde 1975, já foram preservados mais de 6 milhões de ha C:\Users\raquel.rodrigues\Documents\!Palestras_RR\Dados Palestras – “ _AGRO-Cana - Produção Brasileira de Cana, açúcar e alcool” 2000/01: 16,0 2014/15e: 39,5 2000/01: ,5 2014/15e: 28,4 Fontes: UNICA, MAPA e Conab. Nota: Safra 2014/15 – 1º Levantamento Conab (Abril/14).

9 Disponibilidade de terra/ Brasil
Fontes: IBGE (Pesq. Agrícola Municipal), Conab (Levantamento Safra de Cana) e Abraf (2012), Icone.

10 Recursos Humanos Profissionais especializados
Uso intenso de tecnologia Gestão Comercial e Financeira Governança Produtividade e Competitividade Gestão de Riscos Sustentabilidade

11 Mundo* Brasil Matriz Energética (2012) – Brasil: exemplo OCDE
Renovável 42,4% Não-Renovável 57,6% Petróleo: 39,2% Cana: 15,4% Hidro: 13,8% Não- Renovável 87% Renovável: 42,4% Não- Renovável: 57,6% Outros: 13,2% Renovável 13% OCDE Outros: 18,4% Não- Renovável 91,5% Renovável 8,5% Fontes: IEA - RENEWABLES INFORMATION (2013 Ed.), e MME (BEN 2013). Nota: * Estimativa GV Agro (base dados IEA)

12 Consumo per capita de Energia no Mundo (2012)
Uma Nova Geopolítica Mundial Consumo per capita de Energia no Mundo (2012) Trópico de Câncer Equador Trópico de Capricórnio tons petróleo equivalente Fonte: BPStatistical Review of World Energy Elaboração: GV Agro

13 2. A Importância do Agronegócio Brasileiro

14 A Importância do Agronegócio para o Brasil
PIB (2013) Outros Setores Distribuição do PIB no Sistema Agroindustrial* 12% Insumos Agro- pecuária Agro- indústria 31% Distribuição 22,8% (R$ 991,06 bi) 29% 28% Empregos (2013) Exportações (2013) Outros Setores Outros Setores 30% 41% (R$ 99,9 bi) Fontes: CEPEA/USP, CNA, GAF 2014, IPEA, MAPA e MDIC. Nota: *Distribuição no SAG: Números aproximados

15 Desempenho do Comércio Exterior Brasileiro (US$ bilhões)
Balança Comercial do Agronegócio Saldo Comercial Brasileiro C:\Users\raquel.rodrigues\Documents\!Palestras_RR\Dados Palestras _AGRO-Exportações -Desempenho do Comércio Exterior Brasileiro - Mar.14 Fontes: MAPA e MDIC. Nota: 2014* – acumulado Jul.2013 a Jun Elaboração: GV Agro

16 Exportações do Agronegócio - Produtos
2003 (US$ 30,6 bi) 2013 (US$ 99,9 bi) Fonte: MAPA. Elaboração: GV Agro

17 Exportações do Agronegócio - Destinos
2003 2013 54% 29% Fonte: MAPA. Elaboração: GV Agro

18 Liderança do Brasil no Ranking Mundial - 2013
80% 46% 34% 27% 20% 40% 18% 9% 57% 22% 15% 35% 16% 31% 7% 3% Exportação Produção Suco Laranja Açúcar C. Frango Café C. Bovina Comp. Soja Milho C. Suína Disponível em: fas.usda.gov/psdonline > perform a custom query É preciso fazer uma consulta por cada produto, com o total do Mundo e todos os países. Fonte: USDA (Mar/14). Nota: safra 2013/14 e 2013 para as carnes. Elaboração: GV Agro

19 3. Potencial e Gargalos

20 Desafios – Falta de Estratégia
Infraestrutura e Logística: Armazenagem, Rodovias, Ferrovias e Portos PPP (Parceria Público-Privada) Renda: Crédito Rural e Seguro; Preços mínimos (PGPM) Política Comercial: Acordos Bilaterais e Regionais Tecnologia: Valorização dos Centros de Pesquisa, Defesa Sanitária e Fitossanitária, Inovação e Produtividade Questões Institucionais: Código Florestal, Terra para Índios, Questões Trabalhistas, Tributação, Terras para Estrangeiros, Multiplicidade de Organismos, etc. Organização Comunicação: Eleições Dados da ABMR&A informam que dos R$ 57 bilhões investidos em publicidade no País no primeiro semestre de 2013, somente R$ 94 milhões foram dedicados ao marketing da agropecuária, aproximadamente 0,2%.

21 4. O Papel das Cooperativas

22 Tempos de incertezas e mudanças
Inquietações e dúvidas; medos e instabilidade... Mas nunca desespero Ao contrário: traz oportunidades. Para as cooperativas não é a primeira vez; - Foi assim quando surgiram: Rochdale. - Foi assim quando caiu o Muro de Berlim: perplexidade. Reagimos em Manchester em 1995: ratificamos a dicotomia dos princípios e criamos o sétimo.

23 Depois de 2008 Recuperação das economias dos países ricos.
Menores problemas nos emergentes. Mas há um clima de incerteza no ar: Já acabou a primavera árabe? Como fica a Síria? Somália? Ucrânia? Venezuela? Basta ler os jornais do dia: atentados do Talibã, explosões no Iraque e no Egito, naufrágio de imigrantes no litoral italiano, passeatas e invasões de reitorias no Brasil, piratas no Atlântico, conflitos e, Gaza... Os impérios do FED, do FMI, do BIRD... Alemanha vs. Europa

24 ONDE ESTÃO OS LÍDERES INDIVIDUAIS?
Novos Tempos Comércio mundial: OMC (Rodada Doha) vs. Acordos bilaterais – mais protecionismo? Instabilidade, dúvida, medo A nova comunicação de massa: redes sociais, tempo real ONDE ESTÃO OS LÍDERES INDIVIDUAIS?

25 COOPERATIVISMO: NOVA FORMA DE LIDERANÇA EM REDE?
Novos Tempos Vida mais longa, tecnologias inovadoras, redução da pobreza, sustentabilidade, menos isolamento: espaço para mudanças As cooperativas são filhas da crise: foi assim em Rochdale, foi assim após o Muro de Berlim, quando a tese da 3ª via quase ruiu. Da perplexidade à segunda onda: Manchester 1995 – a revisão dos princípios, com ratificação da dicotomia cooperativa, o equilíbrio entre o o social e o econômico COOPERATIVISMO: NOVA FORMA DE LIDERANÇA EM REDE?

26 O Silogismo do Século XXI
O PIB não representa um indicador adequado de desenvolvimento, é muito baseado no econômico. Falta o ponto de vista social, o bem-estar das pessoas. O IDH tão pouco reflete as condições de bem-estar, misturando temas sem ligação. Precisamos desenvolver outro índice, o da felicidade coletiva: as pessoas anseiam por liberdade, respeito mútuo, solidariedade, responsabilidade ambiental, qualidade de vida. Querem participar! O COOPERATIVISMO PODE SER A RESPOSTA: O 7º PRINCÍPIO

27 Algumas reflexões atuais
Pendularidade Relatividade Precariedade Representatividade Legitimidade Vulnerabilidade Sustentabilidade SEM VALORES E PRINCÍPIOS, AS PESSOAS SÃO JOGUETES DESTES PROCESSOS

28 COOPERATIVAS: O BRAÇO ECONÔMICO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL
Os novos compromissos Segurança Alimentar Segurança Energética Água e Meio Ambiente Previdência Exclusão da Pobreza Mitigação da Concentração da renda Educação Justiça Ampla Comércio Internacional Segurança, Habitação Tecnologia e Inovação Comunicação Democracia e Paz O ESTADO INCAPAZ COOPERATIVAS: O BRAÇO ECONÔMICO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL

29 Dicotomias Doutrina ideal para países em desenvolvimento mas é mais aplicada em países desenvolvidos. Não transforma os sistemas econômicos, mas minimiza suas agressões. O crescimento e a decapitação: quem quer ser representado? ASSUMIR A FRAQUEZA E TRANSFORMÁ-LA EM FORÇA: EMPRESA BASEADAS EM VALORES

30 Uma Agenda para o Cooperativismo
Uma nova visão: da interpretação à proposição Coragem para separar o joio do trigo em todos os níveis Profissionalizar a gestão sem perder os valores Intercooperação Juventude e gênero Relação com o Estado Propaganda dos valores e não dos produtos Parcerias novas, até com antigos adversários, inclusive internacionais Inovação tecnológica, inclusive TI DEMOCRACIA E PAZ: O PRÊMIO NOBEL

31 Ano Internacional das Cooperativas
Por que a ONU nos deu esta valorização ? Vamos aproveitar o espaço oferecido em meio a tantas incertezas e movimentos globais Mas não se trata de aproveitar o ano, comemorar e pronto. Ao contrário, 2012 foi a plataforma de lançamento de uma estratégia para o cooperativismo.

32 5. Conclusões

33 Conclusões 1 – Segurança alimentar é condição essencial para a manutenção da Paz Universal. 2 – O Brasil tem condições para ser um player muito importante na missão de garantir segurança alimentar e segurança energética com sustentabilidade. 3 – Para isso, precisa montar estratégia adequada.

34 Conclusões 4 – Em uma democracia, políticas públicas são estabelecidas se assim o desejar a maioria da sociedade: opinião pública. 5 – A busca da comunicação eficiente: organização do setor rural – COOPERATIVISMO!

35 Muito Obrigado! Roberto Rodrigues  +55 (11)


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