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Como Programar? Dicas para começar a programar bem

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Apresentação em tema: "Como Programar? Dicas para começar a programar bem"— Transcrição da apresentação:

1 Como Programar? Dicas para começar a programar bem
Com, Augusto Bilabila Ano: 2011

2 Sumário 1. Objectivo 2. Conceitos 3. Como Programar 4. Entendendo a Lógica de Programação 5. Dicas para melhorar sua programação 6. Exemplo 7. Recomendações Finais

3 1. Objectivo Ajudar no entendimento da Lógica de Programação
Ensinar técnicas para melhorar a sua maneira de Programar Vamos à isto Colegas!!!

4 2. Conceitos Matemática me Mata!
1. Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. Normalmente é escrito em uma linguagem de programação. 2. Programa de computador é um conjunto de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. 3. Lógica de Programação é um paradigma de programação que faz uso da lógica matemática. Matemática me Mata!

5 3. Como Programar Independentemente de todas as experiências negativas que você teve com programação, está na hora de recomeçar de forma diferente… Mas será que você está disposto a isto?

6 3. Como Programar Programar é uma actividade a meio caminho entre a Ciência e a Arte. Para uns, um programador é como um escultor que passo a passo transforma uma pedra numa estátua esbelta. Realmente programar não é fácil. Mas isto não impende o seu entendimento.

7 3. Como Programar A aprendizagem da programação exige um conjunto de processos que, quando bem seguido nos tornamos bons programadores. O processo mais importante é sem duvida o domínio da Lógica de Programação.

8 1. Entendendo a Lógica de Programação
A lógica é muito importante para quem quer escrever instruções para que o computador execute alguma tarefa. Normalmente para nos capacitar de bom raciocínio temos que aprender e praticar muito o Algoritmo. Algoritmo! Outra maka…

9 4. Entendendo a Lógica de Programação
Algoritmo é a sequência de passos bem definidos para resolução de um determinado problema. Pode ser representado em três formas: - Descrição Narrativa - Fluxograma Convencional - Pseudocódigo

10 4. Entendendo a Lógica de Programação
O uso de algoritmo na programação é tão importante quanto o uso do motor na viatura. Mas porque é que as pessoas têm dificuldades de aprender a Lógica de Programação?

11 2 - Não gostar do professor, ou da maneira que o professor ensina.
4. Entendendo a Lógica de Programação 1 - Achar que só precisa assistir às aulas, ou ler um livro para aprender a programar. 2 - Não gostar do professor, ou da maneira que o professor ensina. 3 - Escutar e acreditar, que programar é difícil e que todo mundo reprova mesmo. 4 - Não ter coragem para perguntar na aula quando não está a entender nada. 5 - Falta de estímulo porque desconhece o seu progresso. Todos estes motivos, são ultrapassáveis!

12 5. Dicas para melhorar sua programação
1. Perseverança. Se você não conseguir de primeira não é motivo para desistir e procurar ajuda. 2. Responsabilidade. Tente Entender... Se a dúvida é sua, assuma a responsabilidade, tente entender a resposta que te foi dada exaustivamente antes de descartá-la. 3. Paciente. Não de o Passo Maior que a Perna... Se você não se garante em alguma coisa é porque ainda falta para você chegar lá. Tente começar pelo começo.

13 5. Dicas para melhorar sua programação
4. Ser Humilde. A humildade é um fator crucial em qualquer profissão. Cultive-a, ela pode te ensinar muito, tanto no trabalho como na vida. 5. Ser Independente. Não fique esperando a ajuda de todos para realizar o que você quer. 6. Não Ser Complicado. Uma coisa complicada nada mais é do que o encadeamento de varias coisas simples. O erro é tentar resolver o problema inteiro com o estigma de acha-lo complicado na cabeça.

14 5. Dicas para melhorar sua programação
7. Ter bom Senso. Sem bom senso você está perdido, pode considerar isso a pura verdade. 8. Ser Otimista. Embora algumas coisas são quase. Pense que tem gente fazendo aqueles jogos 3D e portanto se aquilo é possível sua tarefa também deve ser. 9. Ser Curioso. Procure, pesquise e corra atrás. Isso ensina mais que muitos cursos por aí. A máquina é o computador e não você

15 5. Dicas para melhorar sua programação
bb 10. Ser Criativo. Muitas vezes é o que distingue o bom programador do medíocre. Programação não é somente uma técnica, é também uma arte. 11. Ser Simples. A simplicidade é mágica e as pessoas de hoje tendem a complicar 12. Não Ser Apressado. O aprendizado é uma estrada longa e cheia de obstáculos, que começa no primeiro passo e termina quando você a abandona.

16 5. Dicas para melhorar sua programação
6. Exemplo 1. Imagine, que temos que fazer um Algoritmo que recebe um valor e verifique se este, é, Par ou Impar. 16

17 1 – Quais são os elementos de entrada? 2 – O que devo Processar ?
6. Exemplo É importante saber que um algoritmo deve responder as seguintes questões: 1 – Quais são os elementos de entrada? 2 – O que devo Processar ? 3 – Quais são os elementos de saída ? Voltando ao nosso problema Aprendendo a programação com, Augusto Bilabila 17

18 Aprendendo a programação com, Augusto Bilabila
6. Exemplo 1 – Quais são os elementos de entrada? R: Um número. 2 – O que devo Processar ? R: A verificação deste número ( aplicando os conhecimentos matemáticos); 3 – Quais são os elementos de saída ? R: A informação de “Par” caso o número seja ou de “Impar” caso contrário. Aprendendo a programação com, Augusto Bilabila 18

19 Aprendendo a programação com, Augusto Bilabila
6. Exemplo Descrição narrativa 1 - Obter o número 2 – Se o número for divisivel por 2 e o seu resto for 0 2 .1 – Imprima “Par” caso contrário – Imprima “Impar” Aprendendo a programação com, Augusto Bilabila 19

20 Fluxograma Convencional
6. Exemplo Fluxograma Convencional INÍCIO Numero Resto  Numero MOD 2 Resto = 0 Par Impar FIM Aprendendo a programação com, Augusto Bilabila Aprendendo a programação com, Augusto Bilabila 20 20

21 Se (Resto = 0) entao Escreva (“Par”) senao Escreva (“Impar”) Fim_se
6. Exemplo Pseudocódigo Inicio numero:inteiro Ler (numero) Resto <- numero MOD 2 Se (Resto = 0) entao Escreva (“Par”) senao Escreva (“Impar”) Fim_se Fim_Algoritmo Aprendendo a programação com, Augusto Bilabila Aprendendo a programação com, Augusto Bilabila 21 21

22 Aprendendo a programação com, Augusto Bilabila
7. Recomendações Finais Se você for um autodidacta, então pode simplesmente comprar um bom livro de lógica de programação, estudá-lo, resolver os exercícios, analisá-los se estão correctos e medir o seu progresso individualmente. Porém, como a maioria das pessoas não é autodidacta, então procure ter um acompanhamento individual neste processo. Aprendendo a programação com, Augusto Bilabila 22


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