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Sustentabilidade & Agronegócio.

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Apresentação em tema: "Sustentabilidade & Agronegócio."— Transcrição da apresentação:

1 Sustentabilidade & Agronegócio Marco Antonio Fujihara FEA – USP – Agosto 2004
*connectedthinking

2 Índice Overview do Setor Novos Instrumentos para o Agronegócio
Conceitos de Sustentabilidade Integrando Sustentabilidade e a Estratégia do Agronegócio Gestão da Sustentabilidade PricewaterhouseCoopers

3 “Overview” do Setor PricewaterhouseCoopers

4

5

6 Brasil: Nova expansão da área plantada de grãos
38,5 39,1 37,0 35,0 37,8 47,3 37,9 35,6 40,2 43,9 34 38 42 46 1991 1993 1995 1997 1999 2001 2003 Fonte: Conab A área cresceu 9,5 milhões de ha nas 3 últimas safras

7 Brasil: a produção de grãos em novo patamar
Produtividade (t/ha) 47,3 43,9 37,8 36,9 36,6 38,7 35,6 37,9 68,3 81,1 78,4 82,4 100,3 123,2 57,9 119,4 - 20 40 60 80 100 120 140 91 92 93 94 95 96 97 98 99 00 01 02 03 04 Milhões de ha e de t Área cultivada Produção Fonte: Conab. Elaboração: SPA-MAPA 130,8

8 Brasil: Valor Bruto da Produção Agropecuária
72,3 73,1 40,6 44,9 112,9 118,0 63,5 65,6 176,5 183,7 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 Grãos Outros Prod. Agrícolas Agricultura Pecuária Agropecuária R$ bilhões* 2003 2004 (*) a preços de julho/2004, pelo IGP-DI Fonte: CNA/Decon.

9 Mundo: Evolução do consumo de alimentos, 1990-2003
Soja Farelo Fumo 5,4 5,1 4,8 -0,1 -0,3 -0,9 3,2 2,9 2,4 2,3 1,9 1,8 1,4 1,1 0,6 0,5 -1 1 2 3 4 5 6 PIB Mundo*: 2,18% Frango Açúcar Suínos Soja Óleo Soja Grão Boi Milho Laranja Leite Arroz Café Feijão Algodão Banana Trigo Taxa anual (em %) * Fonte: USDA, FAO e OMC

10 Brasil: expansão da produção de alimentos,1990-2003
Fumo 3,0 3,1 3,6 4,2 4,5 5,4 6,8 6,9 2,9 2,5 1,0 7,1 9,0 9,5 9,7 2 4 6 8 10 PIB Brasil – 1,92% Frango Açúcar Suínos Soja Óleo Soja Grão Boi Milho Laranja Leite Arroz Café Feijão Algodão Banana Trigo Taxa anual (em %) Soja Farelo Fontes: USDA, FAO, BACEN e IBGE

11 Brasil: Exportações de carnes – mil toneladas
Bovina 4,0 7,9 12,9 13,8 23,0 15,2 16,5 21,9 27,3 34,7 2,9 3,3 9,5 14,7 10,2 10 20 30 35 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 Suína Frango Participação nas exportações mundiais

12 Brasil: Exportações de carnes – US$ milhões
439 582 769 1.086 2.057 849 753 829 1.393 2.334 122 148 163 469 609 500 1000 1500 2000 2500 1996 1997 1998 1999 2001 2002 2003 Ago-03 a Jul.04 Bovina Suína Frango

13 Balança Comercial do Agronegócio (US$ bilhões)
20,6 23,9 24,8 30,6 36,7 5,80 4,85 4,49 4,79 4,88 - 10 20 30 40 2000 2001 2002 2003 Ago/03-Jul/04 Saldo Exportação Importação 14,8 25,9 20,4 19,0 31,8 Fonte: Secex-MDIC. Elaboração: SPC/MAPA

14 Principais Linhas de Ação do PAP 2004-05
Ampliação do volume de recursos e o acesso dos produtores ao crédito rural Fortalecimento dos programas de investimento Modernização dos instrumentos tradicionais de política agrícola Criação de novos instrumentos para a competitividade do agronegócio

15 Balanço do crédito rural 2003-04
Em , o crédito superou a meta em R$ 5,4 bilhões (16,5%) Fontes: Bacen e BNDES Elaboração: SPA-MAPA R$ bilhões Aplicado Safra 26,53 7,01 33,54 4,37 37,91

16 Safra 2004-05: maior oferta de crédito rural
R$ bilhões Fontes: Bacen e BNDES Elaboração: SPA-MAPA

17 Crédito Rural para a Agricultura Comercial
15,6 27,6 22,6 28,8 5,0 10,7 11,8 39,5 12,7 9,9 2,9 1,8 - 10 20 30 40 Em R$ bilhões Custeio e Comercialização Investimento Total

18 Expansão do crédito para a agricultura
30,0 46,5 27,6 15,6 11,8 39,5 2,3 7,0 2,2 0,0 17,8 - 10 20 30 40 50 Em R$ bilhões Total Agric. Comercial Agric. Familiar 37,9

19 Novos Instrumentos para o Agronegócio
PricewaterhouseCoopers

20 Inovações para a safra 2004-05
CDCA – LCA – CRA – novos títulos de recebíveis FIA – Fundo de Investimento no Agronegócio NC-A – Nota Comercial do Agronegócio (Agrinote) Contrato Privado de Opção de Venda Contrato de Opção de Compra de Estoques Públicos CDA – Certificado de Depósito Agropecuário WA – Warrant Agropecuário Certificação de Armazéns Implantação da Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural e Reformulação do Proagro

21 Fundos de Investimentos: Patrimônio Líquido
“Crédito rural total na Safra : R$ 46,5 bilhões”

22 O cenário é promissor…Mas é SUSTENTÁVEL?
Etc... Trabalho Infantil Contaminação Made in BRAZIL Etc !!! Etc... Pragas e Doenças Trabalho Escravo Barreiras Não Tarifárias

23 Pré- Requisito de toda a Cadeia Produtiva do Agro - Negocio
Sustentabilidade: Pré- Requisito de toda a Cadeia Produtiva do Agro - Negocio

24 Sustentabilidade Relembrando o conceito básico
Desenvolvimento Econômico Responsabilidade Social Sustentabilidade Gestão Ambiental Utilização de recursos para atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atender as suas próprias necessidades. (Desenvolvido por Gro Brutland em 1990 e aprovado na Rio 92) Este conceito integra os três vetores da sustentabilidade: ambiental, econômico e social. Triple Bottom Line

25 Sustentabilidade Sustentabilidade PricewaterhouseCoopers
Maximização do retorno do capital Investidor Empreendedor (Lucratividade no longo prazo) Preservação de recursos naturais Eco-Eficiência Energia renovável Cidadania Geração de Emprego Engajamento das partes interessadas Desenvolvimento Econômico Gestão Ambiental Responsabilidade Social Sustentabilidade PricewaterhouseCoopers

26 “Sustainability” Cidadania Corporativa Triple Bottom Line
Responsabilidade Corporativa Desenvolvimento Sustentável Ética nos Negócios Responsabilidade Social Corporativa “Sustainability” Sustentabilidade não é Meio ambiente Acessório, mas sim fundamental para a estratégia de negócios da empresa Apenas políticas e procedimentos: é uma cultura, uma atitude Sustentabilidade é Fator estratégico e criação de valor a longo prazo A legitimidade da empresa, está além da conformidade (licença de operação e crescimento) A ligação entre diversos fatores (Governança, Transparência, Valor agregado ao acionistas etc) Deslocamento do stakeholder-oriented para o value-oriented Transparência dos seus valores intangíveis

27 Sustentabilidade & “não financeiro”
Pioneirismo Maneira pela qual os resultados foram e serão atingidos Capacidade estratégica Reputação Brand Confiança Credibilidade Integridade Valor de mercado Inatingíveis L I N K Capital Intelectual Fidelidade do consumidor Gestão de risco Responsabilidade sócio-ambiental Avaliação retrospectiva Explicação de como os resultados foram atingidos Capacidade financeira Capital financeiro Valor contábil Tangíveis Imobilizado

28 Sustentabilidade no Agro Negocio, será que atualmente é só isso?

29 Sustentabilidade do Agro Negocio Visão : PricewaterhouseCoopers
É a perenidade do empreendimento (empresarial ou social) com adequada remuneração do capital e/ou continuidade do cumprimento de sua missão ao longo to tempo. Adiciona aos vetores básicos de sustentabilidade - econômicos, ambientais e sociais – outros instrumentos de gestão: Governança Corporativa Ética e Cultura Gestão de Riscos Indicadores de Sustentabilidade Fatores Críticos de Sustentabilidade PricewaterhouseCoopers

30 Sustentabilidade Pressões externas
Pressões de Leis e Regulamentações Legislação Ambiental Legislação Trabalhista Proteção aos Minoritários Código de Defesa do Consumidor SEC; CVM, BOVESPA, Sarbannes-Oxley, etc. Pressões Sociais Aumento do consumo consciente Crescimento do conceito de cidadania Atuação de organizações não governamentais, etc. Pressões do ambiente de negócios Movimento internacional de fusões e aquisições Concessão de crédito vinculada a critérios de sustentabilidade Intensificação dos investimentos de fundos de pensão Postura mais ativa dos investidores institucionais, nacionais e internacionais Seletividade de fornecedores Oportunidades e Riscos de reputação da cadeia de valor, incluindo fornecedores, clientes, parceiros, etc. PricewaterhouseCoopers

31 Partes interessadas no Agronegócio
Clientes Funcionários Sociedade Sócios Tópico Econômica Cumprir com normas e garantias Valor do produto e serviço comparado à concorrência Conscientização de tendências externas Remuneração comparada à concorrência Investimento no futuro dos funcionários Evitar práticas corrompidas Disponibilidade de compartilhamento de lucro Participação na tomada de decisões Respeitar cultura e legislação Contribuir com economias locais Promover feiras comerciais Sensibilidade na desordem Alianças estratégicas Fomentar relacionamentos justos Fomentar responsabilidade na direção Ambiente Resposta às preocupações do cliente Eficiência e, energia e materiais Política ambiental Promover a responsabilidade ambiental no local de trabalho Elaborar iniciativas para melhorar a produção de modo ambientalmente eficiente Transparência com relação ao desempenho Proteção do ambiente Resposta às preocupações da comunidade Qualidade da interface com a comunidade Áreas de projeto de pesquisa e desenvolvimento Fomentar responsabilidade ambiental Social Promover saúde e segurança – na construção, produtos e serviços Observação das normas internacionais Registros de saúde e segurança Respeito aos diretos do trabalho e direitos humanos Diversidade da força de trabalho e administração Oportunidades de aprendizado Promover saúde e segurança Respeitar e promover direitos humanos Parcerias com partes interessadas – Criação de empregos Fomentar responsabilidade na área de saúde e segurança Respeitar direitos do trabalho e direitos humanos

32 O caminho a seguir – a integração de sustentabilidade na sua estratégia de negócios
Conexões Identifique a série completa de conexões que estão potencialmente integradas ao sucesso dos seus negócios– investidores, sócios, consumidores e sociedade como um todo. Considere quais os melhores motivadores de reputação e valor no seu mercado Diálogo Defina os mecanismos certos para conduzir o diálogo em todos os pontos de conexão em potencial e considere as implicações estratégicas do que foi aprendido a partir dessas conexões Indicadores Converta o diálogo em indicadores relevantes para estabelecer as implicações de estratégias futuras Defina metas para melhoria e para monitorar desempenho Apresentação de relatórios Desenvolva mecanismos de apresentação de relatórios capazes de oferecer governança e gestão pró-ativas mediante os fatores críticos e não-financeiros.

33 Integrando sustentabilidade e estratégia do Agro negócio

34 Integrando sustentabilidade e estratégia do Agro Negócio
Fazer da sustentabilidade parte integral da estratégia de negócio da companhia oferece oportunidades de benefícios reais : Esses benefícios podem ser divididos em: Valor Crescimento Boas Práticas Gerenciais Comprometimento

35 Integrando sustentabilidade e estratégia do Agronegócio
Passos fundamentais: Identificar toda a gama de CONEXÕES, que são potencialmente integrantes do sucesso do seu negócio – investidores, sócios, consumidores e toda a sociedade. Estabelecer os mecanismos corretos para conduzir o DIÁLOGO com todos os pontos potenciais de conexão. Traduzir o diálogo em INDICADORES que tenham significado para as implicações da futura estratégia. Desenvolver mecanismo de REPORTES que são capazes de apresentar uma visão da boa prática gerencial e gestão pró-ativa através de uma gama de missões críticas de fatores financeiros e não financeiros. Connections Identify the full range of connections that are potentially integral to your business’s success – investors, partners, consumers and the wider society. Dialogue Establish the right mechanisms to conduct dialogue at all potential connection points. Indicators Translate dialogue into meaningful indicators to chart the implications for future strategy. Reporting Develop reporting mechanisms that are capable of delivering proactive governance and management across the range of mission-critical financial and non-financial factors.

36 “Sustentabilidade é uma jornada, não um destino
“Sustentabilidade é uma jornada, não um destino. Planos estratégicos para incluir na estratégia corporativa todos os elementos para medir custos de impactos, juntamente com soluções de negócios à longo prazo, proporcionam a base para a melhoria continua da companhia” Integral Business, Integrando sustentabilidade e estratégia de negócios, PricewaterhouseCoopers, 2003

37 Gestão da Sustentabilidade
PricewaterhouseCoopers

38 Gestão da Sustentabilidade no Agro - Negocio - Processo
Identificação de fatores críticos (limitadores) de Sustentabilidade Análise de riscos e oportunidades ‘’Coaching’’ para a Sustentabilidade

39 Perfil de Concorrência
Gestão da Sustentabilidade do Agro Negocio Elementos (áreas) de Análise (base Porter / Hamel / Prahalad) Fornecedores Concentração Matéria-Prima Tecnologia Serviços Capital Empresa Recursos Humanos Processos Conhecimento Gestão Corporativa Clientes Cultura Valores Governo Legislação Infra-estrutura Sociedade Educação Concorrentes Perfil de Concorrência Produtos Substitutos Novos Entrantes PricewaterhouseCoopers

40 Modelo Sistêmico de Criação de Valor
Fatores de Sustentabilidade Governança e Engajamento Governança & Gestão Engajamento de Partes Interessadas Foco Ambiental Melhoria do Processo Ambiental Produtos e Serviços Ambientais Desenvolvimento Sócio-Econômico Crescimento Econômico Local Desenvolvimento da Comunidade Gestão de Recursos Humanos PricewaterhouseCoopers

41 © 2004 PricewaterhouseCoopers. PricewaterhouseCoopers refere-se ao conjunto global de firmas PricewaterhouseCoopers, cada uma delas constituindo uma pessoa jurídica separada e independente. *connectedthinking é marca registrada da PricewaterhouseCoopers.


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