Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Passo a passo Credenciamento
2
Insira aqui o válido e a sua senha de acesso e clique Entrar
3
Selecione a Empresa que você representa
5
Primeiro você vai clicar
Este é o Menu de início. Primeiro você vai clicar em Dados Empresa
6
Dados da Empresa Neste item você irá conferir se selecionou a empresa correta e se os dados referentes a ela estão corretos. Se for outra a empresa clique em Sair do Sistema e faça o login novamente. Qualquer divergência de informações aqui deverão ser corrigidas no Cadastramento de Empresas acessado pelo link:
8
Menu de início. Agora você vai clicar em Entrada Inventário
9
Entrada Inventário Neste primeiro acesso você deverá fazer o inventário inicial de medicamentos e/ou substâncias sob controle especial; O que é o inventário inicial? É a declaração de todo o estoque de substâncias e/ou medicamentos sujeitos a controle especial que o estabelecimento possui através da entrada destas informações no SNGPC. Siga as orientações desta apresentação!
10
Tipos de Inventários Produtos Industrializados
Inventário de medicamentos sujeitos a controle especial (farmácias e drogarias) Insumos Inventário de substâncias sujeitas a controle especial (farmácias de manipulação)
11
Clique aqui para dar entrada em medicamentos.
12
Insira o Nº do registro que está na embalagem e clique Consulta Medicamento
13
Estes dados aparecerão
automaticamente Insira o Nº do lote que está na embalagem do medicamento e a quantidade de caixas em estoque e clique em Incluir no Inventário
16
Clique aqui para dar entrada em insumos
17
Insira o Número DCB e clique Consulta Insumo
18
Este dado aparecerá automaticamente
19
O que é Número DCB? DCB é a Denominação Comum Brasileira.
Através de uma regra de nomenclatura e tradução onde os nomes das substâncias são harmonizados, nomenclatura oficial com o português. Em seguida é atribuído um número a cada DCB. No site da ANVISA você pode conhecer melhor a DCB e acessar a lista atualizada.
21
Insira o CNPJ do fornecedor e clique Consulta Empresa
22
Estes dados aparecerão
automaticamente Insira o Nº do lote do fabricante que está na embalagem do insumo e a quantidade em estoque e clique em Incluir no Inventário
25
O que fazer após dar entrada em todo estoque inicial?
Atenção! Certifique-se de que todo o estoque inicial foi inventariado antes de confirmar o seu inventário. Você só deverá confirmar o inventário quando possuir o programa de computador capaz de gerar arquivos com a estrutura e extensão XML contendo as movimentações! Só realize este procedimento quando puder enviar as movimentações diárias.
26
Confirmação Inventário
Agora você vai clicar em Confirmação Inventário
27
Confira estes dados
28
Com o mouse apenas em cima do nome (sem clicar) confira os dados do produto
29
Este procedimento confirma todo o inventário de medicamentos e/ou insumos Repita o código ao lado neste campo e clique Confirmar Inventário
33
Por quê tive que confirmar o inventário?
Tendo confirmado o inventário você está garantindo que o estoque inicial de medicamentos e/ou insumos sujeitos a controle especial inventariados corresponde ao estoque físico de seu estabelecimento. Para imprimir uma cópia do Certificado de Escrituração Digital e afixar em local visível em seu estabelecimento, comprovando seu credenciamento ao SNGPC na VISA local.
34
Clique em Relatórios para imprimir o Certificado de Escrituração Digital
35
Clique em Certificado Escrituração Digital para imprimir
36
Certificado de Escrituração Digital você necessita do
Para imprimir o Certificado de Escrituração Digital você necessita do Programa Acrobat Reader (arquivo em pdf)
37
Obtendo o Acrobat Reader
Faça o download do arquivo e instale o programa acessando o link:
38
Imprima uma cópia
39
Certificado de Escrituração Digital
Com o Certificado de Escrituração Digital o farmacêutico deve levar os livros de escrituração para serem encerrados na VISA local. Com os livros deve ser levado um relatório do inventário para serem conferidas as quantidades transferidas do livro para o SNGPC. Comprova o credenciamento ao SNGPC.
40
Tenho algumas dúvidas! 1- O que é Finalizar Inventário, vi este acesso no menu, não posso utilizá-lo? 2- O que é Visualizar Inventário, vi este acesso no menu, não posso utilizá-lo? 3- O que é Informar Ausência, vi este acesso no menu, não posso utilizá-lo? 4- O que é Notificar Inconsistência, vi este acesso no menu, não posso utilizá-lo?
41
1- Finalizar Inventário
Você não fará uso deste comando agora, somente quando o responsável técnico for substituído definitivamente ou eventualmente (no caso de férias e outros afastamentos superiores) você fará o encerramento do inventário (finalizar). O RT novo ou substituto fará um novo inventário para dar continuação nas movimentações.
42
Clique em Finalizar Inventário
quando for necessário conforme casos especificados
44
Selecione o motivo da finalização
45
Repita o código ao lado neste campo e clique Finalizar Inventário
48
O que ocorre quando eu finalizo o inventário?
Finalizar o inventário significa que houve um afastamento do atual responsável técnico ou o mesmo foi substituído. Poderá ocorrer quando do fechamento da empresa. Após finalizar o inventário o sistema não receberá mais as movimentações, você poderá continuar a transmitir ao SNGPC somente com a entrada de um novo inventário pelo responsável técnico, substituto ou novo, ou quando o seu farmacêutico retornar do seu afastamento.
49
2- Visualizar Inventário
50
Clique em Visualizar Inventário Disponível somente após
confirmar ou finalizar o inventário
51
Imprima uma cópia para seu controle
52
3- Informar Ausência Férias Atestados Outros motivos legais
53
Clique em Informar Ausência Disponível somente após
confirmar o inventário
54
Informe as datas de saída e retorno relativas a ausência do farmacêutico e clique em Informar Ausência
55
4- Notificar Inconsistência
56
O que é uma Inconsistência?
Discordância de dados identificados durante a entrada do inventário ou durante a escrituração eletrônica. São problemas relacionados a números de registro, número DCB, etc. As inconsistências deverão ser relatadas em campo específico durante inventário e serão recebidas, avaliadas e corrigidas posteriormente pela ANVISA.
57
Complete os campos conforme orientado
58
Notificar Inconsistência
Após preencher as informações clique em Notificar Inconsistência
59
Clique aqui para notificar uma inconsistência detectada durante a entrada no inventário
60
Notificar Inconsistência
Complete os campos conforme orientado e clique em Notificar Inconsistência
62
Visualizando uma Inconsistência
63
para verificar o status
Clique em Relatórios para verificar o status de uma inconsistência cadastrada
64
inconsistência cadastrada
Quando não há inconsistência cadastrada
65
Tipo da Inconsistência Status da Inconsistência
66
Inconsistências Art.3º da Instrução Normativa nº 11 de 31/10/07:
I - notificar a inconsistência por meio de ferramenta disponível no âmbito do SNGPC para verificação ou eventual correção na base de dados utilizada pelo sistema; II - manter a escrituração desses medicamentos por meio de livro de registro até posterior verificação ou eventual correção na base de dados utilizada pelo sistema.
67
Inconsistências Não impedirão o credenciamento ao SNGPC, desde que sejam notificadas e que os medicamentos/insumos continuem escriturados no livro até a sua solução pela Anvisa. Após solucionada a inconsistência o responsável técnico do estabelecimento deve finalizar e reabrir o inventário para incluir o medicamento/insumo no SNGPC.
68
Inconsistências – nº MS com 9 dígitos
O Farmacêutico Responsável Técnico deve realizar as seguintes ações: 1- acessar o seguinte endereço: digitar o número de registro com 9 dígitos e clicar em consultar; 3- clicar no nome do medicamento; 4- consultar o número de registro com 13 dígitos de acordo com a apresentação comercial. O número de registro com 13 dígitos encontrado, deve ser digitado para a inclusão do medicamento no SNGPC (inventário inicial e movimentações).
69
Algumas informações importantes!
70
Corrigindo problemas. Erros por digitação incorreta de dados deverão ser corrigidos antes de confirmar o inventário e antes de enviar as movimentações.
71
Este procedimento é o mesmo para corrigir o inventário de medicamentos e/ou insumos Tecle Voltar caso você identifique que digitou algo errado antes de confirmar o inventário
72
Excluindo informação errada
Exclua o item que tenha sido inserido e não esteja correto, em seguida insira o dado corretamente. Este procedimento só poderá ser realizado durante a entrada do inventário.
73
Este procedimento é o mesmo para excluir medicamentos ou insumos
76
Visualize e Imprima relatórios!
77
Clique em Relatórios para imprimir
78
Selecione o relatório desejado
79
Selecione o tipo para imprimir relatório de Medicamento ou Insumos
80
Datar o período de transação
Insira o Nº. da DCB Clique em Gerar Relatório
81
Datar o período de transação Insira o Nº. do registro no M.S
Clique em Gerar Relatório
84
Pode dar algo errado? Siga os passos desta apresentação, caso faça algo fora desta seqüência aparecerá uma tela informando o possível erro ocorrido.
85
Exemplo
86
Exemplo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.