A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A SOCIEDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A SOCIEDADE."— Transcrição da apresentação:

1 A SOCIEDADE

2 COMO ESTÁ O MUNDO HOJE?

3

4

5 ALGUNS DADOS MUNDIAIS “Hoje o mundo já consome 20% a mais do que a Terra consegue renovar”. Fonte: Instituto Akatu “Se toda a humanidade consumisse como nos países ricos, seriam necessários 4 planetas para suprir todo esse consumo”. “Existe, no mundo, hoje, 246 milhões de crianças trabalhadores, sendo que 8 milhões delas fazem trabalho escravo e forçado.” Fonte: Programa Chronos – CEBDS, 2006 “358 bilionários têm a mesma riqueza que os 45% mais pobres da população mundial.” Fonte: Malcolm Mc Intosh et al., Cidadania Corporativa, 1998 “Com 53,9 milhões de pobres, o equivalente a 31,7% da população, o Brasil aparece em penúltimo lugar em termos de distribuição de renda numa lista de 130 países... À frente do Brasil, no quesito concentração de renda, só aparece Serra Leoa.” Fonte:O Globo, 1/6, O País, p. 3. “A cada oito segundos, uma criança morre de fome, aproximadamente por dia”

6 O HOMEM MODERNO CARACTERÍSTICAS Materialismo Hedonismo Permissividade
Revolução sem finalidade Relativismo Consumismo Pensamento fraco Convicções sem firmeza CONSEQÜÊNCIAS Assepsia em seus compromissos Indiferença em relação ao meio Pragmatismo como norma de conduta Ética estatística Moral neutra e subjetiva

7 Era da Espiritualidade Era da Espiritualidade
Era da Globalização 3ª Onda Pós-Industria Nova Era Capital Humano Tecnologia Sustentabilidade Mulher Eletrônica Sensações Ouro Solar Internet Paradoxo Esoterismo Conhecimento Aquárius Marca Buraco Branco Computação Profecias Ecologia Transparência Informação Era da Espiritualidade Caos Transformação

8 CAOS CONSCIÊNCIA TRABALHO

9 A ORGANIZAÇÃO

10 RESPONSABILIDADE COORPORATIVA
VIDA RESPONSABILIDADE COORPORATIVA SUSTENTABILIDADE

11 Objetivos Estratégicos
ESTRATÉGIAS DAS 1000 MAIORES EMPRESAS DO PAÍS Objetivos Estratégicos Dimensão Empresas que: Adotam o Objetivo Estratégico Usam Indicador para Acompanhamento 1 Obter diferencial competitivo através da melhoria contínua (redução de custos ou aumento de produtividade) Inovação 69,6% 72,1% 2 Maximizar a riqueza dos acionistas no longo prazo Financeira 56,5% 53,5% 3 Criar/desenvolver cultura de inovação e Empreendedorismo 50% 27,9% Desenvolver pessoas e competências (liderança) Pessoas 37,2% 4 Antecipar-se às expectativas das partes interessadas (acionistas, clientes, fornecedores, sociedade, etc) Sustentabilidade 45,7% 14% Aumentar a participação de mercado Marketing 60,5% 5 Diversificar as fontes de receita da empresa (novos produtos / serviços, novos mercados, novos negócios, etc) 43,5% 32,6% 6 Desenvolver e consolidar parcerias, alianças e contratos de longo prazo com fornecedores, distribuidores, clientes e consumidores finais Estratégia 39,1% Criar/desenvolver cultura de desenvolvimento sustentável 20,9% 7 Obter diferencial competitivo através do desenvolvimento sustentável 37% Desenvolver e gerenciar conhecimento sobre processos, materiais, produtos, serviços, tecnologias, mercados, etc 23,3%

12 AS PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Geração de riquezas sem comprometer a capacidade das futuras gerações de também produzir riquezas, considerando-se os aspectos econômicos, sociais e ambientais; Desenvolvimento de cultura adequada a sustentabilidade; Busca de equacionamento de uma competitividade sustentável Gerenciamento dos riscos econômicos, sociais e ambientais; Desempenho ambiental (consumo de energia e de recursos, efluentes líquidos e gasosos, descarte de resíduos sólidos e impacto ambiental dos produtos); Normas sobre segurança e medicina do trabalho; Inclusão de minorias e busca da diversidade no quadro de empregados; Programas sociais e comunitários; Tecnologias e produtos “limpos”; Gestão do envolvimento das partes interessadas (stakeholders) no planejamento e atividades das organizações; Bom ambiente de trabalho para as dimensões física, psicológica e espiritual dos empregados; Ética, transparência e responsabilidade corporativa no exercício dos negócios e nas relações com as partes interessadas; Estruturação de uma boa governança abrangendo as partes interessadas; Novas oportunidades de negócios em função dos riscos e das demandas do desenvolvimento sustentável; Adesão à acordos nacionais e internacionais de desenvolvimento sustentável.

13 AS DIFICULDADES DA QUALIDADE, DA SUSTENTABILIDADE E A MOTIVAÇÃO
QUALIDADE (AOTS -1994) Resistências as mudanças Falta de unidade gerencial entre áreas Comunicação deficiente Centralização e autoritarismo Descrédito / descontinuidade de programas Descrédito no real engajamento da alta administração Falta de coerência do sistema de RH Imediatismo como prática gerencial rotineira Falta de motivação Clima de medo SUSTENTABILIDADE (FDC ) Conceito Compreensão da importância para os negócios Compromisso Média gerência, Unidades descentralizadas Sistematização

14 GESTÃO PARA SUSTENTABILIDADE PENSAMENTO BIOSSISTÊMICO
ORGANIZAÇÕES CONSCIENTES PENSAMENTO BIOSSISTÊMICO

15

16 O HOMEM E O PENSAMENTO BIO-SISTÊMICO

17

18 O BIOGRAMA ORGANIZACIONAL
Planeta Sociedade Mercado Org. IND. Fonte: Instituto ORIOR

19 O PERFIL DE MATURIDADE E A EDUCAÇÃO

20 Perfil de Maturidade e a Liderança Consciente
Conhecimento de Pessoas Liderança Situacional Conhecimento de Mundo Conhecimento Organizacional Autoconhecimento Fonte: Instituto ORIOR

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35 RAIMUNDO SOARES rsoares@institutoorior.com.br


Carregar ppt "A SOCIEDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google