A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade Editorial da Revista Científica da UEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade Editorial da Revista Científica da UEM"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade Editorial da Revista Científica da UEM
“O processo e importância da elaboração de um artigo científico no desenvolvimento da investigação.” 5º Seminário Nacional de Divulgação dos Projectos Financiados pelo FNI Maputo, 20 de Novembro de 2014

2 Introdução A investigação científica em Moçambique é norteada pela Política de Ciência e Tecnologia, aprovada pelo Conselho de Ministros – Resolução nº 23/2003, de 22 Julho – cujo objectivo geral é “desenvolver um sistema integrado de produção e de gestão do conhecimento virado para as necessidades nacionais de forma a impulsionar o desenvolvimento sustentável do país”. A investigação é também regida pela Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação, documento aprovado pelo Conselho de Ministros, em Julho de 2006, para um horizonte temporal de 10 anos. Sob a regência do Ministério de Ciência e Tecnologia, a Estratégia define o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, as áreas estratégicas, bem como as formas de financiamento do próprio Sistema Nacional, como, por exemplo, a instituição do Fundo Nacional de Investigação. No que concerne à produção científica em Moçambique, de acordo com a Estratégia acima citada, “a maior parte da pesquisa universitária é levada a cabo nas universidades públicas, que empregam acima de 60% de docentes com graus de mestrado e aproximadamente 80% dos doutorados existentes no país”.

3 Introdução  A efectiva difusão dos conhecimentos científicos em benefício da sociedade moçambicana e da comunidade científica é um dos objectivos centrais da das instituições de Ensino Superior e de Pesquisa. Esta acção é fundamental para o desenvolvimento sócio-económico, para o progresso da ciência e para a preservação da memória institucional, o que torna a publicação científica tão importante quanto a investigação que a gerou. Publicar resultados da investigação na forma de artigos científicos, em revistas científicas, deve ser parte integrante da vida profissional dos investigadores.

4 O que é um Artigo Científico?
“Um a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas de conhecimento” O artigo científico relata informações e resultados de uma pesquisa de maneira clara e concisa. Sua caracteristica principal é ser publicada em revistas científicas.

5 Qual é a Importância do artigo científico?
Contribuir para a área de conhecimento a que se destina através de resultados que representam avanço para a área científica resultados relevantes e ideias elevam as chances de publicar em revistas de alto impacto.

6 Porquê os investigadores devem escrever artigos e publicar em revistas científicas?
Algumas razões: Garantia de certificação da qualidade da investigação; Partilhar com seus pares os resultados da sua pesquisa (reputação); Inspirar as novas gerações de investigadores; Tornar o investigador mais conhecido e atrair os melhores estudantes para o seu grupo e área de pesquisa; Mobilizar mais recursos para a sua pesquisa. Publicar pode ser a melhor forma de mostrar e convencer as agências de financiamento sobre o valor da sua pesquisa;

7 Formar redes de pesquisadores
  Formar redes de pesquisadores. Artigos científicos têm a função de tornar o pesquisador mais conhecido e criar oportunidades de colaboração/parcerias entre outros benefícios; Criar interesse para o sector privado, fazedores de políticas e organizações governamentais e não-governamentais, principalmente se os resultados da pesquisa têm alguma aplicação imediata; Deixar para as futuras gerações o seu contributo para o desenvolvimento da ciência; Dar maior visibilidade a investigação realizada no país por docentes, investigadores e estudantes de pós-graduação (colocar Moçambique no mapa da Ciência); Contribuir para a progressão académica do docente/investigador. Garantir a protecção da propriedade intelectual e dos direitos de autor; Garantir o arquivo relacionado com armazenamento, acessibilidade o e que assegura a estabilidade da informação produzida. Obter maior número de citações- “teoria económica da ciência” .

8 Indicadores de qualidade das Revistas Científicas
 Indicadores de qualidade das Revistas Científicas Qualidade do conteúdo científico; Mecanismo de avaliação por pares( filtro que garante a qualidade) Colaboradores/co-autores; Normalização (regras emitidas por organismos reconhecidos –ISO) Citações recebidas _Índice de citação –Science Citation Index… ; Difusão (revista imprensa/electrónica, Acesso Aberto); Periodicidade; Tempo entre o período de recepcção dos originais e de publicação; Qualidade de edicção e impressão e Indexação-Revistas indexadas no Institute for Scientific Information (ISI). Outros…

9 Apresentação de Artigos Científicos
Apresentação de Artigos Científicos Importante: Organização bastante típica e conservadora  Elementos de identificação: Título Autores e sua Filiação Resumo e palavras-chave Introdução e objectivo Metodologia Resultados Discussão Conclusão Agradecimetnos Referências

10 Situação actual: Em termos de divulgação, incipiente ainda, o processo é caracterizado pela ausência de uma estratégia nacional e pela quase inexistência ou pela descontinuidade de algumas revistas ou boletins científicos. Contudo, sobressaem algumas iniciativas institucionais que, para além da manutenção de algumas revistas científicas, são marcadas pela compilação de artigos de seminários de pesquisa por si coordenadas. Ou seja, a disseminação de pesquisa das universidades públicas e dos institutos de pesquisa acontece principalmente através da publicação em diários internos ou folhetos, uma vez que há poucas revistas científicas em Moçambique que observem a regra de revisão pelos pares.  

11 Iniciativa: A Universidade Eduardo Mondlane aparece na vanguarda desse processo. Pertence a esta instituição a Revista Científica da UEM, periódico com revisão por pares, de acesso aberto, bianual, com o principal objectivo de difundir os resultados das actividades científicas realizadas por docentes e investigadores da UEM e de outras instituições do ensino superior e de investigação.

12 Tipo de Artigos para Publicação:
Tipo de Artigos para Publicação: Artigos originais (research papers) Artigos de revisão (review papers) Estudos de caso Resenhas Séries: • Ciências Biomédicas e Saúde Pública; • Engenharias, Arquitectura, Urbanismo e Tecnologia; • Letras e Ciências Sociais; • Ciências Naturais e do Ambiente; • Ciências Agronómicas, Florestais e Veterinárias; • Ciências da Educação; • Ciências Jurídicas; • Ciências Económicas, Administração e Desenvolvimento.

13 Contribuição da UEM para a publicação científica
 ”Curso sobre como Redigir e Editar Artigos Científicos” Objectivos: Melhorar as habilidades de escrita científica dos docentes, investigadores e estudantes de pós-graduação; Dotar aso participantes de ferramentas para a redacção e edição de artigos científicos para publicação em revistas científicas com sistema de revisão por pares, e Ganhar uma melhor compreensão sobre o processo de publicação tanto na preparação de manuscritos como na relação com os editores e revisores dos manuscritos.

14  Considerações finais: A disseminação de resultados de investigação é parte integrante do processo de investigação. Investigadores que recebem fundos para pesquisa (FNI -MCT) devem ter uma grande responsabilidade em garantir todo o ciclo de pesquisa.

15 PUBLICAÇÃO

16 Editora-Chefe da Revista Científica da UEM
Lembre-se quão importante é a publicação científica para o progresso da Ciência! Se é investigador, leve os seus resultados científicos à comunidade académica! MUITO OBRIGADA! Aidate Mussagy Editora-Chefe da Revista Científica da UEM


Carregar ppt "Unidade Editorial da Revista Científica da UEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google