A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Servlets e JSP Desenvolvimento de Aplicações Web

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Servlets e JSP Desenvolvimento de Aplicações Web"— Transcrição da apresentação:

1 Servlets e JSP Desenvolvimento de Aplicações Web
Profa. Msc. Cintia Carvalho Oliveira Doutoranda em ciência da computação – ufu Mestre em ciência da computação – UFU Bacharel em ciência da computação - UFJF

2 Java EE O Java EE (Java Enterprise Edition) consiste de uma série de especificações bem detalhadas para prover uma infraestrutura para o desenvolvimento de sistemas Web. Usa um modelo de aplicação multi-camadas distribuídas ou multi-tier.

3 Especificações do Java EE
JavaServer Pages (JSP), Java Servlets, Java Server Faces (JSF) – trabalhar para a Web Enterprise Javabeans Components (EJBs) e Java Persistence API (JPA) – objetos distribuídos, clusters, acesso remoto a objetos, etc) Java API for XML Web Services (JAX-WS), Java API form XML Binding (JAX-B) – trabalhar com arquivos .xml e webservices. Java Autenthication and Authorization Service (JAAS) – API padrão do Java para segurança Java Transaction API (JTA) – Controle de Transação no Contêiner Java Message Service (JMS) – troca de mensagens assíncronas Java Naming and Directory Interface (JNDI) – espaço de nomes e objetos Java Management Extensions (JMX) – administração da aplicação e estatística

4 Exemplo de Aplicação Multi-Camadas
Camada de Apresentação (navegador) Camada Lógica de Negócio (aplicação que reside no servidor Web) Camada de Armazenamento (o banco de dados com os dados da aplicação) As camadas estão separadas, podem inclusive estarem hospedadas em computadores diferentes.

5 Servlets Resposta primária do Java para adicionar funcionalidades aos servidores. Ler dados contidos nas requisições passadas ao servidor e gerar uma resposta dinâmica. São classes Java. Produzem saída imprimindo caracter como cadeias no fluxo de saída, neste caso a resposta HTTP.

6 Index.jsp

7 ConnectionFactory

8 Nova Tabela - Usuario

9 Usuário - javabean

10 Organização do projeto

11 UsuarioDAO

12 UsuarioDAO

13 Criando um Servlet Com o botão da direita no pacote clique em Novo -> Sevlet.

14 Importante: marque a opção Adicionar informação ao descritor de implementação (web.xml). Esse passo registra o servlet, assim ele ficará visível no servidor. Sem marcar essa opção na janela teremos que registrar o Servlet manualmente. Depois clique em finalizar.

15 Criando o controle do login
Dentro do Servlet procure os métodos doGet e doPost, eles são acessados dependendo do tipo de método de envio de arquivo foi feito. Se <form action=“servlet” method=“get”> o método a ser executado será doGet no Servlet Se <form action=“servlet” method=“post”> o método a ser executado será doPost Na criação do Servlet a estrutura da classe já vem montada. Ambos os métodos, doGet e doPost apontam para o método processRequest.

16

17 Execução Execute o projeto e fazendo login com o usuário que você registrou. Se ele reconhecer dará um ERRO, pois ele tentará exibir a página /menu.jsp, mas não a criamos ainda. Se ele não reconhecer o login dará um ERRO pois ele tentará exibir a página /erro.jsp.

18 Linhas Semântica 36 e 37 Criação do objeto Usuario que será preenchido com o login e senha recebidos do formulário. O objeto dao possui o método de login, ele precisa de um objeto usuário para executar. 39 e 40 Recepção das variáveis, que vem junto com o objeto Requisição 44 Execução do método dao.logar(us), receberá true caso o usuário esteja registrado e false caso contrário. 45 e 46 Registro de uma variável de sessão chamada login que conterá o login do usuário 47 O algoritmo irá abrir a página menu.jsp 48 O algoritmo passará para a página menu.jsp as informações de Requisição e Resposta 52 Como o login deu errado o algoritmo invalida a sessão 53 O algoritmo irá abrir a página erro.jsp

19 menu.jsp

20 lista.jsp

21 Melhorando....

22 cadastrar.jsp Crie um arquivo chamado cadastrar.jsp dentro da pasta “Páginas Web”. Deverá ter a seguinte aparência:

23

24 Servlet CadastroProduto

25 Servlet AlterarProduto
O Servlet AlterarProduto pega os dados do produto para preencher o formulário. Assim com o formulário e os dados preenchidos o usuários poderá modificar a informação desejada.

26 Na linha 39 do processRequest da imagem anterior colocamos dentro do objeto request o nosso objeto Produto preenchido com os dados do produto, perceba que utilizamos o método setAttribute. O primeiro argumento de setAttribute é como o atributo será chamado e o segundo argumento é a informação que será enviada com o nome do primeiro argumento. O nome do atributo servirá para referenciá-lo. Percebam que utilizamos um método chamado buscar do ProdutoDAO (linha 38) que recebe como parâmetro o id do produto e retorno um objeto do tipo Produto, então crie esse método dentro de ProdutoDAO.

27 alterar.jsp

28 Observações A linha 19 é importante, nela colocamos o id do produto, que será utilizado no servlet AlterarProduto2 para identificar o produto que terá sua informação modificada.

29 Agora é com você Com base no que vimos até aqui crie o servlet AlterarProduto2 que irá pegar os dados do formulário alterar.jsp e alterar a informação correspondente ao campo id do formulário alterar.jsp. Com base no que vimos crie o servlet ExcluirProduto, lembre-se de solicitar confirmação de exclusão antes de excluir o produto.

30 Seu Projeto Qual a sua ideia para o projeto final da disciplina?
Elabore-a criando o DER, Diagrama de Caso de Uso, Diagrama de Classe e o Design Gráfico da Página principal. A partir do Diagrama de Caso de Uso implemente as classes. Crie as classes DAO. Crie o HTML a partir do Design Gráfico.


Carregar ppt "Servlets e JSP Desenvolvimento de Aplicações Web"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google