A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biomas brasileiros 4º ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biomas brasileiros 4º ano"— Transcrição da apresentação:

1 Biomas brasileiros 4º ano

2 Introdução: Você sabe o que é um bioma?
Conhece a diversidade de biomas existentes em nosso país que abriga uma diversidade de espécies animais e vegetais, além de componentes que não tem vida? Para iniciar nosso assunto, vamos assistir dois vídeos que tratam do tema: Parte 1: Parte 2:

3 Agora é a sua vez de começar a fazer a sua parte!
Introdução: Agora é a sua vez de começar a fazer a sua parte!

4 Tarefa: Como verificamos no final do vídeo, cada um precisa encontrar maneiras de realizar atividades práticas para sua própria conscientização e de outras pessoas, buscando o conhecimentos dos biomas e a sua preservação. Para isto, vamos criar um jogo de tabuleiro para conscientizar crianças e adultos sobre a importância de conservar os nossos biomas? Cada turma terá um bioma para criar os desafios em cartas. Nosso jogo será criado no Scratch e compartilhado na internet para todos internautas poderem aprender de uma forma divertida! Você conhece um jogo de tabuleiro? Veja aqui um exemplo:

5 Jogo de tabuleiro impresso:
Este jogo aborda alguns ambientes em que vivem espécies animais do nosso planeta. Veja no slide a seguir, algumas cartas criadas por alunos.

6 Cartas do jogo de tabuleiro impresso:

7 Jogo de tabuleiro virtual:
Que tal jogar um pouco para saber como funciona? Acesse: (este é um jogo de percurso com os desafios nas casas, não tem sorteio de cartas).

8 Etapas: Para iniciar, cada turma deve escolher um bioma, sendo que os dois restantes serão divididos pelas turmas ( um entre as turmas da manhã e outro entre as turmas da tarde): Amazônia – Mata Atlântica – Cerrado – Pantanal – Caatinga – Campos Sulinos –

9 Etapas: Com os temas divididos, organizem-se em duplas para pesquisar características de seu bioma. Neste caso, teremos uma nova divisão entre: fauna, flora e condições ambientais. Utilize os sites disponíveis nos recursos para encontrar estas características que irão preencher a carta que será o desafio do tabuleiro. Utilizaremos o Power Point para digitar as cartas e vamos salvar como imagem, para que ela seja um objeto no Scratch.

10 Etapas: Discuta com sua turma para escolher uma imagem bem bonita que irá representar seu bioma no tabuleiro que será o palco do Scratch. Agora, basta utilizar a imaginação para programar no Scratch e virtualizar o jogo! Mas fiquem tranquilos: Vocês receberão todas as instruções necessárias para esta programação.

11 Recursos - biomas: Biomas brasileiros: brasileiros/ Biomas do Brasil: Biomas brasileiros: brasileiros.htm Projeto biomas: Vídeo - Paisagens dos biomas brasileiros:

12 Recursos - Amazônia: Vídeo – Amazônia: Sites: ma_amazonia/

13 Recursos – Mata Atlântica:
Vídeo Mata Atlântica: Sites: bioma_mata_atl/

14 Recursos – Cerrado: Vídeo – Cerrado: Vídeo: Sites: bioma_cerrado/

15 Recursos – Pantanal: Vídeos - Pantanal: Sites: oma_pantanal/

16 Recursos – Caatinga: Vídeo – Caatinga: Sites: /bioma_caatinga/

17 Recursos – Campos Sulinos:
Vídeo – Pampa (Campos Sulinos): Sites: ma_campos/

18 Avaliação: Com tudo concluído, poderemos jogar, divertir e conscientizar muitas pessoas com nosso jogo! Agora, leia a avaliação e verifique como foi seu desempenho neste trabalho! Iniciante Aprendiz Mestre Expert Trabalho em grupo Provocou desentendimentos no grupo Colaborou em alguns momentos com o grupo Trabalhou muito bem em grupo Ajudou o grupo a fazer um trabalho com união Pesquisa Apenas observou os colegas realizarem a pesquisa Participou lendo os textos sugeridos para pesquisa Encontrou informações importantes na pesquisa Encontrou as informações necessárias para a escrita de mais de uma carta Escrita da carta Não contribuiu com sugestões de conteúdos para a escrita da carta Apoio a escrita dos colegas Deu importantes opiniões para a escrita da carta Colaborou efetivamente na escrita da carta e revisou os erros Programação no Scratch Apenas observou os colegas programarem Deu algumas opiniões no processo de programação Contribuiu com a programação do jogo, dando sugestões Contribuiu para a realização de uma programação coletiva em grupo realizando um trabalho perfeito.

19 Elaine Rocha Tecnologia Educacional


Carregar ppt "Biomas brasileiros 4º ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google