A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IPv6 no Linux com túnel Teredo Tunneling

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IPv6 no Linux com túnel Teredo Tunneling"— Transcrição da apresentação:

1 IPv6 no Linux com túnel Teredo Tunneling
...E o descaso com os endereços de IPv6 no Brasil por grande parte dos gestores de TI

2 O descaso com os endereços IP
Atualmente, os endereços de IPv4 estão se esgotando, NO MUNDO TODO! Porém, em alguns países o IPv6 está sendo implementado num ritmo acelerado. No Brasil, os gestores de TI estão fazendo pouco caso do IPv6. grandes portais brasileiros já tem IPv6, só que o processo de implementação do IPv6 no Brasil está num ritmo muito lento quase parando. Provedores de acesso a internet que vão acabar sem endereço de IP no futuro não muito longe, não estão fazendo implementações do IPv6 na rede.

3 Implementação do IPv6 pelos gestores de TI e administradores de rede em geral
Assim como as operadoras de acesso a internet estão fazendo pouco caso sobre o IPv6, gestores de TI e administradores de redes também estão fazendo pouco caso do IPv6. em muitas empresas, o IPv6 não é habilitado em quase nenhuma, eu disse NENHUMA máquina, sendo que os endereços de IPv4 estão se esgotando e ninguém está fazendo nada a respeito.

4 Esgotamento do IPv4 IPv4 está se esgotando no Brasil, e isso é fato. Desde 2010 não tem mais IPv4 para distribuir no IANA, que é o órgão gestor da internet, dos endereços e nomes. No Brasil, o IPv6 está muito longe ainda de ser implementado totalmente em 100% das máquinas com acesso a internet. Estudos mostram que a quantidade de dispositivos conectados a rede está aumentando, isso inclui: celulares, tablet, notebooks, netbooks e outros dispositivos, incluindo eletrodomésticos com acesso a internet. O IPv6 seria a solução para a falta de endereços na internet, ou seja, o IPv4 não está dando conta de manter todos os dispositivos com acesso a internet devido ao seu esgotamento.

5 Quando a água bate na bunda...
Os irresponsáveis pela internet no Brasil não estão fazendo nada a respeito. Os IPs se esgotando no MUNDO TODO e o Brasil nada de se mexer. Vão acabar desconectados se nada for feito. Primeiro, começa pelas operadoras de acesso a internet que não estão fazendo nada para implementar o IPv6. Depois, os administradores de rede, não estão fazendo nada por que o provedor de acesso a internet não faz nada, os administradores de rede não estão fazendo nada pra tentar implementar o IPv6 nas redes. GENTE, É UM PROBLEMA GLOBAL! Não estão fazendo nada no BRASIL! Como diz o dito popular: “só se mexe quando a água está batendo na bunda” está na hora de se mexer!

6 Implementando IPv6: como e por onde começar?
Ao comprar qualquer equipamento NOVO, pergunte ao vendedor se tem suporte ao IPv6. exemplo: vai comprar um modem, pergunte se o IPv6 pode ser habilitado no modem pra acesso a rede versão 6. Incomode seu provedor de acesso a internet. Ligue pelo menos uma vez por mês perguntando pela implementação do IPv6, e se você já pode testar o IPv6, e como está o andamento da implementação do IPv6. se você tiver IP fixo da operadora, link dedicado, melhor ainda, pois eles dão mais atenção a quem tem empresas. Estude como fazer endereçamento em IPv6. e se ainda está preocupado, use túnel Teredo para testar o IPv6. Os slides em preto é apenas para mostrar minha indignação com o descaso com IPv6, agora vamos seguir o tutorial. #VemPraRuaPeloIPv6 #NãoÉSóPorUmBarra24 #ARevoltaDoFE80::

7 Sobre: O Miredo é um software de tunelamento Teredo. Teredo é um mecanismo que permite conectividade IPv6 para hosts com endereços IPv4 mesmo que estejam conectados na Internet por meio de NAT. Esta técnica realiza o encapsulando datagrama IPv6 dentro de pacotes IPv4 utilizando UDP (User Datagram Protocol). Para estabelecer um túnel Teredo é preciso que uma estação de trabalho se conecte a um servidor Teredo que irá fornecer um endereço IPv6 e determinar qual o tipo de NAT que está sendo utilizado na conexão. Os endereços Teredo iniciam com o prefixo 2001:0::/32. Após definido o endereço IPv6 da estação de trabalho, o servidor Teredo estabelecerá uma conexão inicial com o host IPv6 de destino, este host manterá a conexão com a estação de trabalho de origem através de um Relay Teredo mais próximo.

8 Características técnicas:
Instalação simples e fácil de fazer. Distros derivados do Ubuntu: apt-get install miredo distros Linux derivados do RedHat (Fedora, CentOS e RedHat Enterprise Linux) instalação do repositório RPMFORGE para sistemas CentOS e RedHat ou derivados. yum install miredo Fedora não necessita de repositório. Para executar o programa digite miredo no Terminal.

9 Finalizando... O Miredo é temporário, assim como os servidores Teredo. O Miredo serve apenas para testes, ou navegação simples na internet. Algumas redes sociais podem dar problemas ao serem acessadas via IPv6 por que o IP de túnel Teredo é compartilhado na internet. Assim como VPN e proxy público, não use Teredo para transações bancárias ou navegações que exigem segurança por parte de quem está acessando, pois o Teredo é apenas um teste.

10 Páginas de referências:
testar conexões IPv6 IPv6.br | Portal sobre IPv6 do NIC.br para saber mais. Ti - Redes Compartilhando Conhecimento instalação do miredo. CentOS 5 - Desabilitar IPv6 (IP Version 6)

11 Finalizando... Vamos ao conceito prático?


Carregar ppt "IPv6 no Linux com túnel Teredo Tunneling"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google